Ajuda Roland XP-30 !

Autor Mensagem
Tekila
Veterano
# jan/06


Preciso de ajuda ae galera
alguem possui ou possuia esse teclado?
to com algumas duvidas basicas nele e precisava de ajuda

quem souber usa-lo ou conhecer alguem que sabe por favor me mande o email?

vlw

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Tekila

Seja um pouco mais específico... que dúvidas vc tem??

Tekila
Veterano
# jan/06
· votar


1- Salvar timbres com as alteracoes em algum banco de dado, de modo que em uma apresentacao eu precise aperar apenas 1 botao para chegar no timbre desejado

2- "fundir" timbres, eu quero saber como eu faço pra misturar os patches , por ex : Piano+strings

3- Como dividir o teclado , ex : 1ª oitava = piano
2ª = strings etc...

Scoth_Pr
Veterano
# jan/06
· votar


Olha kara... eu não sei como fazer isso exatamente no XP-30...quem pode te ajudar é o sarpa que tinha ou tem não sei esse teclado.

Mas pelas suas dúvidas eu axo que vc vai encontrar tudo isso explicadinho no manual kara...

Abraço

ROTTA
Veterano
# jan/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Tekila

Vou responder algumas de suas dúvidas com base no XP-80, mas acredito que não seja tão diferente no XP-30.

2- "fundir" timbres, eu quero saber como eu faço pra misturar os patches , por ex : Piano+strings
3- Como dividir o teclado , ex : 1ª oitava = piano 2ª = strings etc...

Estas duas dúvidas possuem a mesma solução. Eu recomendo que você use performances para isto, setando para o tipo LAYER, que lhe permite que os timbres toquem ao mesmo tempo. Veja no manual como configurar o tipo LAYER (não tem muito segredo, mas não lembro as teclas exatas). Uma das propriedades da performance LAYER é que você pode atribuir intervalos de teclado para cada timbres (patch). Neste caso, basta atribuir de C1 a B2 para baixo e de C3 a C6 para piano, por exemplo, para ter os timbres separados no teclado. Você pode atribuir até mais do que dois timbres, se necessário.

Abraços.

Amadeus
Veterano
# jan/06
· votar


Todo patch editado deverá ser salvo no banco USER destinado para isto. Leia o manual lá explica de uma maneira bem facil isto.

Amadeus

sarpa
Veterano
# jan/06
· votar


Olá Tekila, também sou usuário de um Roland XP-30. Logo quanto comprei, também tive um pouco de dúvidas quanto ao operacional dele. Se você clicar aqui e fizer o download do arquivo, você terá um bom manual que irá te ajudar muito a desbravar seu XP.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

ROTTA
Veterano
# jan/06
· votar


sarpa

Nem lembrava mais deste material. Eu o baixei e imprimi uma vez. É fenomenal e em português. Todos que tem um teclado da série XP deveria lê-lo.

Abraços.

Tekila
Veterano
# jan/06
· votar


ae galera, mto obrigado

só mais uma duvida
esse manual tem mtos topicos escrito XP-80-60
o meu xp-30 opera do mesmo modo?

sarpa
Veterano
# fev/06
· votar


Tekila, o XP-30 é um pouquinho diferente dos outros XP's, até por que, ele é o mais recente da série e sua estrutura é completamente diferente.
Mas, neste arquivo tem bastante dicas interessantes em relação ao XP-30.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br

Kykonanet
Veterano
# dez/10
· votar


Acho q dá pra aproveitar esse topico.
Meu XP 30 está com o Modulation desativado... simplesmente não funciona. quando eu configuro outro fader pra fazer o modulation. ele o faz tranquilamente (C1 por exemplo) mas no proprio, não funciona! não achei nenhum parametro de ligar ou desligar esse controle... seria um problema fisico? comprei ele recentemente. Resetar é uma opção?
Grato

DuduXP
Veterano
# dez/10
· votar


Kykonanet
Provavelmente é problema fisico, isso acontece. Tenta o reset factory só pra ver, quem sabe voce não dá sorte.

cesio137
Veterano
# dez/10
· votar


Kykonanet
Cara... taí uma coisa que não é legal no XP-30. A alavanca de modulação. Ela é dura pacaramba.
Logo que comprei o meu, eu lembro que pensei que não estava funcionando. Fiquei chateado e tal. Mas depois fui testar com uma guitarra com distorção, e erguendo com um pouco mais de força a alavanca funcionou. Ou seja, eu tive que ser um pouco mais rude com ela. hehe
Experimente então usar entao guitarra com distorção pressionando a alavanca com um pouco mais de força.
Abç

Artref
Veterano
# dez/10
· votar


Eu tive um XP-30 por 10 anos e a alavanca vivia dando problema. É uma porcaria essa mecanismo, e a Roland ainda insiste em colocar em teclados atuais, vá entender. Leve a um técnico pois deve ser simples de consertar, ano que vem você volta, rs.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


Troque a alavanca !!!
Deve estar uns R$150,00, foi o q eu fiz no Xp-10

Pitch Bend Como custa caro (reparo) "XP-10"

DuduXP
Veterano
# dez/10
· votar


Artref
Deve ser só nos synts mais basicos, pois tenho um XP80 a 10 anos e nunca deu problema, em contrapartida, tive um RS9 por 6 meses que deu problema na alavanca.

cesio137
Veterano
# dez/10
· votar


DuduXP
A saber... XP-30 não é um synth *básico*. É um poderoso synth e uma das melhores idéias da Roland, que lançou com 3 placas de expansão onboard suprimindo o sequencer, já que foi projetado exclusivamente para performance em palco.

