Perguntas sobre o organ hammond, esse muito presente mas que passa desbercebido. O que vc acha dele?

    Autor Mensagem
    Theo22
    Veterano
    # nov/05


    O que quero dizer é o seguinte, geralmente ele sempre ta de fundo, baixinho, e ele é um instrumento que é pouco percebido mas muito presente, ninguém fala mal, mas também ninguém fala dele.

    A exemplo, quando vc toca um string, o povo já nota logo, tem mais presença. Quem só ouve música, gerealmente não percebe o organ, percebem mais claramente o piano e strings ou algum pad strings.

    Quero dizer que o hammond realmente é pouco percebido, ele ta sempre ali na dele, neutro e sempre baixinho.

    Como eu faço pra mudar essa realidade, ou como podemos mudar essa realidade? Quem são as pessoas que curtem o som de hammond?

    Meu atual estilo é Pop & Rock e MPB, toco com um guitar. Teclado arranjador, mas o lance é sério e eu sei tocar, tenho que me preocupar além de tocar, dar notas para o baixo e controlar a bateria.

    Sorte de quem toca com banda, garanto que é mais calmo, vc vai so tocar e é mais da hora.

    Eu não gosto da grande maioria dos tecladistas que tocam com ritimo, pq tocam mal, tudo que faço no teclado, me baseio nos ferras que tocam em banda.

    Essa frase eu vou levar comigo, até que aumente o nível de quem toca com ritimo, geralmente muito fraco, por isso o povo fala que não sabe tocar.

    Mas eu sei

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    hammond é muito bom, mas as vezes tem esse problema
    em uma praia mais pop vejo pelas musicas do jota quest, que a maioria tem hammond de fundo dando aquela encorpada, mas as vezes escuto comentarios de quem é meio ameba musical falando o tecladista do jota quest quase não toca, né?
    em reggae tem muito hammond fazendo uma base ritmica bem cheia, mas parece que tem gente que não escuta

    talvez seria dar um enfoque em músicas que tenham hammond de solo

    como no meu caso eu toco em lugares que vira musica instrumental (shopping, praça de alimentação.. ) ultimamente tenho trocado o uso de certas partes de strings por orgão, e nessa hora olharam pra mim com ar de interregoção de cade o strings? consegui ser notado

    -------

    quanto ao outro comentario sobre teclado com ritmo, me lembrei de um grupo em que eu fazia uns free, mas chegou uma hora que não dava mais por causa de agenda, o grupo já estava sem bateria e baixo e eu comecei a ajudar com os ritmos do teclado, já que eles tocavam mais em festinhas, estavam procurando outro tecladista, e eu fui no ensaio pra ver que tinha ido lá
    quando cheguei o cantor ainda da rua me falou, tem um tecladista ai, mas não tem um teclado "tão bão", não tem tanta coisa quanto o seu , cheguei lá e o cara tinha o mesmo alpha-1 que eu tinha na epoca :)

    Renato gomes
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Renato gomes
    · votar


    Theo22
    Que bom q vc falou de Hammond. 99,9% dos tópicos daqui falam sobre tecladinhos da moda e nenhum fala sobre coisas vintage como os hammonds.

    Como o fernando falou, o Hammond no reggae é parte essencial da música. boa parte do swing do negócio é devido às bases de hammond.
    o tecladista do Jota Quest é excelente, na minha opiniao ele faz sempre a coisa certa na hora certa e tem bom gosto nos timbres.
    dá uma escutada na musica "do seu lado". o tecladista acompanha a melodia de voz no inicio da musica com o hammond. muito interessante o efeito..

    No pop o hammond pode até ser de fundo, mas no rock ele aparece mais.. escute bandas como Deep Purple que o hammond é bem na cara. No Deep Purple o Jon Lord usa um hammond bem "cheio" com distorção e é show de bola!
    O Efeito de Rotary Speaker (simulação de caixa Leslie) dá um efeito muito interessante e ajuda MUITO o hammond a se destacar na música.

    Eu toco em uma banda de pop rock e prefiro muito mais fazer bases com hammond do que com strings.. strings dá um ar meio "manjado" pra música na minha opinião.. o Hammond dá uma "cor" a mais, se é q vcs me entendem...
    Nós tocamos algumas músicas de bandas que não tem quase nada de teclado, por exemplo Pearl Jam, U2, The Police... e eu sempre faço bases de hammond nelas.. dá uma preenchida bem legal..

