SP + notebook = o TECLADO que vc quiser!!!

Autor Mensagem
mano_a_mano
Veterano
# fev/08
· votar


tanto o note como o teclado são feitos com tecnologias similires no sentido de usar hardwares e softwares
ou seja, os mesmos problemas que podem apresentar num notebook, podem aparecer num teclado, como por esxemplo o despejo de memoria, falta de HD, processamento lento, problemas de software etc
ntão querer minimizar os problemas que podem acontecer num teclado e maximizar os problemas que podem aparecer num note seria meio que sem nexo
o que pode acontecer com um pode tb com o outro
E não adianta querer falar que com o teclado os riscos são minimos e com os note são maiores que não cola

ERRADO! ERRADO!!! TOTALMENTE ERRADO!!!!!!!!!!!!!
Os teclados, sintetizadores, workstations e módulos são instrumentos DEDICADOS à música. NÃO HÁ Windows XP, nem Office, nem driver de nada. Querer comparar notebook com instrumentos dedicados como se fossem a mesma coisa é algo no mínimo absurdo!!!
E tem mais: notebook é computador, e computadores travam SIM!! Eu nunca vi nenhum instrumento musical dedicado travar ao vivo - só em picos de voltagem.

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


ERRADO! ERRADO!!! TOTALMENTE ERRADO!!!!!!!!!!!!!

Pelo visto acho que vc não entendeu nada do que eu disse.....

Sistema operacional é essecial no note mas office ou qualquer outra coisa é opcional...principalmente quando se fala em note ou computador para musicos....o meu note por exemplo só tem coisas voltadas a musica....coisas pessoais são em outro a parte....

Ate concordo com vc que instrumentos são dedicados a musica.....isso é obvio.....mas mesmo assim não deixa de ser um hardware dotado de componenter eletronicos e software para o seu funcionamento...ou vc já viu um teclado sem software.....eu particularmente não mas enfim......Agora tudo depende da configuração meu "amigo" que vc usa para este tipo de situação.....como ja disse anteriormente.....nao adita pegar um note meia boca e encher de tralhas e querer usa-lo num palco que não vai virar mesmo.....já vi um amigo gravar um dvd ao vivo usando predominantemente em 80% das musicas um note e um controlador midi utilizando das VSTi's......então muita coisa é mito sobre isso.....eu uso e nunca me deu problemas......Tenho um Macbook com 4Gb de memoria, HD de 320Gb, Sistema operacional Mac OS X e nunca deu pau......mas se eu utilizasse uma config mais simples correria mais riscos......

Agora quanto ao teclado nao dar problemas isso é relativo.....qualquer coisas eletronicamente falando pode vir apresentar problemas repentinos.....E qualquer software pode vir apresentar "bugs" repentinamente ou falhas diversas no seu funcionamento, Qualquer tipo de memoria está sujeita a acontecer a qualquer momento os famosos despejos de memorias fisiscas...e outra ....Por mais que um teclado seja feito especificamente para musica ele possui um limite de memoria, no qual no note vc tem uma quantidade muito superior para a execução do som desejado....tente carregar um numero excessivo de sons no seu teclado para vc ver no que vai dar.....ou melhor tente colocar todos os sons que vc pode usar no note no seu teclado e me fale se a memoria dele vai aguentar....

É tudo questão de gosto tb.....Eu prefiro usar um unico teclado e o note ao inves de ter que carregar 3, 4 teclados por ai.....apesar de eu ter um workstation o note me é muito util.....

Abraço brother !!!!!

Obs: Respeito sua opniao mais no meu conceito não tem nada de errado com a comparação.....

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic

Acho que você está certo em partes meu amigo, entendo que sua experiência te leva a falar bem dos notes, e é claro que sua máquina (pois esse pc q vc tem é comparavel a um servidor hoje em dia) não irá travar, mas o que o mano_a_mano disse eu até entendo, pois notebook é feito para mecher com qualquer tipo de informação é algo genérico, com ele vc pode fazer o que quiser, ele não é dedicado a Música como são os teclados.

