Setup novo (com fotos) - Controladores Midi e Int. de Audio

Autor Mensagem
guismarquesrj
Veterano
# set/05


Boa noite pessoal,

Como eu já vinha conversando bastante sobre os novos "setups virtuais" e afins, resolvi postar as fotos do meu setup montado aqui em casa no pseudo-home-studio (risos) que logo logo ganhará um Ibook G4 1.33Ghz e 512 DDR333.

Ontem chegou o UF-8 (controlador MIDI com 88 teclas pesadas, hammer-action) e agora está em baixo do MK461C que eu já havia adiquirido. A interface de áudio nas fotos é a Firewire 410. Todas as conexões dos controladores são USB, nada de fonte, tudo energizado diretamente pelo HUB de USB (que também dá para ver nas fotos) que eu uso junto ao computador para ganhar mais saídas USB e para melhor acesso à tais portas.

O suporte é um Stay de 1.30m com dois suportes para teclados, aguentou legal os 27.5kg do UF-8 e os pelo menos 2kg do MK461C. Comprei uma bag da Stay para carregar o suporte também. Bem interessante. Recomendado.

Não sei se o sustein aparece nas fotos, mas é um DP-6 da Roland. Depois vou vender para comprar o DP-8, ou então uma pedaleira MIDI logo para neurotizar de vez! (risos)

Chega de explicação, aí tão os links:

http://img356.imageshack.us/my.php?image=setupnovo18yr.jpg

http://img356.imageshack.us/my.php?image=setupnovo24kx.jpg

http://img356.imageshack.us/my.php?image=setupnovo33uy.jpg

Abraços,

GuiS

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


Legal cara...q tipo de trabalhos vc faz??Trilhas, jingles, ou é só hobbie msm?

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


posta aí alguma gravação q fez...

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


É possível baixar sintetizadores virtuais pela net?É fácil baixá-lo e manuseá-los?

KBRD
Veterano
# set/05
· votar


Parabéns, muito bom mesmo.

kevinmoore
Veterano
# set/05
· votar


Gostei mto do All Star vermelho! O Verde tb
hauhauahua

mas agora sério:
Bacana! Só não sei o q dá pra fazer! mas que tá bonito tá!
Qtos $ na brincadera?

V. Augusto
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
Ibook G4 1.33Ghz e 512 DDR333.

Um Powerbook G4 ia combinar melhor :)


Muito legal seu setup cara...
Eu ainda arranjo um controlador de 88 teclas pesadas para mim.. não falta muito!

gustavorino
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
cara.. faz um favorzinho pra nos... Cria uma topico descrevendo o UF-8 e suas compatibilidades com os softwares sintetizadores ... fale um pouco sobre a qualidade desse controlador.. e sobre a qualidade das teclas... eu estou pensando em comprar um desses + um modulo.. valeuuu!!

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Legal cara...q tipo de trabalhos vc faz??Trilhas, jingles, ou é só hobbie msm?

Não trabalho com trilhas nem jingles. Toco em duas bandas. Uma é por diversão, que faz shows muito esporádicos e a outra é o trabalho profissional mesmo, uma banda montada que me chamaram pois precisavam de um pianista para a banda. Começamos a gravar no começo do ano em estúdio profissional, que já saiu até em matéria da Audio & Tecnologia e agora acabamos a gravação mesmo. O CD vai masterizar ainda em São Paulo e depois já entra o processo de lançamento. Eu aviso geral aí quando a coisa tiver para ser lançada!

posta aí alguma gravação q fez...

Ainda não gravei nada, chegou o teclado há pouco tempo!

É possível baixar sintetizadores virtuais pela net?É fácil baixá-lo e manuseá-los?

Sim. Baixar sintetizadores bons da net só por meios ilícitos né. Nada que é bom é de graça (risos). De qualquer forma o manuseio vai da sua experiência com a versão daquele synth de verdade, pois os controles são identicos e você precisa saber sobre todas as variantes que fazem a síntese do som. Os melhores intrumentos virtuais são os da Native-Instruments, Steinberg e alguma outra que agora me falha a memória (risos)!