    ALL Produções
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pra quem nunca viu um, ou não sabe nem como se toca, seus controles e etc..., sugiro usar o B4 da Native.

    Theo22
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    fernando tecladista
    Ae vc falou algo interessante, realmente é isso que to falando, ele é pouco notado pelas pessoas "comuns"que só ouvem música.

    Renato gomes
    e eu sempre faço bases de hammond nelas.. dá uma preenchida bem legal..
    Eu também toco músicas que não tem teclado, e faço bases de hammond, o que me leva a cada 10 música, 8 são tocadas com hammond, apenas duas uso um string ou pad.

    Putz, guitar já aparece pacas em uma música, ta na hora das teclas aparecerem mais. Principalmente o hammond.

    ---------------------------------------------------------------------- -------
    O tecladista do nando é muito bom, faz uns lances legais no hammond, assim como no engeheiros do hawaii

    A exemplo Refrão de Bolero, Era um Garoto, O perço ficaram mais audíveis.
    Paralamas do Sucesso - Saber Amar

    Eu curto muito tocar do seu lado, até mesmo o synth que ele usou na introdução é muito legal.

    ALL Produções
    Sim, é um ótimo modulo, é um ótimo hammond virtual, pena que nÃo se pode tirar ele do PC!

    Legal o som dele, e quanto aos outros músicos, qual a visão? Vou postar isso em outro tópico....

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Theo22

    Cara, querer ouvir hammond proeminente em pop radiofonico modernoso e feito pra ser acessivel as massas (arranjinhos pasteurizados e etc) é o mesmo que querer ouvir guitarra em musica eletronica. Algo improvavel. Acontece, mas muito pouco, por uma simples razão: hammond é organico, assim como rhodes e etc, o exato oposto dessas musiquinhas super produzidas e sem alma. tem que procurar nos estilos de som certos. E eu mesmo ja te passei MILHARES de referncias, na boa, se tu tivesse rpestado mais atenção teria uma boa play list de artistas que usam/usaram o hammond bem.

    ALL Produções
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Theo22
    Sim, é um ótimo modulo, é um ótimo hammond virtual, pena que nÃo se pode tirar ele do PC!

    uma pena mesmo...

    Theo22
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    Tenho sim cara, mas também ao mesmo tempo são gerações passadas, nada mais atual...

    Acontece que a linha que toco é atual, Pop + Pop Rock, mas é como vc falou, é algo light, sempre ficam segurando a maquina de som. Eu queria até me divertir tocando Door, Deep Purple, pois é o que ouvi e mais gostei... mas algo atual não tem, salvo o Jordan, mas o Jordan cai na mesma, são 1 ou 2 músicas que ele usa hammond, é um som mais digital. Mas o Jordan é o cara... tecnica é o melhor (Oasys)

    A exemplo vc deve ter ouvido a música:
    Engenheiros do Hawai - Eu Que Não Amo Vc,
    Essa música tem um estilo com hammond bem mais agressivo, gostei dela, com drive, pareceu até o estilo do Deep Purple... Vou fazer o pessoal pegar ela.

    O pior que o teclado que comprei, ele tem bons sons de organ hammond, acontece que é justamente pro Pop, pq pro Rock com Drive, ele é fraco...
    Não conseguir sujar o som dele ainda... Um pouco, mas nÃo ta bom

    ALL Produções
    Não sei como um modulo virtual pode ficar melhor que tops em hammond... E é porque é super leve, tem pouco mais que 10MB... Ele tem um timbre de hammond clear, ae vc mexe nos controles e cria...

    Qualidade que tem ia até agradar ao Jimmy...

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Passei coisas atuais também sim, vc q nao prestou atenção. Pra não dizer que eu sou ruim, procura Soulive e Medeski, Martin e Wood.

    kevinmoore
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Engenheiros do Hawai - Eu Que Não Amo Vc

    realmente... o hammond nela é foda! até uma parte ele faz aquele slide de baixo para cima com a mão... mto foda!

    Hammond é O som

    kevinmoore
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    pra quem nunca ouviu, sugiro Smooth Dancer do Deep Purple...
    Acho q coisa mais louca que já se fez em um Hammond! ( tá... é exagero, mas é mto foda esse solo )

    Theo22
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ae vou ouvir Soulive e Medeski, Martin e Wood,

    Pena que as bandas de moda internacionais sÃo outras, tem cada coisa chatinha, misturadas a coisas legais, claro que tudo é questÃo de gosto, se a grande maioria gosta... não é obrigado eu gostar mas pelo menos respeitar o gosto da maioria.

