Yamaha DX-7 vs. Roland D-50: "a batalha"

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# jun/09
· votar


O DX-7 I era horrível de se programar, o II já resolveu esse problema, o S surgiu para ser intermediário entre os dois.
Ná época o D-50 tinha muitos mais timbres, surgiu depois do Dx, mais efeitos, synths melhores mais pesados, gordos o Dx não. O destaque do DX são mesmo os Eps que nego usa até hoje, agora os Synths, Fat Brass não tinham tanto peso, a harmônica tb. era muito legal.
O D-50 era mais completo mesmo, tive um, Pianos Acústicose elétricos aceitáveis prá época, ótimos synths e strings, bem pesados, ná época era mai completo escolheria ele, mas Hoje o DX7 II, sem dúvida, além de ser mais durável também, menos frágil que o D-50. flow

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/09 · Editado por: Mauro Lacerda
· votar


tecladoprofusao

Viva a cafeína \o/ hehehehe


Carlos_Souza_Jr
mauropsouza

Pois é caras, já tive um SY35, curti os sons mas não tinha piano nem orgão (nem sabia o que era Hammond hehe) e me desfiz dele em 3 meses. Foi meu primeiro contato com Synths, mas eu nem tinha idéia do que era programar e tal e vendi rapidinho.

Em relação ao D-50, eu acho ele resistente pra caramba, não lembro de como é o DX-7 mas tamém sei que é um tanque. Meu Alesis QS6.1 parece feito de chumbo, pesadão, mas dá uma confiança imensa na hora de tocar. Os teclados mais famosos de antigamente (como o M-1 também) eram feitos para durar, algo para se passar para os filhos.

Fui testar a algum tempo o Prokeys 88SX. Pros que tem um me desculpem, mas aquilo é brincadeira. É uma porcaria de plástico que eu nem tive coragem de testar por mais de 3 minutos com medo da coisa se desfazer na minha mão, sério mesmo. Claro, serve para mandar o preço lá para baixo e nessa proposta está de acordo. Mas não senti a menor confiança no teclado, nunca teria algo tão frágil daquele jeito.

Vi o Korg X-50 e também achei muito frágil. Por dentro é uma excelente máquina, mas na empolgação de um show deve-se tomar muito cuidado. Claro que não é descer a mão para quebrar, mas de qualquer forma não dá confiança. Claro que também é para reduzir os custos, mas para meu gosto pessoal são teclados que eu nunca teria.

Nesse ponto o Kurzweil SP (76 ou 88) é fantástico. O bicho é duro na queda, pode descer a mão sem medo, fazer glissandos de Hammond com confiança. Quase peguei um SP88 como controlador porque é um teclado para a vida inteira também. O QS6.1 também oferece essa mesma confiança, e o D-50 também, inclusive as teclas do D-50 são perfeitas, acho que não bastas ser teclas "leves" ou de "synth", mas tem que ter pegada, e eu sinto isso no D-50.

sohn
Veterano
# jun/09
· votar


Já tive um DX7, e gostei muito !!! Mas tenho certeza que quando tiver o previlégio de conhecer o D50, ficarei dividido !!!

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/09
· votar


Cada um tem seus prós e contras (será que tem contras? hehehe).

O lance é ter os dois, dinheiro é coisa material, a gente tem que pensar em coisas espirituais hehehehehe

riceira
Veterano
# jun/09
· votar


Mauro Lacerda

O lance é ter os dois, dinheiro é coisa material, a gente tem que pensar em coisas espirituais hehehehehe

Porra, cara, não fica falando essas coisas!... Eu já tenho a cabeça virada por teclados e ainda fico lendo essas frases assim aí não compro mais nada na vida a não ser equipamentos de som e teclados, teclados, teclados... ehehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/09
· votar


riceira


Cara, o único cuidado que a gente deve ter é não deixar de ser músico para virar colecionador de teclados hehehe

Tive uma crise de GAS esses dias para traz e quase fiz maus negócios (leia-se: dívidas hehe) e decidi largar de achar que era um teclado melhor que me faria um músico melhor e sosseguei o facho... Foi quando percebi que estava com um setup completaço e tava inventando sarna para me coçar. Essa tal de GAS pega a gente desprevenido hehehe

riceira
Veterano
# jul/09
· votar


Mauro Lacerda

o único cuidado que a gente deve ter é não deixar de ser músico para virar colecionador de teclados

Esse tipo de colocação é que eu deveria ouvir mais vezes pois cai como uma luva para mim... mas a questão é que talvez eu não consiga nunca "ser músico"... o que aliás nunca foi um objetivo, mas talvez um sonho.
Mas vivo prometendo a mim mesmo aprender a tocar e "desaprender" a comprar... ehehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# jul/09
· votar


riceira


O ideal é ser um ótimo músico e ter uma ótima coleção de teclados para tocar hehehe

Maestro Mittmann
Veterano
# jul/09
· votar


Vou comprar um desses 2 ou ainda um Roland A33, quem tem um D50, sobre a resistência no palco: o corpo dele n é todo de metal como o Yamaha?

