Órgãos de tubos... Sem tubos

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# mar/06


Qual igreja não gostaria de ter um órgão de tubos? Que eu saiba, ou melhor, que nós saibamos, todas gostariam de ter "aquele" som triunfal de mais de 250 anos atrás, produzido pelos "gigantes de aço". Mas nem sempre é possível instalar uma maravilha dessas, pois a igreja é pequena, ou faltam verbas, etc. Para estes casos, vejam só o que eu achei:

Johannus Opus 2006 Series

Aí estão os famosos órgãos digitais que simulam perfeitamente toda a riqueza sonora dos imensamente grandes órgãos acústicos. Tem um desses lá no prédio da Pós-Graduação em Música da UFRGS, onde estou fazendo meu curso.
E então, desde quando um "órgão de tubos" precisa ocupar o espaço de uma catedral inteira?

Scoth_Pr
Veterano
# mar/06
· votar


Que legal... um dos órgãos digitais, que mais me chamou atenção foi esse modelo litúrgico da Roland:

http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=264

Eu nunca ouvi um órgão da Roland, o que me chamou a atenção foi a aprência mesma do bixo.

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Existe também um órgão portátil da mesma marca:

http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=123

Scoth_Pr
Veterano
# mar/06
· votar


Muito legal, mas a sonoridade desses órgãos (os da Roland) deve ser bem amadora, quando comparada a um hammond né?

Isso é, nem precisa ser hammond, pode ser até de um teclado com orgãos bons (leia-se Alesis QS's , X5D, Tx-5 ...)

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Scoth_Pr
mas a sonoridade desses órgãos (os da Roland) deve ser bem amadora, quando comparada a um hammond né?
Veja bem: estamos falando de órgãos litúrgicos, não de Hammond...

Rygel
Veterano
# mar/06
· votar


Muito legal, mas a sonoridade desses órgãos (os da Roland) deve ser bem amadora, quando comparada a um hammond né?


Mas esse tipo de órgão não tem nada a ver com Hammond! Esse daí são aqueles órgãos de igreja, sabe? E o som deles é impressionante também!

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Olha o Roland Trillium 1058 e você vai ficar "de cara".
Abraços.

Scoth_Pr
Veterano
# mar/06
· votar


Rygel
mano_a_mano


kkkk...desculpe, me expressei muito mal... é o seguinte: quanto à timbragem, qualidade. eu queria saber se esses órgãos da Roland (mesmo sendo litúrgicos) podem ser comparados aos timbres de órgãos encontrados nos sintetizadores. Ou estou muito errado, e o timbre litúrgico não tem anda a ver?? kkk

Marco Alan Rotta

Que monstro né?? foi o mesmo link que eu coloquei lá em cima rsrs

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Scoth_Pr
foi o mesmo link que eu coloquei lá em cima rsrs

Opa! Nem vi. hehehe
Mesmo assim, parece ser tão fenomenal que merece aparecer duas vezes. Viu que dá para adaptar tubos acústicos nele?
Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


as vezes eu monto um set de timbres como se fosse um orgão de tubos, com um timbre diferente em cada teclado e na pedaleira,
um pipe fodão
um mais neutro ....
.
pena que só tenho uma pedaleira de uma oitava

Scoth_Pr
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta

Vi sim.... Gostaria de tocar só pra sentir de perto um pouco da "majestade" dos órgãos litúrgicos. E esse modele é de se deixar boquiaberto, com tanta coisa.

Rachmaninoff
Veterano
# mar/06
· votar


mano_a_mano
E então, desde quando um "órgão de tubos" precisa ocupar o espaço de uma catedral inteira?

Até eu, que não sou cristão, fiquei simplesmente maravilhado quando vi um desses pela televisão. Acho que, se eu visse um ao vivo, ficaria petrificado, contemplando-o por horas.

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Rachmaninoff
Acho que, se eu visse um ao vivo, ficaria petrificado, contemplando-o por horas.

