Como se usa um booster? nunca usei...

Autor Mensagem
thecreamofclapton
Veterano
# jul/05


Como se usa um booster.? Tenho um pedal Marshall Bluesbreaker II que opera em dois modos selecionáveis, "boost" e "overdrive". Sempre usei ele no modo OD, para timbrar, mas nunca usei booster na minha vida. Como se usa? meu ampli é um Laney LC30II...
Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/05
· votar


thecreamofclapton
Cara, booster é um pedal quer é destinado a aumentar o volume do sinal que chega ao amp, sem distorcê-lo (pelo menos é o que se pretende), a fim de proporcionar um som mais alto para o solo. É isso. O ideal é colocá-lo depois dos distorções.
Abç

Arathorn
Veterano
# jul/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, me explica uma coisa que eu nunca entendi direito. O pedal booster pede ser utilizado num amplificador transistorizado? Porque só vejo isso: "eu uso o boost para empurrar o som do meu valvulado...". Explica aí que eu tenho certeza que tem mais gente com essa dúvida.
Abraço.

Philipius
Veterano
# jul/05
· votar


Boost você usa em qualquer amplificador.

Normalmente se usa em valvulados pra usar mais a distorção do amplificador.
Eu usei meu Mega-Distortion como Boost num JCM900 e ficou bem legal!

Mas já usei um BluesBreaker como Boost de um Metal Zone ligado num Condor e também ficou muito bom!
Se bem que eu deixei o Bluesbreaker ligado o tempo todo pra matar algumas abelhas do MT-2! hehehe

Arathorn
Veterano
# jul/05
· votar


Philipius
Valeu responder aí!
E numa banda, o boost realmente aumenta o volume para solos ou é uma diferença mínima?

Philipius
Veterano
# jul/05
· votar


Arathorn
Isso é você quem regula.
Afinal, é só alterar o level no pedal de Boost.

E sim, é muito útil para solos!

Gabriel Hendrix
Veterano
# jul/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O booster coloca-se antes ou depois das distorcoes? Vc sabe me dizer a diferença entre as duas opcoes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/05
· votar


Gabriel Hendrix
Eu recomendo sempre depois, pois pedais de distorção geralmente "limitam" o volume do que vem antes deles.
A cadeia ficará assim: Wah - Dist - Boost - modulações.
Se teu amp tiver loop coloque os modulações e delay nele.
Abç

Dave Grohl
Veterano
# jul/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tu é foda

Arathorn
Veterano
# jul/05
· votar


Philipius
Brigadão!
Pelo menos neste fórum o pessoal é gente boa!

thecreamofclapton
Veterano
# jul/05
· votar


Dave Grohl
Que declaração, heim!!!!! (rrssss...brincadeirinha na boa)


Mas a minha dúvida não foi respondida.....
Sei que posso usar um pedal de boost para aumentar o volume nos solos, assim como posso fazê-lo com qualquer outro pedal (overdrives, distortions, compressores, etc). Mas minha dúvida é: "Como se usa um booster para empurrar as vávulas do pré?" Por exemplo, tenho tb um Ibanez TS9 e sei que esse pedal é muito apreciado para ser usado como booster. Mas como fazê-lo? Quem compra umTS9 normalmente o faz para usar com amplificadores valvulados (para timbrar e para booster).Creio que daí vem seu nome TUBE SCREAMER.....

Philipius
Veterano
# jul/05
· votar


thecreamofclapton
Vou usar um exemplo, o dia em que ensaiei com um JCM 900, minha guitarra e meu Mega-Distortion da Boss.

Guitarra > MD-2 > Amplificador.

Usei o Footswitch do JCM 900 somente pra mudar entre o canal limpo e o canal sujo.
O MD-2 estava numa configuração quase sem distorção, com ganho baixíssimo e equalização bem sutil. Acho tinha um pouco de graves pra encorpar o solo, mas não lembro.

Quando eu queria som limpo, usava o canal limpo do amplificador.
Quando era distorção, usava o canal sujo.
Tudo isso com o Booster, no caso o MD-2, desligado.

Veja que a distorção base era puramente vinda do JCM! As válvulas queimando, tadinhas! hehehe

Quando eu estava no canal sujo e ia solar, eu ligava o MD-2.
Então eu tinha as vávulas queimando e o boost do MD-2 ajudando.
É como se distorcesse um tiquinho a mais, dando um empurrãozinho mesmo.