Maestro Mittmann
Veterano
# out/09
· votar


Querem saber: azar, vou comprar os 3: um DX7IIFD, um D50 (ou D550) e um Korg 01/Wfd (ou 01r/Wfd), vou ir bem na manhã e ter os 3 um dia!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Na dúvida, use os dois:

Pop! Goes My Heart! Clip oficial do filme Music & Lyric (Letra e Música)


O DX7 e o D50 aparecem logo de cara, aos 0:07 no vídeo acima.

fernando tecladista
Veterano
# out/09
· votar


Maestro Mittmann
vou comprar os 3: um DX7IIFD, um D50 (ou D550) e um Korg 01/Wfd (ou 01r/Wfd), vou ir bem na manhã e ter os 3 um dia!!!

de troco já pede pra dar um cz-101

--------------------------------------

Jonathas Lacerda
Na dúvida, use os dois:

Pop!....


o meu D-20 na minha banda ganho o apelido de "pop" por causa desse filme

Maestro Mittmann
Veterano
# nov/09
· votar


As teclas do DX7IIFD eram fabulosas! Como eram as do D50, nunca toquei num mas teclas são um treco mto importante pra mim.

Douglas_
Veterano
# fev/10 · Editado por: Douglas_
· votar


Upando o tópico...

Maestro Mittmann
Querem saber: azar, vou comprar os 3: um DX7IIFD, um D50 (ou D550) e um Korg 01/Wfd (ou 01r/Wfd), vou ir bem na manhã e ter os 3 um dia!!!


Não fui muito na manha, vendi um monte de coisa e comprei os 3 em menos de 2 meses: um D50, um TX-7 e um Korg 01R/W.

Muito bom o set, nada muito moderno, mas versátil.

E não posso deixar de elogiar o maravilhoso E-Piano do DX-7! Estou encantado com a dinâmica deste timbre., é quase um "instrumento vivo". Uso um pouco de Chorus e Reverb e fica perfeito.

Henry Souza
Veterano
# fev/10
· votar


Maravilhosos os dois, eram meus sonhos de consumo!

Se fosse nos anos 80, eu compraria o D-50;

Mas para os dias atuais, eu compraria o DX-7IIFD.

PS: Nós já temos o FM8 como alternativa VST para o DX-7. Alguém conhece algum VST que simule o D-50???

Douglas_
Veterano
# fev/10 · Editado por: Douglas_
· votar


Henry Souza
PS: Nós já temos o FM8 como alternativa VST para o DX-7. Alguém conhece algum VST que simule o D-50???

Antes de comprar o TX-7, testei o FM7, mas acho VSTi muito "impessoal".

Testei também o FM7 x TX-7, com o mesmo patch (E-Piano 4) e sem efeitos.

São quase idênticos mesmo, a dinâmica do TX é diferente.
Por exemplo, o timbre do TX fica mais agudo que o do FM7 à medida que se usa mais velocidade (força).

Acabei de testar de novo, o LFO do hardware tbm oscila diferente, cria uma espécie de wah-wah... não tem isso no FM7, oscila mas é mais simples.

A sensação ao tocar é muito melhor no hardware. Viajo...

Que eu saiba, do D50 só tem samples.

fernando tecladista
Veterano
# fev/10
· votar


Douglas_
Alguém conhece algum VST que simule o D-50???

vai ter no V-synth da roland

eu testei a primeira versão com o V-card e é muito estranho, você tem que carregar o s.o. para que o teclado passe a operar identico a um D-50
pelo que ouvi quando testei é identico ao d-50 o v-synth age como um d-50 com todas as suas limitações
na versão II do pouco que vi, já está tudo misturado, v-synth, d-50 ...

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/10
· votar


Roland D50, Yamaha DX7IIFD, Korg 01/wfd

Dos tres o único que eu n aceitaria substituir p módulo seria o Yamaha p causa da qualidade das teclas, toquei num 01/w uma vez mas n lembro como eram as teclas (n época eu nem sabia o tesouro que tava usando), eu aceitaria usar um Wavestation A/D no lugar dele, são mto parecidos. Com o D50 eu sonho quase toda a semana e penso nele todos os dias pq o som é algo, a edição de tão interessante chega a ser incomum (pros padrões da Roland, claro) e é um intrumento lindo mas se as teclas n forem legais eu vou pra um Roland D550.

fernando tecladista
Veterano
# fev/10
· votar


o Yamaha p causa da qualidade das teclas, toquei num 01/w

o tecnico que arruma meus teclados disse que as teclas do dx-7 e do o1/w são o mesmo modelo do mesmo fabricante

como esses teclados fabricaram muito não sei se vale pra série toda

Mauro Lacerda
Veterano
# fev/10
· votar


Maestro Mittmann


Eu gostava muito das teclas do D-50, elas dão um toque especial porque quando ia fazer solos, se fechava os olhos, dava a impressão de estar na frente de um daqueles synths maravilhosos feitos de madeira. Eram teclas de synth mesmo. Esse é um dos teclados que eu não deveria ter vendido...

