Troca de captador ( faça você mesmo !!! )

    Autor Mensagem
    guilhermerizzo
    Veterano
    # fev/05


    Putz, é fácil! Eu desconfiava e acabo de confirmar!
    Troquei o captador do braço da minha recém adquirida Condor CPR ( boa cópia da PRS ) por um Seymour Duncan Alnico Pro II.
    Comprei os 2 pots de 500k ( 30 reais ), o capacitor ( 3 reais, para o pot de tonalidade ) e o ALPII é claro ( 290 reais )
    Nunca tinha feito isso antes, mas já soldei um cabo ou outro.
    Foi simples, sem drama. É só ter paciência e um pouo de bom senso para analisar a montagem elétrica da guitarra.
    No final, nenhum ruído, timbre perfeito, inclusive melhora do som do captador da ponte, por causa da troca dos pots.
    Daqui a uns 3 meses eu vou colocar um push-pull, para obter um timbre com caracteristica de single.
    O que quero dizer para os prezados amigos do fórum é:
    Não é difícil fazer isso em casa, sem ter que pagar 60 pratas. Não tem erro nem lambança. O luthier vai ficar para problemas e ajustes relativos à madeira, trastes, acabamento e etc.
    Há uma infinidade de customizações baratas e simples de serem feitas na parte elétrica, que sempre resultam em mais opções de timbre.

    oak
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    guilhermerizzo

    30 reais em 2 ponteciometros e 3 reais num capacitor? eu ein
    quando eu refiz a parte eletrica da minha eu recauchutei todos os potenciometros e gastei 4 reais em cabo blindado e 50 centavos com capacitores

    Fernando
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ficou legal o Alnico Pro? O que de fato mudou no timbre?

    guilhermerizzo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Fernando

    O alnico Pro ficou ótimo. O timbre não é exatamente o de uma les paul, pois o captador do braço fica mais perto da ponte ( 24 trastes ), e tende a perder graves. Mas sem dúvida é bem melhor que o do original da Condor.

    Com o som limpo o timbre ficou mais articulado, bem mais equilibrado ( antes quanto tocava notas mais agudas ficava meio embaçado, agora clareou bastante ).

    Com distorção consegui chegar bem perto dos timbres do slash e do santana ( uso um Vamp2 ).

    É um excelente captador. Eu não queria nada com muita saída no braço. Na ponte sim, pretendo colocar um 59 ou um JB mais pra frente.

    fabrizzio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Acabei de trocar os captadores da minha Condor RX-20 (Rock by Condor). Comprei três Kent Armstrong Humbucker em formato single. E três push-pull um para anular uma bobina de cada captador. Fiz assim pois eu não seria obrigado a anular mais de uma bobina ao mesmo tempo só para economizar em push-pull que nem foi caro.
    Agora, optei por pedir para um luthier fazer para mim. Não que eu não desse conta, mas preferi deixar com ele pois estou terminando meu mestrado e estou sem tempo. Mas acho que vai ficar pauleira.
    O que vcs acham desta configuração que eu fiz?

    guilhermerizzo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fabrizzio
    Pô, parece uma ótima configuração. Eu tive uma guitarra com algo parecido. Era uma Cort G260, tipo uma strato com 3 hot rails duncan design e com uma chave push/pull. Era bastante versátil, com um total de 8 configurações disponíveis.
    Na sua acho que você terá mais que 8 combinações diferentes de captador, já que terá um push-pull para cada.
    Escutei falar bem dos Kent Armstrong, até vi em alguma guitar player recente um teste de uma condor que já vem de fábrica com eles ( um duplo e dois singles ). No teste eles foram elogiados.
    É legal pois dá para tocar de tudo sem trocar de guita.

    fabrizzio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    guilhermerizzo
    Pois é meu! Eu ainda estou aguardando a guita. Deve estar na minha mao na sexta depois do almoço. Segundo o Luthier, ele testou os captadores e disse que eles vão deixar a guitarra NERVOSA! Tomara, quero ela bem nervosa para arrebentar nas distorções.

    Este lance foi bom pois, não precisei trocar de guita, e vou poder satisfazer as lombrigas de tocar com guitarra com captador duplo.

    No futuro quer satisfazer as lombrigas comprando uma Ibanez JEM7d. Claro se esta ainda for a mais linda delas. hehehehe

    tarso_ovelha
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    uma duvida

    se eu for usar somente o potenciometro de 500k e continuar com o tone de 250k nao vai da problema neh??

    comprei um potenciometro novo, e comecei a fazer as ligações hj... e meio foda prq n tenho pratica, a primeira tentativa n deu mto certo pois n tenho mta pratica com o soldador, mas o potenciometro parece ser mto melhor mesmo q o 250k, eh mais pesado. e tal... amanha vo tenta denovo ehehehe uma hora eu sei q vai dar certo
    e tem dois tipos: um eh o A e outro eh o B.
    A diferença está na sensibilidade de cada, sendo que o B eh mais gradativo que o A, por isso o B eh mais indicado para volume e o A para tone! descobri isso hj no luthier ehehhe
    feito

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tarso_ovelha
    tem um topic ki eu kriei ki o cara fala brevemente sobre isso..
    os pots de 500k sao usado nos humbuckers pra digamos.. dar o brilho que o proprio captador nao tem.. eh usado principalmente pra relevar as frekuencias especificas do humbuck.. jah o de 250k eh especifico pras características dos singles...

    isso de "a" e "B" significa linear ou logaritimico.. a curvatura da resistencia pela posiçao do pot.. essa nomeclatura varia de fabricação europeia, americana, e os asiatiscos da vda ki colocam a letra ki eles kerem.. o luthier falou de uma maneira menos técnica e mais facil de comprender.. mas deve se ter atençao pois essa nomeclatura "A, B, C, E" varia de acordo com a regiao ou fabricante.. dai soh com um multimetro pra ter certeza.. depois de passar basttante raiva com isso eu aprendi comprando um multimetro meia boca.. que me kebrou muito galho..

