funções dos nossos teclados antigos que deixaram saudade

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
O meu PSR-520 tinha o botãozinho de sustain este botão em timbres como o piano embola tudo fica uma m**** mas em timbres como strings fazem um efeito como se alterasse o realease no ADSR - fica meio com cara de reverb, coisas que em timbres como os synthpad e fantasy já tem naturalmente
geralmente timbre de strings em teclados mais simples são secos e este recurso ajuda muito e em timbres de organ deixam com uma cara mais theater organ

PagoderoSatanico
Veterano
# ago/05
· votar


Não é bem um recurso que eu tinha num teclado antigo, mas um que não tem no meu atual QS7 e que eu acho lamentável: não ter filtros ressonantes! Impressionante como os caras simplesmente abandonaram esse tipo de filtro no começo dos anos 90, só pra ter de começar a fabricar os tais dos virtual analogs uns seis anos depois..

Mario Umetsu
Veterano
# ago/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Não.
è que as vezes eu preciso mesmo...e não eh sempre que eu estou com pedal.

Mario Umetsu
Veterano
# ago/05
· votar


Gostaria de ser um nerd esperto e Fazer minha propria marca de teclado \o/\o/

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


no sequenciador do meu d-20 tem a opção de trabalhar com patterns de bateria +/- igual as boss DR, pode-se ter 7 canais de instrumentos e um de bateria onde vc insere o numero do pattern desejado para cada compasso, se em um compasso não tem o que vc quer (geralmente as viradas, então vc grava a bateria pelo teclado igual aos sequenciadores de hoje
posso usar esses patterns independente do sequenciador, são 32 rom e 32 ram, e isso sempre fica na memoria do teclado isso em 1990 era o maximo!

quando comprei o 01/w isso só é possivel de usar pelo sequenciador (e no teclado entra o manual drum) e vc tem que gravar para cada musica que vai sequenciar

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


no alpha1 que eu tinha, havia o recurso do session partner, que tinha algumas levadas de violão, levadas de guitarra, arpegiadores, frases com vozes e metais, acompanhamento de piano, que dava pra usar em qualquer ritmo, ou mesmo sem eles
eu poderia estar tocando com um timbre de piano e colocar uma levada de violão ao fundo, sem nemhum vinculo com acompanhamento automatico, não encontrei isso nos exr...

fernando tecladista
Veterano
# ago/05 · Editado por: fernando tecladista
· votar


só pra dar um up

lembrei dos kawais fs que tinha um recurso onde tinha um negocio que dividia o teclado em tres partes, a esquerda os acordes, a direita para solo e ao meio as teclas ficavam com frases de determinada musica, tinha alguns ritmos em que dava pra ir "tocando a musica" toda somente apertando o do, depois o do#, depois o re....., vi um cara tocando o lago dos cisnes assim, e tinha outras musicas classicas manjadas...

não que isso deixou saudade, na verdade era muito chato

Mario Umetsu
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista
nao parece chato

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Mario Umetsu
acho o que era mais chato era os caras com cara de "nossa... to tocando essa musica que eu nem conheço" :}

---------------

lembrei de outra coisa

tinha uns casiotones mt que tinham dois botoes ao lado do painel e dava tb pra tocar as musicas que vinham em um cartucho rom, era só dar os tempos certos da melodia nos botões e a musica ia embora

mano_a_mano
Veterano
# ago/05
· votar


Uma coisa que tinha no KN1500 era a função de afinação não-temperada com presets de escalas árabes, ciganas, dentre outras. Outra coisa legal que tinha nele era o sintetizador, além da criação de ritmos. Nada disso tem no EM-50... Aliás, essa de afinação diferente tem, mas é complicaaaaaaaaado...

Mario Umetsu
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista
hauhAuhAUHUAHA

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


mano_a_mano
essa da afinação temperada é interessante, faz um tempo mas que me lembro no korg T3 essa opção vc tem em cada combinação que vc fizer, vc pode fazer uma comb com strings, flautas... e colocar esse negocio da afinação semente para aquele comb se alguem tiver uma musica em seu repertorio que usa isso ficava facil para acessar

no 01/w só tem isso no global se for usar altera tudo todos os progs, combs sequencias , se for só para uma musica, tem que ir lá alterar e depois voltar ao normal

Rick_Wakeman
Veterano
# ago/05
· votar


O PSR-510, q na função split dava prá fazer dual voice com as duas mãos.
Abração


Qualquer sinth moderno faz isso. Basta alterar os patches antes de dividir o teclado com o Split.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Rick_Wakeman
Qualquer sinth moderno faz isso. Basta alterar os patches antes de dividir o teclado com o Split. faz mesmo, mas o que é interessante nesses tecladinhos psr é que se faz isso apertando 3 botões

eu com meu 01/w tenho que entrar na edição, colocar os limites do split para cada parte, canal midi, escolher timbre EXT ou INT, acertar oitavas...... pan.....