Gostei mto do All Star vermelho! O Verde tb
hauhauahua


All Star é o que há meu chapa! R$40,00! Dá pra comprar uns 3 e combinar com qualquer roupa. É confortável, fresco, resistente... hahaha!

mas agora sério:
Bacana! Só não sei o q dá pra fazer! mas que tá bonito tá!
Qtos $ na brincadera?


o UF-8 sai na faixa dos R$2400,00
o MK461C sai na faixa dos R$1400,00
a estante Stay custa uns R$150,00 (não lembro ao certo)
o pedal de sustain mais uns R$100,00 (não lembro ao certo)
o laptop (Ibook G4) sai uns U$1200,00 (DÓLARES) trazendo pra cá de conchavo!
a interface Firewire 410 saiu pra mim R$1300,00 tranzendo dos EUA no conchavo. Aqui sai uns R$2300,00!

É mais ou menos isso.


Um Powerbook G4 ia combinar melhor :)

Só não combina melhor com o bolso! A grana ta curta. A diferença do Powerbook pro Ibook não vale a pena. Sem falar que é uma diferença mais física (por fora) do que em termos de processamento. Só a diferença é que o Powerbook G4 mais barato tem um pouco mais de processamento, mas nem tem mais memória que esse Ibook G4 que eu vou pegar!

E qualquer coisa mais tarde eu vendo ele. To comprando a preço dos EUA pois um amigo vai trazer para mim. Aqui eu vendo ele por uns R$6000 tranquilamente, modelo novo que ainda nem chegou no Brasil!

______________________

Abraços,

GuiS

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
vlw pelas respostas.
Pra tocar ao vivo vc leva todo esse equipamente?Ñ da muito trabalho e ñ é complicado operar os controladores atravéz do pc ao vivo?

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
vlw pelas respostas.
Pra tocar ao vivo vc leva todo esse equipamente?Ñ da muito trabalho e ñ é complicado operar os controladores atravéz do pc ao vivo?


De nada cara! To aqui pra isso mesmo (risos)!

Dá um trabalho sim cara. Até porque o UF-8 pesa 27.5kg e tem que ser transportado em um hardcase né, o que faz ele pesar uns 38kg (só o hardcase pesa uns 10-12kg). E isso é impossível você carregar sozinho. O UF-8 só em dois. O resto é tranquilo.

O laptop e a interface de áudio é bem simples né cara, só plugar e pronto, não tem neurose nenhuma. O pedal de sustain, os cabeamentos, o laptop e a interface vão tudo na mochila. O laptop ainda vai na bag dele que é bem protegida, e a interface de áudio eu coloco em plastico bolha bem grosso. Totalmente seguro.

O problema maior são os dois teclados e a estante Stay. Pelo menos eu tenho uma bag pra carregar a Stay todinha com tudo no msmo volume (risos). Agora falta o hardcase do pequenininho (MK461C).

Operar os controladores não é através do PC não. Eu programo todos os Knobs e Faders para já exercerem uma função no computador, saca?! Ou seja, se eu quero aumentar o volume do plug-in, ao invés de eu pegar o mouse e ir lá aumentar, eu só mexo num fader ou num knob que eu já programei em casa e já salvei, saca? Tranquilo! Já vem tudo prontinho de casa.

Abraços,

GuiS

Alex Staropoli
Veterano
# set/05
· votar


Cara, gostei muito do setup parabéns cara...
Trabalho num estúdio onde tem tres G4...Você usa pro tools ?
Tem alguma placa dele ????
FAlou abraços !

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Eu trabalho no estúdio com dois G5 dual também. Não sou muito fã de Pro Tools que não seja o HD. Esses Pro Tools M-Powered são horríveis. A grande vantagem do PT, ao meu ver, são os buses de in e out virtuais. Aquilo é maravilhoso.

Tenho usado o Sonar para colocar os plug-ins VST. Eu gostaria de usar mais o Reason, mas os melhores timbres de piano são plug-ins VSTi mesmo. Host-based ou standalone, nada de Refill do Reason.

