Avaliação X-Vamp

Autor Mensagem
guilhermerizzo
Veterano
# dez/04


Resolvi criar este tópico para expressar minha opinião sobre o XVamp. Como ando vendo algumas pessoas em tópicos diversos falando deste equipamento e tive, nos últimos 2 anos, quase todas as pedaleiras e simuladores que concorrem com ele na mesma faixa de preço, creio que posso emitir uma avaliação justa.

Bem, é lógico que grande lance do XVamp é o custo-benefício. Aliás, este é o grande lance de qualquer simulador de amps no mercado. POD, Vamp, XVamp, J Station, Digitech GNX, Yamaha DG Stomp, Zoom GM200, Vox Valvetronix, enfim todos eles foram concebidos na tentativa de munir os guitarristas amadores e até os profissionais com um arsenal de várioas amps e efeitos que, se comprados individualmente custariam uma verdadeira fortuna.

O XVamp para mim é a maior barganha do século por várias razões:

1-O timbre seco (sem nenhum efeito adicional) dos amps simulados é bastante convincente e dá de 10 em qualquer produto da Zoom ou digitech ( alguns que custam até 3 vezes mais, como a linha RP ou GNX )

2-Os efeitos são melhores que os do próprio Vamp2, e é claro, melhores que os da maioria das pedaleiras concorrentes até uns 1000 reais. Há simulações super úteis de pedais famosos da Boss e MXR, trêmulo de amps famosos, reverbs e delays a vontade.

3-Pedal de expressão melhor que os das seguintes pedaleiras:
Zoom 606/707/707II; Digitech RP200

4-Edição simples e completa, sem a necessidade do computador ou de outro equipamento adicional.

5-O preço. Por 450 reais é quase inacreditável o timbre obtido com este equipamento.

6-De quebra há 2 simulações para quem ligá-lo em um amp que valem à pena: Tube Screamer TS-808 e o ProCoRAT Distortion.

Há pontos negativos também, é claro, como a fragilidade dos pedais, o atraso na mudança de patches, a falta de um equalizador mais completo, a falta de um botão on/off e de uma entrada aux-in, mas com relação ao custo-benefício fica difícil encontrar um equipamento que seja melhor que o XVamp.

Há algum tempo eu abandonei os amplificadores por que moro num apê que não me permite um bom isolamento acústico e concentro minhas atividades musicais no período da noite, então optei por um esquema que envolve minha guitarra, um processador de efeitos ( atualmente o XVamp ), o meu computador e um bom fone de ouvidos.

Com este equipamento estou conseguindo alguns resultados bem interessantes em gravações no PC. Uso o Fruity Loops para montar as linhas de bateria e baixo e o Cool Edit para gravar e editar as faixas.

Acho que até o final do ano meu site no palco MP3 vai estar com umas 3 ou 4 faixas gravadas assim, e quem quiser poderá conferir os timbres de guitarra do XVamp.

Ecstasy
Veterano
# dez/04
· votar


legal vc fazer esse relato, pois estou esperando meu x v-amp que ja encomendei... realmente no custo/benefício ele deve ser mesmo imbatível.. nao esquecça de nos avisar qual o endereço pra escutarmos tuas musicas no palco mp3. valew

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


excelente avaliação.

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


só não concordo que os efeitos dele são melhores que o do v-amp2

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Lula_molusco,

Eu tive a oportunidade de comparar os dois lado a lado, fiquei com eles umas 2 semanas até decidir pelo XVamp e negociar meu Vamp2. Você chegou a escutar os dois lado a lado???

Acho que este é o único ponto onde o XVamp bate o Vamp2 disparado. Todos os efeitos me pareceram melhores do que os do Vamp2. Principalmente o auto-wha, o chorus e o flanger. Além da combinação e edição dos efeitos me parecer mais simples no XVamp.

