Controladores: Muitas dúvidas básicas

    Autor Mensagem
    Gandrei
    Veterano
    # nov/05


    Caros Colegas
    Sou guitarrista com largas duvidas envolvendo teclas e chips. Em nossa banda encontramos um sério problema com teclados. Somos amadores e tocamos rock progressivo e musica eletrônica. Ocorre que o alto custo de bons sintetizadores inviabiliza uma aquisição. Conversando entre amigos surgiu a idéia dos CONTROLADORES. Leigos no assunto fomos a net – em especial – o fórum TECLADOS aqui do cifra. Usando a ferramenta BUSCA muito achei sobre o tema, mas infelizmente fala-se uma linguagem que a mim, estranho ao assunto, me deixa meio que a ver navios. Peço ajuda aos colegas “das teclas” para essas questões básicas que me parecem grandes mistérios.
    Pelo que pude apreender um controlador (perdoem-me a linguagem) nada mais seria que “as teclas e os botões de controle” de um sintetizador, ficando o banco de timbres e outros recursos ( digamos o “cérebro” do sistema) a cargo de um micro-computador. Seria esse conceito correto? E se sim levanto as seguintes questões:

    1 – Me parece que ao adquirir um controlador vem junto um CD com softwares e sons. É possível adquirir outros sons na net?

    2 – Me parece que não é necessário levar ao palco o tempo todo um notebook pois existe no controlador uma memória. Estou certo em pensar que selecionado uns tantos timbres e efeitos eu poderia armazenar no controlador dispensando o notebook que ficaria somente como uma ferramenta de edição e armazenagem geral de timbres e efeitos? O quanto de memória eu deveria dispor no controlador para, digamos, armazenar 10 timbres??? Se for possível isso fazer, todo controlador obrigatoriamente vem com esse recurso de armazenamento?

    3 – Um controlador trabalha somente com timbres ou é possível manusear ritimos ???

    4 – É possível sintetizar meus próprios timbres nos softwares que acompanham o controlador ou a ele se adequam?

    5 – em alguns aparelhos vem a descrição de disponibilidade de
    “...8 controles rotativos, 9 deslizadores, 10 botões...” . Isso se refere às possibilidades de acessar os timbres e efeitos? Ao manuseio geral dos sons como parece óbvio?

    6 - Encontrei com uma certa “fartura” uma linha de controladores CME. Seu custo parece ser bem baixo. É aconselhável a marca para amadores?

    8 – O que significa a frase “...controla totalmente 16 canais de áudio...”? Perdão antecipado se se fizer óbvia a frase. Por favor tratem-me com um retardado ao responder.

    9 – Pior ainda essa: .....” Um total de 5 presets podem ser programados, dando total controle em até 80 comandos MIDI com um simples toque de botão....”. Na prática onde vai dar isso?

    9 – Em síntese, nossa intenção seria “timbrar” no micro editando sons que atendesse as nossas expectativas de arranjo e palco (em especial sintetizadores) , armazenar no controlador e coloca-lo nos shows (sem o notebook). É factível isso ou estou viajando e vcs vão me mandar comprar mesmo um sintetizador ? rs rs rs

    Peço desculpa pelo longo topic. Mas é que andamos meio curiosos com essa tecnologia um tanto quanto estranha para nos “das cordas e pedaleiras”. Não dispomos em nossa cidade de pessoas ligadas ao assunto ( aquí ainda é moda o maldito arranjador de churrascaria). Nem mesmo de um loja onde pudéssemos “fuçar” um controlador.

    Desde já muitíssimo agradecido pela ajuda
    Gandrei Gan

    gustavorino
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: gustavorino
    · votar


    Quando se usa um controlador, não tem som nenhum (a não ser que o controlador permita a instalação de placa opcional que adicione timbres).. pra ti tirar som do controlador é necessario um computador, ou um modulo( q é um teclado sem teclas..)... somente com um controlador no palco o maior barulho que vai sair é o das teclas batendo...!

    eu aconselho comprar um sintetizador barato, na faixa dos 2 mil se consegue algo razoavel.