É claro que hoje em dia com a tecnologia em alto crescimento os teclados são computadores, e computadores são o que queremos que eles sejam, nisso eu concordo contigo, inclusive estou querendo adotar essa de um SP+note acho uma ideia muito interesante apesar de que não tenho muita experiência com Vst´i

Abraços.

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Que bom que vc entendeu o que eu disse brother....É justamente isso mesmo que vc entendeu amigo....Eu não sou defensor de notebooks ou computadores....apesar deu ser meio suspeito em falar neh, pois sou analista de sistemas tb....hehehehehehe......mas é uma verdade que temos que nos habituar que os nossos teclados de hoje são uma verdadeira maquina...É uma tendencia de mercado isso.....

inclusive estou querendo adotar essa de um SP+note acho uma ideia muito interesante apesar de que não tenho muita experiência com Vst´i

Isso vc tira de letra brother....no começo vai parece tudo meio que confuso vc entender toda a sintese das VST'i mas com o passar do tempo isso vai se esclarecendo em sua mente e se torna algo comum, assim como mexer nos sons do seu teclado.... Eu uso notebook e e minha paixao que nao vendo e nem troco.....hehehehe K2500xs.....apesar dele ter uma tremendo som originario da Kurzweil eu uso VST'i pois as vezes quero variar um pouco com tibres dos Korgs, Roland, Nord Electro, Hammonds diferentes dos B3 que eu tenho...enfim ter um pouco de tudo sem precisar carregar tudo isso de equipamentos!!!!!

Abração Brother e fique com Deus!!!

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic

Fala ae amigo, eu tb sou Analista, tb sou formado nesse ramo da informática, mas ainda não tive experiência alguma com VST´I você me sugere algo para começar a mecher????

outra coisa, é como vc liga o SP no note? por cabo MIDI mesmo??? precisa de alguma placa mãe especifica, diz ae seu seup pra aprendermos um pouco, vlw??

abraços...

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Fala ae amigo, eu tb sou Analista, tb sou formado nesse ramo da informática, mas ainda não tive experiência alguma com VST´I você me sugere algo para começar a mecher????


Fala brother que bom cara!!!! Então eu to começando a usar o Cubase pra mexer com VST'i muito bom....Vc tem que ter uma config boa irmão pra mexer com VST'i pois ocupa espaça pra caramba de HD.....Tem uma que vou pegar com um amigo de pianos que ocupa mais de quarenta gigas cara.....pensa se não fica pesado!!!! hehehehehe.....Essa ele comprou.....não foi baixado da net nao....mas tem muita coisa boa na net tb......



outra coisa, é como vc liga o SP no note? por cabo MIDI mesmo??? precisa de alguma placa mãe especifica, diz ae seu seup pra aprendermos um pouco, vlw??

Entao cara....Meu setup é o seguinte.....Kurzweil K2500xs , Fantom X6 e note......A ligação entre o Kurzweil e o note eu faço via interfaze MIDI/USB.....ou se preferir via placa externa mesmo.....no fantom da pra fazer via cabo USB somente...não há a necessidade de MIDI.....mas eu quase nao uso ele pra VST'i pq eu prefiro o K2500...tem 88 teclas e com peso de piano fica melhor para os pianos acusticos....hehehehehe....

No caso do SP vc usaria uma interface Midi/USB mesmo ou placa de som externa com que possua entrada midi.....é bem simples irmao.....

Agora compartilhe com agente ai seu setup amigo!!!!

Abraços cara...

Tromeu
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic
ou vc já viu um teclado sem software.....

Putz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!1
Que tal qualquer teclado analógico?
:)

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic

Amigo estou montando o meu setup ainda, por enquanto apenas tenho um psr620 (na parte dos teclados né, fora os violões)

eu estive pesquisando por ae e achei interessante a combinação do JunoG com o SP76 isso me custaria aproximadamente uns 5 mil mas é algo que esstou pesquisando bastante até para não fazer besteira... pois a grana ainda ta curta... hehehehe

Mas essa ideia do note é bem interessante, pois assim eu teria que comprar um note robustão pelo jeito, gastaria uma graninha legal, + um bom controlador tb né, q nessa caso talvez poderia ser o SP76 (gostei das teclas dele, por isso a insistência). Mas to olhando por ae... ainda não sei o que fazer, mas tb não tenho preça.