Abraços,

GuiS

MetalKey
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
Para mudança de timbre você precisa associar também aos números que tem no controlador?

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
Para mudança de timbre você precisa associar também aos números que tem no controlador?


Cara, para a mudança de timbre você pode programar uma função MIDI para isso. Mas contanto que esteja no mesmo plug-in. Se não estiver no mesmo plug-in não dá. Se você usar o Reson por exemplo, você programa facilmente isso.

Eu que uso dois teclados (no caso estou usando até 3 teclados pois ainda não vendi o Alpha-1 que eu tenho) nem preciso disso. Eu só uso som de piano no UF-8 e em cima eu uso sintetizador mesmo. Não uso mais de dois timbres na mesma música, até porque o estilo que eu toco é rock'n'roll de verdade, dos clássicos! Então o som mais requerido é mesmo de piano e sintetizador. Na música que eu uso organ, nem chego a usar outro timbre, só as variações no próprio organ, como por exemplo a equalização das drawbars no Hammond (Native-Instruments B4), que eu faço tudo pelo teclado.

Abraços,

GuiS

Guido Bersch
Veterano
# set/05
· votar


Cara! Me desculpe a minha total ignorância, mas para mim é novidade este controlador. Poderia me dizer que tipo de instrumento é este?! Se funciona somente como controlador, se possui alguma variedade de timbres (e quais!), enfim... alguma informação mais... Tentei buscar alguma coisa na net mas não encontrei muito! Obrigado!

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Cara! Me desculpe a minha total ignorância, mas para mim é novidade este controlador. Poderia me dizer que tipo de instrumento é este?! Se funciona somente como controlador, se possui alguma variedade de timbres (e quais!), enfim... alguma informação mais... Tentei buscar alguma coisa na net mas não encontrei muito! Obrigado!

Opa! Os instrumentos controladores MIDI não possuem nenhuma espécie de timbre interna. Até porque eles não possuem saída de áudio ou caixa acústica (que dirá amplificada).

Para tirar algum som de um controlador, somente ligado a um módulo de timbres MIDI ou a um computador que faça a mesma função porém por via de plug-ins ou semelhantes!

Abraços,

GuiS

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
E qualquer coisa mais tarde eu vendo ele. To comprando a preço dos EUA pois um amigo vai trazer para mim. Aqui eu vendo ele por uns R$6000 tranquilamente, modelo novo que ainda nem chegou no Brasil!

Aí cara, pelo visto tu também é um amante do MAC né...
Se liga então no que eu vou te dizer... Estive no Japão mês passado e puder averiguar a merreca pela qual um G5 é vendido !!!!
Vi na prateleira de uma loja (tipo Casa & Vídeo) um G5 sendo vendido a uns 1.800 dólares, acredita ?!?!?! Eu quase tive um treco !!! eheheh
Pena que eu estava sem grana ... fala sério !!

Abraço ae !!!

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


o_O

Quem quase teve um treco agora fui eu! (risos)

Mas se liga cara, é bem capaz de ser um G5 bem simples. Com certeza não era dual-processado e não tinha a combinação de combo mais poderosa, é claro. Mas mesmo assim, para um G5 está a preço de bananas!

Abraços,

GuiS

wernegher
Veterano
# set/05
· votar


guismarquesrj
Mas se liga cara, é bem capaz de ser um G5 bem simples. Com certeza não era dual-processado e não tinha a combinação de combo mais poderosa, é claro.

Aí é que tá... era o modelo simples dos Dual-precessados... não me lembro de detalhes, mas era dual.... Loucura hein ?

:o)

zl3d
Veterano
# set/05
· votar


po que setup loco kra.. eu toco em banda de metal e to comecando a me virtualizar... rs
gostei mto das suas explicacoes sobre os softs de synth virtual..
eu to comecando a usar o reason, to achando do kramba.. principalmente se eu quero fazer alguma gravacaozinha.. eu gravo em midi pelo meu teclado e passo pro reason e altero os timbres, fica do kralho.. mas vc disse que há timbres melhores do que os refills do reason.. tipo, fala um pouco mais do que voce usa na parte de softwares e plugins?
vlw..