Se eu ligasse o MD-2 no canal limpo, ia ficar um drive fraquinho fraquinho.

Isso é usar um booster pra solos, empurrando as válvulas do pré.


Mas existe outro jeito de empurrar as válvulas do amplificador!
É simplesmente usando um pedal analógico como distorção dele.

Quando eu toquei com um Mesa Boogie Subway Blues, eu tive que deixar o canal bastante limpo, pois eu precisava de alguns poucos sons limpinhos.
É difícil deixar um Mesa Boogie limpo com uma guitarra que tem um Tone Zone na ponte, mas eu fiz o que pude e ficou "mais ou menos limpo". hehehe

Entretanto, eu queria ver ele pegar fogo!
Pra isso, usei o Drive do meu MD-2.
O som que saiu daquela caixa preta foi animal!
Isso porque juntou o Drive do MD-2 com as válvulas que estavam doidas pra gritar! Foi só ligar uma distorção que elas abriram o berro! hehehe

Ligar o MD-2 no meu Staner não dá o mesmo resultado, se é que você me entende.


Bem, isso é o que eu entendo sobre empurrar válvulas e sobre booster.
Pelo menos até agora! hehehe
Posso estar muito errado, mas pelo menos é assim que eu vejo!

Abraço.

tad4heads25
Veterano
# jul/05
· votar


Qualquer pedal com ganho e volume pode usar pra booster.......e naum necessariamente pra valvula........

experimenta ligar um micro amp com ganho no maximo antes do seu pedal de distorção, vc vai ver como o bixo fica poderoso.........

ou mesmo dois pedais de distorção, um deles vc liga antes, e coloca o level no maximo.....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/05
· votar


thecreamofclapton
Cara, como o tad4heads25, qualquer pedal que proporcione um aumento de saída de sinal sem alterar demais o mesmo pode ser usado como booster (equalizador e compressor, por exemplo). E vc pode usar tanto para válvula, quanto para transistor.
Cara, o pré, seja ele à válvula ou transistor vai ter a mesma função (amplificar e "shapear" o fraco sinal da guitarra para "levá-lo" para o power, que vai amplificar o suficiente para "empurrar" os falante e tornar-se audível).
Tubescreamer é apenas um nome (aliás sinônimo de overdrive), e a função desse pedal é distorcer levemente o sinal do instrumento, mais ou menos como um POWER de amp valvulado faz quando no limite (o nome disso, tecnicamente falando é "soft clipping"), nada mais. Vc também pode usar um Tubescreamer (ou overdrive, como queira), como booster, de qualquer amp, seja ele valvulado ou transistorizado, desde que vc o regule para isso (volume mais alto que o som da guitarra sem ele, distorção baixa ou quase "zerada"), basta experimentar.
O que eu recomendo, caso vc tenha um transistorizado, é usar um boost (qualquer que seja ele, até um específico), depois do pedal de distorção, para poder optar entre o som limpo do amp e o som distorcido do pedal, e, para solar vc pisa no boost.
No caso de um valvulado, geralmente os novos tem opção de canal, usa-se o footswitch do amp para mudar de canal (como o Philipius fez), e o boost para solar (seja ele no limpo ou no "sujo").
Abç

Sgt_Peppers2
Veterano
# fev/06
· votar


EU tb nunca usei booster, aliás comecei a ouvir falar por aqui mesmo ai fiquei curioso.
EU tenho um SD-1 da Boss, e maioria diz que ele é bom pra da booster.
Meu amp é um Fender Frontman 25R...
Então, liguei a distorção dele e fui acionar o SD-1 pra da booster, só que o volume não muda em nada. Botei o level no máximo e tirei o Drive... mesmo assim o volume não muda...
Não entendi muito esse negócio, desculpem a minha grande burrice e ignorancia, mas se alguém puder me ajudar aew...

thecreamofclapton
Veterano
# fev/06
· votar


Ainda hoje oque eu entendo debooster é apenas um aumento de volume quando você aciona o pedal designado para essa função. Somente. Queria entender essa expressão "empurrar as válvulas do pré". O que significa isso? Tecnicamente, como funciona?

Faca na Caveira
Veterano
# jan/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


up!___________________________________________________________________ __________________
tenho +- a mesma dúvida do Sgt_Peppers2
Então, liguei a distorção dele e fui acionar o SD-1 pra da booster, só que o volume não muda em nada. Botei o level no máximo e tirei o Drive... mesmo assim o volume não muda...

