Dicas 8: Para quem toca ou pretende tocar com banda

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06


    Voltando às minhas dicas, aqui vou postar sobre bandas. O que é melhor para um tecladista que toca numa banda, a começar pelo tipo de teclado, passando por configurações, e finalmente sobre postura no palco.
    _____________________________________________________________

    ESCOLHENDO UM TECLADO PARA TOCAR NUMA BANDA

    Você estava bem numa boa, treinando, trabalhando, sei lá o que, quando um vizinho seu lhe chamou e convidou-o para integrar sua banda. Você topou, mas o seu instrumento era um piano acústico... Como levar um piano acústico para o palco? Não tem como, não é?
    Então, a primeira parte deste tópico descreve algumas dicas na hora de comprar um teclado para banda.

    1) O primeiro aspecto a ser levado em consideração é o peso. De nada adianta você sair comprando um instrumento cheio de recursos se ele também tem um peso "mórbido", assim como não adianta ter um teclado levinho mas sem recursos suficientes. Então, o recomendado é encontrar a melhor relação peso/recursos.

    2) O segundo aspecto é a quantidade e qualidade dos timbres. Existem teclados com timbres de altíssima qualidade, mas em pequeno número, assim como temos teclados com mais de 1.000 timbres, mas "medianos", sem muita qualidade, devido à memória limitada. O ideal é achar um instrumento com uma quantidade razoável de bons timbres.

    3) Mais um aspecto importantíssimo: polifonia. Esta, quanto maior, melhor, pois será possível fazer melhores combinações de timbres e efeitos. Não economize muito neste item.

    4) Opcionalmente, você pode querer modificar os timbres em tempo real. Existem teclados com vários knobs configuráveis, mas estes são mais caros (a menos que o dinheiro não seja um problema para você). Procure um modelo que atenda bem às suas necessidades de controle e que caiba no seu orçamento.

    5) O último, mas não menos importante aspecto: a estante do teclado. Este é outro item onde você não pode economizar muito pois, para tocar ao vivo, é necessária uma estante muito firme, justamente para evitar quedas que possam danificar o seu novo instrumento. Passe longe das mesas em "X", de preferência.
    _____________________________________________________________

    CONFIGURANDO SEU NOVO TECLADO PARA USO AO VIVO

    Bom, você já escolheu seu instrumento, já pagou, já está com ele em casa. Hoje em dia, os teclados costumam ter mais de 500 timbres e várias configurações, mas, muitas vezes, eles ficam escondidos em menus, e isso é péssimo para tocar ao vivo. Então, o melhor é você fazer uma pré-configuração de todos os timbres e parâmetros desejados. Para isso, consulte o manual do seu instrumento, já que os procedimentos variam de um modelo para outro.
    _____________________________________________________________

    POSTURA NO PALCO

    Isso é de EXTREMA importância. De nada adianta você ser um "rei das teclas" se a sua postura é de "mendigo". Então, algumas dicas sobre postura:

    1) Mantenha a coluna reta, os braços bem relaxados e as mãos de preferência arredondadas.

    2) Um aquecimento antes do show sempre é bem-vindo, ainda mais nos dias frios. Procure fazer exercícios com as mãos, tais como esticar os dedos, balançar as mãos, etc. NÃO estrale os dedos, pois isto é MUITO prejudicial.

    3) Evite deixar seu teclado baixo ou alto demais: procure uma altura que lhe permita deixar os braços em um ângulo de 90º. Se estiver usando dois teclados, coloque o superior em uma inclinação de até uns 40º, dependendo da sua altura.

    4) Não se esqueça: o seu público quer lhe ver feliz, e vice-versa. Nunca se mostre enfurecido, triste, revoltado, mesmo que haja algum motivo forte para isso.

    Como dizia Yanni: "Quando estou no palco, eu não sou mais o Yanni, pessoa, eu sou a música." (Cover Teclado nº 21). Parece exagero, mas essa frase deveria ser levada em consideração por todos os músicos do planeta.
    _____________________________________________________________

    Se algo foi esquecido aqui, me informem...

    cardosi
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu aprecio seu coleguismo com estas dicas. Não séria uma boa agrupar tudo num tópico fixo? desculpe a intromissão.

    abcs

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não se esqueça de dizer que estas são suas opiniões pessoais, e não a verdade absoluta.