    Controlador só é bom pra quem trabalha em estudio ou possui muitos racks, teclados, modulos ou sinths virtuais... para controlar ao mesmo tempo.. se é pra substituir um sintetizador , nao vale a pena...

    mazza
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: mazza
    · votar


    noosssa, muitas ´dúvidas... tem muita gente melhor do que eu nesse fórum pra te dar ajuda, mas vou adiantando pra você umas respostas (pelo menos eu acho que é isso, espere que mais gente do fórum - e mais gabaritada - vai te ajudar, com certeza).
    1 – Me parece que ao adquirir um controlador vem junto um CD com softwares e sons. É possível adquirir outros sons na net?
    sim, é perfeitamente possível, existem muitos sites que possuem amostras de timbres (pricipalmente para módulos), e ainda existe a possibilidade de acrescentar muitos outros sons através de sintetizadores virtuais, samplers e outros, bastam alguns programas tipo Cakewalk, Sonar, Kontakt, Reason e muitos outros.
    2 – Me parece que não é necessário levar ao palco o tempo todo um notebook pois existe no controlador uma memória. Estou certo em pensar que selecionado uns tantos timbres e efeitos eu poderia armazenar no controlador dispensando o notebook que ficaria somente como uma ferramenta de edição e armazenagem geral de timbres e efeitos? O quanto de memória eu deveria dispor no controlador para, digamos, armazenar 10 timbres??? Se for possível isso fazer, todo controlador obrigatoriamente vem com esse recurso de armazenamento?
    não, isso é impossível, nenhum controlador tem a capacidade de armazenar timbres. Existem alguns controladores da Kurzweil (linha SP) que já vem com 32 timbres na memória, mas mesmo esses timbres não são passíveis de edição.
    3 – Um controlador trabalha somente com timbres ou é possível manusear ritimos ???
    você pode trabalhar com um software sequenciador para acionar os ritmos via controlador, mas é preciso fazer toda a edição de ritmos no computador. E mesmo assim ele não vai trabalhar como um teclado arranjador, ou seja, você não consegue fazer acompanhamento automático, só consegue disparar uma sequência já pré gravada.
    4 – É possível sintetizar meus próprios timbres nos softwares que acompanham o controlador ou a ele se adequam?
    com certeza!! veja como exemplo o programa Reason, nele você pode samplear qualqauer som ou criar seus próprios timbres a partir de amostras utilizando os sintetizadores virtuais que o acompanham (tem o Subtractor, muito bom, o Malstrom, e o NN19, um sampler, tudo isso dentro do programa), as possibilidades são infinitas.
    5 – em alguns aparelhos vem a descrição de disponibilidade de
    “...8 controles rotativos, 9 deslizadores, 10 botões...” . Isso se refere às possibilidades de acessar os timbres e efeitos? Ao manuseio geral dos sons como parece óbvio?

    esses botões facilitam a edição do software via controlador, para evitar que você tenha que utilizar o mouse pra trocar um timbre ou fazer uma edição de um som, são recursos que você associa as funções do software ao controlador, são mais encontrados em controladores dedicados ao uso de software como os da linha Edirol ou CME.
    6 - Encontrei com uma certa “fartura” uma linha de controladores CME. Seu custo parece ser bem baixo. É aconselhável a marca para amadores?
    são controladores muito bons, já tive um CME UF7, só não gostava da ação das teclas do mesmo, mas como controlador, não tem o que falar, é excelente, inclusive com ele eu controlava a edição de timbres no JV-1010 em tempo real, coisa que sem ele eu tenho que ligar o módulo no computador e fazer a edição via software, muuuuito mais trabalhosa... e nem sempre disponível.
    8 – O que significa a frase “...controla totalmente 16 canais de áudio...”? Perdão antecipado se se fizer óbvia a frase. Por favor tratem-me com um retardado ao responder.
    acredito que se refira aos 16 canais MID padrão, todo arquivo MID possui eses 16 canais, existem alguns que são padrão (no canal 10 é padrão a bateria, a linha melódica vai gravada no canal 4, e assim por diante), deve ser referente a isso.
    9 – Em síntese, nossa intenção seria “timbrar” no micro editando sons que atendesse as nossas expectativas de arranjo e palco (em especial sintetizadores) , armazenar no controlador e coloca-lo nos shows (sem o notebook). É factível isso ou estou viajando e vcs vão me mandar comprar mesmo um sintetizador ? rs rs rs
    compra mesmo um sintetizador rs rs rs não brincadeira, você vai se surpreender com a capacidade de edição dos programas atuais, mas não vai ter como prescindir de levar o notebook para o palco, não existe a possibilidade de sair qualquer som de um controlador sem a presença de um notebook ou um módulo, ele não armazena os sons.
    Mas pra palco o pessoal não tem sentido muita confiança em notebooks devido aos problemas de instabilidade do sistema operacional, já imaginou no meio de um show ter que dar um "reset" no note e aguardar o boot do programa???
    Bom acho que é por aí, aguarde mais algumas respostas, posso ter falado alguma besteira ou deixado passar algum item mais importante, se você ainda tiver dúvidas, poste elas aqui nesse tópico que certamente aparecerá alguém para te ajudar.
    Boa sorte!!!

