Exercicios para agilidade

Autor Mensagem
Jiuvaskala
Veterano
# mai/07
· votar


GIANCARLO TARDELLI

Valeu pelo site, apesar de que eu não sou fã de músicas evangélicas, mas parece que tem uns exercícios bem interessantes. Pena que eu não tenho mais o programa do Encore para treinar em casa. Mas, isso é o mais fácil.

Eu tenho um problema sério; toquei vários anos teclado, e agora ao tentar aprender a tocar piano, minha mão direita consegue acompanhar sem problemas, ao passo de que a mão esquerda, não tem nenhuma prática.
Recomenda algum exercício?

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala

Olha, já faz mais de um ano a última postagem neste tópico...quando for postar em resposta a alguém, é melhor antes vc prestar atênção na data pra não se frustrar ok?!!

ZXC
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala
Eu já tomei muito esporro por causa disso aqui, e o A. Cordeiro foi gentil....não leve a mal...
Entra no busca que tem muitooooo material, entra como apostilas , tu vai adorar o material....Tem vários métodos inclusive vários de agilidade...

Jiuvaskala
Veterano
# mai/07
· votar


A. Cordeiro

Só pra esclarecer, eu fiz a busca antes de escrever, olhei vários sites, inclusive muitos desativados ou desatualizados ou que não me interessam mesmo.
Preferi responder este tópico, do que fazer um novo replicado. Pode não ser a coisa mais certa; mas como pode perceber, já andei postando em vários tópicos e ninguém parece querer responder uma simples pergunta.



ZXC

Valeu pela compreensão!
Mas to achando que é mais fácil eu fazer a busca sozinha do que fazer qualquer pergunta neste fórum. =(
Desculpa qualquer coisa aí.

CheshireCat
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala
Eu tenho um problema sério; toquei vários anos teclado, e agora ao tentar aprender a tocar piano, minha mão direita consegue acompanhar sem problemas, ao passo de que a mão esquerda, não tem nenhuma prática.
Recomenda algum exercício?


bom, disseram na página anterior que as escalas são um bom exercício... toque com as duas mãos no mesmo sentido(paralelo) e tente fazer a mão esquerda acompanhar a velocidade da direita...

não entendi se você tocou teclado e parou(ficou uns tempos sem tocar nada) ou se você tocou e agora tá tentando o piano... se for o último caso, talvez seja uma questão só de se acostumar com o peso das teclas... senão, caso você esteja recomeçando, eu acho que valeria a pena fazer tocar algumas partituras mais simples pra "educar" a mão esquerda... geralmente nessas musiquinhas de principiante, a mão direita toca a melodia e a esquerda "só" acompanha, fazendo acordes e talz... mas tem uma música do suzuki 2, the happy farmer, que eu aprendi há pouco tempo e é o contrário: a esquerda toca a melodia e a direita faz os acordes... também é boa pra treinar a dinâmica: a mão direita tem que soar mais suave pra não encobrir a esquerda... acho que seria legal você tocá-la, se você quiser é só falar e eu te arranjo ela numa boa ^^

Preferi responder este tópico, do que fazer um novo replicado. Pode não ser a coisa mais certa; mas como pode perceber, já andei postando em vários tópicos e ninguém parece querer responder uma simples pergunta.
ow, essa é uma coisa que eu também não entendo, recentemente eu vi um bocado de críticas sobre ficarem criando tópicos com assuntos já discutidos... mas se dão um up, reclamam também...
como funcionam as coisas aqui? depois que um assunto "cai no esquecimento", ninguém nunca mais pode falar nada sobre ele? =\

Ps: eu sou novata tanto no piano quanto aqui no fórum, se tiver dito alguma bobagem, por favor, corrijam-me...

ZXC
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala
Não se chateie , eu já me aborreci muito por aqui...parei de postar por muito tempo...mas tem muita gente boa ...não generalize...vai ter sempre alguém que te ajude...eu fiz grandes amigos ...Manda o teu e-mail ou MSN pelo meu perfil que te passo algumas apostilas, eu tenho muitas...
OBS: É comum perder a agilidade quando fica parada...mas é como andar de bicicleta, a gente cai no começo mas logo se equilibra de novo...

