Uso do Notebook em shows com Metro

    Autor Mensagem
    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05


    Galera, ja usei a busca mas nao esclareci minhas duvidas.

    Estou começando um trabalho com uma banda que usa um Fantom X6 e um 01/W da Korg, e eles estão querendo usar um notebook nos seus shows - não como "synth virtual", mas sim disparando partes pré-gravadas, assim como faz a Banda Calypso. EX: Com o Protools, eles tem pré-gravadas as bases de teclado, guitarra, metais e back-vocal. Ainda tem o metronomo, pra galera da banda não se perder. Gostaria que algum entendedor do assunto explicasse como se faz isso (Gravar eu já sei). Como faria as coexões - o metronomo sairia somente nos fones.


    Abraços

    sarpa
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp, você deve ter uma interface de áudio que possua algumas saídas indepententes, como por exemplo a M-Audio Firewire 410 que possui a melhor relação custo/benefício do mercado e é a mais indicada para quem irá trabalhar com soft-synths ou sequencer, por ter 10 saídas. Não é muito indicada para gravação, pois grava somente 4 pistas simultâneas.

    No software onde você fará o gerenciamento dessas trilhas, em cada pista (guitarra, piano, inclusive o metrônomo) você direciona para uma dessas saídas, e cada uma delas vão pro PA, como se fossem instrumentos independentes.

    A única saída que você não enviará para o PA é a de metrônomo, pois somente que deve ouvir o metrônomo são os músicos. Para isso, você deve enviá-la à um aplificador de fones de ouvido, como por exemplo o Behringer Powerplay, onde você distribuirá o sinal do metrônomo para os músicos, através dos fones.

    Feito isso, é só apertar o "play" do software e "correr pro abraço".

    Espero ter sido claro na explicação, mas se eu acabei confundindo mais ainda (hehehe), é só perguntar novamente.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    sarpa

    Valeu pela explicação, eu imaginava que iria precisar de alguma coisa assim. Mas e pra conectar essa interface no notebook, naum eh necessaria uma entrada tipo optical ou algo assim?

    Renato gomes
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp
    é necessária uma conexão firewire no notebook. hoje em dia qualquer um tem (os bons).
    se eu não me engano essa M-Audio que o sarpa falou tem em versão com conexão USB tb.
    Outra coisa que vc pode fazer tb, que seria mais econômico, seria enviar somente um canal para a mesa, com todos os instrumentos gravados no notebook juntos.
    eu acho que não tem muita necessidade de enviar cada instrumento gravado no notebook separadamente. é só fazer uma mixagem de todos eles e mandar tudo junto para a mesa.
    aí vc pode utilizar uma interface de áudio com 2 canais de saída, muito mais barato. uma saída mandaria todos os intrumentos para a mesa e a outra saída mandaria o metrônomo para o powerplay.

    Abraço,
    Renato.

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Renato gomes

    Legal, o notebook deve ter com certeza, ele é de ultima geração. A outra ideia é boa, realmente basta fzr uma boa mixagem e mandar tudo junto.

    Agradeço a vocês amigos sarpa e Renato gomes, é de gente como vocês que esse forum esta precisando.

    Abraços

    kseven
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Vai por mim: hoje a maioria esta usando mesmo MP3 de tais gravaçoes pois É MUITO MAIS SIMPLES, NAO DA TRABALHO NEM PAU NEM MÁ CONEXAO. Faça como a maioria, grave em casa e leve mp3 mesmo. Sem erro.

    sarpa
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp, outra possibilidade, bem mais em conta, segundo a linha que o amigo Renato gomes disse, você pode usar apenas uma saída stereo.

