Korg X50 - Topico Oficial dessa "maquininha"

Autor Mensagem
guimesmo
Veterano
# abr/12
· votar


danielcatolico
Aqueles botoes que tem no lado direito "comb bank" que vai de um a zero, é pra que?

É ai que se salva os timbres? onde ficam os botões que puxam as configurações de timbres salvas? a performace ao vivo, é nesse comb bank?

da pra por quantas combinações e salvar e apertar o botao e chamar? entendem?

Servem pra seleção aleatória de timbre (digita o número pra abrir) ou você pode usar para favoritos. Pra usar como favorito:
- Veja se não aparece o indicador "FAVORITES" no visor
- Se aparecer pressiona "hold" até sumir tudo
- Depois que sumiu, se estiver no timbre que quer favoritar pressiona o botão "-", segura pressionado e pressiona um botão numerico. pra usar os favoritos você tem que pressionar o hold até aparecer "favorites" no visor, daí pressionando as teclas numéricas ele vai carregar o timbre favoritado. Serve pra combs e programs

J.Dionatan
Veterano
# abr/12
· votar


dizem que os sons do x-50 é os do triton le , e os do ps-60?
Da síntese EDs do Korg M50. Na verdade é EDSi no PS-60, veja esta página aqui:

http://www.korgforums.com/forum/phpBB2/viewtopic.php?t=56457&sid=bd607 51c5342d749494160a48df43302

teclado roots
Veterano
# abr/12 · Editado por: teclado roots
· votar


guimesmo
entendo amigo , é um banco pra performace neh?

Tem como eu fazer o seguinte:

Eu seleciono o timbre que eu quero, modifico ele a meu gosto, depois ponho mais dois sons ao longo das teclas, ou seja , faço um split com 3 timbres ao longo da região do teclado, edito todos ao meu gosto e depois salvo no numero 1 por exemplo, ai depois faço outra configuração com outro split a meu gosto e salvo no 2, ai quando eu quizer trocar de um pra outro é só apertyar o numero em que eu salvei?

é assim?


Obs:

O que seria combs e progms no mundo korg?

Obrigado!

Shadad
Veterano
# abr/12
· votar


teclado roots

Sobre a mundaça de timbres, o guimesmo já respondeu que dá pra fazer o que voce quer e até explicou como faz.

O que seria combs e progms no mundo korg?

Prog = Program = Programa = 1 timbre

Combi = Combination = Combinação = Até 8 timbres (programs) combinados da maneira que voce quiser (split, layer, velicity layer...)

Voce ainda está indeciso sobre qual Korg vai pegar? Vai comprar no mes que vem mesmo?

teclado roots
Veterano
# abr/12
· votar


Shadad
Vlw cara, entendi tudo!

Vou pegar o x50 mesmo , mas vai demorar uns 3 meses ainda , tou juntando as migalhinhas , vou comprar na teclacenter , ta de 2650 por ai!

aparece de vez em quando na foxtrot por uns 10 conto mais barato e sem frete, daqui pra la espero que apareça mais , no momento ta sem!

Tiago Teclas
Veterano
# mai/12
· votar


Galera... acabei de adquirir um Korg Tr e creio que seja as mesmas funções do X50.
E gostaria de saber como faço para criar um banco de Favoritos (para colocar timbres selecionados por facil acesso).
Aguardo
Valeu

teclado roots
Veterano
# mai/12
· votar


Tiago Teclas
cara tu pegou onde esse tr? só por curiosidade!

Tiago Teclas
Veterano
# mai/12
· votar


Peguei na Classic Keyboards... com o Everton !

teclado roots
Veterano
# mai/12
· votar


humm , achei que tinha sido num outro canto.

Cara tem um video no youtube que explica como fazer no x50 , os nomes sao os mesmos , tenta aprender como fazer no x50 e faz no tr!

Só por curiosidade , pagou quanto?

