Oliver SD-10.. volume aumentando quando efeito esta ligado

    Autor Mensagem
    kelson
    Veterano
    # mar/05


    Bem.. meu oliver começou a do nada quando aciono o bypass.. o volume entra ok.. mas kuando aciono o efeito denovo.. o volume vai subindo.. pode ser a fonte? ainda nao testei com bateria.. se acontece o mesmo..
    pode ser algum componente do bypass eletronico estragado?

    kelson
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: kelson
    · votar


    eu testei com fonte e deu o mesmo "negocio"..
    a fonte tinha dado um pau lah.. axo ki eh o capacitor pq uma ora saiu "faiscas" dentro dela (ela eh transparente) e eu dei uma olhada e os fios do capacitor eletrolitico tinham encostado.. dai pode ter acabado fazendo algo com o efeito? pode tbm ser algum cap nele??

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    melhor testar com uma fonte perfeita pois a carga ou descarga do cap da fonte pode variar a tensão e assim haver variação de volume, olhe tambem se a fonte é simples ou estabilizada, ser for estabilizada, com o curto do cap o estabilizador pode ter ido pro saco.

    kelson
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: kelson
    · votar


    macaco veio
    nao era estabilizada nao.. tem soh os diodos retificando e um cap de 1000uF/50v se nao me engano.. e tava gerando uns 10.80V eu tava com a pretençao de estabilizar ela já.. colocando a ponte.. um regulador e os cap.. igual o negocio do pisotones.. http://pisotones.com/Alimentacion/MBC/Fuente-9V.htm

    mas voltando ao pedal.. testei com uma fonte regulada oji.. e ele apresentou o mesmo problema.. e tinha, como dito antes.. testado com uma bateria 9V.. e apresentou o mesmo.. a fonte ki deu biziu..pode ter dado uma descarga que alterou algo no pedal.. kuando vc entra no modo bypass ele entra normal.. mas kuando volta com o efeito.. o som vai subindo num "fade in" ateh o valor ki está no pot volume.. teve uma ora ki o volume nao voltou e eu mexi no pot e ele ficou no valor ki colokei.. possa ser ki alterou algo no buffer do efeito? no transistor ou algo assim?
    eu vih alguem aki no forum ki falou o mesmo.. ki o dele tava acontecendo isso.. soh ki eu nao conseguir axar ;\ foi num topic ki vc mesmo comentou eu axo..

    o pulsar tremolo ki eu fiz.. parou de funcionar tbm.. ele tava ligado a fonte.. só ki eu nao testei pra ver se eh fio soltou ainda.. axo ki a fonte deve ter fudido tudo ;\

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ficou complicado, eu não conheço o circuito da oliver, alguns pedais tem estabilizador interno (para o caso de a fonte não ter), alguns o estabilizador completo (com transistor) acho q o onerr é assim, alguns apenas com zenner (boss), pode ter dado problema no proprio estabilizador do pedal como em alguma outra da parte do circuito, eu discartaria integrados e transistores porque se fosse eles provalvemente o pedal pararia por completo. parece coisa de capacitor ou diodo ao redor de algum capacitor (dificil dizer)

    John Johns
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu nao sou especialista, mas se qdo vc mexeu no potenciometro voltou, talvez seja problema no proprio potenciometro

    kelson
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: kelson
    · votar


    macaco veio
    o circuito eh o mesmo do SD-1 da boss.. literalmente o "mesmo" oq muda é o ci.. por um mais "barato".. mas é simplesmente o mesmo circuito.. o zener ki tem. eh um antes do led.. se nao me engano de 4.5v ou 5.1v.. nao sei ao certo.. eu tbm pensei nisso.. por isso eu falei "alteraçao" ao inves de estragar de vez.. eu axo ki possa ser algum cap tbm..
    eu peguei o esquema do bypass eletronico da boss. e axei um eskema do sd-1 da boss (completo).. xoh posta aki e vc dah uma olhada..
    brigadao..

    http://img215.exs.cx/img215/3194/ebypass5sn.gif
    http://img215.exs.cx/img215/1748/bosssd18fw.gif
    http://img215.exs.cx/img215/4264/sd1super20distortion1lv.gif

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ah se der pega meu msn.. (kelsonbueno arrouba hotmail com)

    John Johns
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    soh muda um CI?

