Como você configura o Hammond no seu teclado? (e/ou efeitos)

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# jul/05 · Editado por: Durval Dellê


Então galera.... eu sei que tem um monte de tópico de Hammond, mas não achei algo que se encaixasse. Sendo assim:

Gostaria de saber quais as configurações que vocês usam para tentar fazer o famoso Hammond. (já peguei umas dicas com o Mr_Mojo_Rising e Sarpa, vcs podem ajudar aqui né)

Primeiro tem que escolher um timbre X de Organ no teclado né, tente citar um exemplo e para qual estilo você o usa, como um exemplo.

No meu teclado (Juno-D) tem o seguinte Efeito: Rotary (efeito Leslie)
Nesse efeito existem as seguintes configurações:

High Slow: W Hz (para agudos - driver)
Low Slow: X Hz (para graves - woofer)
High Fast: Y Hz (para agudos - driver)
Low Fast: Z Hz (para graves - woofer)

Slow se usa de 0.00 Hz à 5.00 Hz (isso não é obrigatório)
Fast se usa de 5.00 Hz à 10.00Hz (isso não é obrigatório)

Speed: Fast e Slow(ou um ou outro)

Separation (0-127): altura onde ficaria o microfone para a caixa Leslie (se é mais perto do woofer ou do driver)

Accel High (0-7): aceleração do giro do driver
Accel Slow (0-7): aceleração do giro do woofer

Vol High (0-127): volume do agudo
Vol Slow (0-127): volume do grave

Vol Rotary: Volume geral do efeito Leslie

Fora isso existem outros efeitos como:

Chorus - efeitos de chorus de cada teclado
Reverb - efeitos de reverb de cada teclado
Dual (que já me falaram para ligar dois organs iguais sendo um deles oitavado e realmente fica muito bom dependendo do que vai fazer)
E quaisquer outros efeitos que possam existir no seu teclado como no caso do meu: attack, rate, delay, decay, release, depth, cutoff e ressonance, portamento.

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê, estou vendo que você entendeu tudo direitinho.

Só tem um detalhe... no parâmetro "Separation", o microfone não fica dentro da caixa, e sim, exatamente do lado de fora. Em frente à caixa.

Agora é só se divertir com os parâmetros aí e chegar num timbre que lhe agrade.

Agora, com relação aos filtros (attack, decay, cutoff) etc, é melhor não alterá-los muito (principalmente em tempo real) para não deixar o organ muito "sintetizado".
Talvez, o único filtro que você possa usar, até mesmo em "real-time" é o de "attack", onde você o usaria como se fosse a percussão dos Hammonds.

Se ainda você conseguisse programar o cutoff para agir somente sobre a curva de "attack", você poderia alterar a "afinação" da percussão. Ficaria muito legal, e você poderia chegar à uma simulação interessante.

Espero ter lhe ajudado,
Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

kevinmoore
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
No meu Trinity quase nem se precisa configurar mta coisa além dos presets para se ter algo decente :)
Depois dou uma olhada nos Hertz que eu coloco!

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê

Você já deve ter visto este tópico, falando sobre programação de timbres de Hammond. Mesmo assim, fica a dica para quem não era da época em que o tópico foi aberto e queira conhecê-lo.

Abraços.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


sarpa

realmente os unicos efeitos que eu alterei foram o attack e o cutoff.

aumentei o attack para na hr de presseionar a tecla não aparerecer tipo um "click" q me encomodava, ficou mais suave assim, menos impacto.

e o cutoff está trabalhando em conjunto mesmo com ele, eu o diminuí um pouco. assim ficou mais encorpado.

não sabia que isso era a percurssão. (legal).

Marco Alan Rotta

desculpe, realmente já havia visto, mas na hr de criar esse devo ter passado despercebido e não lembrando :D mas segue aí as infos.

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
desculpe, realmente já havia visto, mas na hr de criar esse devo ter passado despercebido

Não esquenta. A intenção foi só trazer aquele assunto de volta, pois o link apresentado no tópico realmente me ajudou a entender algumas coisas sobre a simulação de Hammond. Tem uma seção dedicada à série Roland JV/XP, que eu uso.