RafaelValeira
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala
Você fez o correto, não se preocupe! Procurou pela busca, achou o tópico. Só não precisava responder, porque acho que o Tardelli nem anda mais "entre nós" do cifra club!
Pôxa, eu até tenho alguns livros em casa, mas tenho que criar vergonha na cara e scannear eles!
Hanon, Czerny, Pozzoli e alguns livros com peças interessantes (rock e mpb)

ZXC
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala
No busca está em Exercicios de teclado para maior agilidade - postado em 21/agosto /2007 por leandro rodrigues...
Ele que pasou esses sites e tem tanto exercicios de agilidade ,quanto apostilas de harmonia...
www.mediafire.com/?4z1tlakjvlt - método Hannon
www.mediafire.com/?2v1hhiwy1z - para método Schimith
www.mediafire.com/?fmm1nnmbdw - para independencia das mãos
www.mediafire.com/?akyezndnyx - apostila

A. Cordeiro
Veterano
# mai/07
· votar


Jiuvaskala

Olha, não se aborreça não, não disse pra ser chato, só disse pra aviso pra vc não ter que perguntar a alguém do tópico e não ser respondida pelo tempo ok?!! Eu mesmo ressussitei um tópico de três anos atrás na primeira postagem, vê só!!

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
Baixe o programa Encore pelo micro...faça busca em Encore mesmo tu vai achar fácil....

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


A. Cordeiro

Olá, sinto que devo muitas desculpas neste fórum, e a primeira pessoa que não podia deixar passar é vc.
Como li muito rápido a sua resposta, eu entendi outra coisa... e como o meu dia ontem não foi lá essas coisas, acho que o sangue subiu ehhehe, o Izzy Dragon que o diga. (meu namorado aqui do fórum). =)
Aliás, depois que eu cheguei em casa a noite e li o que vc postou, eu fiquei muito sem graça. Percebi que a minha primeira impressão sobre o Fórum de Teclado estava errada; todos me acolheram super bem, apesar de minha grosseria. (é que eu não costumo fazer isso).
E bom, tenho que reconhecer tb, que pela minha pressa, acabei não fazendo uma busca bem feita.

CheshireCat
Nossa! Eu nem sabia que vc tb tocava teclado. Muito obrigada pelas dicas que vc me deu; e pelo apoio.


não entendi se você tocou teclado e parou(ficou uns tempos sem tocar nada) ou se você tocou e agora tá tentando o piano...
Bom, eu fiz aulas de teclado qdo pequena, depois parei, comecei a treinar sozinha partituras de piano nele e por fim; saí de casa e parei de tocar. Mas estou sentindo muita falta dele (acho que todos aqui me entendem, não dá pra ficar muito tempo sem música). Mas pretendo recomeçar e fazendo direito dessa vez.

mas tem uma música do suzuki 2, the happy farmer, que eu aprendi há pouco tempo e é o contrário: a esquerda toca a melodia e a direita faz os acordes...
Eu adoraria que vc me passasse! =)

ZXC

Assim como eu deveria pedir desculpas ao A. Cordeiro, não podia deixar de te agradecer por desde o começo vc ter ajudado uma novata aqui no fórum como eu, para não levar a sério e ver o qto eu acabei exagerando tb. hehehe
Por enquanto, eu só baixei o Estudo Hanon e pretendo treina-lo o qto antes. Acho que é melhor eu ir por partes. Aliás, teoria musical e algo que eu ando sentindo muita falta. Vou começar a estudar juntamente com a prática.
Valeu pela força e pelos exercícios.


RafaelValeira

Você fez o correto, não se preocupe! Procurou pela busca, achou o tópico. Só não precisava responder, porque acho que o Tardelli nem anda mais "entre nós" do cifra club!
Poiseh Rafael, esse foi justamente o meu erro qdo li o que o A. Cordeiro falou. Eu não tinha entendido que o toque era pra não responder membros "fantasmas" ou tópicos muito antigos pra alguém. (leia-se Leitura dinâmica hheheh)
Muito obrigada pela força tb. É bom saber que tem sempre alguém disposto a nos ajudar.

ZXC
Baixe o programa Encore pelo micro...faça busca em Encore mesmo tu vai achar fácil....

É verdade...Eu tinha o encore nas antigas....Mas como saí da casa dos meus pais, vou ter que por maos a obra e começar tudo de novo. Começando pelo teclado =)

Acho que era isso aí....Vamos ver como eu vou me sair agora com a ajuda de vcs!

storrecilha
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Aproveitando o ensejo, vi que vc postou um link sobre um estudo de independencia das mãos, mas o link esta quebrado. Vc teria esse estudo? Poderia me passar? storrecilha @ hotmail . com

UROSAS
Veterano
# jun/07
· votar


Tocar "Mario" é um bom exercício :P



Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


UROSAS
ahuahuahuaa
realmente, eu já achei uns midis do super marios bros 3 (que é o meu favorito). Se alguém tiver a fim...=)

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


storrecilha
Não tá quebrado não...eu baixei novas cópias ontem....deve ter algo errado...mas mesmo assim te passo...Jiuvaskala conseguiu baixar...

