Foot Controller e Foo Switch funciona do mesmo jeito?

    Autor Mensagem
    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: ThyagoAmaral


    Foot Controller e Foot Switch funciona do mesmo jeito?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Galera... queria saber se o foot controller eh o mesmo esquema do foot Switc... mecanicamente falando... eh soh um curto entre os 2 contatos...
    Ex.: Os topicos de sustain...

    -Mais pra foot controller serve tb?

    sarpa
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Olá ThyagoAmaral. "Foot Switch" e "Foot Controller" são coisas diferenças.

    O Switch funciona como o pedal de sustain. Muito usado em AMP's de guitarra, mesas de som, rack de efeitos essas coisas.
    O switch funciona como um "liga/desliga".

    O Controller, normalmente trabalha de outra forma. Muitas vezes com protocolo MIDI ou, até mesmo, por uma interface desenvolvida para se trabalhar entre aqueles equipamentos.
    O Controller, diferentemente do switch, além de servir como "liga/desliga" de alguma coisa, ainda pode controlar parâmetros e tudo mais.

    Vamos tomar por exemplo o Behringer V-Amp Rack. Ele possui o FC1001 (se eu não me engano é isso). Ele é um "Foot Controler" pois controla os parâmetros do rack. Este controller trabalha com informações MIDI, ou seja, você pode comprar somente o controlador para trabalhar alterando programas do seu teclado, computador ou qualquer coisa que se comunique via MIDI.

    Agora, pense num amp de guitarra Meteoro Jaguar (transistorizado). Ele possui um "Foot Switch" que alterna entre o canal limpo e o "drive", e ainda, liga/desliga o efeito chorus.
    Mas esse foot switch do Jaguar é curioso. Já tentei entender como ele funciona mas não consegui, pois, ele controla duas funções diferentes, possui duas chaves (uma para cada função), só que toda essa comunicação pode ser feita por um plug P10 mono. Estranho isso... hehehe.

    Espero ter lhe ajudado,
    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    sarpa
    Vlw tiu... hehehe... quer dizer q nao da pra fazer foor controller como agente faz o foot switch?

    Abraços...

    sarpa
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ThyagoAmaral, a não ser que você programe as placas, software e comandos MIDI do seu controller. Claro, isso se você quiser fazê-lo com protocolo MIDI. Se quiser usar outro sistema, fique a vontade. hehehe...
    Ele funciona como um teclado controlador mesmo.

    A bastante tempo no ML, tinha um cara que fazia controlles MIDI. Por exemplo, você falava pra ele "quero um controlador pra fazer mixagem no SONAR. Preciso que a mesa tenha 10 canais e que ela controle volume, trim e pan". Pronto, o cara construia o negócio pra você! Legal, né?

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    sarpa
    Deixa quieto... ahuahau entao chego na loja e digo eu quero um foot controller? eh isso? hauahu

    sarpa
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ThyagoAmaral, pode ser! hehehe...

    O que você quer controlar?

    Abraços.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    sarpa
    O S03... o q vou controlar vai depender dele... e do q eu vou configurar neh...

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Rescucitando SÓ para não abrir mais um tópico.

    Meu CCE tem uma entrada "foot. vol." ø3 no painel traseiro.
    Nunca liguei para aquela entrada, nunca imaginei para que serviria...
    Até ontem.

    Liguei, com a ajuda de um adaptador "entrada P10 saída 3mm", um pedal Sustain liga/desliga nesse "fot. vol." e adivinha o que aconteceu?

    Isso mesmo! Alterou o volume! :(
    Teve uma p%t@ de uma diferença entre o pedal ligado e desligado.

    Acredito que isso não seja assim, dever ser para ligar mesmo um pedal que reconhece o quanto você aperta e regula o volume dando uma expressividade a mais.

    Alguém cita ou me recomenda algum pedal que eu poderia usar com esse teclado? Alguém sabe se existe a possibilidade de ter alguma função a mais pra essa função "foot. vol."?

    Rick Santos
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Rick Santos
    · votar


    só uma curiosidade, quantos anos tem esse teclado? nunca tinha ouvido dizer que a CCE fazia teclados

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Rick Santos
    Meu CCE tem a minha idade -2.
    O bichinho é sobrevivente de incêndio.
    É um sintetizador.

    Alguém sabe/conhece/recomenda algum pedal que eu poderia conectar no meu teclado?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Esse faz tempo viu... putz nem eu lembrava mais...

    tmurback
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Korg EXP-2 ou Behringer FCV-100, este mais barato.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    tmurback
    Korg EXP-2 ou Behringer FCV-100, este mais barato.

    Obrigado! Gostei do Behringer, pode ser usado pra várias coisas.

    Só achei o preço de ambos meio salgado (+/- R$ 150), é caro assim mesmo?

    tmurback
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eh, por aí mesmo.

    synth_master
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pessoal, a exemplo do Jordan Rudess que usa o 2 Boss F5-5u como INC e DEC (um para cada parâmetro), queria fazer o mesmo em meu teclado, mas ele só tem uma entrada para Controller. Tenho um CME UF7 e na traseira dele eu tenho duas portas P10 - uma para Sustain (e o qual eu já uso um pedal pra isso) e outra para Controller. A minha dúvida é: que pedal eu posso usar na porta Controller para que eu possa passar meus presets (seria algo como o INC e DEC)? Será que rola de usar um Footswitch duplo?
    Uso o Brainspawn Forte e nele tem como eu configurar o CC correspondente ao INC e ao DEC. Não sei se fui claro o suficiente, mas espero ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Foot Controller e Foo Switch funciona do mesmo jeito?