Midi por usb? Como funciona? Me deem uma luz!

    Autor Mensagem
    Minow
    Veterano
    # fev/06


    seguinte, sou guitarrista mas to afim de comprar um teclado e ir aprendendo sozinho mesmo pra ajudar numas composiçoes e um pouco de teoria....
    mas eu tb mexo com midi, uso o reason pra fazer umas coisas... mas faço tudo no mouse ja que nao tenho controlador..
    só tem um problema, minha placa de som nao tem entrada midi.... tem como eu usar o teclado como controlador via usb pra gravar midi e usar timbres do reason por exemplo?
    desculpa se eu falei bobagem, nao manjo mto disso :D

    ps: nao encontrei nada útil na busca
    ps2: obrigado :)

    emanuel macedo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Minow
    a sua placa é uma 7.1 ?
    o cabo já existe no ML pra vender, mas vc vai precisar de um soft que reconheça o hardware (midi usb).
    só que ele e mais caro do que uma placa com midi, se vc pretende comprar um teclado, a escolha e sua sobre a porta (MIDI/USB) pois os teclados que tem usb tem o drive também.
    qualquer soft como reason ,sonar e outros funcionam pelas portas mid ou usb.
    eu trocaria antes a placa para uma sound blaster 5.1 que tem a porta midi como o seu pc tem tambem as posta usb ficando com as duas portas e o teclado ficaria a escolha.

    gustavorino
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Minow
    tem como ligar na Usb.. mas tu tem que ter um teclado com saida usb ou uma interface Midi - usb .. que custa caro..

    kseven
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Minow
    Primeiro decida pq quer um teclado. Pra tocar? Se for pra outra coisa estará perdendo dinheiro. Mais ainda sendo com USB, q sao s mais novos, acima dos R$4mil. Mas se for só pra tocar os midis, qquer Pc serve, ou entao troque de placa de som q é mais barata q um teclado (de R$50 a 200 pra uma boa). Por ultimo, ate um Palm usado de R$300 toca midis e tem saida de audio.

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    emanuel macedo
    vc vai precisar de um soft que reconheça o hardware (midi usb).
    só que ele e mais caro do que uma placa com midi


    nao tem como eu arrumar o software piratao?
    gustavorino
    qualquer teclado com interface midi/usb é caro?
    caro quanto?

    kseven
    Primeiro decida pq quer um teclado. Pra tocar?

    claro oras!

    Mais ainda sendo com USB, q sao s mais novos, acima dos R$4mil.

    os mais baratos com midi/usb sao nessa faixa de preço?
    aiaiai...
    acho que o jeito vai ser trocar a placa mesmo..
    eu queria nao só poder usar os timbres no pc e usar como controlador midi, mas também tocar no teclado usando os timbres dele...
    alguma sugestao de teclado e placa? (ja que eu ja to aqui né =P)
    enquanto isso vou usar a busca

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    up

    harofloww
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    os dgx da yamaha tem usb... eh pra isso?

    flw
    haroflow

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    harofloww
    eh pra isso o que? nao entendi..
    o que eu quero é, além de usar o teclado normalmente pra tocar, é poder ligar ele no pc como controlador midi, e poder usar timbres do pc. mas eu nao tenho entrada midi no pc, inclusive, creio que minha placa seja onboard =P
    essa linha dgx é cara?
    eu tava pensando em pegar um da linha psr, mais barato
    valeu

    harofloww
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    tipo... tu tah pedindo pra ligar no pc e usar como controlador midi... entaum.. o dgx tem saida usb... pra que serve? pra controlar midi? ou só cabo midi controla midi? oO um dgx aki na minha cidade (que eh tudo caro... moh saco =/) tá 2500.. com 88 teclas e um pouco mais pesadas do q um teclado normal.. não chega a ser semi-pesadas eu acho.....

    flw
    haroflow

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    harofloww
    o dgx tem saida usb... pra que serve? pra controlar midi? ou só cabo midi controla midi?

    era isso que eu queria saber =P
    mas parece que tem como controlar midi via usb.

    esse teclado parece ser bem legal, mas ta numa faixa de preço meio inalcançavel pra mim no momento. hahaha
    eu quero uma coisa bem barata mesmo, desde que tenha samples de piano decentes, teclas sensitivas e reverb =P

    MontanhaSong
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: MontanhaSong
    · votar


    Minow:

    Olha só...
    Vc tem duas maneiras de ligar seu teclado ou seu controlador MIDI ao computador....uma...pela porta UART( Universal Asynchronous Receiver/Transmitter), que é a porta da placa de som vulgarmente designada como saída de joystick...outra...vc pode usar a própria porta USB....
    Para usar a porta UART vc vai precisar de uma interface MIDI...que tenha uma entrada para a porta uart e do outro lado duas conexões do tipo 5 pinos para as portas Midi IN e Midi Out do teclado...quase todas as placas de som, mesmo as "on board" têm essa porta UART... até as antigas sound blaster tinham...logo a sua também deve ter...procure pela tal saída para joystick....uma interface midi para esse tipo de conexão não é caro...procure no mercado livre que vc achará algo bem em conta...

    Para usar a porta USB...ou seu teclado terá que já ter a interface midi embutido nele...ou vc terá que comprar uma interface que converta a saída USB do computador em saída e entrada MIDI...esse tipo de interface é bem mais caro...mas te dá a vantagem de ser mais rápida...e em alguns casos possuir mais de uma saída e entrada MIDI...eu , por exemplo, tenho uma da EDIROL ( roland) que tem dois MIDI In e dois MIDI Out....que funciona muito bem...com ela posso ligar um teclado e uma guitarra midi ao computador, por exemplo....

    Essas são as opções que vc tem...a menos que existam outras e eu não conheça...pelo jeito, a interface midi para a porta UART é a opção mais viável para o seu caso...se sua placa não tiver essa saída...compre uma...é barato...uma placa com saída UART e uma interface midi para ligar a placa ao teclado sairá mais barato que uma interface midi USB...e, claro, bem mais barato que um teclado midi com sua própria interface USB...

    Dá uma olhada em http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=165 e em http://www.roland.com.br/produto_novo.php?prod_id=242 ( essa aí é igual a minha)...

    Abraços...

    Cleber Vaz
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Minow
    Eu ligo meu teclado no PC de duas maneiras, USB e pela porta UART, mas o desempenho é relativamente o mesmo, com o B4 ficou melhor via USB e resto dos programas deu no mesmo.
    A interface MIDI para porta UART eu montei em casa e custou 15 reais, o que faz com que a alternativa mais barata seja:

    1 Placa de som com porta UART (Por volta de R$ 40,00)
    1 Interface caseira (o esquema tu acha na net procurando "MIDI interface soundblaster").
    1 Cabo MIDI (Menos de 3 metros e custa mais ou menos R$ 6,00 se montar em casa)
    Finalmente:
    1 Teclado com saida MIDI e sensitivo de preferencia (Os preços variam de acordo com Marca\modelo)

    ps: o ideal é um teclado sensitivo com palancas pitch bend e modulation.

    Té mais!

    Felipasso
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ABRINDO com tudo: Tenho um psr 540, ele serve como controlador midi, e este cabo midixUSB funciona

    Felipasso
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ABRINDO com tudo: Tenho um psr 540, ele serve como controlador midi, e este cabo midixUSB funciona

    ppdro3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Estou tendo alguns problemas com o reason tocado via midi pelo Yamaha P-85.

    Parece q o programa não reconhece qdo vc solta a tecla do controlador, pois fica com sustais infinito.

    Também não são todas as tecls que tocam, e as que tocam nao tocam simultaneamente.

    Há possibilidade de o problema ser o cabo midi de má qualidade? (comprei pelo mercadolivre e nao me parece ser dos mais confiáveis)

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Felipe Antonio de Souza
    É só checar atrás do seu teclado. Os PSRs em geral vem munidos com entrada e saída MIDI, então é quase certo que o seu funcione. Dê uma olhada lá atrás e veja se encontra o jack MIDI OUT. Se estiver lá, funciona com certeza.


    ppdro3

    Se o cabo MIDI for novo é mais provável que tenha bichado a sua entrada USB


    tente todas as entradas USB, caso o problema presista, peça ao vendedor pra trocar o cabo, por que sendo da China, o cara paga R$2,00 num desses que nos vende a R$20. Provavelmente o vendedor não vai ter problemas em trocar.

    Tentar em outro computador é bom também.

    jaciel
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    [i]controlador via usb

    colega to querndo amesma coisa, mas ainda não achei algo legal!!!

    Ismah
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    galera eu não entendi agora

    meu "baita teclado" Casio CTK-800 tem entrada USB mas eu não consigo usar ele de controlador... como o cara disse alguém pode me dar uma luz?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Midi por usb? Como funciona? Me deem uma luz!