Tiago Teclas
Veterano
# mai/12 · Editado por: Tiago Teclas
· votar


2.900,00 peguei na troca de um Juno G.
Não gostei do Juno, timbres legais mais nao tem resposta ao vivo !
O Juno fala baixinho... O Tr e bem melhor em performace ao vivo.

teclado roots
Veterano
# mai/12
· votar


Pode crer, pal a pal neh? eu tou querendo pegar um x50, muito bom tb!

guimesmo
Veterano
# mai/12
· votar


Uma coisa que estou tentando e não consigo. Queria inserir um efeito de eco numa comb quando selecionasse o sw1 mas não consigo encontrar como faço isso. Onde eu faço a associação do efeito X ao botão Y?

guimesmo
Veterano
# mai/12
· votar


Sò explicando melhor, o efeito eu encontrei, o que eu não consigo encontrar é como ativá-lo somente quando pressionar o botão sw1. Por hora eu criei uma nova comb e deixei nos favoritos, mas tem que tem um jeito mais inteligente de fazer isso...

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


guimesmo

1 - Entre no menu de edição do efeitio que voce quer.

2 - procure pelo parametro WET/DRY (se vc aumentar o valor, vai aparecer WET, se diminuir vai aparecer DRY) e ajuste o efeito para o nível desejado.

3 - Próximo a esse parametro WET/DRY deverá haver um parametro chamado SOURCE. Nesse parametro é onde escolhemos o controle do efeito - SW1, SW2, JS(+Y), JS (-Y), Knob 1, Knob 2...

Veja aí e diga se funfou!

guimesmo
Veterano
# mai/12
· votar


Shadad

Deu certo sim, mas fiz de outra forma, no menu de efeito eu usei a primeira opção (InLvl Mod), deixei em +100 e associei o src ao knob-1. Ficou melhor do que com o SW-1 (que tambés está entre as opções) por que eu consigo controlar o tempo do echo.

Valeu!

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


guimesmo

Que bom que deu certo!

Minha dica foi para controlar a quantidade de "eco" e não a sua duração. Um efeito pode ter vários parametros controlados: intensidade, duração, velocidade...

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Neste instante tem um cara tocando "Jovem Guarda" na Globo com um X50.

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan

Prefiro esse X-50:







J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Prefiro esse X-50:
kkkkkkkk

guimesmo
Veterano
# mai/12
· votar


Não consegui encontrar uma forma de gravar o que toquei nele (gravar uma música). É possível? Outra pergunta na mesma: da pra gravar sequências (acho que isso é orquestração/orchestration)? Existe algum programa que eu possa fazer isso pelo computador mas que não use a ligação de som e sim o USB (como é o programa de edição da própria Korg)?

Uma coisa que me intrigou é que o programa de edição não parece oferecer nada além do que já vem no teclado (para edição de timbres ou criação de rítimos). É isso nesmo? O que tem a mais no programa?

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


guimesmo

O X-50 não possui sequencer (modo SEQ), portanto, não é possível gravar músicas nele. Você pode usar o X-50 para controlar uma DAW (Sonar, Reaper, Cubase...) e gravar músicas usando a comunicação midi pelo cabo USB, mas as músicas não ficarão gravadas no teclado e sim no computador

A única vantagem que o software editor oferece é uma visualização e controle melhor dos parametros.

guimesmo
Veterano
# mai/12
· votar


Obrigado Shadad

guimesmo
Veterano
# jun/12
· votar


Alguém tem uma Comb próxima dessa: ? Não sei se tem um tópico só pra isso.

teclado roots
Veterano
# ago/12
· votar


Alguém sabe com ativar um efeito ja escolhido no apertar de um botao?

tipo , eu uso um piano sempre , dai eu quero colocar um efeito nele de delay , mas não vou usar o delay toda hora, tem como ligar o delay e desligar de um timbre?

sei que tem , mas alguem sabe qual botão e como faz?

outra dúvida...

da pra ligar um split e desligar?

tipo, uso um piano, daria pra eu fazer um split de um orgao e então ficar os dois efeitos , porém se eu quizer so o piano todo no teclado , tem como eu no apertar de um botao sumir o orgao e ficar o piano todo?

alguem sabe como faz?

Obrigado!!!

teclado roots
Veterano
# ago/12
· votar


guimesmo
Amigo , eu criei um topico "patches para korg x50" a galera devia se ecnontrar por la , mas eu falo falo e ninguem reposnde por la!