Abraços.

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê, esse "click" que o incomodava, é a percussão dos Hammonds.
Presente nos modelos com um 3 (B3, C3, M3, etc, etc...), mas também, que é portador de um C2, por exemplo, pode transformá-lo em C3 simplesmente adquirindo e instalando um kit de percussão.

Enfim, eu também não sou muito de usar a percussão, até por que em reggae, ela não combina muito (meu ponto de vista).

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Eu acho que é este tal click com o valor do atack reduzido que faz o som percursivo do orgao que dependendo do estilo fica massa, tipo Jazz.

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey, exatamente.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey e Sarpa

É bem isso mesmo, o som fica mais pra jazz, o click não fica legal, principalmente quando se queria fazer o chamado "sapinho" q faz no reggae.

Diminuindo o tempo do attack quer dizer, mais demora pra vir o som.. tipo aumentando o tempo.. foi isso que quis dizer... mas é tudo a mesma opinião.. :D

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Muito legal o link Marco, parabens pro cara que colocou no ar...

:P

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Respondendo o teu tópico, o meu caso é igual ao do kevinmoore, quase nem preciso mexer nos presets. E quando mexo, são alterações em realtime, pois em vários deles no QS a percussão, o overdrive e alguns outros parametros estão configurados nos sliders. Em alguns até as drawbars. Resumindo, aqueles sons que tu ouviu aquele dia no show são presets em sua maioria, mas claro que uma boa equalização tbem ajuda. E ainda acrescentando: sou fã de recursos externos. Vc não imagina o que um pedal de overdrive e/ou chorus (pra citar os mais comuns e baratos) podem fazer ao som mais merda de hammond.

Abraço.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

sem desvirtuar muito o tópico.. mas como to sem msn vai a pergunta..
vc vai tocar hj ou amanhã??? vou levar minha cunhada pra ver a sua banda e aproveitar q a minha tá de férias em agosto :D

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


voltando ao tópico....

eu fico escutando aquele som do Nando Reis e Os Infernais...
principalmente no final da música Marvin e tentando deixar meu timbre daquele jeito......... mas tá foda de chegar lá :D

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Opa, cunhadas do Durva são sempre bem-vindas... :P

zuera, cara, tocamos de novo na próxima sexta, essa semana vai rolar férias coletivas na banda... hehehe... Vê se aparece rapaz, te dou mais detalhes perto da data, mas a principio será o mesmo esquema da outra vez (sem a outra banda, só a gente). E vcs, qdo tocam??

Marvin me parece ser as três primeiras drawbars e a ultima no 8, em linguagem hammond, 888 0000 08, com a leslie basicamente em fast, uma configuração bem próxima do Hammond Gospel clássico. Uma variação é somente a primeira e a ultima no 8. Dá uma olhada no link "Como montar sons de hammond" que tem o caminho dessa configuração (mesmo não tendo pro Juno dá pra aproveitar alguma coisa). E experimente o pedal!! hehehehe

Abs.

Abraço.

ROTTA
Veterano
# jul/05 · Editado por: Moderador
· votar


Mr_Mojo_Rising
Muito legal o link Marco, parabens pro cara que colocou no ar...

Você está falando do Bruce Wahler, autor do artigo linkado, certo? :P

Abraços.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


Não, tava falando do Mr_Mojo_Rising, gênio da música e da modéstia que criou o tópico anterior com o link...

:P

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


eu já tinha entrado nesse link...... mas pra ler inglês tenho que estar com "a paciência". pq não entendo muito, ainda mais quando ainda estou iniciando no assunto.

e eu não entendo ainda o esquema das drawbars... isso pq não sei exatamente o que ela faz... e meu teclado não tem isso... aí não sei de nada sobre 08880000080. :D

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


"entendo ainda o esquema das drawbars... isso pq não sei exatamente o que ela faz..." Opa! Achava que fosse só eu!

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


MetalKey

todo mundo fala disso :D e eu nunca vi funcionando na minha frente, não nasci sabendo né!!!