    zl3d
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    utilizando meu teclado psr730 como um controlador para programas como b4, fm7 e reason como eu poderia efetuar a selecao de timbres ?
    pelo meu teclado tem como ?

    mazza
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    zl3d
    com um PSr730, nem ´pensar, esse teclado não funciona como controlador, embora ele tenha conexão midi e dê pra tocar o teclado e fazer o som sair de um módulo ou de um synth virtual, os controles dele não são suficientes para você controlar a troca de timbres e/ou edição de parâmetros é isso.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    como eu poderia efetuar a selecao de timbres ?

    qualquer teclado manda um mensagem de prog change quando você digita no seletor numerico do mesmo, se você digitar 010 no PSR o synth virtual seleciona o decimo timbre da lista dele

    o basico dá pra alterar
    mas se você quer alterar os drawbar de um b4 pelo PSR não dá, tem que ter aqueles controladores com slides

    kBoardmann
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    bem.. jah tenho algum tempo q vivo nesse mundo.. qquer coisa.. aparece no meu orkut pra te passar meu mail e o q mais vc precisar..

    PRIMEIRO.. vc nao pode esquecer q pra ligar o controlador NUM NOTEBOOK .. vc vai precisar de uma boa placa de som externa.. caso nao tenha.. vc vai sofrer muito.. pq vai tocar e o som vai sair beeeem dpois.. e outro detalhe bastante complicado.. eh q tendo uma placa ruim.. ela vai "simular" bem mal o som q estará no seu notebook.. se for o melhor sampler de piano q existe.. pode sair uma merda.. entendeu?

    a mais paiazinha (boazinha, pra num dizer ruizinha) eh a Audigy 2 USB .. q tem uma latencia razoavelmente baixa.. mas se eu fosse vc.. como seu objetivo eh apenas o citado acima.. adquiriria uma Mobile Pre da M-Audio.. placa de qualidade Excelente ateh pra gravações como tem uma latencia MÍNIMA.. e SIMULARIA perfeitamente seus sons



    1 – Me parece que ao adquirir um controlador vem junto um CD com softwares e sons. É possível adquirir outros sons na net?

    eh.. especialmente no emule.. existem muitos.. a gente podia ficar o dia inteiro aki falando sobre isso..

    2 – Me parece que não é necessário levar ao palco o tempo todo um notebook pois existe no controlador uma memória. Estou certo em pensar que selecionado uns tantos timbres e efeitos eu poderia armazenar no controlador dispensando o notebook que ficaria somente como uma ferramenta de edição e armazenagem geral de timbres e efeitos? O quanto de memória eu deveria dispor no controlador para, digamos, armazenar 10 timbres??? Se for possível isso fazer, todo controlador obrigatoriamente vem com esse recurso de armazenamento?

    cara.. ateh onde eu sei.. desconheço um controlador q armazene.. ateh pq o nome jah diz.. CONTROLADOR.. apenas controla.. existem uns q sao especiais.. q controlam muito bem a maior parte das funções dos módulos reais e virtuais.. como por exemplo.. o A-37 da Roland e o Kurzweil SP-76 (este último eh um controlador nato.. alem de vir com 32 timbres de ALTA qualidade..) estao com preço bem próximos

    3 – Um controlador trabalha somente com timbres ou é possível manusear ritimos ???

    vai depender do módulo q vc vai tah usando.. esse módulo pode ter um sampler "embutido" .. ou pode ser um soft q tenha tais recursos.. aí varia de programa pra programa

    4 – É possível sintetizar meus próprios timbres nos softwares que acompanham o controlador ou a ele se adequam?

