Opinem sobre este setup: Privia PX-300 + Korg X5D

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05


    Estou pensando em trocar meu tão amado Roland EM-50 pelo fantástico e compacto Korg X5D. Opiniões?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    eu trocaria já que você não vai usar mais ritmos, vantagem:
    1- melhor timbre, mesmo o x5d sendo antigo é melhor que os do em-50
    2- dá pra fazer combinações de até 8 timbres e mexer com os efeitos e sair do mizerento dual e dos reverbs e delays basicos dos teclados arranjadores
    3- se um dia precisar de um ritmo, tem alguma coisa no px-300
    4- piano bom você já tem no privia, não sentira falta do piano do EM-50, devido ao piano do korg ser meio "diferente"
    5- com o x5d não corre o risco de tecla falhando como no juno-d que tambem seria uma boa opção, mas...

    _KOG
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mano_a_mano

    concordo com o fernando.

    tenho o x5d e a única coisa que me encomoda nele é o piano "diferente". :-)

    coisa que no seu caso se resolve com o privia...
    não conheço o EM-50, mas como voce mesmo disse, o x5d é fantástico!
    e ainda mais com o privia... a dupla que eu gostaria!

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Só esteja ciente que com este set up vc vai estar bem carente de controle em tempo real. A principal vantagem é o custo x benefício x portabilidade: vc vai ter um set up bom barato e que juntando os dois teclados não chega a 20 kg. Mas aidna falta vc dizer qual é a ideia por trás disso. Tocr em banda, estudio, sozinho, quais os timbres mais usados, vai mexer a fundo com sitese ou nao, essas coisas.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    É uma boa sim, pelo custo benefício. Mas quando puder pegar um equip melhor, não pense duas vezes =)

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Eu não preciso de controles em tempo real, pelo menos por agora. O que eu preciso é de (muito) bons timbres e alta polifonia, pois toco tanto em banda quanto sozinho, e faço trabalhos em estúdio - o Korg X5D tem 64 vozes, já o Roland EM-50 tem apenas 24, e isso faz muita diferença.

    Ken Himura
    Se eu pudesse já estaria com um Korg Triton e um Kawai MP-9000, mas infelizmente ainda não tenho cargo público, hehehhee :-P

    Estou vendo a possibilidade de adicionar um terceiro item nesse setup: um órgão. Não estou falando de órgão Hammond, e sim de órgão Gambitt, Tokai (ex-Minami), etc. Qual a melhor opção dessa categoria?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Estou vendo a possibilidade de adicionar um terceiro item nesse setup: um órgão

    o orgão que você comenta aqui é daqueles de movel com pedaleira, referente aquela sua ideia da faculdade de música so bre orgão?

    o problema que você terá e que os orgãos nacionais tem 2 teclados de 44 teclas (de fá a dó) e uma pedaleira de uma oitava
    pra estudo de peça erudita pra orgão o padrão e você ter o teclado com 61 teclas e pedaleira completa com 2 oitavas ou 2 e 1/2 porque você usa os dois pes para tocar

    se a ideia é esta do curso de orgão talvez o mais pratico pelo equipamento que você já tem é arrumar uma pedaleira midi tipo esta:

    http://www.flogao.com.br/fernandotecladista/foto/19/17912670

    e arrumar um suporte pra teclado onde dá pra deixar a pedaleira embaixo sem enroscar nos pés
    ------------------------------
    mas já que perguntou sobre modelos de gambitt e minami, dos antigos tem os:
    md 7000 (ou 7xxx) da minami
    bx 30 ou dx 700 da gambitt,ou gmx /fx5 são os antigos que tem um timbre mais interessante
    doss novos não sei

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Compre um Tokai. Com o seu dinheiro financiando os caras, o meu TX-5 vai chegar mais rápido.

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    fernando tecladista
    Essa pedaleira funciona em qualquer teclado MIDI? Ela tem timbres próprios ou eu escolho no próprio teclado?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mano_a_mano
    esta da roland é só midi

    com o x5d dá pra trabalhar legal com ela da pra fazer um "combi" do que voce quizer prausar no teclado e ainda colocar uma das 8 partes pra receber o canal midi da pedaleira

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu não curto o x5d, acho timbres muito fracos!!!, o juno d possui muito mais sons legais, ou mesmo um alesis,

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Felipe Guilherme Ruffato
    Eu já ouvi falar MUITO MAL do Juno-D, não quanto aos timbres, que são ótimos, mas quanto às teclas, que quebram facilmente, e é caro substituir. Quanto aos Alesis QSx.x, não gostei muito (por favor, isso é opinião pessoal), pois achei pouco amigáveis, e para quem toca ao vivo e sempre tem apresentações, não é legal ter um teclado complicado. Eu pensei no X5D porque é um teclado profissional, leve (pesa menos de 5kg - para quem toca em banda é uma maravilha), simples e compacto, além de ter um custo razoável (seria fácil eu vender meu EM-50 e com o dinheiro pegar um X5D). Mas...
    ... Tem outro Korg que eu andei avaliando, porém é bem mais difícil, bem mais pesado, e bem mais antigo: 01/W-FD. Uma vez um amigo queria vender um 01/W-FD por R$ 2.500,00 - será que cola?

    fernando tecladista
    Legal. Dá para fazer o mesmo com um 01/W-FD?

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mano_a_mano
    Quanto aos Alesis QSx.x, não gostei muito (por favor, isso é opinião pessoal), pois achei pouco amigáveis, e para quem toca ao vivo e sempre tem apresentações, não é legal ter um teclado complicado.

    Vc tem certeza que experimentou um mesmo ou ta falando porque um cunhado da prima do seu vizinho disse?? Tenho um 6.1 há um ano e pouco e nunca tive problemas em shows com eles. Arrisco dizer que não existe teclado mais "descomplicado" pra se trocar timbres ao vivo (pelo menos na sua categoria), tá tudo ali, botões dedicados pra cada categoria de som, mais fácil que muito arranjador. Se vc não curtiu os timbres, tudo bem isso é gosto pessoal. Mas a facilidade de uso ao vivo é indiscutivel, uma baba (não confundir facilidade de uso em palco com facilidade de edição e etc, isso eu nem sou o cara mais indicado pra falar). Experimenta de novo pra ver.

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Tem certeza? É que um dia desses eu fui numa loja testar um QS6.2 e não entendi absolutamente nada... Talvez porque eu estava com pressa ou coisa assim. O máximo que eu consegui ouvir foi o som de piano - muito bom por sinal.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Vc não viu os botões enormes escritos piano, organ, strings e etc?? Uma fileira seleciona a familia (a dos nomes) e outra seleciona entre os 10 existentes de cada familia. Tem um outro que vc muda entre os bancos (são 4) e um outro que seleciona entre Programs (timbres simples) e Mix (timbres de split e etc). Não tem como ser mais fácil, pode achar defeito nas linha QS em qualquer aspecto. Menos na facildiade de performance ao vivo.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mano_a_mano
    Tem certeza?

    Não, não tenho certeza. Eu tomei a pilula do cara do Matrix e descobri que vivo num mundo paralelo.

    ;)

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    AAAAAAAHHH!!!!!! Claro... Fiz confusão com um Korg X3 (dãããããããã!!!!!)... O Alesis QS6.2 é realmente muito fácil de usar, e tem bons timbres. Pode ser outra opção além do Korg X5D ou Yamaha S30.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    mano_a_mano
    a parte operacioanal do 01/w, x5d , x3, n264 é praticamente igual quem mexe em um se vira muito bem no outro
    com o 01/w tambem dá pra fazer o exemplo que te dei, o preço está na media do que vejo no ML
    existem 2 versões de 01/w uma que lê SMF (midi file ) e a outra mais antiga que trabalha só com um formato especifico na tela de abertura aparece "suport SMF" , mas é só leitura de arquivo o teclado não tem o banco GM,
    um 01/w pesa 16kg :)
    quanto a idade dos dois não muda muita coisa os dois são projetos proximos, mas o 01/w saiu de linha e o x5 virou x5d e continuou até hoje

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu tinha um X5d que era emprestado de um amigo meu, realmente elé é super simples de se operar, mas em relação a timbres (minha opinião, e eu testei todos os que estão sendo comentados aí) ele perde em muito para os QS da Alesis, para O yamaha S03 e o juno D.

    A única coisa que gostei do x5d foram os pianos elétricos, e um timbre de orgão.

    mano_a_mano
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu andei pesquisando o Yamaha S30 (não o S03), e achei bem mais interessante. Existem placas de expansão para ele, entre elas, uma que é exatamente o clássico DX7 (PLG150-DX, acho), com os mesmos timbres, a mesma programabilidade, a mesma polifonia (16), etc.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Opinem sobre este setup: Privia PX-300 + Korg X5D