Sou natural de uma pequena cidade do interior de SC, e apesar de não ser nada religioso, cresci sabendo que ali estava o maior órgão de tubos do sul do Brasil. Ele sempre esteve desativado, mas há alguns anos foi restaurado e voltou à ativa (vejam matéria com foto da época em que foi restaurado). Segundo a matéria, ele é composto "por 1.800 plantas ou tubos, 38 registros e 5 mil flautas, baixos e clarinetes tocados a ar. Para acioná-lo, os foles elevam o ar até os tubos que, de acordo com as vozes, emitem sons graves ou agudos, conforme a melodia. O instrumento está avaliado em R$ 600 mil" (dados de 1999).

Mas nada disso se comparar ao som dele, que eu pude conferir depois, é realmente fenomenal. Uma potência.

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


para estes orgão as igrejas viram uma grande caixa de reverb natural que soma isso ao timbre em si
acho que se tivesse um verdadeiro aqui em casa o timbre não seria a mesma coisa, mesmo assim seria uma grande coisa

Ken Himura
Veterano
# mar/06
· votar


fernando tecladista
Exato, por isso que eu adoro ir em concertos dentro de igrejas, principalmente as barrocas. O som parece ficar mais vivo.


Veja bem: estamos falando de órgãos litúrgicos, não de Hammond...
Bom, eu já vi várias igrejas usando hammonds e similares, sem nenhuma distorção, como órgão litúrgico... eu, particularmente, gostei.

Ken Himura
Veterano
# mar/06
· votar


Estes órgãos da Johannus são lindos mesmo. Devem custar o preço de um rim no mercado negro!!! xDDDD

mano_a_mano
Veterano
# mar/06 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Ken Himura
Devem custar o preço de um rim no mercado negro!!!
O menor preço de que se tem notícia é algo em torno de R$ 400.000,00. Baratinho, né?! :-P

Rick Pac
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta

O maior órgão de tubos do Brasil fica em Niterói-RJ , na Basílica N.Sra Auxiladora, junto ao Colégio Salesiano Santa Rosa, é o maior da América Latina e o quinto do mundo. Foi idealizado pelo padre Virginio Fistarol e construído na cidade de Cremona, Itália. Possui 11.130 tubos, com cinco teclados manuais e um pedaleiro de 32 notas e 134 registros. Sua inauguração, que se deu em 15 de abril de 1956, contou com a presença de um dos maiores organistas, o maestro Ângelo Germani, primeiro organista da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Grande Órgão está localizado no coro, o Órgão Eco e o Órgão Coral ladeiam o altar-mor.

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Rick Pac
O maior órgão de tubos do Brasil fica em Niterói-RJ

Excelentes informações. Não sabia disto, até porque não sou fã "de carteirinha" do instrumento.
Abraços.

Crengou
Veterano
# mar/06
· votar


pô, acho que eu sou um cara sortudo. Aqui na minha cidade, Vinhedo, no interior de São Paulo, eles vão colocar um órgão de tubos na igreja, no Mosteiro de São Bento! eles já compraram, importaram lá da europa, pois é usado, e agora tão vendo como vai ser a entrega porque tem o transporte, impostos etc...

como meus pais são bem amigos dos padres acho que até rola eu ir tocar lá hehe :D

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Crengou
Hohô beleza!!! Um órgão de tubos numa igreja é sempre algo magnífico... Eu estou para conseguir uma vaga na IELB - Comunidade São Paulo, aqui de Canoas/RS. Aí vou poder treinar lá sempre que eu quiser...