    serio? entao acho q vou fazer um mod do meu SD10 :P

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cara axo ki nao eh o pot nao.. pq eu acredito ki seja mais algo em relaçao ao curto do cap da fonte..
    hheehe eh serio cara.. soh muda o ci e os transistores por uns mais baratos.. compensa colocar um tl072 ou um JRC4558 pra tirar um pouco do ruido desse op amp original..
    no "fuzz central" tinha umas modificaçoes muito bacanas e "boas" mas o cara começou a cobrar 8 dolar.. pelo datasheet das modificaçoes..
    e nao pude mais ver.. sacanagem.. eu pensei em anotar(salvar a pagina) e nao fiz ;\

    macaco veio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    discarte o zenner do led, alguns pedais da boss no lugar do diodo 4001 na entrada de 9v é um zenner, se voce souber mexer terá que retirar o sinal direto do meio do pot de level e jogar no ampli com um jack externo assim eliminaria no teste o circuito da chave eletronica, se estiver normal o problema seria na chave.

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    macaco veio
    eu compreendi.. e nao "mapeei" ainda o pedal pra ver kual parte está o bypass eletronico.. o zener do led tah na cara ki nao eh..
    eu nao tinha pensado nisso ainda..
    mas em breve farei o teste sim.. vou regular as fontes aki e volto com respostas.. vlw macaco..
    aki vc eh de bh neh?
    eu sou de ipatinga.. abraços..

    Ages
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    puts, o meu SD-10 tb ta com o mesmo problema ja faz mto tempo!!! eu imagino q o problema seja de certa forma mais simples (ja vou dizendo q n manjo nada de eletronica)... eu abri ele e dei umas mexidas tipo tirei um pouco a placa e liguei... ele soh funciona desse jeito, quando ele comeca a dar esse problema eu movimento a placa pra outro lado ai ela volta a fincionar... por isso eu pensei q pudesse ser algum tipo de mal contato nos fios q ligam ou nos potenciometros, ou que liga na fonte ou em algum lugar... eu tb gostaria muito de saber como consertar esse defeito pra nao deixar meu pedal com as tripas de fora...

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    hum.. pode ser um mal aterramento.. ou um "super" aterramento da conexao da xave.. ou pode ser a xave! O.o pq ela soh dah um "tek" no terra pra mudar o relay eletronico (eu axo ki eh assim.. neh macaco?) eu vou ver se motimento a placa ou se xeco todas as fiaçoes.. alias o meu dava uns mal contatos há um tempo atras nos fios ki um xutinho.. hahahah resolvia.. mas agora ele parou.. ateh antes de apresentar isso neh.. mas eu vou dar uma olhada nessa sugestao ki vc deu.. e vou xecar toda a fiaçao.. vou desmontar o bixinho e dar uma olhada.. o engraçado eh ki a placa.. eles fizeram pra ficar bem justinha no pedal pra ela justamente nao se mocimentar dentro.. e encaixar no chassis..
    abraços Ages

    kelson
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    macaco veio
    entao.. eu peguei uma dakelas fontes hayonik ki vendem por ai de 9V (que afirmam ser reguladas) e ela deu 14 volts.. ¬¬
    dai eu montei o circuitinho e colokei na fonte.. tirando o circuito mixuruca deles de um cap e 2 diodos retificando.. final deram 8.89V~9.01V..
    dai eu liguei o Oliver.. e nao é ki ele funcionou normal? axo ki eh algum mal contato interno.. ou pode ser a nao regularizaçao da fonte..
    o problema agora eh ki a fonte deu pra eskentar um bocado.. e estranho.. nos filamentos lah.. o secundario.. tava apresentando em cada 10+10 medindo em corrente "alternada".. axei estranho isso.. e kuando eu medi em DC.. nao dava voltagem direito... muito baixa.. oq pode ser isso? eu to pensando em deixar.. no circuito que eu fiz pra regular deixar soh os fios "+" e cortar o teoricamente filamente do meio "-".. será ki isso diminuiria o calor?

    _Renatão_
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Salve galera...

    Fuçando numas coisas antigas esses dias, encontrei meu antigo SD-10 desmontado.... Num dia de fúria a uns anos atras, desmontei o coitado pra usar os jacks num projetinho handmade, e claro que a besta aqui não marcou a ligação dos fios do jacks no circuito né (que burro... da zero pra ele!!!!).

    Será que alguma alma caridosa poderia abrir o sd-10 e me passar a ligação dos fios dos jacks na placa de circuitos.. acho que uma foto resolve o problema...

    Grato!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Oliver SD-10.. volume aumentando quando efeito esta ligado