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


guilhermerizzo
Eu testei lado a lado com configurações parecidissimas (porque n~çao á igual que o v-amp2 tem mais opçoes) e o v-amp2 me pareceu melhor...talvez pq eu esteja mais acostumado com ele hehe

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Ecstasy,

Cara, em um outro tópico sobre patches do XVamp, eu sugeri que montássemos um arquivo no excell com campos para colocarmos as regulagens e compartilharmos os patches da galera.

Acho que você não vai se arrepender com o brinquedo. Se a sua guitarra tiver humbuckers, quando tirar o XVamp da caixa, coloque um bom fone de ouvidos e teste o preset de fábrica no. 70, que é um som com bastante drive ( mesa boogie ) e um reverb bem interessante. Muito legal para solos.

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Lula_molusco

É lógico que tem isso também. O gosto e o costume...
Não tenho a menor sombra de dúvida que, se não levasse em conta o preço ( cerca de 300/400 reais a mais ), o Vamp2 teria tido a minha preferência.
Mas consegui trocar a minha captação para os DiMarzio Virtual Vintage com esta diferença.
Como os dois são da mesma família, acho que podemos todos compartilhar experiências e algumas configurações.
A única coisa que sinto falta são as simulações do Dumble ( sou fã do Robben Ford ) e o Eq completo.

Ecstasy
Veterano
# dez/04
· votar


uma otima ideia criar um arquivo com patches..
estou começando a mexer com efeitos e o x v-amp vai ser bom pra eu saber o q é cada efeito.. com certeza deve ser interessante
eu tenho um headfone muito bom da sony, farei isso..

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Ecstasy,
Você vai precisar de um adaptador para o plugue do fone. Ele deve ser aquele pequeno, mas a saída de fone do XVamp é padrão, para plugue banana, como os dos cabos de guitarra mesmo, só que stereo ( com 2 riscos pretos ). Estes adaptadores são bem baratos, cerca de 2 reais.

kevinmoore
Veterano
# dez/04
· votar


6-De quebra há 2 simulações para quem ligá-lo em um amp que valem à pena: Tube Screamer TS-808 e o ProCoRAT Distortion.

Não entendi!?

Anyway, acho uma puta pedaleira! Concordo com você, o bixim é super poderoso! Ai se tivesse um EQ melhor... aí seria o bixo!

b0fh
Veterano
# dez/04
· votar


kevinmoore
tubescreamer e proco-rat são pedais... essas aí devem ser simulações de pedal em vez de simulação de amp...

kevinmoore
Veterano
# dez/04
· votar


b0fh
ah... valeu ;)

Eu acho bem ruinzinha essa rat... mó apagada... sem brilho nem nda :/

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


Porra no XV-Amp pra mim oq presta é o Proco-Rat e o TubeScreamer... o resto tudo péssimo...

O efeitos realmente são MUITO bonitos... TODOS...

Rayx
Veterano
# dez/04
· votar


Mas esses amp tipo o Proco-Rat e o Tube sao preferencia e sao tao especiais pq?!

Midgard
Veterano
# dez/04
· votar


guilhermerizzo

vc soh liga o xvamp no pc e sai tecando??
fica bom?

bebm
Veterano
# dez/04
· votar


N é amp maninho... tubescreame e procorat são pedais... que foram consagradas por seus timbres fantasticos de saturação!

nIgHtWoLf
Veterano
# dez/04
· votar


Num sei se é engano meu, mas acho que vcs tao falando que os efeitos do xvamp é melhor do que o vamp2 pelo fato do primeiro ser possivel a regulagem completa dos efeitos via ele mesmo. Eu achava os efeitos do vamp2 ruins, mas depois que comprei o cabo midi/pc e comecei a regular os efeitos pelo pc, putz, tiro o som que quero, vc consegue uma regulagem bem fina, coisa que no vamp2 é impossivel mexer sem pc

Reverbman
Veterano
# dez/04
· votar


Eu nunca ouvi falar na distorção dele (se é que tem). O que vc's poderiam dizer dele?

kevinmoore
Veterano
# dez/04
· votar


Porra no XV-Amp pra mim oq presta é o Proco-Rat e o TubeScreamer... o resto tudo péssimo...