    É só no software você programar:
    - Canal Esquerdo (L): Mix dos Instrumentos
    - Cana Direito (R): Metrônomo

    Aí é só você enviar cada canal para o seu devido lugar. O único problema é que aí você perde a ambiência stereo do mix, o que não é grande problema quando se trabalha com PA.
    Muita gente trabalha sessa forma com MD, MP3Player e iPods hoje em dia.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br
    www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

    Renato gomes
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp
    eu mesmo utilizo um MD player ao vivo dessa forma que o sarpa e o kseven disseram.
    Já utilizei até um Palmtop Tungsten tocando mp3! :) mas a relação sinal/ruído da saída de audio dele é horrível e ficava uma certa chiadeira de fundo... por isso parei de usar. mas funcionava que era uma beleza.
    Tome cuidado com aparelhos do tipo mp3player, ipods, etc... teste bastante antes, pois a relação sinal/ruído costuma ser péssima..

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    uma vez que tive que usar sequencia junto com banda eu tinha tb um o1/w e mandava pro baterista o metronomo pela saida de audio "D" do korg programa no pan o D e regulava os efeitos no menu pra não vazar so o eco pro canal D, o baterista tinha um mixer onde ele controlava o volume do metronomo para o fone

    na verdade não era o click do metronomo mas era uma trilha gravada com um cowbell ou outro instrumento pq o baterista odiava o cowbell com o tempo o batera começou a preferir que mandasse a trilha da percurssão que ele gostava mais do que o clak clak clak
    algumas musicas era só usado o sequencer de introdução, quando tinha algo meio orquestral demais, então não mandava nada pro fone

    e com o tempo eu mandei todos pra PQP porque estava todo mundo ficando folgado, e não tiravam mais as musicas direito pq queriam que eu sequenciasse tudo, e se a musica não estava legal em entrosamento colocavam a culpa em mim dizendo que eu não sequenciei direito

    e me recuso a tocar com banda completa com baixo, bateria, guitarra + de um cantor e alem disso ter que usar sequencer pra folgado e ficar horas em casa preparando as musicas e na hora do cachê dividir tudo igual, se for algo em que o sequencer for super nescessario usaria, mas pra tocar "forró sequenciado" é triste


    já vi varias bandas famosas tipo jota quest usando isso, mas quem controla o notebook é o baterista
    já que no teclado pra cada musica vc tem que dar uma mexida pelo painel, alterar timbre..., pra depois mexer no pc, mas tb dá pra deixar gravado as trocas de programas na trilha do sequencer, pra na hora h entrar o timbre que vc quer, dá até pra mandar tb uma troca pro guitarrista se o cara usa uma pedaleira com entrada midi

    já vi tb quem era o responsavel era o cara da mesa de som ele tinha um md player e solta as coisas de lá, uma saida ia direto pra mesa e pro palco a outra era só um click só pro palco

    tem uma banda aqui da região www.sextosentido.com.br que o cara usa tudo sequenciado, tudo sincronizado, além da musica em si tem trocas de programas do teclado, da pedaleira do guitarrista, mudanças no efeito da voz e toda a parte de luz tb fica tudo gravado no pc, na hora certa do solo uma luz já se acende em cima do cara no momento exato, e a bada já fazia estas coisas no tempo dos 486

    korgman
    Veterano
    # out/05 · Editado por: korgman
    · votar


    Caro Rodrigo,

    Com certeza percebo que voce tem o mesmo tipo de trabalho musical que eu, que consistem em além de tocar as combinações no teclado, também terá que disparar padrões de áudio ao vivo.

    Como especialista Korg, vou mostrar qual teclado da marca pode proporcionar toda esta possibilidade que voce necessita.

    Existe um tópico onde eu e juntamentes vários amigos do forum estamos falando sobre o incrível Korg Oasys, eu coloquei um post, onde mostro e explico como realizar exatamente a função que deseja, só existe um teclado que pode fazer isso, com excessão do Korg Oasys é claro!!

    A vantagem é que voce poderá realizar todo este trabalho em um único teclado, sem ter que levar para o palco periféricos adicionais.

    Percebo também que escapou do pente fino de todos, que a Korg possui um teclado que pode desempenhar este tipo de função com facilidade e qualidade sonora superior a um MD, e qual é este teclado??

    KORG TRITON STÚDIO..claro!!

    O teclado é o Korg Triton Stúdio, ele mesmo, que por sinal é o teclado que eu utilizo com os artistas que me apresento, pelo Brasil.