    ;)

    Passe longe das mesas em "X", de preferência.

    Engraçado, pra mim eu colocaria stay no lugar de X.

    Hammond B3
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Voltando às minhas dicas

    Como fazer uma mina ter orgasmo multiplo em apenas 2 segundos:

    Aí vai a dica, sou o kra!

    ::;;;;::::--------0 :):);)hoghaghwçeoh´zohgskjhdklg
    cada coisa!

    Mais bem útil o topico!

    Seria bom unir todas elas em um topico só!

    TONY BLANCO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não estale os dedos, pois isso é MTO prejudicial

    Nada foi comprovado que é prejudicial, vc chutou feio.

    guisa63
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Estalar os dedos é prejudicial? Desde quando?
    Prejudicial é tocar um piano sem aquecer os dedos ou até mesmo estala-los, pois pode atrofiar ou causar tendinite. Agora, nunca vi ninguém com tendinite por que estalou os dedos, pelo contrário, quando estalo os dedos, acho que ficam com maior articulação ao tocar.

    Sobre o "X", eu gosto do "X", apesar de achar que a aparencia de uma STAY é melhor, porém não confio nelas, pois ja vi teclados cairem em palco com elas, e nunca vi teclados cairem de um X, acho que dão melhor apaoio para certos tipos de teclados.

    Mas, falando por cima, gostei das suas dicas.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    guisa63
    Estalar os dedos é prejudicial? Desde quando?
    Para mim foi, pelo menos... Eu tinha esse vício na infância e na adolescência e perdi muita agilidade por causa disso. Hoje eu ainda estou tentando ter a mesma agilidade dessas épocas. Para isso deixei de estralar os dedos e passei a fazer outros exercícios.

    Hammond B3
    Seria bom unir todas elas em um topico só!
    Você me deu uma idéia boa agora... Fazer uma apostila em PDF com todo esse material. Como você viu, já são 8 tópicos que eu fiz com dicas.

    Mr_Mojo_Rising
    pra mim eu colocaria stay no lugar de X.
    Eu uso Stay ;-)

    estas são suas opiniões pessoais, e não a verdade absoluta.
    Eu tento dar os meus conselhos, a minha opinião. Claro que nunca consigo agradar gregos e troianos, mas isso já é outro assunto...

    cardosi
    Não séria uma boa agrupar tudo num tópico fixo?
    Veja resposta acima ^

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    mano_a_mano

    Ok, mas lembre-se sempre de colocar as coisas como sendo o que vc pensa sobre o assunto. "Dicas" me passa muita pretensão, parece que é aquilo e pronto, algo que para os novatos pode ser bem prejudicial. Como um exemplo, veja esse tópico quanta gente discordou do q vc afirmou.

    E o synth-BR, desistiu??

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    E o synth-BR, desistiu??
    Saí devido ao meu curso de Órgão de Tubos na UFRGS, que vai me exigir muito tempo. Inclusive vai ser bem difícil eu postar algo nas próximas semanas, pois estarei treinando numa igreja todos os dias.

    MontanhaSong
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Sempre ouvi falar que estalar os dedos engrossa as articulações...lí isso aqui procurando no google: ( http://www.guiadoscuriosos.com.br/index.php?cat_id=53775 )
    Estalar os dedos faz mal?
    Que tem essa mania pode ficar tranqüilo, já que estalar os dedos não traz nenhum problema, nem engrossa as articulações. O barulhinho característico do estalo não vem dos ossos, mas de um líquido viscoso que age como lubrificante das articulações. Com o movimento, as falanges dos dedos se separam e quebram a tensão superficial desse líquido e produzem esse som. Com o passar dos anos, o líquido perde a viscosidade e não apresenta mais resistência.