Rick_Wakeman
Veterano
# ago/05
· votar


Isso é verdade Fernando.

Aliás, tudo era mais rápido de fazer no meu PSR. Mas os resultados também eram simplórios comparados com o que se pode obter com teclados mais profissionais.

Antes que me crucifiquem, meu PSR era 510 : P

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


pra dar mais um up

tinha uns teclados que tinham o Breath Controller, vi isso no dx7 e alguns outros teclados da yamaha, hoje tá meio sumido

pra quem nunca viu:
http://www.music-center.com.br/ctrlch02.htm

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# ago/05
· votar


Não me deixou saudade ainda,porque eu ainda o tenho,é bem antigão,é o lendário KAWAI FS 680,Não vendo por nada,quem tem ou já teve,sabe o que eu estou falando

P.S:Ele tem 34.000 efeitos de sons diferenciados.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


alguem aqui já teve aqueles casios, que tinham uma caneta optica pra ler um codigo de barras onde estavam os dados da sequencia que o teclado iria executar?

fernando tecladista
Veterano
# mar/06
· votar


resolvi dar uma subida neste tópico já que tem gente nova e gente voltando, pra ver se tem mais alguma coisa interessante que não se vê mais

gustavorino
Veterano
# mar/06
· votar


alguem aqui já teve aqueles casios, que tinham uma caneta optica pra ler um codigo de barras onde estavam os dados da sequencia que o teclado iria executar?

auhauhuhaha... que viajem ... eu tinha um casio que tinha um CD player imbutido ahuuhaa. mas não lia sequer midi!

thiago lima
Veterano
# mar/06
· votar


eu tinha o mt 520 q possuia do lado esquerdo um botao de afinacao redondo, eu usava qdo os violoes dos meus amigos tava desafinado ai eu regulava e pronto!! o ruim era voltar a tonalidade q estava antes heheh

tinha tbem um controle de ritmos manual com se nao me engano 4 tipos de batidas de bumbo, ximbal , caixa...... tudo ali na mao so abaixar ou subir o botao...

tinha um timbre de jazz orgao, q era melhor do q meu antigo Jv 35 hehe

o resto o fernando tecladista ja disse.
o ruim dele era as mini teclas, e com o tempo elas nao aguentavam e soltavam....

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Meu antigo Technics sx-KN1500 tinha síntese :'-(

harofloww
Veterano
# mar/06
· votar


o meu antigo tinha regulador de volume, timbres de orgão, clarineta, violão, strings... =(

flw
harofloww

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


fernando tecladista
resolvi dar uma subida neste tópico já que tem gente nova e gente voltando

Aproveitei e dei uma limpada em uns lixos que tinha por aí. =)
Abraços.

R Santiago
Veterano
# mar/06
· votar


Sinto falta principalmente do Portamento do JV-880 e da possibilidade criação de timbres analógicos devdo ao CUTOFF, RESSONANCE, filtro LPF e HPF e osTVAs da Roland que permitem manipular bem o timbre.

O X5D não tem nada disso, tem o CUTOFF mas é diferente...

Mas sinto falta mesmo é do velho YAMAHA CS-10, o mesmo que o tecladista do J QUEST usa. Tocar num analógico real é outra coisa...

Só não fico arrependido de ter vendido ele, pois a grana da venda foi a entrda do OB3².

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/06
· votar


funções dos nossos teclados antigos que deixaram saudade

Meu antigo órgão, acho que chamava Raimmundo B3, tinha uma caixa que girava, uma tal de Wesley. Mó viagem.

:P

Wrvieira
Veterano
# mar/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Não sei o que está usando, mas acho melhor parar...

:P

mano_a_mano
Veterano
# mar/06
· votar


Me lembrei de mais uma: no KN1500 eu tinha a possibilidade de tocar com escalas exóticas. Não que isso não seja possível no Roland EM-50, mas no KN já haviam vários presets de escalas. Eu me divertia tocando música oriental...

Scoth_Pr
Veterano
# mar/06
· votar


Aqui no fórum tinha um kara com um teclado que tinha "drawsbar"... deve ser massa pra caramba né?

Leclaudino
Veterano
# mar/06
· votar


Tive um EZ-30 da Yamaha, que apertando um simples botão vc alterava o ataque das teclas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a funções dos nossos teclados antigos que deixaram saudade