André Padovani
Veterano
# set/05
· votar


GuiS, acabei de comprar um MK461C que nem o seu, só que não consigo fazer o bixim funcionar... Estou com o win XP, e portanto ele se instala assim que conecto o usb, porém qualquer que seja o software que eu use (inclusive os que vem junto com ele) eu não consigo fazer ele reproduzir NENHUM som.... eu só consigo associar os controles (faders, rotary) e eles funcionam muito bem.... porém quanto ao teclado, eu aperto as teclas e nada é reconhecido pelo PC. Será que está bichado esse controlador ou eu é que sou muito ruim mesmo?

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


zl3d
po que setup loco kra.. eu toco em banda de metal e to comecando a me virtualizar... rs
gostei mto das suas explicacoes sobre os softs de synth virtual..
eu to comecando a usar o reason, to achando do kramba.. principalmente se eu quero fazer alguma gravacaozinha.. eu gravo em midi pelo meu teclado e passo pro reason e altero os timbres, fica do kralho.. mas vc disse que há timbres melhores do que os refills do reason.. tipo, fala um pouco mais do que voce usa na parte de softwares e plugins?
vlw..


Cara, aí que tá. Você vai achar VSTi's melhores do que os timbres dos refills do Reason. Talvez existam timbres tão bons quanto para o Reason (em formato de Refill) mas eu ainda não consegui achar! (risos)

Tenho usado mais o Sonar como host para os plug-ins VST. O unico problema é o processamento que ele exige. Come memória que nem louco os VSTi's de timbres pesados (tipo o The Grand da Steiberg, que são 2gbs só para o piano).

Agora que comecei a usar o Reason, mesmo com timbres um pouco inferiores (mas que mesmo assim são surrealmente excelentes). Justamente por isso, o Reason consome muito pouco e há inúmeras possibilidades de associação de timbres e controle virtual (tipo adicionando mixer e tal).

Por aí vai!

Dos VST's, eu uso todos da Native-Instruments + The Grand (da Steinberg) como timbre de piano.

Abraços,

GuiS

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


André Padovani
GuiS, acabei de comprar um MK461C que nem o seu, só que não consigo fazer o bixim funcionar... Estou com o win XP, e portanto ele se instala assim que conecto o usb, porém qualquer que seja o software que eu use (inclusive os que vem junto com ele) eu não consigo fazer ele reproduzir NENHUM som.... eu só consigo associar os controles (faders, rotary) e eles funcionam muito bem.... porém quanto ao teclado, eu aperto as teclas e nada é reconhecido pelo PC. Será que está bichado esse controlador ou eu é que sou muito ruim mesmo?

Cara, os softs que vem com ele são bem fracos. Um bom meio de você testá-lo é baixando um plug-in "stand-alone" (ou seja, que funciona sozinho) como por exemplo o B4 da Native-Instruments e ir lá nas configs do B4 e adicionar o MK461C como controlador. Daí você testa.

Outra maneira simples é usando o Reason. É fácil e você testa com qualquer timbre sarapa que venha no Sound Factory ou no Orchester Sound Bank (que acompanham o Reason). Adiciona o NNXT, abre qualquer timbre e testa.

Lembrando que tem que configurar sua "control-surface" (controlador) lá nas Settings do Reason né.

Agora, se ele funcionou controlando fader de algum programa, com certeza ele está funcionando. Se não tivesse controlando nada do computador, aí sim eu ficaria em dúvida.

De qualquer maneira, vale a pena você baixar os drivers dele ou instalar os do CD mesmo (mais recomendável ainda)!