Caramba cara! Eu acho o som deles completamente xoxos... sem brilho nem nada!
Parece que o amp tá dentro dum plástico :/

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Bebm e Kevinmoore,

Sobre o Pro Co Rat e o Tube Screamer no XVamp.

Bom, as simulações destes 2 pedais só funcionam bem se o XVamp estiver plugado em um amplificador, pois elas não possuem simulação de caixas, visto que são 2 pedais famosos e não amps. Com ele ligado direto em linha ou no fone de ouvidos ou direto no PC vai ficar tosco mesmo.

Bebm,

As outras simulações, para quem usa o XVampo plugado em um amp, só ficam legais se você anular a simulação de caixas, pois o seu amp é a caixa. Tem que colocar no modo adequado, sem a simulaçõ de caixas. Tem uma tabela no manual explicando isso.

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Midgard,

Sim. Uso o meu PC, Ligo direto a saída de fones de ouvido na entrada line-in da placa de som e pronto. Tenho um bom conjunto de caixas 5.1 e uma boa placa de som, a SB Mp3 Live.
É a melhor maneira de usar o XVamp, ou qualquer outro simulador de amps. Como o próprio nome já diz, se ele simula amplificadores, você não precisa de um amplificador real.

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


guilhermerizzo
vc tem msn???

Lord of Shadow
Veterano
# dez/04
· votar


Eu vou comprar o meu amanha acho, tomara que tenha em estoque ainda.

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


lula_molusco,

Ainda não. Na verdade não sei direito como utilizar o MSN, mas entre em contato por e-mail e, quem sabe, você me explica e eu crio um para mim.

guilherme.rizzo@superig.com.br

Rayx
Veterano
# dez/04
· votar


AKi gostaria d saber em q o compressor muda o som pq eu num percebi ....mas naum parei pra olhar bem tb....=P

Aa....eu tenho um Ampl Giannini Gia 900..eh uma caixa...tem uns 3 palmos d altura e d largura menos um poko...fikará ruim o som da minha x v amp nela?

guilhermerizzo
Veterano
# dez/04
· votar


Rayx

Quanto ao compressor, teoricamente ele nivela a intensidade das frequencias do som, ou seja, se você palhetar um acorde, mesmo que acerte com mais forçca as cordas de cima do que as de baixo, o volume das notas será o mesmo.

Quanto ao amp , não tem porque ficar ruim. Você deverá usar a saída Mono (AMP), no painel traseiro do XVamp para ligá-lo ao amplificador. E verificar a melhor opção de configuração, com e sem simulação de caixa, para ver qual você prefere. Tem uma tabela no manual sobre isso.
Pode ficar lgal no seu amp mesmo com todas as simulações ligadas, mas se o som ficar meio abafado, tente as configurações sem esta simulação. Há 3 opções de equalização para cada tipo de configuração, vale a pena ler com atenção esta página.

AsTrOdYuM
Veterano
# jan/05
· votar


guilhermerizzo e pessoal q tem X v-amp

Deem uma olhada no topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/71510/

Criei uma planilha legal pra podermos compartilhar patches! Entrem no site:
http://www.geocities.com/jaum_gabrielmf/index.htm -> baixe a planilha aqui e mande seus patches para o email no site, q assim serao publicados lah, ai fica mais facil pra galera enviar e pegar patches!!!

Abraco

RenatoInc
Veterano
# jan/05
· votar


Up!!!!!!!

SinnerSaint
Veterano
# jan/05
· votar


Ae pessoal postei lá no site um patch com um drive bem ao estilo marshall com um punch bem violento, gordo e bastante cru. Quem tiver boa pegada se adaptará logo ao patch q foi criado para usar no pc (pois é assim q estou testando ele) . Caso estajam usando um amp , façam os ajustes necessarios. E por favor Opinem e POSTEM os seus patches tb só assim a parada vai vingar. VLW

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Avaliação X-Vamp