    Não vou recitar as caracteristicas do Triton Stúdio aqui "de novo", pois com certeza todos aqui já sabem de cor e salteado, informo também que não vim fazer propaganda, vim apenas oferecer mais uma opção tecnológica pratica para nosso colega de forum rodrigo ok??!!!.

    E com certeza todos deve me perguntar, mas que ferramenta é essa que o Triton stúdio possui para disoarar áudio em WAV???

    DIRECT HD

    Esta ferramenta de edição importante, e com certeza desconhecida por muitos usuários, foi implantada na penultima versão operacional do Korg Triton Stúdio, e qualquer usuário deste produto poderá instala-la em seu Korg Triton Stúdio acessando o site http://www.korg.com

    Este sistema permite que o usuário do Korg Triton Stúdio possa importar para seu HD interno, que já vem de fábrica com 4 Gbytes de capacidade, arquivos estéro em WAV, advindos de um PC ou criados no próprio Korg Triton Stúdio.

    COMO FUNCIONA

    Para carregar o áudio para o triton Studio, você poder capturar diretamento do MD externio utilizando a entrada digitalque o triton Stúdio possui, ou então adquirir o acessório CDRW1 que é um CDRW que é instalado no Triton Stúdio, e é facil de instalar pois sua instalação é externa, com isso você só utiliza o CDRW quando necessitar, evitando assim de levá-lo no teclado desnecesáriamente.

    Depois de carregados ou gravados para o HD interno os arquivos wav, lembrando que com 4 Gbytes é possível colocar, “80 musicas de 4 minutos em WAV neste HD”, o usuário:
    1- acessa um song em branco no modo de sequenciamento
    2- acessa no menu principal o parâmetro DIRECT HD, acessando assim a memória do HD
    3- Seleciona um arquivo WAV
    4- Toca no visor por sobre o comando DONE

    E “bingo”, basta disparar o botão play do seqüenciador, que o padrão de áudio selecionado já será reproduzido no Song "vazio".

    Inclusive esta reprodução poderá ser "startada" em qualquer posição do áudio, bastando escolher o measure desejado e apertar o botão Play.

    Melhor que qualquer MD, CD, só que dentro do teclado .. sem notebooks sem tralhas apenas o Korg Triton Stúdio no comando...

    O usuário poderá atribuir ajustes independentes para cada um dos dois canais estéreo deste arquivo wav, tais como Efeitos, volume, e inclusive o routeamento independente destes dois sinais para duas das quatro saidas auxiliares que o korg Triton Stúdio possui.

    A seguir o usuário importa uma combinação desejada e ou editada no modo COMB para este Song, e pronto, o pacote está pronto para tocar.

    A seguir realize esta mesma função para todos os arquivos WAV que possuir no HD, podendo armazenar na memória de sequenciamento no máximo 99 songs com arquivos wav / com gerenciamento Diretc Hd, que é o numero de songs que o Modo seq possui.

    Pode-se também utilizar o CUE list, que é um sistema de lista de reprodução de songs,com seqüência, previamente escolhida pelo usuário.

    Este é um sistema de reprodução muito rápido para eventos onde não se pode sobrar “buracos” durante uma apresentação, e com 99 musicas prontas para reprodução dentro do modo SEQ, o show inteiro já está garantido, e com sobras.. para muitos Bis!!!!!!.

    Não sendo necessário mais a inoportuna operação de se recarregar musicas adicionais, interrompendo assim a apresentação.

    GERENCIAMENTO DO COMB NO SONG DO TRITON STÚDIO

    Logicamente sobraram as saídas L&R e bem como duas saídas auxiliares para o usuário do korg triton Stúdio, distribuir os programs e samplers que disparar com as mãos e que fazem parte do comb importado para o song, cujos som é exatamente o mesmo como soa no modo comb.

    Uma boa dica é adquirir um pequeno mixer com 6 canais, como por exemplo os modelos da Phonic , que são muito baratos, pequenos e práticos, e voce ficará com um set-up ultra pequeno e pratico a saber: Teclado+Stand+Mixer, que com certeza cabe em qualquer carro ou van para viagens, e é pratico e resistente em viagens aéreas.