    Entra no site http://vagalume.uol.com.br/, e veja a nível Internacional o que ta nas paradas em 1 lugar (Simple Plan), não curti assim de cara, só se eu ouvir mais

    Em outra oportunidade falo se eu gostei das bandas que vc passou, quer dizer, pela 3 vez, é que vc passa e eu acabo não vendo... hehe

    Mas dessa vez vou procurar!

    Theo22
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kevinmoore
    Ae, aquela música eu tenho que tocar, to querendo explodir o teclado com hammond, mas claro, é apenas um teclado arranjador que o V.A disse que não presta... pra ele pq pra eu PSR eu nÃO pego mais. So quando eu me aposentar e precisar de um teclado pra brincar! Ele fica puto quando falo isso...hahahahá To zuando galera que tem o 3000...

    Bom, vou uvir essa do Deep Purple, Smooth Dancer.
    Eu ouvi poucas, e as poucas que ouvi foram boas.

    Theo22
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    realmente... o hammond nela é foda! até uma parte ele faz aquele slide de baixo para cima com a mão... mto foda!

    Ae, nem sabia que o nome era slide, eu falada deslize...huahuaha desliza nas teclas....hehe

    Bancana isso, principalmente quando segura o sustain, e solta quando chega no agudo, da um tremor, que o guitarrista falou que tava passando um trem, mas é que eu fiz errado, segurei demais...hauhahua

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Theo22

    acho que na linha do repertorio que você faz pra aparecer hammond vc terá que mudar o arranjo da música, se a ideia é fazer os pops e mpb proximo ao original hammond só fica mesmo de fundo, (brasileiro é muito preso em musiquinhas com levadinhas de violão)

    a rockaiada veia tem muito hammond (deep pourple e cia) , jazz e blues tambem, mas se vc for tocar pra um pessoal mais novo dependendo do lugar o publico chia, tem que ser lugar muito legal pra tocar estas coisas, na minha cidade só tem um barzinho que vira isso, do resto o maximo é jota quest e vira axé no final

    tem uma musica que eu vi uma fez (que não lembro o nome agora) mas já foi gravada pelo U2 (com mais guitarra) e tambem pela cher (mais dance)
    mas vi uma cantora de jazz/blues que foi no altas horas, ela fez uma versão cheira de hammond, mas foi o que te disse, teve que mudar toda a levada, a forma de cantar, tempo da musica....

    Theo22
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Theo22
    · votar


    fernando tecladista
    É... realmente o pessoal aqui no Brasil ta muito acostumado a levadinas de violão... sons mais simples do mundo aqui tem vez e o povo gosta.

    Minha formaçÃo é baterista, baixista, guitarra, violão, todos são instrumentos base que formam muitas bandas do nosso país.

    Teclado é em muitas vezes, um acessório e não tando necessário...

    Por isso, talvez somos tão esquecidos por pessoas normais fora do meio artistico, nossos fãns sÃo poucos... somos menos populares e não tem jeito.

    E quando aparece gente estourando com teclado, é Frank Aguiar, pode até gostar de teclado, mas é suspeito... Lairton dos teclados... Nem sei escrever o nome dos caras ae...

    Hoje até um pianista nÃo é tão bem visto aqui no BRasil, um organista muito menos, somente pessoas com afinidade pra gostar...

    A galera mais jovem gosta é de zuera, gente com roupa loka, pegando uma guitarra show, e balançando pra galera...

    O outro cara mais velho chegou pra mim e disse que o Ray Connif já passou a vez, isso quando eu coloquei o CD dele pra tocar... Como se fosse horrível ouvir tamanha obra...

    Que país fraco! ou Mundo?

    adao chagas
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: adao chagas
    · votar


    Olá pessoal,

    Abaixo um link do grupo italiano Link Quartet. São músicas instrumentais com muito Hammond. O tecladista usa um XB-2 e XB-1 nas maiorias das músicas.

    http://www.live365.com/stations/linkfour
    http://www.linkquartet.com/

    Um abraço

    CorreiaBass
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Escutem o Lafayette e depois me digam o que acham. Tem uma entrevista dele de arrombar no site www.jovemguarda.com.br . Aguardo comentários. Flw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Perguntas sobre o organ hammond, esse muito presente mas que passa desbercebido. O que vc acha dele?