Fazendo um Pedal - Comecei errando

    Autor Mensagem
    steka
    Veterano
    # abr/05


    Ih.. comecei mal...
    Hoje fui "Imprimir" o circuito na placa e num deu certo.... fiquei uns 40 min ao todo com o ferro na placa e a tinta não pegou direito.... ficou só uma marquinha beeeeeem fraca... inútil....

    Usei uma transparência (xerox).... coloquei ela do lado certo e tudo mais.... pode ser o ferro de passar? O meu é a vapor.....

    steka
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ah... esqueci de falar... eu não deixei esfriar em nenhum momento, sempre comecei a tirar a transparência com ela quente... pode ser isso?

    Metal Fuzz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tai!

    steka
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mas o que muda se eu deixar esfriar? Na teoria a tinta já deveria ter se desgrudado da transparência...

    Un Perro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Desliga o vapor do ferro se tiver ligado
    nao sei com transparencia, mais com gloss paper eu mergulho ela na agua, espero e tiro, sempre sai certo..
    mais sempre deixa esfriar, pq a tinta ainda pode ta mole, ai ela ainda ta entre a placa e a transparencia, ai quando vc tira a transparencia ela vai a tinta vai com ela..
    E limpa bem a placa antes.. passa um bombril com detergente, depois um alcool isopropilico pra nao deixar nada de gurdura.

    steka
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Valeu Un Perro, essa do vapor a minha namorada me disse hoje, eu nem sabia que dava pra desligar!
    Vou tentar denovo agora de meio dia...

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    steka
    eu acho q eh assim msm, eu nunca consigui faze uma placa com transparencia q ficasse perfeita, fica sempre uma bost...
    mas dai eu uso somente como guia as trilhas que ficaram fraca, e vo desenhando com a caneta de retroprojetor por cima delas... ateh q fica bom, melhor q desenha tudo a mão sem guia nenhum....
    flw t+...

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    http://www.guitarhouse.com.br/shit/Tutorial%20(by%20Marisco).doc

    tad4heads25
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    steka
    eu tiro com ela quente mesmo, sempre que deixei esfriar a tinta voltou pra transparencia....


    eu acho q eh assim msm, eu nunca consigui faze uma placa com transparencia q ficasse perfeita, fica sempre uma bost...
    guitarRox_fpl

    chega uma hora q vc pega a manha......
    eu faço o seguinte, primeiro passo com o ferro num potencia mais ou menos pra transparencia grudar, depois q vi q grudou todas as partes eu taco potencia máxima (chega até sair fumaça) durante meio segundo (bem rapido) e tiro o ferro, viro a placa de costas e começo a passar ela com a parte da transparencia virada pra mesa......passo durantes uns 10 segundos assim (saindo até fumaça). Depois desviro e tiro a transparencia, quase sempre fica perfeito... uma vez ou outra precisa de retoques, mas eu costumo retocar mesmo quando não precisa.

    Um detalhe, com o ferro a vapor q tem aqui nunca consegui fazer nada tb, só com um black and decker antigão....pra ver como até os ferros de passar vintage eram melhores hehehehehe

    steka
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tad4heads25

    Hahaha.... ferro vintage foi boa! hehehe

    E TV de LCD é uma bosta!!!!!!! Boa eram as valvuladas!!! Dava pra sentir a imagem! hehe

    lmazev
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    steka
    NÃO se preocupe em ter errado: você aprendeu um jeito de NÃO fazer! hehehe

    È eu que não tenho nem idéia nem jeito pra fazer...

    tad4heads25
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    steka
    tem uma maneira mais fáci lde fazer. Comprar de mim hehehe

    qualquer coisa é só dar um toque.

    steka
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tad4heads25, valeu cara, mas se fosse pra comprar... eu já tinha comprado... eu quero é fazer!

    Semyto
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bom vai pra quem estiver interessado alguns testes.

    1º Transparencia: A transparencia e uma boa ideia pra quem esta começando só que custa um pouco caro pra vc fazer um PCB com ela e até pegar a manha já se gastou alguns reais, o toner adere bem, mas o problema é que as trilhas saem mais grossas devido a ele ser feito de um plastico termostatil, pode ocorre de algumas trilhas grudarem devido a este fato.

    Papel glosspaper: O melhor mas caro de mais tb o toner adere 100% e fica muito lindo, pra quem tiver $$$ é uma boa.

    Sulfite: O segredo é vc usar folhas de 75gr e pedir pra tia da xeroz tira uma cópia bem forte negrona mesmo fica 80% sendo que as vezes vc tem que da um retoque mas foi uma das maneiras mais baratas.
    (Resumo rapido de como fazer: passe o ferro por cerca de 3 min até o toner grudar, com a placa quente acomode ela dentro de um pode com agua e deixe até aparecer o toner cerca de 5 Min já esta bom se quiser deixa mais sem problema, com uma escova de dente velha va desmanchando o papel até ficar só o toner, verifiqe se não a falhas e manda pro banho em percloreto de ferro.

    Paple Couché: Está é a que + uso depois de muitas PCB feitas cheguei a 95% de perfeição o papel é barato 0.10 R$ mas vc tem que ter paciencia que as primeiras PCB sempre saem mais ou menos.

    o mesmo equema do sulfite só que vc tem que esperar ela esfriar antes de mandar pro recipente com agua.

    Mad Dock
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Parem tudo......façam assim.....impressão a lazer em papel de foto(glossy paper, papel para fotos com imp. a jato de tinta) ou no papel normal de impressão a laser para foto, ferro bem quente sem ser a vapor, uns 4 a 5 minutos, dá pra perceber se o lay out foi transferido e se precisa de mais tempo de aquecimento.......pra tirar, deixe de molho em agua quente com um pouco de detergente..sem pressa....tira-se o papel por esfarelamento...e ñ inteiro.....fiz assim e na segunda vez que tentei já estava com qualidade profissional.... esse processo é bem simples e funciona...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fazendo um Pedal - Comecei errando