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    http://www.moollon.com/tech/tech_pas_e.asp
    dah uma lida aki

    tarso_ovelha
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    legal cara!! esse link ae me ajudo bastante jah. mas seguinte, se alguem puder me ajudar ainda ehhehehe
    minha guita eh:

    Humb - ponte
    e 2 singles
    ae entrei no site da seymour pra pegar os esquemas
    e o que encaixo foi esse
    http://www.seymourduncan.com/website/support/schematics/hum_sing_sing_ 1vol_1tone_5w.htm

    ae eu to com uma duvida no potenciometro de volume, o terra do potenc de volume, que cabo que eh??? eh um q vem da ponte?? ou eu tenho q faze uma ligacao direta entre esse buraco pra bota o fio e a parte superior do potenc
    valeu

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tarso_ovelha
    o terra eh o terceiro terminal..(lug) olhando o pot de cima pra abixo.. assim...
    _____
    |../\...|
    |..\/...|
    ||-||-||
    3..2..1

    o "/\" eh o staff.. o pauzinho pra girar..
    se vc ligar ao contrario.. o pot vai funcionar ao contrario eh simples..

    ae eu to com uma duvida no potenciometro de volume, o terra do potenc de volume, que cabo que eh??? eh um q vem da ponte?? ou eu tenho q faze uma ligacao direta entre esse buraco pra bota o fio e a parte superior do potenc
    valeu

    nao entendi oq vc kiz dizer.. o terra varia na construçao dos captadores.. alguns sao iguais os cabos de guitarra outros sao fios parelelos..
    nesse eskema ai da seymour .. o humbuck eh de 4 condutores.. dai ele liga eles em série.. se o seu humbuck tiver soh 2 fios eh ligaçao normal.. igual os singles.. um pro switch e outro pro terra..

    willian oliveira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    guilhermerizzo
    aqui na cidade onde eu morro qualq equipamentu pra acrecenta na guitarra se ganha instalaçaum gratis

    GuitarHouse
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    60 pra troca caps?

    aqui era 15 acho, num luthier famosao ainda por cima

    tarso_ovelha
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    kelson
    valeu cara... desculpe, acho q n fui mto claro mesmo.
    eh o seguinte, no 1o eu ligo o fio q vem do tone junto com o q vem do switch, no 2o eu ligo o q vem do jack. ateh ai tudo bem
    dae tem os fios dos caps q estao ok!
    ae tem mais dois fios pretos iguais, um que eh o terra do switch e outro q vem junto com os dos caps... oq eu faço com esse cabo?? ligo no 3o terminal do pot ou junto com os outros fios terra emcima do pot.. e se n for nenhuma dessas alternativas, oq eu devo plugar nesse 3o terminal

    valeu a ajuda cara

    tarso_ovelha
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    mais uma coisinha hehehe
    bom irei ficar entao com um pot de 500 pro vol e vou continuar com o de 250 para o tone, minha pergunta eh, qual o melhor capacitor para esse caso?? o de 0,022uf ou o de 0,047uf, fui numa eletronica procurar ae ele tinha um diferente, era revestido com um tipo de plastico azul e nao de ceramica, tem alguma diferença entre eles??

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tarso_ovelha
    se ligar no terceiro terminal ligue esse terminal e o fio ao terra..

    qual o melhor capacitor para esse caso??
    cara.. os gibson usam de ceramica.. os fender axo ki eh um ceramica revestido.. o material nao vai fazer tanta diferença.. só faz em alguns efeitos mas eh muito dificil de perceber.. na guitarra eu axo o material influencia sim mas somente pra um ouvido experiente e ki jah testou tudo e sabe separar muito bem oq ele ouviu.. kuanto ao valor do capacitor.. se nao me egano.. valores menores são mais graves.. e maiores mais agudos..
    dah uma olhada aki... eh sobre a lespaul mas no final vem falando do controle de tonalidade.. http://pisotones.com/Articulos/LP-Wiring/LP-Wiring.htm
    ... mas axo ki esse aki pode te ajudar..
    http://guitarelectronics.zoovy.com/category/wiringresources.1basicwiri ngfaqs/
    abraços

    ivoga
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    galera onde eu ligo td q eh pa liga no terra????ond fika o terra?????vlew!!!!

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ivoga
    vc liga na parte metalica do escudo.. e as partes metalica da guitarra.. ponte e coisas do tipo.. e liga no terminal do jack.. o terminal de "fora".. sem ser do pino principal..

    tarso_ovelha
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ae!
    grato pela ajuda que todos me deram!
    terminei de fazer as ligações no novo pot! fico mto bom, mas n consegui de primeira ehehhe a primeira vez fico mto porca! ae desconectei tudo e fiz novas soldas. fico sem ruído algum!
    o pot q eu usei fui um igual as da Jackson. custo 20 pila, achei caro, mas melhoro bastante a minha guita.
    vo i atras do capacitor agora.

    ps: dizem que colocar um capacitor no pot de volume ajuda a definir os agudos quando o volume é diminuido. li isso no livro do edmar. alguém já fez isso?? qual capacitor usou?

    abraço

    kelson
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    tarso_ovelha
    sin.. dah uma lida nos links ki passei acima..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de captador ( faça você mesmo !!! )