DuduXP
Veterano
# dez/10 · Editado por: DuduXP
· votar


cesio137
Eu conheço bem o XP 30 meu Brother, em edição e sons é poderoso, só que a construção é basica comparado aos irmão mais velhos XP50, 60 e 80, ele tem qualidade, comparado com os sintetizadores de hoje, porém se voce observar bem o XP30 compartilha vários componentes da série RS, principalmente a que mais deu defeito, é só voce dar uma olhada, e estamos falando aqui de parte física, não lógica.
Abraço.

gu31
Veterano
# mar/12
· votar


bom dia a todos Alguem sabe me informar Qual o Cabo midi x usb mais indicado pra eu ligar o mac ao meu roland xp30? porque estou com um cabo aqui e ele não funcionou!!! qual o cabo tem de ser????

gu31
Veterano
# mar/12
· votar


bom dia a todos Alguem sabe me informar Qual o Cabo midi x usb mais indicado pra eu ligar o mac ao meu roland xp30? porque estou com um cabo aqui e ele não funcionou!!! qual o cabo tem de ser????

André Luiz Keys
Veterano
# mar/12 · Editado por: André Luiz Keys
· votar


gu31

Você precisa de uma interface com drivers para o MAC.

Recomendo a UM-ONE da Roland. Eles sempre estão lançando os drivers para os sistemas operacionais atuais. Vc não fica na mão.

http://roland.com.br/roland/produtos/745

gu31
Veterano
# abr/12
· votar


André Luiz Keys
gu31
Você precisa de uma interface com drivers para o MAC.

Recomendo a UM-ONE da Roland. Eles sempre estão lançando os drivers para os sistemas operacionais atuais. Vc não fica na mão.

http://roland.com.br/roland/produtos/745
boa dica!!!! mas como faço para usar o xp-30 como controlador??? eu tenho que colocar ele em algum modo pra funcionar como controlador?????

Leo Vaz
Veterano
# jan/13
· votar


Pessoal, quando mando gravar um Patch na memória do usuário (Util/Card > Write), ele não está registrando as alterações feitas no "Palette" (Cutoff, Reso, Atack, Decay). Alguém sabe o que fazer para que ele grave essas alterações?

Tenho um Analog PAD que está com pouco atack e um decay muito alto...

Felipe Vianna
Veterano
# jan/13
· votar


Se você fez essas alterações por meio dos sliders, pelo que eu lembre do meu XP-80 ele não gravava mesmo não... Se quiser que ele grave, tem que mexer direto nos TVF e TVA, mesmo.

Leo Vaz
Veterano
# jan/13
· votar


Poxa Felipe... Que falha brava héim? Até o MM6 grava os parâmetros de tempo real..

Julio Cezar - XP30
Membro Novato
# jun/14
· votar


Boa noite,
Preciso de um esclarecimento bem simples sobre o XP 30 que ainda não consegui fazer:
1) como faço para separar os sons que eu mais gosto no teclado e gravar na pista principal para ficar mais rápido a mudança quanto eu estiver tocando.
Exemplo: pista 1- piano, pista 2- string, pista 3- piano elétrico, etc...

Gus79
Veterano
# jun/14
· votar


Julio Cezar - XP30
) como faço para separar os sons que eu mais gosto no teclado e gravar na pista principal para ficar mais rápido a mudança quanto eu estiver tocando.

Amigo, o XP-30 não grava não.

Acho que você está querendo dizer não "pista", mas "canal".

Há varios caminhos para você mudar mais rápido de timbres em qualquer XP.

Caminho 1: acho que o XP tem um banco de favoritos. Basta salvar os favoritos e mudar com um único toque no botão.

Caminho 2: colocar os timbres que você vai usar na ordem do seu setlist no banco User.

Caminho 3: Programar uma "Performance" colocando cada timbre a ser usado em um canal, e na hora que você estiver tocando basta mudar o canal. Esse caminho é o pior porque o XP-30 só tem um insert FX, então só um dos timbres ficará com efeitos legais, todos os outros terão que compartilhar o chorus e o reverb geral.

Caminho 4: você pode programar uma "Performance" com vários timbres no mesmo canal e mudar o split point deles. Assim, pode usar vários timbres, cada timbre em uma região do teclado.

Julio Cezar - XP30
Membro Novato
# jun/14
· votar


Obrigado GUS79! você tem o XP 30?

Julio Cezar - XP30
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ola Sarpa, nao estou conseguindo acessar o link que voce disponibilizou na resposta à Tekila (Olá Tekila, também sou usuário de um Roland XP-30. Logo quanto comprei, também tive um pouco de dúvidas quanto ao operacional dele. Se você clicar aqui e fizer o download do arquivo, você terá um bom manual que irá te ajudar muito a desbravar seu XP. )...

voce ainda tem ele?

Julio Cezar - XP30
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ola Sarpa, nao estou conseguindo acessar o link que voce disponibilizou na resposta à Tekila (Olá Tekila, também sou usuário de um Roland XP-30. Logo quanto comprei, também tive um pouco de dúvidas quanto ao operacional dele. Se você clicar aqui e fizer o download do arquivo, você terá um bom manual que irá te ajudar muito a desbravar seu XP. )...voce ainda tem ele?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda Roland XP-30 !