Captadores - Alnico/Ceramica?

Autor Mensagem
flpmartin321
Veterano
# mar/05


E ae galera, tava afim de um captador com saída alta pra tokah metal, e como a grana tah curta eu acho q eh capaz deu pegar uns stellfner... eu achei muito legais os caps deles e pelo jeito devem ser de uma boa qualidade, agora alguem me diz qual eu devo pegar: um de ceramica ou de alnico? quais as diferenças dos dois???

e quanto ao pino dos caps, no site fala que tem com pinos fixos e com pinos reguláveis, em q q isso vai me ajudar? o q eh o pino regulavel, me expliquem o que vcs souberem sobre isso...

vcs acham uma boa pegar esses caps por um preco beeem barato??? eh menos q 70 conto cada cap... valew ae galera!!!

ps.: eu sei q esse forum eh de pedais e como nem tem forum de "captadores" eu decidi postar aqui pois o pessoal ajuda muito mais aqui e no de amp do que no de guita...
abraço!
felipe

Passoka
Veterano
# mar/05
· votar


flpmartin321
Cara, os captadores de cerâmica são em "geral" mais fortes e mais agudos, por isso, geralmente os caps distortion usam esse magneto. Os de alnico 5 são um pouco mais graves e os de alnico 2 mais graves ainda.

Como você quer tocar metal, acho que o melhor seria um cerâmico mesmo.

Quanto aos pinos reguláveis são aqueles que vc pode subir ou descer para ajustar cada pino por corda e assim balancear a captação de cada uma, nunca mexi nos meus captadores para fazer esse tipo de ajuste, mesmo eles tendo essa possibilidade.

Fellipe Quirino
Veterano
# mar/05
· votar


flpmartin321
velho que capitadores são esses tão baratos e de ceramica..???me passa o site ai pls!!!!!!

hc_cwb
Veterano
# mar/05
· votar


Passoka

E os caps ativos( da emg 81/85)? Eles são de cerâmica Ou alnico?

Passoka
Veterano
# mar/05
· votar


hc_cwb
o 81 é cerâmico e o 85 de alnico V

SpeedFox
Veterano
# mar/05
· votar


Palavras do meu amigo Daniel, um cara bem entendido no assunto:

"Diferença entre ALNICO (ALuminio NIquel CObalto) e cerâmico é o seguinte....geralmente, os feitos captadores de ímã feitos em ALNICO são mais musicais, e não tão fortes quanto os cerâmicos. Os cerâmicos são mais "porrada" e não tão sensíveis quanto os em ALNICO. Pra ponte, eu sugiro o cerâmico e pro neck um ALNICO se vc quer uma guitarra mais versátil. Mas como tudo na vida, é o gosto do freguês...
Exemplos de captadores com ímã em ALNICO e CERÂMICO:

O EMG 85 é ativo e ALNICO. o EMG81 é Ativo e cerâmico
SDuncan JB é ALNICO. Já o JB Jr é Cerâmico
A maioria dos Single Coil das Fenders Strato são ALNICO, Já os das Teles são Cerâmicos
Os PAFs (incluisive os PAF PRO ) são ALNICO. Os Evolution são cerâmicos
A maoiria dos captadores Gibson são ALNICO. Mas os Gibson 500T e o Dirty Fingers são cerâmicos.
Os Super Distortion da DiMarzio são cerâmicos.

Ou seja, quanto mais forte, pode ver que são cerâmicos. Quanto mais fracos e mais "timbrosos" em som limpo ou crunch leve, os Alnico são mais desejados.

O captador que, na minha opinião vive na fronteira é o SDuncan JB...é Alnico, mas tem dupla personalidade...pois tem saída alta como cerâmico. Tem gente que ama...eu prefiro um SDistortion...e veja...um DiMarzio X2N ou um Invader, são muito fortes e timbre limpo horrorosos...são 2 dos mais fortes cerâmicos que eu conheço. "

flpmartin321
Veterano
# mar/05
· votar


Passoka
cerâmica são em "geral" mais fortes
pois é... mas e o chiado?? aumenta tb???

nunca mexi nos meus captadores para fazer esse tipo de ajuste, mesmo eles tendo essa possibilidade.
heheh entao quer dizer que isso eh meio "inutil", nem se usa muito neh??
mas o preço é o mesmo...

Fellipe Quirino
sao artesanais, uma empresa nacional... www.stellfner.com.br

SpeedFox
entao no meu caso pra usar 80% do tempo com distorção e ra obter uma distorcao mais porrada o ideal é ceramica mesmo....

AE TO GOSTANDO DE VER A GALERA AJUDANDO... BRIGADÃO...