Jiuvaskala
Entendi que tu não estava bem , as vezes interpretamos errado o que lemos....esse é o mal da internet. Aqui tem gente muito boa, que pode te dar grande ajuda...eu fiz amigos aqui e tive muitaaa ajuda mesmo depois que soube ler com outros olhos o que se posta... Acho que tu deveria baixar todas as apostilas e salvar, pois as vezes os links param de funcionar....Mas tu fez a busca pouco apurada...quando precisar de ajuda poste que vai ter sempre alguém para te dar uma mão....
Busca também em partituras que tem muitas....Valeu!!!

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


storrecilha
Você recebeu as apostilas???? Não disse nada....Obrigado se usa!!!!

JamesHB
Veterano
# jun/07 · Editado por: JamesHB
· votar


Oi pessoal.

Eu estudo piano, sou iniciante, quase não tenho tempo pra estudar, mas já tenho um contato meio prolongado com métodos diversos.

Queria dizer que no emule é possível encontrar um grande número de métodos pra estudo do piano. Tenho alguns livros que uso no estudo cotidiano do conservatório, mas eu mesmo já baixei vários de Czerny, Bertini, etc...

O pessoal que migra do teclado para o piano geralmente relata essa dificuldade da mão esquerda, e geralmente recorrem, inicialmente, ao Hanon. O Hanon é ótimo, tanto para iniciantes quanto para avançados, mas muita gente pega um Hanon e pára por aí, pensando que se pode extrair o máximo do estudo do piano exclusivamente desse método. É um método que tem sua utilidade, mas é limitado.

Gostaria de deixar essa dica para o pessoal (sem a pretensão de estar fazendo uma descoberta ou de ser o primeiro que está fazendo isso aqui nó fórum): procurem no Emule, existem muitos métodos bons à disposição e que vão além do Hanon, trazem um ganho muito grande com o estudo aplicado, que seria, principalmente, o Czerny (se não me engano a compilação nacional vai do volume I a VI, e acho que no Emule só dá pra encontrar edições estrangeiras).

Tem também o Pischna, que trabalha, alternadamente, mão esquerda e direita... Eu não conheço exatamente o Pischna, mas sim 'O Pequeno Pischna'. Ele começa fácil, com progressões em todas as tonalidades, trabalhando a melodia na direita e na esquerda, alternadamente. Esse eu já vi no Emule.

Outro método muito bom, mas que difere um pouco dos outros dois que mencionei acima, é o Bertini. Ele não tem aquela sistematização que o Czerny e o Pischna tem, mas trabalha vários fundamentos em seus diferentes exercícios, e tem números muito bonitos. Muito melodioso esse compositor, eu recomendo nem que for só pra conhecer.

Não vou me alongar mais, pois corro o risco de estar 'chovendo no molhado', ou de estar 'rezando a missa pro vigário'. Mas qualquer interesse ou dúvida que tenham quanto a métodos, gostaria de ajudar, dentro das minhas possibilidades.

Obrigado.

storrecilha
Veterano
# jun/07 · Editado por: storrecilha
· votar


ZXC

Recebi sim, muito obrigado, respondi seu mail, se algo te interessar do que te passei me retorne lá que eu envio...

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


JamesHB

Queria dizer que no emule é possível encontrar um grande número de métodos pra estudo do piano. Tenho alguns livros que uso no estudo cotidiano do conservatório, mas eu mesmo já baixei vários de Czerny, Bertini, etc...


Eu tenho estudado o método Hanon que o ZXC passou e já estou treinando inclusive. Mas, todo material que puder acrescentar no meu estudo é sempre bem vindo.
Gostaria de saber mais sobre esses livros de Czerny, Bertini que vc falou e como vc poderia passar pra mim e pro pessoal que estiver interessado aqui no fórum tb. =)

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
Nas apostilas que te passei também tem métodos Brahms e Czerny ....acho que tu não abriu tudo...

Le Music
Veterano
# jun/07
· votar


Olá pessoal,

esta é a primeira vez q estou postando.. mas ha algum tempo q venho "bisbilhotando" este forum.. achei muito legal! Vcs acolhem mto bem a todos (até uns q não sabem nada ainda como eu), mas espero q vcs me ajudem!

