Efeitos

    Autor Mensagem
    GuitarGuy
    Veterano
    # mai/03


    e ai???eu sei q deve te isso aqui no forum, mais vcs poderiam me dar uma lista COMPLETA dos efeitos e o q eles fazem.

    VALEW!!!!!!!!!!!!1

    caíto
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Fuzz
    O Fuzz é algo parecido com oq o Hendrix usava para gerar distorção, são basicamente dois transistores onde um tem o Bias errado e o ganho mal calculado saturando o segundo (foi inventado por acidente). Deste modo, agente corta os picos da onda gerando "distorção".

    Distorção
    Bandas como Iron Maiden usam efeitos para gerar aquele som 'sujo' e com 'pesado'. Como? Através da distorção.
    Existem os circuitos distorção, (nem Fuzz nem Overdrive. Distorção) desses existem dois tipos Hard-Clipping e Soft-Clipping (errôniamente chamamos respectivamente de distorçao pesada e distorção leve).
    Os Hard-Clipping consistem em dois diodos em sentidos opostos ligados ao neutro na saída de um amplificadorzinho (pode ser transistor, op-amp, etc.) Bons exemplos desses são o MXR+, o DOD Overdrive (que é distorção) e outros...
    Os Soft-Clipping usam dois diodos em sentidos opostos ligados no "feed back" de um amplificador (também pode ser transistor, opamp, etc). Bom exemplo deste é o bom e velho Tube Screamer e o Big Muff.
    OBS: o MXR+, o DOD Overdrive, o Tube Screamer, o Big Muff e qualquer outro pedal com nível de saída alto pode ser usado para gerar Overdrive em amp Valvulado. Mas não q eles "sejam" Overdrive.

    Overdrive
    O overdrive consiste em saturar válvulas. Você manda para uma válvula um sinal mais alto do que ela consegue amplificar, primeiro ela comprime um pouco depois ela começa a distorcer de modo assimetrico. Existem dois tipos, overdrive nas valvulas do pré-amp (qdo vc usa um pedalzinho para saturar a entrada do amp valvulado) e o overdrive da valvula de potência (qdo vc bota o volume alto pra kct até começcar a distorcer). Mas hoje os fabricantes chamam qqer coisa de Distorção ou Overdrive.

    Oitavador (Octave)
    Octave é um efeito q faz (de modo analógico) que o seu som toque uma oitava acima. Ele pega parte inferior da onda q sai do instrumento e junta com a superior, assim o som sai com o dobro da frequência.

    Equalizador (Equalizer)
    O Equalizer serve para que vc corte as frequências q vc acha q estão em excesso. Desse modo vc pode, por exemplo fazer ajustes no timbre da distorção, pode escolher que frequencias serão mais distorcidas que outras, tirar frequências em excesso qdo vc quer tocar com som limpo, etc.

    Chorus
    Consiste em dois sons misturados: o som da guitarra original e um outro levemente desafinado em relação ao original (dependendo do nível de chorus que você colocar)... o que faz a nota "tremer" ou "oscilar"... Ou seja, ele está mais desafinado em relação à nota original. O Chorus muda o timbre do instrumento adicionando a ele uma nota igual variando rápido entre +/-3Hz do som horiginal.
    É muito usado para enfeitar dedilhados, como em Lanterna dos Afogados (Paralamas), 18 and Life (do Skid Row) e no lick da intro de Come As You Are.

    Delay
    Em português, "atraso". É basicamente isso que faz o Delay: gera eco no som. Assim: Kazan zan zan zan an an an ...

    Reverb
    Dá prolongamento ao som. É muito usado ao vivo, mas quando usado em gravações, costuma gerar alguns. Ficaria: Kaaazaaaaannnnnnnnnnnnnnnn...

    Sustain/Compressor
    Sustain, na verdade é o bom e velho compressor. Ele amplifica os sons fracos e diminui os sons altos, deste modo ele cria uma uniformidade no volume. Por amplificar os sons fracos, ele gera mais sustentação no som.

    Wah Wah
    Varia o timbre da guitarra utilizando-se de um "Low-Pass" ativo. É como se você ficasse mexendo com o botão tone: vai alterando entre o agudo e o grave, entre um som mais aberto e fechado... E daí parece que a guitarra tá falando: Ua, Ua, Ua, Ua (nesse caso, do grave pro agudo)...
    Seu efeito é tocado: o guitarrista controla, através de um pedal de expressão, o timbre do instrumento.
    Existe també o Auto-Wah, que é mais usado em reggae, pois para manter o wah em toda a base, as vezes é complicado ou incômodo para o guitarrista. O Auto Wah responde ao ataque da paleta (quanto mais forte o ataque, mais aberto é o som) ou a um ocilador interno (fica dando o efeito wah sozinho enquanto não for desligado).
    Existem wah wah de espressão tanto Analógicos quanto Digitais.
    assim como Auto Wah analógicos e digitais.

