ACORDES NA MÃO DIREITA

    Autor Mensagem
    seramor
    Veterano
    # dez/05


    Boa noite pessoal
    Olá pessoal,alguém poderia me explicar?Eu só toco com Partituras,meu prof.só me ensina tocar na mão direita NOTAS por NOTAS,Eu queria aprender a fazer ACORDES na mão direita,NOTAS POR NOTAS,a melodia fica sem graça,sem alma,sem corpo,eu queria saber como é que eu faço para fazer acordes na mão direita,sem ser NOTAS por NOTAS,vcs entenderam?No aguardo,abraços.
    Sergio

    gustavorino
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: gustavorino
    · votar


    Aqui um tutorial de como fazer um acorde..hehehe

    Escolha uma nota qualquer do teclado..


    deixei o dedo 1 (da mao direita eh claro) pressionando esta nota...

    agora conte + 5 teclas(brancas e pretas) (mas contine com o dedo pressionando a 1) e coloque o dedo 3 nessa tecla..

    agora apartir da quinta tecla.. some mais 3 e coloque o dedo 5 nesta tecla...


    pronto.. você aprendeu a fazer um acorde maior \o/!!!


    o nome do acorde leva a primeira tecla que você pressionou.. Se foi um ré portanto o acorde é Ré Maior! para fazer um acorde menor.. mova o 3 dedo um tecla abaixo.. Espero que tenha te ajudado!


    ehuehe.. foi assim que eu aprendi..

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    seramor

    O gustavorino tá certo,mas o meu método é mais simplificado,faça assim:lendo uma partitura,na ultima nota ex: G vc faz assim:dedo 3 na tecla G depois dedo 5 tecla B faltou o D,esse D passa para o dedo 1 pronto acorde de G,outro ex:última nota D dedo 3 F dedo 5 A dedo 1 pronto acorde de D agora nos acordes menores,aí sim vc deve saber de cabeça,ok.Abraços.

    Mario Umetsu
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    hauauha

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    seramor
    aprenda bem esta parte e solicite para o seu professor passar esta tecnica quando você estiver apto

    Marcos Amaral
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    seramor
    O mais adequado é pedir pro seu professor te ensinar do jeito que vc quer aprender... Eu entendi bem a sua frustração, pois provavelmente o q eu vc tá fazendo na mão direita é a melodia da música (o solo da música, o vocal) e na mãe esquerda o acorde...
    E provavelmente vc quer aprender mais acompanhamento, essas coisas... Aí o ideal é vc saber o uso de acordes abertos na mão esquerda, o uso de diversas inversões na mão direita, e ter uma noção de escalas e harmonia para usar pequenos "clusters" para criar uma melodia interessante... E para preencher alguns espaços...
    Por isso eu aconselho que o seu professor te dê uns toques, que logo, logo, vc aprende isso... é só ganhar prática...

    abraços

    ALL Produções
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gustavorino
    o nome do acorde leva a primeira tecla que você pressionou..

    Nem sempre. Vai depender da escrita e de como eu esteja tocando.
    Por exemplo: se na mão esquerda eu fizer na ordem fá#-lá-ré eu posso não estar fazendo um F#m5+, mas posso estar fazendo um ré natural evitando o baixo, num caso de estar tocando com um baixista.
    Se eu estiver tocando sozinho, esse acorde já vai soar diferente.

    Além disso, depende também a região onde eu monto o acorde.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    O seramor não pediu aulas de teoria,e nem mesmo pediu acordesna mão esquerda,simplesmente ele disse que o seu PROF. nunca lhe ensinou acordes na mão DIREITA,e gostaria de aprender,era só isso que o nosso amigo quis saber,era aprender faser ACORDES na mão direita,e foi o que eu tentei explicar,ok.

    MacCa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Não tem regrinha de dedo, forme a tríade, ou tétrade, ou o caralho à quatro da maneira que lhe for mais confortável e prática (levando em conta o resto da música).

    gustavorino
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ALL Produções
    se ele fizer na ordem que eu disse pra ele fazer.. sempre vai levar o nome da primeira tecla..

    ALL Produções
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    gustavorino
    se ele fizer na ordem que eu disse pra ele fazer.. sempre vai levar o nome da primeira tecla..

    Reitero minha posição. NEM SEMPRE. Vou usar um exemplo semelhante ao seu. Se liga só:

    Acorde de SOL maior
    O acorde em seu estado fundamental seria SOL-SI-RÉ.