Maestro Mittmann
Veterano
# fev/10
· votar


Verdade, aliás, o 01/w é da época em que a yamaha detinha a parte marjoritária da Korg e até na placa de circuito do 01/w está escrito yamaha.co, devem ser o mesmo mecanismo.

Mestre Duarte
Veterano
# fev/10
· votar


Fernando Tecladista:
aqui tem umas demos dos dois
Cara, se o DX7 chegou a tão aclamada fama, com certeza não foi por causa destas demos.

fernando tecladista
Veterano
# fev/10
· votar


Mestre Duarte
Cara, se o DX7 chegou a tão aclamada fama, com certeza não foi por causa destas demos.

isso é mesmo, acho o site interessante porque coloca os timbres de fabrica e o cara vai lá é toca "uma coisinha"

o timbre está lá puro sem processo de estudio, sem perifericos, efeitos externos, e nem foi tocado por um daqueles cara que tiram som bom de qualquer coisa
então para pobres mortais acho interessante porque é justamente igual a primeira coisa que você vai ouvir na hora que pegar um instrumento desse, depois disso é com quem comprou

eu tenho as demos de fábrica do 01/w e tem hora que não dá pra acreditar que o cara tirou um som deste:
http://www.synthmania.com/Korg%2001R-W/Audio/Factory%20Songs/Song%200% 20-%20But%20Is%20It%20Art.mp3

e um piano (de fabrica) deste:
http://www.synthmania.com/Korg%2001R-W/Audio/Factory%20Songs/Song%203% 20-%20WKRG%20Radio.mp3

de um um teclado que só tinha 32 notas de polifonia e 2 EFX no master

Marcos Martini
Veterano
# set/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Modo Coveiro [ON]

Tem algum timbre no DX7 parecido com o D50 Stack do roland D50?

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


Marcos Martini
o timbre é esse?
http://www.4shared.com/file/76848917/6c262d79/Stack_D50.html

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


fernando tecladista

Este mesmo !!!

Marcos Martini
Veterano
# set/10 · Editado por: Marcos Martini
· votar


Edit ( postei no lugar errado)

Gus79
Veterano
# jun/11
· votar


Eita que eu desenterrei este tópico.

Tenho um D-50. Acho um sintetizador INCRÍVEL, e muito fácil de programar timbres novos.

Já toquei num DX-7 II, e achei os epianos MARAVILHOSOS. Gostei mesmo do DX-7 II.

Na semana passada, contudo, passei três horas tocando num DX-7 original, a primeira versão. Logicamente nem tentei editar nada, só usei os presets e os timbres de um cartucho ROM.

Olha, eu fui tocar cheio de alegria, mas conforme ia experimentando os timbres... quanta decepção.

Achei muito ruins! Provavelmente grande parte disso foi devido à falta de FX.

(Na verdade, achei que apenas um timbre - e do cartucho ROM - se salvou. Um epiano DX bonito. E só).

Mas não foi só falta de FX não, pois tenho um TX81Z e curto MUITO os timbres do módulo, e não só os epianos, mas também os timbres de synth e os pads - são bons secos, e ficam inacreditáveis com FX externo. Sem contar que a edição não é muito complicada no TX81Z.

Então, vou dar minha opinião sobre a guerra D-50 x DX-7.

Para leads, pads, sons de synth, órgãos e alguns epianos, vou de D-50. É um synth incrível e bom em muita coisa.

Para epianos e alguns órgãos, vou de DX-7 II. É um synth excelente em algumas coisas.

Já o DX-7 original... esse eu passo! :)

fernando tecladista
Veterano
# jun/11
· votar


Já o DX-7 original... esse eu passo! :)

passe esse que estava só com preset de fabrica ou mal editado

o timbre é seco mesmo, eu ligo na zoom 505II ou em um virtuaziler da beringer pra ter um delay ou reverb para alguns timbres que precisa

comparando com o D-50 este é mesmo muito mais pratico, mais timbres, mais recursos... ele teve que sair bem feito pra desbancar o reinado do DX-7

o desafio de tocar com um DX-7 já começa pela memoria 32 timbres, então não pode se prender ou ficar com dó dos timbres de fabrica, então tem que trabalhar com esses 32 como se fosse seu banco de "favoritos"
faz um catado de timbres ou edição, quando comprei o meu veio com o banco original, já tirei toda aquelas marimbas, vibrafones que são coisas que tenho em outro teclado e no lugar coloquei outro piano FM, piano acustico, lead, dois orgãos .... pra deixar "tocavel" ainda tem mais uns 6 que vou tirar e por coisa melhor, falta achar um tempo

Gus79
Veterano
# jun/11
· votar


fernando tecladista

e'... faz sentido! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha DX-7 vs. Roland D-50: "a batalha"