Tem 3 meses q comecei a tocar teclado, nunca tinha nem "encostado" em um! tendo apenas 1 aula por semana de 1 hr. Trabalho... e não tenho muito tempo! será q eu tenho chance??

Bom...eu preciso aprender rápido e bem! a minha mão esquerda é um problema, ela é "boba"!!

Alguem poderia me dar algumas dicas???

Agradeço desde já...

Bjos

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Por enquanto, eu só baixei o Estudo Hanon e pretendo treina-lo o qto antes. Acho que é melhor eu ir por partes
Sim, por enquanto eu ainda não baixei tudo. Mas comecei a treinar o Hanon sábado e domingo depois de pelo menos uns 2 anos ou mais sem tocar uma música e já estou sentindo diferença. Aliás, estou muito empolgada por voltar a tocar. Só não me dedico mais por falta de tempo por enquanto.
Mas, o que o storrecilha falou sobre os links estava certo sim, pelo menos no dia em que eu baixei o estudo Hanon, as páginas dos outros estudos não abriram. =/

Le Music

Bom...eu preciso aprender rápido e bem! a minha mão esquerda é um problema, ela é "boba"!!

hauahuaha, te garanto que não é a sua mão esquerda que é boba, ela só não foi treinada ainda. Eu sei porque tb estou penando com os exercícios do Hanon. Mas com um dia de treino, eu já consegui evoluir bastante, se servir de consolo!
=)

JamesHB
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala

Gostaria de saber mais sobre esses livros de Czerny, Bertini que vc falou e como vc poderia passar pra mim e pro pessoal que estiver interessado aqui no fórum tb. =)


Até o feriado eu providencio algum material, blz? Nos dias que eu tenho que trabalhar, sou totalmente absorvido hehe

Obrigado e bom estudo!

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
Tu quer que te passe? Mande seu e-mail para mim...que te mando...
OBS: Estude mas também , toque partituras para não ficar enfadonho...JamesHB
A mão de todo mundo é boba, a minha era uma verdadeira imbecil...tive que educar ela e muito...hoje acho que ela está melhor que direita...Meu irmão é ambidestro, é um espetáculo...tem agilidade com as duas , eu morro de inveja...
Acho que o grande problema é pensar dos 2 lados...quando tocamos só com a esquerda tudo vai lindo, daí quando colocamos a esquerda junto, é que o problema começa...

Jiuvaskala
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Sim sim sim!! Eu quero! Só tem um problema: sou muito novata aqui nesse fórum, não sei como vcs fazem para passar email aqui. Se puder me ajudar...hehehe
Quanto a pegar partituras; acho que esse é o maior desafio. Mesmo uma simples partitura pode virar um grande desastre ao ter que juntar as duas mãos.
Talvez eu tenha pego pesado ao tentar tocar Tico Tico no Fubá no teclado com as duas mãos. Por enquanto, tá difícil. =/
Mas eu chego lá.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala
Entra no meu perfil...apertando o nome membro que vem embaixo do nome..daí abre o perfil ...tecle mandar mensagem...e daí vem...
Vou te passar também site de apostilas fáceis, por enquanto tem que ser baladas..

Le Music
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala

Obrigada... é sinal q tenho uma chance de "educar" ... e q essa dificuldade não é só minha...
bom.. eu não tenho nenhum material desse tipo pra estudar... se vc puder enviar pra mim, pode ter certeza q está me ajudando muito!
Quero aproveitar o feriado pra estudar um pouquinho....

Obrigada... meu e-mail é simplyleicy@gmail.com

Bjos

A. Cordeiro
Veterano
# jun/07
· votar


Jiuvaskala

:)

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Le Music
A mão de todo mundo é boba, a minha era uma verdadeira imbecil...tive que educar ela e muito...hoje acho que ela está melhor que direita...Meu irmão é ambidestro, é um espetáculo...tem agilidade com as duas , eu morro de inveja...
Acho que o grande problema é pensar dos 2 lados...quando tocamos só com a esquerda tudo vai lindo, daí quando colocamos a esquerda junto, é que o problema começa...
Vou passar as apostilas......
OBS: Desculpe JamesHB era para o Le Music

JamesHB
Veterano
# jun/07 · Editado por: JamesHB
· votar


Jiuvaskala

Não sei se alguém já te enviou, mas, caso queira (e claro que o convite é feito a todos os outros), os Czerny vc pode baixar aqui.

São algumas compilações dos exercícios criados por esse compositor. Vc vai reparar que alguns exercícios se repetem entre os métodos.

Conforme for possível, vou tentar disponibilizar mais coisas.

Obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Exercicios para agilidade