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Tromeu


Que tal qualquer teclado analógico?

Tá tudo bem....agora me diz uma coisa: Mesmo sendo analogico como vc acha que ele funciona??? Não acha que tem uma progração em cima disso para seu funcionamento ou acha que simplesmente ele funciona do nada??? Aquilo não deixa de ser um software.....mesmo sendo analogico.....
:)

hidelberg
Veterano
# fev/08
· votar


Bruno

também não achei nada no seu site.
manda-nos uma resposta.

valeu

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic

rsrsrsrrs quer dizer que teclado analógico funciona só com hardware???? a não ser q as peças internas do teclado batam uma na outra para poder sair o som, só assim mesmo né???

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.......cada uma que agente vê por aqui néh brother....vc é analista tb e deve ver varias gafes dessas tb néh.....as pessoas confundem analogico e digital....acham que que o software está correlacionado somente as telinhas bonitinhas de LCD com touch screens....rsrrsrs.....software é muito mais que telinhas....é funcionamento.....

a não ser q as peças internas do teclado batam uma na outra para poder sair o som, só assim mesmo né???

Isso aí é realmente o conceito de algumas pessoas quanto a equipamentos analogicos......Só se for assim mesmo.....ficar batendo peça com peça pra funcionar ......rsrsrsrsrsrsrs......

Mas o que me deixa feliz é saber que tem gente aqui assim como eu Membro Novato que não quer ser mais ou menos que alguém e sim ajudar apenas.....

Abraço parceiro e pode contar sempre comigo no que for preciso e estiver ao meu alcance.....o que não estiver aprenderemos juntos, pois isso eu posso falar....to aprendendo pakas aqui hein!!!!!

Té mais fique com Deus!!!!

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Cara....posso te dar um conselho??? Ao invés de pegar um SP76 pq tú não pega um SP2 ( modelo de 76 teclas, pois existe o SP2x com 88 teclas que é mais caro) ele ta custanda aí na faixa de 2700,00 a 2800,00 mas se negociar consegue preços melhores....é um tremendo de um piano digital assim como o SP76, porém bem mais atual e com novos sons....tem muito mais sons que o SP76 e possui algumas vantagens como além das entradas MIDI's vc terá entrada USB....assim sua comunicação com o note não dependerá de nada a não ser cabo USB.....daí se vc quiser comprar uma interface de audio externa depois pra vc te-lá e ate mesmo usar em gravações aí vc adquiri depois .....Pensa bem brother....vale muito a pena viu....já tocou em um???? Cara toca que vc vai mudar de ideia rapidinho....em questão custo/beneficio vale muito a pena!!!!

Abraço!!!!!

Tromeu
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic

Cara, teclado analógico, 100% analógico, num tem sistema operacional, não. É tudo controlado por voltagem. TODOS os controles de um Moog Modular, por exemplo, controlam apenas níveis de voltagem (ou abrem/ fecham a passagem de energia...).

Synths Clássicos, desprovidos de "sistema operacional":

Moog Modular
http://www.vintagesynth.com/moog/m55_5whole.jpg
Korg MS20
http://www.analogue.org/mr/ms20/pictures/manuals/ms20pic.gif
EMS VCS3
http://sequencer.de/pix/ems/EMS_VCS3_The_Putney.jpg
Arp 2600
http://www.sequencer.de/pix/arp/arp2600.jpg

Synth produzidos atuamente, desprovidos de qualquer "sistema operacional":

Doepfer Modular
http://www.doepfer.de/a100r_hr.htm
Vostok
http://www.users.globalnet.co.uk/~concuss/concussor/vostok.htm
Technosaurus Micron II
http://www.technosaurus.ch/images/microcon2.jpg

... e a lista poderia ir aumentando...