    ABOLINDO E ASSUMINDO O LUGAR DO MD

    Com isso, para os artistas com quem trabalho, eu aboli o famigerado MD, que era possessão e dominio até pouco tempo de técnicos de som ou bateristas.. AGHH!!!!

    Isto porque disparo diretamente do Korg triton Stúdio e com qualidade superior e sincronizada os 2 padrões (áudio + click do Baterista).

    DICAS E IDÉIAS

    Como também me apresento em dupla com um guitarrista, desenvolvi um método super prático para substitur musicas em padrão MIDI.

    E simplesmente “ripo” (re-gravar um seqüência MIDI para o HD”, transformando a mesma em áudio wav estéreo, e depois a reproduzo no sistema DIRECT HD.

    Com isso “engano o teclado”, deletando as seqüências MIDI originais, e trocando as mesmas pelas suas cópias em WAV, expandindo assim a capacidade de armazenar musicas no seqüenciador em tempo real de 24 (MIDI) para 99 (WAV)!!, além de não ter que me preocupar com polifonia, já que o DIRECT HD não “come notas”.

    Lembro que o HD que vem de fábrica com o Triton Stúdio é de 4 Gbytes, que possibilita armazenar 80 musicas de 4 minutos com 50 Mbytes a média normal de cada uma.

    EXPANSÃO PARAO TRITON STÚDIO?? SIM!!!!!!!!!!

    Reporto que acabei de instalar em meu triton Stúdio um HD com “60 Gybites”, o que me possibilita armazenar aproximadamente 1.200 músicas, se alguém quiser expandir o seu entre em contato com korg@pridemusic.com.br, que eu forneço um lojista que comercializa esta expansão.

    IDÉIAS GERANDO MAIS IDÉIAS

    Outra “boa dica”, é regravar em um estúdio as musicas MIDI que possuir com instrumentos “de verdade”, bateria baixo guitarra vocais, ter ao vivo a sonoridade real nas musicas que for executar em dupla ou em solo, afinal serão arquivos estéreo em wav.

    Espero ter oferecido uma opção interessante para sua necessidade profissional.

    Caso queira testar um Triton Stúdio, entre em contato através do e-mail korg@pridemusic.com.br e eu indicarei um revendedor Korg Mais próximo de você.

    informo também que poderei ministrar consultorias particulares, ensinado a crias estas edições de áudio e samplers, fazendo com que ganhe tempo neste trabalho.

    Um abraço a todos os meus amigos de forum presentes neste tópico.

    Áureo Galli - Suporte SAc Korg
    http://www.geocities.com/aureo59/menat.htm

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fernando tecladista


    na verdade não era o click do metronomo mas era uma trilha gravada com um cowbell ou outro instrumento

    É isso que pretendo fazer, no caso seria uma saida para o cowbel (que serviria de metronomo) e uma para o audio.

    korgman

    Muito interessante essa função do Triton Studio. É muito melhor do que andar com um notebook, que pode dar problema no meio do show. Quem sabe não convenço o empresário a comprar um? Afinal ele comprou um Fantom X...

    Esta função estaria disponível no Triton Extreme???


    Abraços


    Rodrigo

    korgman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olá Novamente Fernando,

    CLICK.., COW BELL...

    O termo que citei , e que eu chamo de click, representa qualquer sinal de sincronismo que for direcionado para o baterista, e op cow bell é o que melhor propicia uma boa audição para estes "pobres coitados" que geralmente de tanto tocar acabam surdos.

    Informo também que para sequencias MIDI é possível direcionar o metronomo do Triton Stúdio para qualquer saída, mas conforme já percebemos você não necessita utilizá-lo.

    Como os arquivos que você vai importar para o HD "já possuem" de um lado a trilha e a outro o Cow bell, o Triton Stúdio irá reproduzi-las exatamente como são.