Então pessoal, ano passado toquei pela primeira vez em 2 amplis valvulados na gravação do cd da minha banda, gostei tanto que comprei um valvulado pra mim a alguns dias. Porém ainda sou meio ogro nessa viagem de booster para valvulas, já boostei pedais, mas não sei se há alguma diferença, queria então sanar minhas dúvidas:

1) Há como boostar volume e ganho ao mesmo tempo com um tube screamer por exemplo?

2) Pra boostar ganho, o ts vai no input, ok... e pra boostar volume, ligo no loop? Mas se eu ligar um ts com o drive zerado no loop, ele não perderia ganho, assim como acontece normalmente com boost em pedais?

3) Usei um ts9 no input de um jcm800 o som fica foda, mas o volume do solo foi editado na mixagem. Minha pergunta é: Boost de ganho não seria meio inútil pra apresentações e estúdio?

Afinal, como vocês fazem? Valeu!

DotCom
Veterano
# jan/10
· votar


Faca na Caveira
1) Há como boostar volume e ganho ao mesmo tempo com um tube screamer por exemplo?
Se a saturação estiver num "meio termo", é possível de se conseguir sim. Mas tem que ter uma manha aí.

2) Pra boostar ganho, o ts vai no input, ok... e pra boostar volume, ligo no loop? Mas se eu ligar um ts com o drive zerado no loop, ele não perderia ganho, assim como acontece normalmente com boost em pedais?
Depende. Isso só se você usar o drive do pré. Considerando que esse seja o caso, sim, ligue o TS no loop. Com o drive zerado o volume é menor do que com o drive em valores maiores. Mas aí você compensa no level.

3) Usei um ts9 no input de um jcm800 o som fica foda, mas o volume do solo foi editado na mixagem. Minha pergunta é: Boost de ganho não seria meio inútil pra apresentações e estúdio?
Não. Mudando o ganho você muda seu timbre. Que é o propósito inicial de se querer boostar o ganho. Lembre que quando falamos em boostar ganho, é simplesmente saturar mais o som. Boost de volume que é dar mais volume.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Faca na Caveira
1) Não. Para isso vc teria que usar 2 boosters...
2) Para "boostar" ganho vc tem que usar o pedal antes da distorção. Quando vc usa APENAS um booster ligado na linha do amp (in), vc "boosta" os dois (ganho, sendo esse, discretamente e volume). Não aconselho ligar boosters em loop.
3) Concordo com o DotCom
Abç

MaicolBrevia
Veterano
# jan/10
· votar


Pedais - O que é, Como funciona, Pra que serve e Dicas sobre cada efeito

BOOST / PRÉ AMP:
Nada mais é do que um efeito que aumenta o volume do sinal que recebe, mas sem chegar a saturar/distorcer. É um aumentador de volume.
Bom se lembrarmos que a saturação é volume sobre volume, o boost é então um ótimo saturador de outros efeitos de ganho, ou seja se colocarmos mais volume da entrada de um pedal de distorção/overdrive/fuzz, o resultado final é mais saturação na saída de uma dessas unidades. Agora se pegarmos uma unidade de distorção/overdrive/fuzz, e ligarmos na saída deles o boost, teremos nada mais nada menos do que o volume do efeito aumentado.
Raciocinando, todos pedais de ganho, se zerarmos a distorção/drive dos pedais de distorção/overdrive/fuzz, teremos também um booster, com a vantagem de usarmos a equalização/tone desses pedais para ajustarmos o timbre.
Devido algumas particularidades que trataremos mais pra frente o COMPRESSOR e o EQUALIZADOR também podem atuar como booster.


Créditos para Fernando de almeida

Faca na Caveira
Veterano
# jan/10 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


Primeiro de tudo, obrigado pelas respostas =]
vou abusar mais um pouquinho hehe

DotCom
Com o drive zerado o volume é menor do que com o drive em valores maiores. Mas aí você compensa no level.
Mauricio Luiz Bertola
Quando vc usa APENAS um booster ligado na linha do amp (in), vc "boosta" os dois (ganho, sendo esse, discretamente e volume).