O Sarpa já me falou um pouco.... mas ainda não sei qual o efeito que causa, a sonoridade.... não tá na minha mente ainda.. e pelo que eu entendi meu teclado não tem nada que simule isso.

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Vamos esperar que o bom Mr_Mojo_Rising e o bom sarpa nos tire esta dúvida! Eu gosto da sonoridade do Hammond, mas ele é 90% leslie pelo que já ouvi por isto gosto das simulações do meu synth, mas nem sei se realmente são boas para quem realmente entende do assunto.

Ah! o Mr_Mojo_Rising poderia compartilhar conosco as técnicas para se tocar Hammonds, tipo glissandos etc...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


hehehehe... Vamo trocá então, pq os lances mudernosos eu que não entendo... Em poucas palavras: Drawbars são as tataravós da forma de síntese de teclados atuais como Kawai K5000.

O esquema é simples: pra cada manual do hammond, vc tem 9 drawbars, que são, literalmente barras de harmônicos. Elas têm marcações de 0 a 8, onde zero (totalmente empurradas pra dentro) não tem volume e 8 tem volume total, isso pra cada uma das drawbars. O som de cada uma delas sozinha representa intervalos harmônicos da nota que vc tá tocando, de uma oitava abaixo da nota que vc tá tocando até a 19ª acima da nota que vc ta tocando. É dessa forma que vc constrói timbres tão difewrentes, apenas empurrando e puxando drawbars, o timbre pode ficar mais brilhante, mais suave, mais grave, mais agudo, etc... Dizem que combinando efeitos (chorus, vibrato e leslie apenas, sem contar efeitos realmente externos, a leslie já é agregada... hehehe) e as drawbars, um hammond tem 253 milhões de combinações sonoras possiveis. Poca bosta né não?? ;)

Ficou claro ou cafudiu mais??

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising
Claríssimo mestre!
Um bom final de semana! Tô louco para chegar na minha cidade e tocar até os dedos saírem faíscas em cima das teclas!
Fuuuiii!!!!!!!!

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


Ao ver um conjunto de drawbars, pense num equalizador. Apesar de não ser a mesma coisa, fica fácil pra entender dessa forma.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jul/05
· votar


E Metalkey, não diria 90% mas 50% do timbre classico de hammond q a gente conhece é a dinamica e a "quentura" no som que a leslie dá...

Pegando uma carona, vejam isso aqui:

http://www.bossus.com/index.asp?pg=1&tmp=148

É o famoso simulador de leslie da série VK/VR da Roland que a Roland/Boss lançou em forma de pedal, pra ser usado tanto por tecladistas como por guitarristas. Tem os simuladores de tipos de leslie e vários outros parametros que podem fazer milagre em synths com leslie ruim..... Deve chegar aqui custando uns 1200 reais, mas as vezes sai mais barato q trocar de synth... hehehe... Tem um video de demonstração rolando na net em que um cara liga no pedal uma guitarra sintetizada com som de órgão (algo que todo mundo sabe que é bem ruinzinho, guitarra sintetizada é foda no mau-sentido.. hehehe), e vira o Jon Lord na hora!! Timbre maravilhoso.

ROTTA
Veterano
# jul/05
· votar


Mr_Mojo_Rising

Não usa mais MSN?
Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
todos
que tem teclados com drawbar poderia colocar aqui algum dos registros usados

Durval Dellê
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

o unico que eu conheço aqui q tem um simulador, onde possuí as drawbars é o Sarpa.. ele tem um VK-1000.

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


Durval Dellê

mas poderia ser tb alguns registros feitos em teclados mais simples que tenha a função de drawbar, como por exemplo os technics, ou tb no g-70, no pa1....

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# ago/05
· votar


mas poderia ser tb alguns registros feitos em teclados mais simples que tenha a função de drawbar, como por exemplo os technics, ou tb no g-70, no pa1....

Pô, ta certo que o modo drawbars deles é simplificado, quebra-galho mesmo, como naquele teclado que começa com P e termina com SR-3000, mas o G-70 e o PA1X custam quase o preço de um B3 por causa daquele monte de tralhas que vem junto... hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como você configura o Hammond no seu teclado? (e/ou efeitos)