    Agora...se a perda de viscosidade do líquido faz perder agilidade...vai saber né não? Mas o assunto já foi até debatido aqui ( http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/95481/ )...eu sei que estalo dedo desde que me entendo por gente...quando estou calmo...quando estou nervoso...quando acordo...antes de dormir... e até agora tá normal...

    No mais...a intenção do tópico do Mano a Mano foi boa...só não vou opinar porque não toco em banda...e mesmo se tocasse seria guitarrista e não tecladista (embora adore teclado e toque alguma coisa)...sapo de fora não dá palpite... mas os tecladistas podiam dar suas contribuições porque a idéia é boa prá quem tá começando...

    abraços...

    bia1
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Ola!! Gente comecei a tocar teclado na igreja ja faz 3 meses. Sei ate agora o basico do teclado que sao fazer os acompanhamentos..Tenho apenas 2 vezes no mes que uma pessoa me passa alguma orientação de como tocar , porque nao estou fazendo aula mais..Queria uma opniao de vcs porque nao estou mais animada em continuar na banda pois nao estou conseguindo desenvolver o teclado para tocar sozinha tipo sem ser em banda sabe, porque com a banda é so mais o basico mesmo e sempre trocam de musica e pegam muito em cima da hora.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    bia1
    siga seu ritmo
    tocar teclado na igreja ja faz 3 meses
    geralmente bandinhas de igreja as pessoas são mais solidarias e te dar alguma dica, também são mais tolerantes, se você não consegue tocar determinada música deixam que a música fica sem teclado até você conseguir fazer...

    mas conhecer pouco fica meio limitado
    você vera que em 10... 15... músicas você faz a mesma coisa
    fica lá fazendo aquela base de strings e não sai nada daquilo
    da desanimo tocar

    o bom é você fazer aula e que o professor consiga dividir a aula
    uma parte você aprende o que você precisa para tocar pra você, desenvolver, nada com a banda...
    e na outra parte você consiga trocar ideias sobre as músicas que você precisa tocar na banda, que o professor te ajude com o solo da música, usar outros timbres...

    e teclado em banda é um caso a parte, se eu aprendet tocar 3 acordes na guitarra eu já consigo tocar uma base em uma banda, com 3 acorde no teclado fica aquela coisa sonsa

    TrebleH
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Olá Bia,

    Eu "sou tecladista" há uns 13 anos e nunca tive aula. Sempre sofri (e sofro) com minha ausência de técnica, tempo para dedicar e por muitas vezes fiquei desmotivado por não progredir bem.

    Tocando de ouvido e sem saber partitura, aprender uma música pode ser bem difícil. O que posso dizer é, não desista! Com o tempo, e um pouco de estudo, coisas novas vão começar a aparecer, técnicas novas, ideias novas e você vai se desenvolver muito bem.

    Igreja é excelente para começar, por que as músicas costumam ser tranquilas e tem muita gente que pode ajudar. Minha dica pra você é:
    - Tenha o Youtube como seu professor! Demos de teclado, dicas etc ajudam de mais. Eu não tive tempo (e nem internet na época) para "aprender" na rede... mas é um recurso sensacional.
    - Conheça seu teclado e os diversos equipamentos possíveis. Isso será fundamental para que você realmente saiba o que está acontecendo no seu instrumento e o que poderá fazer com ele
    - Use e abuse de acompanhamentos do seu teclado e lições se ele tiver quando estiver estudando. Teclados arranjadores ajudam muito na criatividade
    - Sempre que possível, troque uma ideia com outros tecladistas, em especial do fórum. Aqui a gente cresce de mais.

    É isso... bora pra frente!!!!
    :)

    bia1
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    fernando tecladista

    É exatamente isso que você disse , estou fazendo mais é base de strings...Mas eu to vendo sim que vou precisar fazer aula para aprender tocar de verdade kkk.

    bia1
    Membro Novato
    # set/17 · Editado por: bia1
    · votar


    TrebleH
    Boa dica também, muitos ja me disseram que da pra pegar muita coisa pelo you tube para quem nao faz aula..Eu tento sim , entro todos os dia no you tube , o problema é que tem muita informação misturada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas 8: Para quem toca ou pretende tocar com banda