Ok, até aí eu sei, mas somente o boost de ganho é suficiente pra empurrar e destacar o solo? Por exemplo, no caso de um solo em uma música mais barulhenta, cheia de ataques de pratos na bateria, não seria meio difícil de se fazer ouvir melhor apenas com mais ganho? Que manha é essa ae? rsrs

Tipo, sei que o boost de ganho tem sua importância pra mudar o timbre e tal (até mesmo pq eh justamente isso que busco, timbrar pra mais ganho no solo), talvez eu não tenha formulado bem a terceira pergunta... pra minha necessidade, eu não irei boostar ganho para aumentar bruscamente a saturação, queria apenas um pouco mais de ganho pra dar uma empurrada mesmo e mais volume nos solos, achei que isso fosse possível apenas com um ts.

Vejo muitos guitarristas ao vivo que usam amp valvulado e na hora do solo acionam apenas um ts ou outro overdrive qualquer, o volume sobe na medida certa e o ganho fica perfeito pra solar. Isso é alguma propriedade de amplificadores valvulados? Pq ja toquei em transistorizados, tentei fazer a mesma coisa com um sd1 e não consegui. Queria aprender a fazer isso também, não achei isso na busca.

Para a minha aplicação, só irei boostar ganho mesmo pra solar. E o booster seria meio inútil pra mim se ele não aumentasse o volume.

MaicolBrevia
Eu conheço esse tópico, já me ajudou muito a aprender, já li tudo que o fernando de almeida postou lá. Mas o meu problema é com boost em valvulados. De qualquer forma agradeço a ajuda =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


Faca na Caveira
Isso é apenas uma questão de regulagem do pedal. Compre-o e pesquise-o.
Abç

Faca na Caveira
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu procurei fazer o inverso, justamente pra não gastar a grana a toa, mas blz, acho que vou pegar um ts9 no ebay, se não for o que eu preciso, faço que nem eu fiz com o ls2, vendo como novo no mercado livre a um precinho camarada rsrsrs =] vende rapidinho

PS: eu sabia que ia me arrepender de vender meu sd1

abraço e obrigado pela força

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10
· votar


Novo up!

Seguinte pessoal, preciso urgente de um booster e ainda tô meio perdido, não sei o que fazer.

Andei fazendo alguns testes aqui em casa usando um plexitone como boost. Depois de 2 meses, não achei a tal manha de aumentar volume boostando pelo input. Nem mesmo controlando o ganho do canal sujo do amp. O timbre fica foda, mas fica completamente escondido na musica.

Não tive muito tempo pra testar ele no loop, mas pelo que percebi, o boost do plexitone (que também tem um boost limpo embutido) ficou bom no loop, deu o volume que eu queria, não percebi nenhuma perda significativa, nem apitos etc.

Pretendo usar o plexi no input pra não perder o drive dele e comprar um booster limpo pra ligar no loop do valvulado e aumentar volume pra solos. Mas ainda estou meio no cagaço, pq até agora não vi muita gente fazendo isso. Vejo muitas contra-recomendações, porém poucas justificativas.

Minhas dúvidas são:

1) Quais são as possíveis consequências negativas de se ligar um boost limpo no loop de um valvulado?

2) Como vocês faz para solar usando o canal sujo do seu valvulado? Que estilos tocam? Usam muito o ganho do valvulado?


Desculpem a insistência e obrigado pela atenção =]

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira
1) Nenhuma.
2) Não sei, não sou guitarrista, mas tenho um "setzinho" de guitarra com um Bertola's SuperFuzz Custom + e um Oliver Equalizer como booster após o fuzz.
Abç

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


eu uso o equalizer GE-7 da boss pra boost. Ele só aumenta o volume e da uma equalizada... Regulo com um pouco mais de grave e aumento o volume...

gosto dele pq ele nao altera o ganho (nivel de distorçao)... Só mesmo aumenta o volume pro solo

Abraços

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei
vc usa o eq no input mesmo?

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


Faca na Caveira

Cara... plugo meu set da seguinte maneira:

Guitarra > Wah > Jackhammer > SD1 > GE-7 > DD3 > Amp

foi isso que vc quis saber???

Faca na Caveira
Veterano
# mar/10
· votar


Del-Rei
Mas você usa o canal sujo do amp? Ou boosta apenas o jack e o sd1?

Del-Rei
Veterano
# mar/10
· votar


boosto apenas os pedais.. a distorçao do meu amp é uma M#$%!

tenho um marshall MG 15..

Mas mesmo que fosse a distorçao do amp, nao haveria diferença em ligar no input ou no loop.... o resultado é o mesmo. É diferente de delay e outros efeitos...

abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como se usa um booster? nunca usei...