    Mas se eu olhar pra mão esquerda de um tecladista durante uma execução num show, por exemplo, eu posso entender essa formação (SOL-SI-RÉ) de várias maneiras. Por exemplo:

    SOL-SI-RÉ, começando do G2:
    Caso 1: Ora, se o baixista estiver tocando um MI, por exemplo, posso entender que se trata de um Em7 e não um sol natural.

    Caso 2: Se o baixista estiver tocando um DÓ, por exemplo, posso entender que se trata de um C7(9) e não um sol natural.

    Caso 3: Se o baixista estiver tocando um LÁ, por exemplo, posso entender que se trata de um acorde G\A e não um sol natural.

    Esses exemplos foram apenas alguns dentro das possibilidades que existem ao usarmos a mão esquerda. Posso montar um acorde no seu estado fundamental sim, mas também posso construir partes de um acorde, ou invertê-lo, ou omitir o baixo como exemplifiquei nos casos acima.

    Como eu disse antes. A análise de um acorde na mão esquerda vai depender de uma série de variáveis.

    gustavorino
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Eu queria aprender a fazer ACORDES na mão direita

    sim cara eu te entendi.. mas ele quer saber como fazer um acorde na mao direita.. se tem baixo ou nao, nao interessa

    ALL Produções
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: ALL Produções
    · votar


    gustavorino
    sim cara eu te entendi.. mas ele quer saber como fazer um acorde na mao direita.. se tem baixo ou nao, nao interessa

    Eu discordo, mas tudo bem. Acho que é importante que o tecladista entenda que ele deve se adequar e entender o ambiente onde ele está inserido, seja tocando sozinho ou em grupo e também saber tirar proveito das ferramentas (no caso as duas mãos) que ele dispõe.

    Mas tá tranquilo. Sem stress.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ALL Produções

    Eu estou com o gustavorino,muitíssimo legal sua explicação,mas...o seramor,como eu já disse,ele não tá interessado em teoria,ele só quer apenas aprender a tocar uma melodia sózinho,sem nenhum MANÉ te acompanhando,ele quer só saber fazer acordes com a mão DIREITA,sabe o que ele quer realmente,vou dar um ex:ele quer fazer igual os que tocam acordeon,ele quer fazer ACORDES com a mão direita igual os que tocam acordeon,vcs já repararam na mão direita deles,eles tocam uma música qualquer(sozinho)e eles não tocam com a mão DIREITA notas por notas,eles tocam sempre com acordes,entenderam agora,era só isso que o seramor queria aprender,ok.

    ALL Produções
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: ALL Produções
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI

    Todo meu comentário não foi em cima do que o rapaz perguntou e sim em cima da explicação do gustavo, que afirmou que o nome dos acordes são dados em função da nota mais grave tocada.
    Se o nosso amigo que abriu o tópico não estiver interessado nos meus comentários, deixe que ele mesmo comente e se manifeste.
    Vocês não são obrigados a acatar qualquer comentário meu e nem achar que são verdades absolutas. Só tentei alertar para o perigo de se nomear um acorde pela nota mais grave, o que nem sempre acontece.

    Mas de qualquer maneira, me desculpe pela minha tentativa de esclarecer algo.

    Lamento

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ALL Produções

    Vc leu lá em cima?eu achei legal a sua explicação,Esquece um pouco a explicação do gustavorino e de a sua explicação no que o seramor quer saber,ele quer saber fazer acordes na mão direita igual SANFONEIRO,tocar sempre com acordes na mão DIREITA,Ok.

    ALL Produções
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI

    Tudo bem amigo. Só que eu entendo que o comentário que eu deixei nesse tópico pode ser útil pra qualquer um, inclusive para o nosso amigo -- que infelizmente nem retornou mais. Vamos deixar pelo menos que ele julgue se o comentário é útil pra ele ou não, independente se ele quer tocar como sanfoneiro ou não.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ALL Produções

    Pena que ele não vai poder dar seus comentários (?)

    ALL Produções
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI

    pois é, que pena...

    tecladistaicm
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Eu entendi o rapaz acima,, por que tenho a mesma dificuldade , ele estar se referindo a soltar a mao direita nos acordes, já ta viciado em melodia nota por nota ,,,, seria posilvel tocar so duas notas do acorde na direta e completo na squerda ? responda por favor ,,, pereirasilvaicm@gmail.com

    tecladistaicm
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    tenho tirado muitas duvidas por aqui ,, eu sou o contrario,, acordes com a esquerda faco sem dificuldes,,mas a direita trava,, mesmo sabendo as notas do acorde

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ACORDES NA MÃO DIREITA