SÓ QUERIA MAIS OPINIÕES DE VCS QTO À ESSES CAPS DA STELLFNER, A EMPRESA, QUALIDADE, SE ALGUEM JAH OUVIU? TESTOU? VIU, ETC....
BRIGADAO!!!

flpmartin321
Veterano
# mar/05
· votar


^

flpmartin321
Veterano
# abr/05 · Editado por: flpmartin321
· votar


AE GALERA, TO REERGUENDO ESTE TÓPICO PRA NÃO FAZER UM NOVO... MANDEI UM MONTE DE EMAILS PRA EMPRESA MAS ELES NUM RESPONDEM ... ENTÃO VOU PEDIR MAIS UMA AJUDA PRA VCS QUE RESPONDEM:

é o seguinte , ainda to encucado com esses caps... e lá no site deles tem bastante especif. técnicas mas eu num entendo quase nada, lá vai:


resitências ohmicas que variam de 7,6K (com enfase em médias e altas frequências) a 15,2K (com enfase nas médias e baixas frequências).

o que que é resistencia ohmicas??????? no caso desses caps: 7,6 a 15,2 k ...
tem algo a ver com a saída do cap???
me expliquem pois sou leigo nesse assunto...



mais uma só:

opções para 2 ou 4 condutores
qual a diferença...? e o que são esses condutores???

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321
cara eu to no mesmo mato ki vc.. kerendo esses caps ai.. osh ki ainda nao mandei email pra eles..

bem a resistência ômica.. eh a resistencia do indutor medido em ohms.. eu tenho a impressão de kuanto mais grave a resistencia.. mais grave serão as frekuencias trabalhadas.. eu nao sei se eh isso mas eu axo ki eh assim.. a saida eu axo ki seria indutancia..

já esse negocio de condutor eh o seguinte.. pelo ki eu sei.. o humbuck com 4.. eh pra ser utilizado nakela opção de push-pull onde vc pode colocar o captador trabalhando em serie ou paralelo.. .. em serie eh um humbuck.. e em paralelo.. ele pode atuar como um single.. tem fenders ki tem essa opçao.. e outras marcas tbm... mas nao me lembro ao certo..
eu nao tenho certeza denovo mas axo ki eh isso.. e eh a unica vantagem eu axo pra no caso se ter caps com 4 condutores..

eu tava pensano nos spanich tbm conhece?
soh ki saem um pouco mais caros..

e tbm keria saber como eh esse trem de alnico 5 e ceramico..

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


kelson
ehntao... com o preço de um spanich eu compro um set de stellfner e ainda mando meu luthier instalar... os spanich sao por volta de 180 conto , é barato mas o st. eh muuuuuuito mais...

basta saber a qualidade neh... tem gente no forum q comprou stellfners e gostou... mas aquele trash da spanich deve ser bem legal...

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


flpmartin321
Eu tenho na minha ibanez semi acústica um par de spanich: F5000 na ponte e PAF no braço. Simplesmente adoro o timbre deles e a personalidade do captador do braço é realmente impressionante.

Não sei se os stellfner são tão bons assim. Pelo preço, duvido um pouco. Mas com certeza devem ser melhores que as captações que vem standart nas guitarras produzidas na koreia e arredores.

Agora, os Spanich tem um timbre comparável aos importados que custam 3 vezes mais, enquanto os stellfner me parecem uma opção pra quem busca uma "melhoradinha" no som da guitarra. Até mesmo porque, pelo preço, não tem como utilizar matérias-primas top de linha.

Mas faça a experiência. Se depois vc não gostar, venda os stellfner e compre os Spanich. Eu recomendo, sem contar que o atendimento dos guris é 100%.

Se a grana tá curta, eu recomendaria que vc comprasse apenas um captador, mas o melhor que o seu dinheiro conseguir. Use ele na ponte, e esqueça o resto. Controle o timbre com o knob de tom (ele existe, sabia?) e abaixe o volume nas bases, pra vc ter um "booster" na hora do solo. Mais vale um timbre decente na sua guita do que meia dúzia de sons meia-boca...

LeandroP
Moderador
# abr/05
· votar


No meu captador do braço eu tenho um magneto de anico e cerâmico. Híbrido!!!

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Não sei se os stellfner são tão bons assim. Pelo preço, duvido um pouco.
esse é meu medo...

Mas com certeza devem ser melhores que as captações que vem standart nas guitarras produzidas na koreia e arredores.
eu tenho uma jackson indiana... num é ruim , eu gosto até mas queria melhorar...

Controle o timbre com o knob de tom (ele existe, sabia?)
naum, na minha naum existe...


Mais vale um timbre decente na sua guita do que meia dúzia de sons meia-boca...
pois eh... to comecando aconsiderar a ideia de guardar mais grana e takar logo uns EMGs pra tokah metal... achu q eh oq rola neh...


LeandroPanucci
No meu captador do braço eu tenho um magneto de anico e cerâmico. Híbrido!!!
num intendi cara, tem algo a ver com a resposta do que eu perguntei???