Felipe_MP
rsrsrsrrs quer dizer que teclado analógico funciona só com hardware???? a não ser q as peças internas do teclado batam uma na outra para poder sair o som, só assim mesmo né???

Tentando ser sarcástico, ou só ignorante?

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Tromeu

Cara, teclado analógico, 100% analógico, num tem sistema operacional, não

Criatura me diga em qual momento eu disse Sistema Operacional??? Apesar de um S.O ser um software eu não mencionei isso...eu falei simplesmente de softwares em teclados

É tudo controlado por voltagem. TODOS os controles de um Moog Modular, por exemplo, controlam apenas níveis de voltagem (ou abrem/ fecham a passagem de energia...).

Mas o fato deles serem controlados por voltagem não quer dizer nada....Uma placa mãe de um computador por exemplo tb é controlada por voltagem e nem por quer dizer que ela não possua software.....por exemplo a BIOS....é um software que está lá na placa controlada por voltagem.....Isso que eu quis dizer com relação a software.....Agora depende do conceito de software que vc tem realmente irá acreditar que não possui nenhum em uma placa mae por exemplo.....

Esses teclados que vc apresentou todos possuem chip sets.....placas neles que controlam todo circuito eletrico e dentro delas existe sim meu amigo pequenos software para seu funcionamento.....pq senão seria facil abrir e fechar a passagem de corrente eletrica para que se saia som no synth....não é tão simples quanto parece......se fosse talvez teriam inventado os synths muito antes do que já conhcemos.....ou até mesmo qualquer eletricista poderia criar um synth, teclado, workstation, pianos digitais e afins........

Abraço cara!!!!!!!!

Obs: Nada pessoa brow só espondo minha opniao!!!

keys_all
Veterano
# fev/08 · Editado por: keys_all
· votar


Vou dar minha explicação como se fosse a um USER "daqui" rsrs...

AMIGUINHO!!! entenda o seguinte, todo HARDWARE precisa de um SOFTWARE para funcionar entende?

Os Engenheiros da Computação precisam dos da Ciência da Computação.. rsrs... um faz as peças ligarem e o outro faz um sistema que una-os afinal..

vc prefere ligar seu teclado ver no painel dele um monte de informação digital pra vc ir apertando os botões e tals..

ou prefere um monte de placa solta, ou fazer de um FANTOM X, OU MOTIF XS, KURZWEIL PC3, KORG OASYS, um verdadeiro inferno de fios, que nem o "Moog Modular"......pra vc ter q ficar tirando e pondo fios.. toda hora pra ficar ligando e desligando censores?

Entendeu o pq de um SO..

se voce entrar por ex, no site de uma empresa de teclados como por ex, ROLANDUS.com, e procurar por FANTOM X, vera que na seção de Downloads, tem la.. "DOWNLOAD SO" ... ou seja?? Sistema Operacional....

é o sistema que faz operar toda a síntese de Hardware do teclado..

fui claro????


Fabinhomusic
relaxa.... :)

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Tromeu

em momento algum eu quis ser ignorante, apenas relatei esse fato com o Fabinhomusic pois somos da mesma área e batemos de frente com esses problemas todos os dias meu amigo. É o seguinte, como o nosso amigo keys_all disse todo HARDWARE precisa de um SOFTWARE, pois hardware é apenas a máquina akilo que podemos tocar, mas para que ele funcione é preciso da lógica como você mesmo disse para abrir e fechar circuitos, essa lógica é chamada de SOFTWARE.

Desculpe ter te dado uma mal impressão amigo mas eu não to e nem tava te zuando apenas expondo informações que eu tenho.

Fika na Paz.

keys_all
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP
Fabinhomusic

Somos 3 Então... trabalho na mesma área!

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic
Amigo esse SP2 ainda não vi aki pelo Rio de Janeiro, mas vou dar uma olhada pra ver se acho ele por ae... Testar é tudo né meu caro.

Tb ADORO esse forum cara, aki podemos conenher o teclado todo sem mesmo ter encostado nele, rsrsrs. Forum muito bom mesmo, aki todos são amigos e se ajudam, as vezes aparecem alguns manés mas isso é normal... Abraços ae, quando precisar é só falar.

