OSESP abre concurso para pianistas!!!!!

    Autor Mensagem
    Gabriela Menezes
    Veterano
    # out/05


    Bom, li essa mensagem no site da Folha!!! Como eu amo piano(apesar de não tocar) achei que deveria colocar essa mensagem aqui e ver se algum dos nossos pianistas se interessa! Quem sabe assim eu não possa ouví-lo tocar o instrumento MAIS LINDO DO MUNDO!!!!

    Aí segue a notícia:

    A Fundação Osesp, responsável pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, anunciou nesta segunda-feira a abertura de inscrições para o primeiro Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos.

    As provas estão previstas para acontecer em agosto do ano que vem, e o vencedor receberá US$ 30 mil (R$ 67 mil).

    O maestro John Neschling, que é o autor da iniciativa, disse que sua intenção é promover no Brasil algo com o mesmo padrão de um outro concurso prestigioso que existiu no Rio de Janeiro há cerca de 50 anos.

    O diretor da administração artística do concurso, pianista Ilan Rechtman, acredita que se inscreverão de 200 a 400 candidatos.

    Esse grupo passará por uma primeira seleção, por meio de currículos e gravações. Apenas de 20 a 24 candidatos participarão da primeira fase do concurso. Ele terá quatro fases, todas elas entre os dias 14 e 19 de agosto. Em cada fase constarão, obrigatoriamente, peças de Heitor Villa-Lobos.

    O júri de 12 membros será presidido pelo pianista Nelson Freire. Dois outros pianistas integrarão o júri: o brasileiro Gilberto Tinetti e a chinesa Zhou Guangren. Os demais convidados para o corpo de jurados são produtores musicais, diretores de grandes gravadoras globalizadas ou responsáveis por orquestras sinfônicas americanas e européias.

    O patrocínio do concurso será do Ministério das Relações Exteriores, da Andrade Gutierrez, do grupo Telemar e da CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias). Os candidatos que vierem da Europa e dos Estados Unidos terão 75% de suas passagens custeadas pelos patrocinadores.

    Neschling diz acreditar que, ao premiar o vencedor com uma quantia semelhante à de outros grandes prêmios internacionais de piano, o Villa-Lobos inevitavelmente atrairá candidatos de alta qualidade e bastante competitividade. Ele não quis arriscar a quantidade de brasileiros que estará na primeira fase da seleção.

    Outro requisito para a demonstração da seriedade do concurso está na dificuldade das peças que os pianistas deverão eleger para cada uma das etapas. Na primeira delas, por exemplo, a escolha será de um estudo de Chopin, mais um "Estudo Transcendental", de Liszt, uma peça de Mozart, uma obra completa de no máximo oito minutos, a partir de um leque de opções de 21 compositores -Bach a Piazzolla-, e, por fim, uma das quatro peças selecionadas do ciclo "A Prole do Bebê", obviamente de Villa-Lobos.

    As informações completas sobre o concurso já estão na internet. Basta acessar www.cipvl.org.




    Beijinhos...Gabi

    kseven
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gabriela Menezes
    Parabens a OSEP, finalmente criaram vergonha na cara como disse:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/102532/

    Falta fazer o mesmo pras demais categorias. Mas já É UM EXCELENTE COMEÇO. Quem sabe um dia tenhamos musicos eruditos a nivel mundial.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/05
    · votar


    PQP...

    Acho que ninguém daqui do fórum tem nível para entrar nesse concurso.

    Pra tocar isso tudo perfeito, são, no mínimo, uns 8 anos de estudo sério...

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ken Himura


    Mas eu achei que a galera aqui fosse super "estudada"...que treinasse pacas...deve ter um pelo menos....rs!!!

    Beijinhos Gabi

    Ken Himura
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gabriela Menezes
    Não é assim. Piano e completamente diferente de teclado...ainda mais nesse nível.

    Concursos desse nível é coisa pra pianista formado já com muita experiência. São músicas que exigem muito.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gabriela
    Menezes

    O pessoal aqui é super estudiosos,treinam as pacas,só que aqui 90% tocam TECLADO,Eu estudo os 2,mas é como o Ken Himura falou,piano é coisa séria,eu estudo piano já faz uns 5 anos,prá mim ficar razoável,falta mais uns 5 anos,prá tocar bem piano,vc tem que estudar todos os dias,fazendo isto diariamente,daqui uns 15 anos vc terá grandes chances de ser um bom pianista,ok,abraços.

    Deji
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gabriela Menezes
    Amor, kd vc?

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Deji

    Endoidô de vez.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a OSESP abre concurso para pianistas!!!!!