    as 2 coisas acontecem.. tem os timbres feitos e na grande maioria esmagadora dos softs vc pode sintetizar.. em módulos de sintetizadores SEMPRE pode-se sintetizar todos os sons.. afinal.. eh um SINTETIZADOR

    5 – em alguns aparelhos vem a descrição de disponibilidade de
    “...8 controles rotativos, 9 deslizadores, 10 botões...” . Isso se refere às possibilidades de acessar os timbres e efeitos? Ao manuseio geral dos sons como parece óbvio?

    vamos supor.. q no soft q vc usa.. existe um Botao giratório virtual.. q controla o FILTER .. mas vc soh pode controlá-lo via MOUSE.. existe uma opção em q vc detecta algum controle externo (controlador midi) pra determinado controle interno (no caso o software).. vc seleciona esse botao virtual de FILTER.. q eh giratório.. e habilita a opção de detecção.. ao rodar o botao real do seu controlador.. ele capta a resposta enviada pelo botao real e passa a controlar o botao virtual TBM através do botao do seu controlador.. nao somente pelo mouse.. saca?

    6 - Encontrei com uma certa “fartura” uma linha de controladores CME. Seu custo parece ser bem baixo. É aconselhável a marca para amadores?

    Cara.. a marca q mais aconselho pra vc eh a M-Audio.. tem controladores de 2 ateh 7 oitavas e meia.. e alguns jah vem com placa de som interna de boa qualidade e baixa latencia.. e ótimo preço.. dispensando assim a compra de uma placada externa pra seu notebook.. alguns com bastante botões de controle via midi ou usb (aí nao precisaria da compra de um cabo USB/MIDI pra ligar no notebook)..

    Modelos q sugiro: Radium 61: 5 oitavas, sem placa de som interna, com boa quantidade de botões pra controle externo.. Oxigen ou Ozone: 2 oitavas, um destes vem com placa e o outro nao.. nao me lembro agora.. Ozonic: 3 oitavas, com bastaaante botões de controle externo e se nao me engano.. vem com placa interna (esses de pouca oitava.. eh pra servir apenas como auxílio .. ótimo pra músicas eletronicas.. péssimos pra tocar uma balada/pop ou beethoven, por exemplo)

    8 – O que significa a frase “...controla totalmente 16 canais de áudio...”? Perdão antecipado se se fizer óbvia a frase. Por favor tratem-me com um retardado ao responder.

    vixi.. soou meio imcompleta pra mim.. podem ser canais num soft virtual.. aí esse controle seria de canais MIDI.. ou entao essa seria um MIXER controlador.. fiquei em dúvida.. se tivesse o resto da frase..

    9 – Pior ainda essa: .....” Um total de 5 presets podem ser programados, dando total controle em até 80 comandos MIDI com um simples toque de botão....”. Na prática onde vai dar isso?

    cara.. mais uma frase imcompleta.. pq eh o seguinte.. esses 5 presets.. vamos supor q sejam o LOCAL onde poderia ser armazenados 5 timbres virtualmente falando (pq na verdade eles nunca iriam nem seria possível eles estarem lah).. esse total de 80 comandos MIDI pode ser tanta coisa.. cada preset desse deve estar inserido em algum "programa".. ou vice-versa.. nesse caso o "programa" seria uma especie de BANCO (bank).. q teria 5 presets cada.. ou seja.. se vc pode controlar 16 canais, ou seja, programas com 5 presets cada.. e pode aglutiná-los, "juntá-los num lugar soh"..

    de um modo grosseiro.. vc "aperta em 16 canais com 5 presets cada" multiplique q vai dar 80 comandos ao mesmo tempo..

    9 – Em síntese, nossa intenção seria “timbrar” no micro editando sons que atendesse as nossas expectativas de arranjo e palco (em especial sintetizadores) , armazenar no controlador e coloca-lo nos shows (sem o notebook). É factível isso ou estou viajando e vcs vão me mandar comprar mesmo um sintetizador ?


    opa! compro sim.. manda o dinheiro e a minha comissão eh de 15% .. hehe.. cara.. se alguem for ficar soh apertando nas teclas pra lançar um rítmo . eh muuuito mais negócio comprar um OZONIC da vida.. q eh soh ligar direto no NOTEBOOK.. e nao tem jeito.. vc tem de sempre levar o notebook.. e lah salva tudo do jeito q quer.. e no show eh soh ligar o OZONIC via USB e pronto.. MORREU!!!!