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


keys_all

se formou em que amigo???

diganos seu setup, e pra não fugir do tópico o q acha do SP + Note??? já teve alguma experiência???

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Então cara tem uma loja ai no Rio chamada Sommexe ai tem esse teclado!!!!

olha ai o som desse piano nesse link.....

Kurzweil SP2

Fica na Paz cara!!!

Tromeu
Veterano
# fev/08 · Editado por: Tromeu
· votar


Fabinhomusic
Cara, eu entedi sim, e valeu por ter postado tua explicação. Desculpa aí pelo ïstema operacional", viajei.
Mas ainda discordo de uns pontos:

Uma placa mãe de um computador por exemplo tb é controlada por voltagem e nem por quer dizer que ela não possua software.....por exemplo a BIOS....é um software que está lá na placa controlada por voltagem.....

Mas isso não pressupõe o uso de chips?

Esses teclados que vc apresentou todos possuem chip sets.....placas neles que controlam todo circuito eletrico e dentro delas existe sim meu amigo pequenos software para seu funcionamento...

Chips só ficaram comercialmente viáveis a partir da década de 70, certo? Moog produz synths desde os anos 60.

se fosse talvez teriam inventado os synths muito antes do que já conhcemos...

Do wikipedia americano, Synthesizer: "The first electric musical synthesizer was invented in 1876 by Elisha Gray".
Agora eu pergunto, existe software antes do chip?
Mas tá bom, tá muito off-topic, foi mal.
Abraço.

keys_all
AMIGUINHO!!! entenda o seguinte, todo HARDWARE precisa de um SOFTWARE para funcionar entende

Claro, claro, como todo aspirador de pó! Aff, nem lí o resto do post...
Sintetizadores musicais eletrônicos SÃO ANTERIORES à Ciência da Computação.

Tromeu
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP
Deixa pra lá cara, também acho que tô muito off-topic...
Inté outra.

keys_all
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Entao brow, comecei Ciencia da Computação...
fiz o primeiro Ano, mas desisti, e estou fazendo Ceritificação Linux...

Cuido da Parte de Tecnologia de uma Software-House....

Entao quanto ao uso do Sp + Note sei la....

eu pegaria um ProKeys / M-Audio que ja tem USB, tem Mais controles, e timbres internos BEMM Melhores...

ATualmente uso no meu Fantom via USB e é muitooo melhor...

Sei la.. minha opniao neh!!

guilherme vidal
Veterano
# fev/08
· votar


hey agora ideia amadurecida... oque acham da combinacao Korg N264 ( ou meu juno D) + note hp core2duo 1.7, 2gb de memoria, hd 160 + placa firewire solo da M-Audio( a mais acessivel dentre a firewire...)? funciona sussa pra tocar ao vivo?

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


guilherme vidal

Então parceiro.....Funciona sim....vc tem um note com uma config boa.....Quanto aos teclados se vc nao tem preferencia por mais teclas sem problemas....talvez vc sentirá falta de mais delas quando for tocar pianos mas de boas......

Abraço brother!!!!

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


guilherme vidal
tire-me uma dúvida amigo, essa placa firewire solo da M-Audio é externa??? qual é a conexão usada para o Pc e para o teclado??

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Ela é externa sim Felipe.....Conexão Firewire mesmo....Ela vem com um cabo já para essa conexão.....

Felipe_MP
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic

poir isso q estou achando ela estranha, rsrsrs não conheço ela mesmo...

só q esa conexão q vc está falando é dessa Firewire com PC ou com o Teclado?

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08
· votar


Felipe_MP

Entao brother...essa conexão é parecida com uma conexão USB....alguns notes já vem com essa conexão mas não são todos não....o meu tem mas pra te ser sincero eu já mais nos Apples essa conexão......mas tem pra notes de outras marcas sim....essa conexão firewire é do note pra placa....da placa pro teclado é via cabo midi se eu não me engano irmao.......

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SP + notebook = o TECLADO que vc quiser!!!