    EQUALIZAÇÃO E DIRECIONAMENTO PARA SAÍDAS AUX

    Entetanto a grande vantagem é que voce poderá, equalizar cada uma delas proporcinando uma equalização personalizada e com muito mais corpo e peso que a que era reproduzida no MD, e bem como direcionar cada uma para a saída auxiliar que desejar.


    Esta caracterisca é apenas do Triton Stúdio, e é por isso que a Korg distribui os dois modelos, cada modelo possui feições específicas para utilização.

    TRALHA E EXCESSO DE BAGAGEM!!!!!!!!!!

    Se você não deseja levar muita "tralha" para o palco, o único teclado que pode fazer o que deseja é o Korg triton Stúdio, na minha opinião e com experiencia pessoal que tenho com o triton Studio, basta apenas ele para você fazer o serviço completo, e com extremo sucesso.

    Um abraço do amigo

    Áureo Galli - Suporte SAC Korg

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    korgman
    Olá Novamente Fernando,


    o texto foi para mim, ou para o rodrigo mcp

    sobre o que eu comentei do cowbell foi o exemplo que eu usava no 01/w, direcionava uma trilha com o cowbell pra saida D ,

    eu utilizava 3 saidas do 01/w uma era o que eu tocava, outra era a sequencia e na outra o metronomo, mandava a sequencia pra mesa de som e de lá o Pazeiro tinha um controle separado do que saia

    korgman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Desculpe Fernando o texto era para o Rodrigo.

    Ok Entendi o que explicou com referencia ao cow bell do 01W

    valeu brother,

    Áureo

    Renato gomes
    Veterano
    # out/05
    · votar


    korgman
    Áureo, preciso de uma ajuda sua quanto ao Korg Triton.
    Estou pensando em comprar um módulo em breve, e uma das utilidades dele seria disparar trechos de música + click para o baterista.
    Estava seriamente inclinado a comprar o Roland Fantom XR, pois o mesmo aceita até 528Mb de RAM.
    Mas isso que vc descreveu do Direct HD está me fazendo mudar de opinião. Este recurso também está disponível para o Triton Rack? Depois de comprar o Triton RACK, do que eu preciso para ter esse recurso? alguma placa de expansão?
    Como eu faço para disparar estes WAVs direto do HD? Tem como eu estar em um programa ou combination e disparar o WAV simplesmente apertando uma tecla?

    Espero que possa esclarecer minhas dúvidas.

    Abraço,
    Renato.

    korgman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olá Renato,

    Nenhuma das duas máquinas que mencionou em seu post podem fazer o que necessita, mesmo com os 528 Mbytes, do fanton, voc~e teria que carregar os pardróes de áudio para a memória interna RAM, para que ela fosse disparada pelo sequenciadr, o que implicaria em dois problemas

    1- pouca capacidade pois 528 Mbuytes comportariam apenas 10 arquivos estéreo de 3 minutos e meio 50 Mbytes cada.

    obs-Num Hd de 4 Gbytes voc~e fica com a capacidade te ter em tempo real 80 arquivos prontos para disparo imediato, bastando anexá-los a songs,

    2- A memória Ram incide na polifonia, desta forma se utilizar o pedal de sustaim com uma combinação de apenas 3 timbres o áudio será cortado.

    obs-No sistema Direct Hd isto não acontece pois o áudio não come notas.

    3- voce demoraria aproximadamente uns 20 minutos para carregar todos os 528 Mbytes contendos estes padrões para a memória ram interna toda vêz que fosse executar estes padrões,

    obs-No triton Stúdio nao é necessário o carregamento dos arquivos, já que é reproduzido em tempo real pelo HD..


    Informo que apenas o Korg triton stúdio possui esta função, não existe um teclado concorrente para ele.

    Atenciosamente,

    Áureo Galli Suporte SAc korg.