    abraços

    kBoardmann
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    iorgute:

    orkut.com/Home.aspx?xid=8114321933310949847

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    pra aproveitar o tópico
    eu não acompanho muito esses controladores de hoje, e não ligo muito pra música no PC

    controlador teve uma epoca em que era sonho ter um KX88, A80...(esses são de quando comecei) depois saiu o A30 e ficou um bom tempo este tipo de teclado meio que deixado de lado

    agora voltou a moda
    e parece que são todos parecidos, com 8 faders, 8 knobs....
    destes novos, todos tem vida propria, quero dizer posso levar pra um palco e usar com módulo, ou tem algum ou alguma marca que só dá pra conectar no pc?

    é que vejo anuncios dizendo que tem usb, firewall, e o escanbal, que liga direto no pc sem precisar de alimentação.... mas não falam se tem saida midi

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Daê galera do cifra!!!!!!!!!! BLZ???????

    Bom, tô revivendo esse tópico pq os esclarecimentos acima não foram suficientes para minhas dúvidas...
    O meu caso é um pouco diferente do nosso amigo Gandrei...
    Eu pretendo usar o controlador com um módulo (JV1010)... Minha d´vida é como farei para organizar os banco de timbres e como farei para trocar de timbre enquanto toco... Desculpem, mas minhas dúvidas são tão ou mas primárias que as do "fundador" desse tópico... Desde já agradeço!!!!

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Alguém ajuda aÊ!!!!!!!
    Valeu...

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Dá uma mão aê galera!!!!!!

    gustavorino
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mam

    você poe todos os timbres que você irá usar no banco User do Jv1010.. ai é só selecionar esse banco, ligar o modulo no teclado, e quando tu mudar para o timbre 10 por exemplo, o modulo também vai mudar para o timbre 10 ( claro, se seu teclado enviar program change, se não tu vai ter que mudar o timbre na mão, apertando botoes )

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    gustavorino

    Valeu cara... Vc sabe me dizer se o UF7 têm program change?????
    Valeu de novo!!!!!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Com certeza tem, ele é feito para isso. É tudo questão de configurar certinho o UF7. Aí, quando você quiser mudar um timbre do módulo, você faz isso pelo controlador. É relativamente fácil fazer isso, no manual deve explicar detalhadamente, mas não tem segredo.

    Abraços.

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Brigadú... Com relação a bancos de timbres, quantos timbres poderei usar, eu posso usar qualquer timbre do módulo ou, através do computador, vou selecionar quais os timbres que poderei usar e modifiacar em tempo real? E, oq quer dizer configurar certinho o UF7?
    Aquele abraço!!!!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Você poderá usar todos os timbres que quiser do módulo. Para "configurar certinho" você tem que saber mexer no UF7. Eu não tenho esse controlador, mas uso um SP76, e mesmo ele não sendo um controlador tão conpleto como o UF, dá para utilizar todos os sons do módulo. Em relação a modificação em tempo real, se seu módulo permitir, você poderá fazer a alteração que quiser em tempo real pelo controlador, não precisa do PC. A parte chata é programar os controles MIDI, ou seja, você tem que fazer o controlador e o módulo "conversarem". Isso significa: você seleciona no controlador um program, por exemplo o 1. Aí, você designa que esse programa vai controlar o timbre 3 do módulo, por exemplo. Você terá que especificar qual programa do módulo quer usar, e quais os controles em tempo real também quer usar. Por exemplo, no meu módulo (que eu tinha, não tenho mais) o controle MIDI para volume é o número 7 (eu acho que esses números MIDI, ou comandos MIDI, são praticamente universais, mas não tenho certeza). Então eu programo no SP para que o Slider do volume controle o comando MIDI número 7. Quando eu utilizar esse Slide (controle deslizante) no controlador, ele enviará para o módulo a informação que é para o controle número sete ser alterado, que é o volume.
    Outro exemplo: Supondo que você queira alterar o reverb de algum timbre. Você vê no módulo qual o número do comando MIDI que corresponde a quantidade de reverb. Supondo que, no módulo, seja o número 91 (no meu esse número é do reverb depth, ou profundidade do reverb) você escolhe, no controlador, qual Knob (aqueles botões que você gira) ou Slider que quer que controle esse efeito. Por exemplo, o Slide 1. Você vai no controlador, escolhe o Slider 1 e programa ele para responder ao número 91 do comando MIDI. Aí, quando você mexer nesse slide, vai alterar o reverb em tempo real.
    Não sei se expliquei bem, porque realmente é um pouco complicado, mas quando você pega o jeito, fica facil...
    Ah, para saber os números dos controles midi, você deve ter o manual do módulo, que com certeza deve ter a especificação de qual número e o que ele altera.