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321
naum, na minha naum existe...

hehehehehehehehe.... 1x0 pra ti....

Mas falando sério: se vc não tá tirando o som que vc precisa da sua guita, compre um bom captador, por um preço justo e que te faça feliz...

Depois, com um timbre melhorzinho, vc fica tranquilo pra guardar grana e comprar os emg´s...

LeandroP
Moderador
# abr/05 · Editado por: LeandroP
· votar


flpmartin321

Não cara, não tem nada a ver com o que você postou. É verdade mesmo, meu captador tem magneto de alnico e cerâmico. Tem os dois. O de alnico é um pouco deslocado o centro dele. Este é um captador artesanal que eu pedi pra fazer.

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
naum existe mas eu quero por... um TONE....

se vc não tá tirando o som que vc precisa da sua guita
eu até to... mas é que sobrou uns trokados na minha mão... e jah sabe né: "dinheiro na mão é vendaval... "
eu keria dah um upgrade , seilah... vc acha q compensa esperar mais uns 4 meses e pegar um set de EMG??? 81 e 85 por exemplo???

se eu gastar essa grana agora, vo demorah muito mais pra pegar os emgs...

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


LeandroPanucci
legal cara... fikou mt caro??? eh bom???

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321

Se vc acha que os EMG´s são o Santo Graal do seu timbre, espere. Mas se vc acha que um bom captador na ponte quebraria um bom galho...

Como vc pode ver, é uma decisão pessoal e as duas escolhas tem vantagens e desvantagens. Afinal, quem garante que tu não vai gastar a grana em cerveja?

LeandroP
Moderador
# abr/05 · Editado por: LeandroP
· votar


flpmartin321

Não. Preço de captador nacional mesmo.

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Se vc acha que os EMG´s são o Santo Graal do seu timbre
ah cara, todos guitarristas que eu gosto(poucas excessoes) usam emg...
entao como num posso ir na loja simplesmente e testar caps, eu pego as referencias que eu tenho...

Afinal, quem garante que tu não vai gastar a grana em cerveja?
pois eh... eu num bebo...

2x0 hahahahahaha

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321
ah cara, todos guitarristas que eu gosto(poucas excessoes) usam emg.

Então, com certeza, esse é o som que vc procura. Guarde a grana e comece a beber! Mas pouco, pra não gastar tudo e ir pro A.A.

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
hahaha cerveja naum... mas quem sabe um bacardi com um red bull... aí eu gasto gasto tudo que eu tenho...
ahhahaha

mas qto ao som... eh o q eu falei... meu professor tinha uns dimarzios mas eu nunca vi nada demais neles... era um distortion e o otro nem lembro... jah os emgs eu sempre gostei das bandas q usam tal...

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321
os emgs eu sempre gostei das bandas q usam tal

Só não esqueça que provavelmente, além dos captadores, os caras devem ter um rack de 1,5 de altura com processadores, prés valvulados, enhancers e o escambau...

O captador sozinho não faz milagre...

Boa Sorte.

Quanto à bebida, previro um bom e velho chivas regal...

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Só não esqueça que provavelmente, além dos captadores, os caras devem ter um rack de 1,5 de altura com processadores, prés valvulados, enhancers e o escambau...
eu sei...

mas tem algumas excecoes: blind guardian, uma banda q eu curto muito... o guita sempre usosu 2 emg 81... desde o começo da banda(primeiro single) ateh hj... e lah atras ele nem devia usar equip bons... mas o emg tava lah... seilah

zakk wylde: jcm mexido, sd1 e wah ... e ele eh o q mais faz milagre k guita... eh muito legal o som dele;...

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321
se conseguir mais informaçao com a stellfner coloca aki cara.. pq no momento eu nao tenho condiçao de pegar um cap descente.. e soh to tentando ressucitar uma guitarra ki tah aki..

Fisioterapeuta
Veterano
# abr/05 · Editado por: Fisioterapeuta
· votar


o meu chegou hoje e som e animal eu postei no forum de guitarra as especificacoes dele

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


flpmartin321
o guita sempre usosu 2 emg 81... desde o começo da banda(primeiro single) ateh hj... e lah atras ele nem devia usar equip bons

hehehehehe.... essa foi boa....

Vc esquece como o mercado de usados no Iº Mundo é diferente? Vc consegue um ampli marshall de 100watts por 100, 150 dólares...

kelson
Veterano
# abr/05
· votar


Fisioterapeuta
vou ler o review cara..

grooveblues335
ehh.. c tivesse como comprar coisas usadas lah eu jah tinha 3 guitarras oaeHOHEeoh =)

flpmartin321
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
ah cara, num sei né... mas qdo ele comecou devia ser muleke, devia ter minha idade... vai saber que equip que ele tinha...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Captadores - Alnico/Ceramica?