Shadad
Veterano
# ago/12
· votar


teclado roots

Ninguém vai te responder. Sabe por que? Porque voce aparentemente não pesquisa as coisas aqui no forum nem estuda direito o seu equipamento. Quer tudo pronto, mastigado... e isso se torna uma coisa inconveniente, principalmente quando voce começa a upar/criar vários tópicos para perguntar a mesmas coisa ou pegunta redundancias que uma simples lida no manual resolveria.

tipo , eu uso um piano sempre , dai eu quero colocar um efeito nele de delay , mas não vou usar o delay toda hora, tem como ligar o delay e desligar de um timbre?

sei que tem , mas alguem sabe qual botão e como faz?


Se voce lesse, veria que, nesse mesmo tópico, nessa mesma página, a algumas postagens atrás, eu respondi a um colega que estava com essa mesma dúvida.

1 - Entre no menu de edição do efeitio que voce quer.

2 - procure pelo parametro WET/DRY (se vc aumentar o valor, vai aparecer WET, se diminuir vai aparecer DRY) e ajuste o efeito para o nível desejado.

3 - Próximo a esse parametro WET/DRY deverá haver um parametro chamado SOURCE. Nesse parametro é onde escolhemos o controle do efeito - SW1, SW2, JS(+Y), JS (-Y), Knob 1, Knob 2...


tipo, uso um piano, daria pra eu fazer um split de um orgao e então ficar os dois efeitos , porém se eu quizer so o piano todo no teclado , tem como eu no apertar de um botao sumir o orgao e ficar o piano todo?

Dessa forma não dá pra fazer. O que dá pra fazer é atribuir o controle midi espression (CC#11) ou volume (CC#07) a um dos knobs do TR ou a um pedal de expressão e assim baixar o volume do timbre desejado girando o knob ou apertando o pedal. Ou então programe uma COMBI só com o piano ou só com o órgão e troque o para essa COMBI apertando apenas um botão.

Sugestão: estude síntese, pois seus pedidos por timbres aqui serão em vão!

teclado roots
Veterano
# ago/12
· votar


Shadad
vlw cara!

Henrique Leal
Veterano
# ago/12
· votar


acabei de entrar no fórum e ler a pergunta... e mesmo sem ter um Korg eu já de cara diria que "fazer duas Combis" seria a resposta para a pergunta... como Shaad ja respondeu.. blz!

teclado roots
Veterano
# ago/12 · Editado por: teclado roots
· votar


Shadad

Amigo , fiz exatamente o que vc sugeriu, eu coloquei na combi onde eu queria adicionar o efeito depois fui em MENU , e então em INSERT EFECT e depois escolhi o efeito que queria. No SETUP do efeito eu fui num parâmetro que eu acho que é esse SOURCE mas so tinha SRC(talvez abreviação desse termo) e então eu coloquei o unico que tinha sw2, tinha outros como vc exemplifica em sua explicação em negrito, a partir daí eu nao soube mais o que fazer, o efeito continuava ligado e quando eu apertava o botao sw2 só fazia subir as oitavas.



Tem outro canto la na edição que vc escolhe o que quer para os sw, só que as unicas opções são octave up , down , e outras coisas la que tremem o timbre.

Para todos:

Alguém , se quizer , pode ser mais claro de como posso acionar um efect pelos sw?

ou eu vou ter que fazer duas combinations do mesmo piano , uma com delay e outra sem delay? isso seria ridiculo!

Obs: eu li o manual , e onde fala em SW não explica sobre isso! se alguém não quiser responder e me falar só a pagina onde explica isso no manual é melhor ainda que ai eu aprendo e explico aqui com maior prazer.

vlw!

teclado roots
Veterano
# ago/12 · Editado por: teclado roots
· votar


Shadad
Amigo vc consegue desse jeito que vc ta falando? pq ontem eu fiquei de 5 da tarde até 12 da noite e não consegui essa besteirinha!

Pode me explicar melhor?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg X50 - Topico Oficial dessa "maquininha"