    Abraços.

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Explicou muuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem... Como vc pôpde notar eu ainda não uso controladores mas pretendo adquirir um muito em breve, por isso peço essa ajuda, para me sentir mais seguro ao adquirir... O módulo que pretendo usar é o JV1010... Pelo q percebi se quiser mudar do piano para o órgão, por exemplo, farei isso no módulo certo????? Podes me dizer oq é "patch" e "preset"? Vi essas duas palavras escritas no módulo...
    Valeu msm hein!!!! Aquele abraço!!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Pelo q percebi se quiser mudar do piano para o órgão, por exemplo, farei isso no módulo certo?????

    Não, você trocará os programas pelo próprio controlador, essa que é a vantagem, não precisa ficar mexendo no módulo.

    Abraços.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Não, você trocará os programas pelo próprio controlador, essa que é a vantagem, não precisa ficar mexendo no módulo.

    Não entendo muito bem dessa parte, mas o UF-7 não tem o banco numério pra você mudar os bancos de presets do módulo. A única função dele nessa parte são dois botões: dec in e dec out, que vque só permitem o acesso aleatório dos timbres.

    Sendo assim, acho que só existem duas soluções: Ou ele organiza os timbres que utilizará no banco USER, ou vai ter que ficar mudando pelos knobs do Jv-1010 mesmo. É isso?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Aí eu já não sei, porque eu estava dando apenas um panorama geralzão mesmo, eu nâo conheço essa linha de controladores, tentei apenas dar uma idéia básica de como funciona esses comandos midi. Agora, se essa linha UF não tiver como mudar de um programa 1 para um programa 23 por exemplo, que raio de controlador é esse. Você teria que programar o show inteiro no módulo, e vai que tem que pular alguma música, etc...
    Se não tiver essa possibilidade, não recomendo. O meu SP, que é bem limitado como controlador, permite fazer isso!!!!!!

    Abraços.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda

    Pois é, essa é a grande furada desse módulo, não ter o banco numério pra pular do bando 1 pro 8 por exemplo. O acesso dos timbres é sequencial mesmo, tem que passar por todos, a não ser que vc os oprganize em um banco só. Fora isso, é um grande controlador.

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Scoth_Pr

    Td bem com vc's???? Valeu pela ajuda... Então eu tava certo, quando disse que se quiser mudar do piano para o órgão terei que fazer isso pelo módulo???? Lembrem-se de me dizer oq é "patch" e "preset"? Valeu!!!!

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Têm alguém aí??????? Alô!!! Alô!!!!!!

    mam
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: mam
    · votar


    FalaÊ!!!!!! ????????????????????????????????
    Não se esqueçam de mim hein!!!!!! Dá uma mão aê!!!!!

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    ??????????????????????????????????????????????????????

    mam
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Então eu tava certo, quando disse que se quiser mudar do piano para o órgão terei que fazer isso pelo módulo???? Lembrem-se de me dizer oq é "patch" e "preset"? Valeu!!!!
    Só pra lembrar... HEHEHEHEHE!!!!!! Desculpem o incômodo!!!!!

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    mam

    Então eu tava certo, quando disse que se quiser mudar do piano para o órgão terei que fazer isso pelo módulo???? Lembrem-se de me dizer oq é "patch" e "preset"? Valeu!!!!

    Isso já foi explicado. Você poderá fazer isso pelo móduo, ou organizando esses timbres em sequência no banco USER.

    "Patch" é uma combinação de até 4 tones para se formar um timbre. "Preset" são os patches que já vêm programados de fábrica, isto é, aqueles que você não mexeu.

    Obs: Algumas respostas você encontra na busca, como eu encontrei agora em 2 minutos pesquisando "Patch", blz?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controladores: Muitas dúvidas básicas