    Renato gomes
    Veterano
    # out/05
    · votar


    exatamente por isso que eu gostei dessa função.. carregar 500Mb de samples na RAM demora um século! e se der um pico de luz ou algo do tipo, vou ter que carregar tudo de novo.

    existe alguma versão rack para o Triton Studio?

    korgman
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olá Renato

    Ainda não temos nenhum comunicado da Korg a respeito de uma versão do Triton Stúdio em Rack.
    Valeu

    Áureo

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Galera,


    o dono da banda que eu toco conversou com o tecladista da Banda Calypso, e ele disse que deixou de lado o notebook, que dava mt pau, e adquiriu um Fostex. Pesquisando na net, vi que isso é um gravador digital. Mas o dono da banda não soube me repassar os detalhes, porque não entende nada de audio e musica. Mas acredito que, na condição de gravador digital, dá pra fazer o que a banda necessita, gravar as partes que serão usadas no show e um canal só com um click (cowbell), que sairá nos fones. Inclusive o Sabá (da Calypso) falou que a banda do Bruno e Marrone usa o Fostex nos shows.


    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp

    só de curiosidade, embora eu não gosto muito deste estilo, mas isso não vem ao caso, cada um na sua praia e teclado é o que interessa

    se uma banda do porte destas tipo calypso, ou outras tantas de forró nesta mesma linha,
    se no palco já tem teclado, sanfona, pelo menos um trio de metais, uns par de cantores backing vocal, percussão, baixo guitarra, violão ....

    pra que usam sequenciador? o que é que tem gravado no sequenciador que irá fazer tanta falta se está todo mundo lá no palco?

    eu já vi casos do tipo sandy e jr ou jota quest, pato fú.... que no CD tem muita tranquera/sujeira de estudio (remontagens, efeitos mil, loops doidos de percussão ) então levam sequencer pra colocar essas coisas impossiveis de fazer ao vivo , mas em ritmos de forró e outros do genero, não escuto gravações com montagens neste estilo

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    fernando tecladista


    Entendo sua duvida. Vc deve ter visto algum DVD dessas bandas, onde aparecem metais, back-vocals, e tudo+. Acontece que em shows as bandas não levam isso, não tem backs, 2 guitarras... e é ai que o Fostex entra. Ele vai disparar os backs, metais (na hora sai dobrado, pois os metais estão ao vivo), bases de guitarra (qnd a guitarra faz um solo, não fica "seco", sem o swing) e por aí vai.


    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp

    ai que se vê a diverença de um power trio, tipo emerson, lake e palmer, onde tenho um DVD dos caras e eles tocam limpo, ai tem faixa que se vê, nesse trecho tá sem baixo, a harmonia do teclado parou por causa do solo, mas isso da mais vida a música, fica como se chama: organica, ......
    como gostava tambem do engenheiros do hawai quando era em três (com o batera cabeludo e guitarrsta que tinha guitarra numerada) ficava um som muito bom, limpo mesmo sendo em três
    mas são estilos diferentes, então paro aqui pra não mudar o assunto do topico que é sequencer com metronomo

    Rodrigo_Mcp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Concordo com tudo o q vc disse. Infelizmente a musica hj está mt comercial, não dá pra deixar uma parte sem harmonia, pq logo um "secador" fala, ou alguem que não entende de musica diz "essa banda não toca legal", então temos que "apelar" para a tecnologia. Quanto ao fostex (ou outro gravador digital que vcs recomendarem), qual o preço médio desse equipamento?


    Abraços

    wernegher
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Rodrigo_Mcp
    não como "synth virtual", mas sim disparando partes pré-gravadas, assim como faz a Banda Calypso. EX: Com o Protools, eles tem pré-gravadas as bases de teclado, guitarra, metais e back-vocal. Ainda tem o metronomo, pra galera da banda não se perder. Gostaria que algum entendedor do assunto explicasse como se faz isso (Gravar eu já sei).

    sarpa
    única saída que você não enviará para o PA é a de metrônomo, pois somente que deve ouvir o metrônomo são os músicos. Para isso, você deve enviá-la à um aplificador de fones de ouvido, como por exemplo o Behringer Powerplay, onde você distribuirá o sinal do metrônomo para os músicos, através dos fones.

    E ainda tinha um baiano imbecil aqui no fórum que teve o despaltério de dizer que isso é coisa de amador, vê se pode?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso do Notebook em shows com Metro