Abraços,

GuiS

André Padovani
Veterano
# set/05
· votar


GuiS
Eu segui sua recomendação (exceto a que envolve o Reason, ainda não "comprei" ele) e o resultado é sempre o mesmo: os faders funcionam, as notas não. Recebi resposta do suporte da evolution (resposta do gringo, o suporte nacional é ridículo) e me orientaram e resetar o controlador (com + e - pressionados, ligar o aparelho) e testar a interface com o programa midi-ox. De lá fica claro que todos os controladores funcionam, mas teclas não. O suporte disse que se esse comportamento de funcionamento parcial se confirmasse, a unidade realmente estaria com defeito.
Bom, acho que é isso mesmo. Vou tentar fazer a troca na loja. Agradeço a ajuda e depois da troca eu posto aqui o resultado.

abraço

Padovaz

SaintFerio
Veterano
# set/05 · Editado por: SaintFerio
· votar


Caindo de pára-quedas aqui, chei muito interessante esse seu controlador... Eu uso um SP76 para controlar os modulos virtuais no PC... Mas ele tem poucos Sliders, aliás, só 2 pitch e modulation...

Esse preço que vc pagou no seu controlador, foi pq seu amigo trouxe ou custa mais ou menos esse preço aqui no Brasil?

Tem como se configurar então os Sliders e todas as funções por exemplo do B4 ou do MiniMoog neste controlador? Se tiver isso é muito interessante! Mais uma coisa, será que existe um controlador a nível desse seu aí mas de TECLAS SEMI-PESADAS e com 76 teclas? Pois pra usar organ com teclas de Hammer Action hehe é MUITO ruim, então o ideal pra ficar no meio termo é usar Semi Pesadas, como as do SP76...

Ps.: Como é esse Bag do seu STAY? Onde comprou e quanto pagou?!

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Como a CME não é brasileira, ela teve a genial idéia de colocar um representante DIRETO da fábrica aqui no Brasil. Então chegam teclados diretamente da fábrica para o Brasil.

Sendo assim, logicamente o preço fica mais barato. Se você for ver, nos EUA ele custa U$600,00, aqui custa R$2400,00 na www.hendrixmusic.com.br !

Sim, você configura cada slider para cada coisa sim. Eu nem uso pois só uso timbre de piano nele mesmo, que nem é necessário mudar nada, a não ser para alternar (como por exemplo no The Grand) as minúcias do timbre, tipo SOFT, HARD e tal, daí dá para programar também e eu até uso.

É que quem usa o UF-8 (88 teclas PESADAS com hammer-action) naturalmente usa ele para piano. Até porque organs possuem teclas leves e synths tmb, então fica estranho não é?!

A bag do Stay é uma bag que parece de levar taco de golf (exagerando), tipo com um ziper que você abre para colocar as peças ali e carrega como se fosse um case de tacos de golfe, nas costas (só que muito mais fino, naturalmente). A parada legal é que dentro tem as divisões para cada peça. Tipo os braços de sustentação, o pilar central, as duas partes do tripé e tal... Paguei por volta de uns R$30,00 nele. Barato e MUITO útil!

Abraços,

GuiS

p.s. Agora, depois que eu já escrevi os parágrafos acima eu prestei atenção na pergunta sobre os UF's. Sim existe o 76 com teclas semi-weighted sim. É o UF-7! E na hendrix também vende!

SaintFerio
Veterano
# set/05
· votar


Valeu as dicas Gui... Escuta, se vc tiver MSN ou ICQ me adiciona aí, eu to em dúvida entre pegar um teclado MUITO bom de 76 teclas, tal como PC2 da Kurzweil ou Equinox 76... Tenho trocado MUITAS idéias com o Mr. Mojo sobre isso, a gente toca um som relativamente parecido, eu só uso mais synths que ele, mas preciso de pianos, organs e rhodes pra tocar os rock classicos... Então aí fico em dúvida... Se vc puder me adicionar aí a gente trocava umas idéias, blz?

ICQ: 82741043
MSN: rafaelferio@hotmail.com

Se alguém quiser trocar idéias sobre synths digitais, gravações e talz pode adicionar tb, ou qualquer outra coisa hehe falows!

guismarquesrj
Veterano
# set/05
· votar


Adicionado =]

Abraços,

GuiS

zl3d
Veterano
# set/05
· votar


se quiser me adicionar pra trocar umas ideias sobre isso tb meu msn eh f3l1p3_a_M@hotmail.com
ta certo q eu acho q vou enxer mais do que "discutir" haeuheuhea
flw

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Setup novo (com fotos) - Controladores Midi e Int. de Audio