    Phaser
    o Phaser ele atraza a fase do sinal e soma com o sinal original. Isso da uma certa vida ao som. Entre outras coisas, é possível conseguir aquele som de avião a jato com o phaser. Na The number of the Beast, do Iron, é usado um PHASER 90 MXR.

    TalkBox
    É um efeito "cantado", usado para gerar sons como em Livin' on a Player (do Bon Jovi).
    Um driver de corneta (dakeles do cara que vende pamonha, ou do caminhão de gás) é ligado no lugar do alto-falante do amplificador.
    na ponta do driver, no lugar da coreta, é usada uma mangueira de borracha que é presa ao lado do microfone. O guitarrista coloca essa mangueira na boca. O formato que ele der para a boca modulará o som que sai da mangueira. Este som é, por sua vez, captado pelo microfone e enviado ao PA. normalmente se usa o driver em um amp e um pedalzinho que seleciona entre dois amps (um para tocar normal e um para tocar em TalkBox). Algumas pessoas, para utilizar apenas um amp, utilizam o driver e um pedal para selecionar entre o alto-falante e o driver, porém, este setup pode queimar a saída do amplificador, o mais seguro é utilizar dois amps.
    (Texto produzido pela Galera do Fórum - Todos os direitos Reservados)

    O MKazan tá devendo uma explicação sobre o ring modulator...

    GuitarGuy
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    mais alguma coisa???????Me ajuda i eh q meu pofs d musica me pediu isso....

    GuitarGuy
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    Eh po dia 30!!!!

    MKazan
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    GuitarGuy
    ah cara, existem uma infinidade de efeitos, com os nomes e sons mais esquisitos q vc puder imaginar.
    mas esses são os principais.

    GuitarGuy
    Veterano
    # mai/03
    · votar


    intauym valeu kara

    LiZaRd_of_DaRkNeSS
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    MKazan, caíto
    Existe algum site q mostra e explica todos esses efeitos??

    GuitarGuy
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    aki no cifra club tem.naum lembro o link

    Caroline Marinato
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    aee.. adorei.. to começando a montar meu set.. e essa explicação foi de grande ajuda! valeu ae!

    Marcosrcf
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Caroline Marinato
    Aqui tem muita explicação. tá até em stick!
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

    Caroline Marinato
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Marcosrcf
    Obrigada!! ^^ vou ler!

    Koisa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Caroline Marinato


    Oi gatinha

    rafael_00
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    acho que deveria ser menos preguiçoso e entrar no topico fixo de pedais que tem simplesmente TODOS os efeitos.

    Koisa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rafael_00


    Ela é bonita, ela pode pode upar tópico antigo

    rafael_00
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Koisa
    Acho que as coisas aqui não são bem claras amigo, aqui não é nenhum fórum de relacionamento, ou avaliação de beleza, as regras são bem claras, não criar tópicos repetitivos certo?
    As regras valem tanto pra ela quanto pra você ou eu, indiferente se é bonita, feio, com braço, sem braço, tem que respetar as regras.

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Mal entra uma menina no fórum e já aparece um cabaço querendo aparecer....

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rafael_00
    Fazer o que, trovar menininhas está no manual dos novatos 2009. E pelo jeito até os membros estão seguindo ele....

    Koisa
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rafael_00


    Larga mão de ser maneh cara, primeiro dia da pessoa no forum, ao invés de ela criar um tópico ela upou um antigo pra elogiar, ninguem entra em um site e vai logo de cara ler as regras do fórum, tira por exemplo você que criou um tópico sem usar a busca e nunca mais deu as caras no tópico, o pessoal foi la, postou comentario ajudando, e você nem postou mais nada, acho que não tem decepção maior pra quem entra no tópico com intenção de ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/187149/

    Quer tirar moral agora só porque você não é mais novato?? Leve o forum na boa e pegue leve com o pessoal que esta chegando agora

    Dark Fallen Angel
    rafael_00

    E tenham uma pouco mais de compreensão com brincadeiras, se eu quisesse algo a sério com a garota tinha mandado uma MP pra ela, e não postar em publico pra ser zuado

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Koisa
    Achei que era sério, afinal, o que mais tem é macho(?) se rebaixando pra mulherada....

    Koisa
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Koisa
    · votar


    Dark Fallen Angel


    Fica sussa..

    Caroline Marinato
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rafael_00
    Credo! eu estava justamente fazendo uma BUSCA (coisa q todos mandam as pessoas fazerem para não criar tópicos desnecessários) e achei esse tópico e li e respondi! não vi nada nas regras dizendo que é proibido responder tópicos...
    inclusive nem pedi nada! só agradeci!

    eu leio o tópico q eu quiser!

    Caroline Marinato
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Marcosrcf
    já ia esquecendo, muito obrigada gostei muito mesmo!

    Marcosrcf
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Caroline Marinato
    De nadis...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeitos