Curso de Teclado abrange clave de Fá?

    Autor Mensagem
    Monteiro
    Veterano
    # jan/06


    Pois é pessoal estou com essa dúvida em algumas escolas sim em outras pra mao esquerda só sao usadas cifras, alguém pode responder isso por favor?
    Valeu.

    gustavorino
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    depende mais do professor.. e do nivel do curso.. se for bem básico provavelmente não vai ver clave de fá.

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: Felipe Guilherme Ruffato
    · votar


    Isso depende de uma porção de coisas, o ideal seria você saber os 2 métodos, mas comece por aquilo que você mais está interessado.
    Na musica moderna, principalmente as que estão tocando nas rádios dificilmente vc vai encontrar uma partitura com as claves de fá, e sim as cifras delas, então vc precisa saber que estilo quer tocar, pra saber qual quer aprender.
    Se você gosta de algo mais clássico (erudito) prefira estudar as claves de sol e de fá, mas se você gosta mais de um estilo popular, comece pelas cifras.

    Mas não deixe de estudar, harmonias, escalas, técnicas de improviso, cadências.

    OBS: A maior parte dos tecladistas não conhecem muita teoria, muitos até não sabem nada de teoria, (nem sequer estudaram) e acabam fazendo a diferença no feeling, talento, aquilo que muitos chamam de DOM nato!!

    Abraços

    Marcos Amaral
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Cara...
    Como vc disse em algumas escolas abrange a "clave de fá"...
    Vou expor aqui uma opinião minha... Todo curso de teclado deveria abranger a clave de fá, pois o instrumento é derivado do piano...

    Agora vc vai ver que td curso de piano abrange sim a "clave de fá". Por questão de necessidade... Vc não vai conseguir tocar uma partitura para piano, se não conseguir ler a clave de fá, e não tiver habilidade na mão esquerda pra isso...

    Agora, pra ser sincero, infelizmente, poucas escolas de teclado oferecem esse conhecimento da clave de fá... A não ser algumas mais tradicionais, tipo o Conservatório de Música, onde eu tive a oportunidade de ter aula de piano durante dois anos... Hj em dia, o método usado nesses cursos de teclado "meia boca" é o mesmo usado pela revista "Toque Teclado" da editora Daise.. Isto é vc aprende ler a clave de sol, para fazer a melodia na mão direita, e aprende (decora) alguns acordes pra vc acompanhar na mão esquerda, geralmente com o ritmo automático. Nada contra este método... É até um bom começo... eu comecei assim... Mas hj, certamente, se pudesse voltar atrás, eu nem teria entrado nas aulas de teclado... Teria ido direto para o piano...

    e explico: o piano de dá muita base de harmonia (isso de vc estudar numa escola séria, ou com um professor séri), o piano de dá mais agilidade com as mãos, e certamente vc um dia irá querer fazer acompanhamentos e coisas desse tipo, e tendo aprendido a tocar piano, vc não vai ter muitas dificuldades qto a isso...

    Enfim... Peço desculpas, pois seii que fugi um pouco do assunto, mas um resumo... Caso tenha interesse em estidar da bendita "clave de fá" procure escolas mais tradicionais, ou comprometidas com a música em si... Exemplos: Conservatório de Música e Escola de Música de Brasília (em Brasília é claro... que oferece cursos técnicos de música, de, em média 4 anos)... Em geral essas instituições oferecem até mesmo aulas de teoria separadamente da aula prática... é ótimo...

    Abraços... Espero ter ajudado

    Monteiro
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Marcos Amaral

    Cara valeu mesmo pela explicaçao, resolveu uma boa parte das minhas duvidas, os meus estilos preferidos sao Clássico, Jazz e Blues portanto creio que entrar num curso de piano seja a melhor escolha. Agora lá vai a minha ultima dúvida (prometo que nao vou mais encher voces depois hehehe) eu tenho um problema de espaço na minha casa por mais um ano ou um ano e meio mais ou menos (o meu irmao vai se casar la pra 2007 e ai o quarto dele ficara desocupado) mas ate la eu nao tenho como por um piano em casa e teria que treinar com um teclado, alias eu ja tenho um psr 510 (5 oitavas) e queria saber se nesse tempo o meu psr serviria sem problemas pra aprender piano.
    Eram "só" essas as minhas dúvidas. Agradeço novamente.

    Marcos Amaral
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Monteiro
    Opa... Com certeza, no seu caso o piano é uma opção melhor, afinal Clássico, Jazz e Blues são estilos essencialmente tocado com o piano...

    cara... Um teclado de 5 oitavas já é ideal para ir aprendendo piano. Não existem tantas músicas assim que vc vai precisar de mais de 5 oitavas. É claro que, conforme vc for aprendendo (principalmente a acompanhar...), vc vai sentir, ás vezes, a necessidade de mais umas oitavas... Mas a princípio, nem se preocupe, pois 5 oitavas é excelente pra isso... O seu PSR mesmo é uma ótima pedida pra quem vai começar no piano agora...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curso de Teclado abrange clave de Fá?