Como se formam os acordes?

    Autor Mensagem
    fathertime
    Veterano
    # jul/03


    Me ajudem por favor. Costumo tirar músicas de ouvido, mas só consigo a melodia (maõ direita). Na hora de tirar os acordes a situação aperta.
    Um amigo meu disse que eu só preciso treinar o ouvido mas tirar de ouvido os acordes é bem difícil pra mim...
    Se alguem se habilitar a me ajudar...

    Também tenho partituras se alguém quiser...

    Syl
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Tipo, eu tinha um prof que conseguia tirar os acordes pelo baixo, tenta ouvir a nota q o baixo toca, tipo se ele tocar uma nota do, aí vc faz o acorde C, mas aí vc vai ter que treinar o ouvido p/ saber se o acorde é menor, com a sétima...

    Fernando dos Teclados
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Que partituras vc tem? Samba, Rock, Sertanejo?

    mazza
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    faça o seguinte, tire a melodia com a mão direita, tente seguir o que o Syl deu a dica com relação ao baixo, e depois que vc tirar os acordes da música, escreva o que vc conseguiu tirar, consiga a partitura ou as cifras da música para comparar o que vc tirou com o que está no arranjo original, ouça de novo a música e perceba aonde vc errou, vá treinando o seu ouvido, com o tempo vc descobre como tirar a harmonia, com base nesse método comparativo, sacou??
    só não esqueça de ver se a música que vc tirou está no mesmo tom do arranjo que vc conseguiu...

    fathertime
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Vale ae MAZZA e SYL. Só gente boa aí nos tecladistas...prometo treinar.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    fathertime

    se quer saber teoricamente como um acorde eh formado, por exemplo, quais as 3 notas de um acorde normal, maior ou menor etc?

    fathertime
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    GuitarHouse

    bem, na verdade eu sei aquele esquema de formação de acordes maiores e menores...queria saber apenas de uma técnica para aprender a tirá-los de ouvido rapidamente...é minha maior dificuldade...

    GuitarHouse
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    qnt tempo c toca?

    fathertime
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    toco há mais ou menos uns 20 mêses...

    GuitarHouse
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    tirar de ouvido eh costume..quanto mais vc tentar, cada vez fica mais facil.

    o ideal eh tentar descobrir primeiro a tônica(ou nota fundamental), que tb eh a nota q o baixo tem como padrao...

    depois monta o resto do acorde, testando as variacoes maior, menor, e as tetrades, etc.

    Errol
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    GuitarHouse
    existe tétrade/triade em teclado?

    fathertime
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    GuitarHouse

    valeu.. só mais uma coisa..se tu souber algum bom exercício de ouvido pra mim vou ficar muito grato!!!

    mazza
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    tétrade/tríade??? claro que existe, a harmonia é universal, seja para teclado, baixo, guitarra, pandeiro,... música é uma coisa só!!!

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    uanto a tirar notas do baixo... vc deve pegar essa tônica e fazer o acorde dentro dos campos harmônicos

    Carlos Garofali
    Veterano
    # set/05
    · votar


    PRA FORMAR ACORDES O VC TIRA DE OUVIDO O ESTUDA AS ESCALAS QUE SÃO DELAS QUE SE GERAM TODOS OS TIPOS DE ACORDES QUE EXISTEM NA MÚSICA.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Carlos Garofali
    Esse vc foi bem no fundo da cova pra ressucitar msm!!

    guismarquesrj
    Veterano
    # set/05
    · votar


    GuitarHouse
    existe tétrade/triade em teclado?


    Existe sim, alias, todos os acordes maiores e menores no modo simples são tríades. As tétrades no piano são os acordes já com tensão, tipo as sétimas (maiores e menores) nonas (menores e bemol), sextas e por aí vai.

    Abraços,

    GuiS

    Crengou
    Veterano
    # set/05
    · votar


    a minha fessora de piano fala pra ouvir a nota mais aguda do acorde, e eu acho mais fácil também... mas se tem que saber reconhecer em qual acorde que tá, aí sabendo a mais aguda se forma ele... não é muito difícil com o tempo se vai começar a tirar "na hora"

    Din_1
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Acordes sao formados por tríades ou tetrades (3 notas ou mais),
    agente usa uma tonica, uma terça e uma quinta, por exemplo se vc quiser fazer uma acorde de DO MAIOR (C) temos a triade C, E e G
    E a terça
    C a Tonica
    G a quinta

    se vc quiser fazer um Do7 e so contar qual e a setima nota, 1C 2D 3E 4F 5G 6A 7B intao a setima de C é B INTAO E SO ACRENCENTAR A NOTA B =D

    Din_1
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Pra ouvir uma musica e tirar os acordes e legal saber campo harmonico, se vc nao conseguir tirar igual vc pode improvisar, tentar cantar e ver os acordes de um campo que combina
    na maioria das vezes fonuncia =p

    Diego Vermelho
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ressucitado pela 2º vez...

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    [COVEIRO]...o membro do forum que nunca ressucitou um tópico quando era novato q atire a primeira pedra'...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como se formam os acordes?