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


Crengou
Aqui na minha cidade, Vinhedo, no interior de São Paulo

uia!!!!

também sou de vinhedo

se tem msn me adiciona:

fernandotecladista "arrrrooobbbba" itelefonica ponto com ponto br


preciso saber mais disto
:)

mano_a_mano
Veterano
# mai/06
· votar


Retomando o assunto...
Agora no dia 24 eu vou estrear como novo organista da Igreja São Luiz Gonzaga, no centro de Canoas/RS. Quem é do RS está convidado :-)

Bom, uma coisa interessante que eu descobri no órgão (um Johannus, por sinal) dessa "obra-de-arte neo-gótica canoense": ele tem MIDI IN/OUT/THRU e entradas RCA. Isso significa que vou ligar meu módulo nele ;-)
Acho que serei o primeiro organista de igreja da cidade (e talvez, do RS) a misturar órgão com módulo. Vai ser uma experiência, com certeza, inovadora...

condevlad
Veterano
# set/06
· votar


olá...estudei alguns anos órgão de tubos, e realmente o da Roland-Rodgers são feitos com samplers maravilhosos...já tive um Hammond de teatro...aquele que fica todo iluminado, e lembra DR. Phibes....nao dá pra comparar...Hammond é um estilo...mesmo os Hammond clássicos de pedaleira de 32, etc...tem um estilo próprio...Já estes órgãos sampleados da Rodgers são espetaculares...a sensação é de ter um órgão de tubos em casa, com a acústica que vc desejar...vale a pena experimentar..só q o preço é uma cacetada...até mais

fernando tecladista
Veterano
# set/06
· votar


e lembra DR. Phibes


eu estava atras desse nome a um tempão, vi o filme a muito tempo, mas eu confundia com dr. fritz.... e nunca lembrava o nome certo

condevlad
Veterano
# set/06
· votar


Dr. Phibes (Vicent Price eu acho) era um organista que perdeu a mulher num acidente de carro e ele ficou todo queimado, e para falar usa um fio preso a um gramofone...e sua fiel escudeira, a violinista Vulnavia, que está sempre com ele nos assassinatos que ele planeja, executa, e depois volta pra mansão pra tocar órgão...um wurlitz de teatro...até mais

condevlad
Veterano
# set/06
· votar


olá pessoal...por curiosidade, o órgão Rodgers, Roland I-537 (modelo mais simples), está saindo pela bagatela de 29.000,00, entrega em 30 dias...se alguém se interessar, é só entrar no site da roland...de repente pode-se vender a casa e comprar um...até mais...

condevlad
Veterano
# out/06
· votar


olá galera...a GAMBITT acaba de lançar um modelo de órgão com dois manuais de 61 teclas e pedaleira radial de 32 notas...MODELO VERONA, fábrica em Sato Andre ABC......pode vir outros modelos pra estudo, quem sabe num valor menor q este atual (13.000)...até...

Spiegel
Veterano
# out/06
· votar


Oi. Esse tópico me lembrou disso:

http://www.crumhorn-labs.com/

Criadores de uma sampler pra pc específico para órgão de tubos com ambiência por modelagem física, o Hauptwerk 2 (inclui samples de ruídos e ambiência).

Há um outro programa (grátis) compatível com a 1a versão do Hauptwerk:

http://www.kloria.com/software/musical/myorgan/

Eles não são limitados a órgão. Eu já baixei um cravo (melhores samples que conheci) e um carrilhão. Depende dos samples que o criador utilizar.

Eu não saco muito de órgão, mas o timbre que vem com o Hauptwerk 2 é muito bom (Igreja de St. Anne, em Birmingham). Como não consegui habilitar totalmente o programa, converti os samples pro Kontakt, mas a polifonia decola por causa dos registros (cada tubo é uma voz), haja processamento. Com o cravo, me dei melhor.

Tem gente que faz controlador específico para som de órgão que podem ser usado com o programa.

Sobre o Hammond, ele tenta imitar o registro que soma sons da mesma forma que harmônicos. São sons simples, então o efeito satisfatório (síntese aditiva). Porém ele possui certas peculiaridades (a princípio, defeitos até) que o torna único, como key click, e leakage.

condevlad
Veterano
# out/06
· votar


olá pessoal...acabo de adquirir um HAMMOND A-100, de um espólio...vou ele está lindo, mas não tem a cx leslie...vou tentar achar uma num bom preço...depois mando notícias...inté...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Órgãos de tubos... Sem tubos