dicas de solda! (urgente)

    Autor Mensagem
    PVboromir
    Veterano
    # dez/04


    gente... eh o seguinte.... eu fiz um topico a um tempo atrás com duvidas... sobre um diodo queimado no meu pedal... blz... consegui finalmente achar o diodo queimado (pelo menos eu acho)... gehehehe... jah dissoldei ele e amanha vo comprar outro....mas agora minha duvida eh outra.... qdo fui dissoldar...percebi.. q esse diodo jah naum era o de fabrica...pois anteriormente tinha levado esse pedal pra consertar e o cara trocou o msm diodo.... e qdo ele soldou... a solda encostou em uma solda ao lado... ae ele usou alguma coisa pra raspar... e desencostar as soldas..... pois bem.... provavelmente vai acontecer isso comigo tb... q q eu faco? q q euso pra raspar? e tipo q ... q dicas vcs daum pra eu q vo soldar... sozinho? a solda q eu uso..pode ser daquelas normal neh? fininhas... q vem enroladinhas neh?
    pra manipular o circuito...o diodo e o ferro ao mesmo tempo fica meio dificil.. ae q dicas vcs daum?
    vlw gente!!

    KISS
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Bom pra evitar esse problema você pode utilizar alguma lamina entre os 2 pontos, mas se ficar complicado soltar com essa lamina ao lado o melhor a fazer é soldar normal e em seguida usar um estilete (aqueles bem finos, pra cortar papel) para separar os dois pontos.

    Se você nunca soldou antes é bom treinar um pouco antes, compre uma placa universal pequena e alguns resistores ou transistores, enfim, qualquer componente barato e fique praticando até pegar uma certa facilidade em soldar.

    Você vai precisar de:
    1 Ferro de Solda (compre somente de 15wts ou 30wts) e solda (essa mesmo, a enroladinha! rsrs).

    Eu soldo da seguinte forma ... coloco o componente na placa e em seguida com uma mão eu seguro o ferro e o encosto no cabo (a perninha) do componente e com a outra mão eu vou encostando a solda no ponto certo ... conforme a perninha vai esquentando a solda derrete e PRONTO ...

    É mais ou menos isso ... tive que apanhar muito pra sair alguma coisa ....

    PVboromir
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    KISS
    hehehe...vlw msm cara... heheh... boa dica essa ae .. de segurar o ferro encostando na perinha...heehe.....
    bom..acho q numvo precisar do treinamento naum...pq jah tenho alguma experiencia...h.ehehe....vlw!!

    KISS
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    PVboromir

    Se você já tem experiencia fica fácil.
    Boa sorte pra você e muito rock n´ roll ...

    macaco veio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    pegue um pedaço de corda de guitarra (si ou sol) e use para desentupir o buraco na placa, enquanto enfia a corda enconste o ferro no local (a solda não pega na corda), depois é so enfia o diodo dobrar um pouco as pernas dele e encostar o ferro na perna e na placa ao mesmo tempo e com a outra mão encoste a solda. é um segundo, se deixar muito tempo o diodo queima (é sensivel), dê um tempo para a peça esfriar antes de soldar a outra perna. o diodo tem lado, ou seja tem que estar do mesmo lado que estava (observe a lista nele).

    Moacir Guitti
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Primeiro: cuidado com a polaridade do diodo!
    Segundo: muita gente não sabe, mas para soldar direito, encoste o soldador NA ILHA (e não somente no componente); Assim que ela aquecer coloque a quantidade suficiente de solda pra que a mesma fique com a aparencia de um "vulcãozinho", bem pouco, e ja basta! Isso evita os curtos (como o caso que vc passou) e faz uma solda perfeita!
    Olha eu ja peguei uns poucos padais pra concertart e 90% dos casos é problema de curto, geralemnte envolvendo solda porca!

    té mais!

    PVboromir
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Moacir Guitti
    o q eh ilha?

    Schenker
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara, um detalhe IMPORTANTÍSSIMO: quando for comprar a solda compre a que tem relação 60/40 e não a que tem relação 40/60. Ela tem que ter 60% de (kct, esqueci o nome do material!!!), mas fale assim mesmo com o cara que vc vai comprar, fala que quer a solda com composto 60/40 e não 40/60 que ele vai entender.

    A solda 60/40 é a mais indicada para os ferros de soldar que nós (não industriais) utilizamos, já que ela derrete mais fácil. Se vc comprar a de composto 40/60 ela é mais difícil de derreter, fazendo com que vc mantenha o ferro em contato com a peça a ser soldada durante mais tempo, o que pode derreter os plásticos da placa. ok??

    Curly
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    DICAS DE SOLDA: não compra aquela solda comum q vem no tubinho transparente não ! Usa a solda de 0,5 mm q é vendida em rolo de 500 g. é caro (R$ 25,00) mas tem loja q vende a metro. Com essa solda dificilmente vc vai ter problema c/solda fria. A diferença é muito grande, até para dessoldar depois. Os ferros de solda ou são caríssimos (estações de solda) ou são quase todos porcarias. Uma marca barata e de qualidade aceitável e a Hikari. No máximo de 30W. Não deixa de comprar também a seringa sugadora de solda (com ela vc solta as peças facilmente) e a base de descanso para o ferro. São coisas baratas q facilitam demais o trabalho.

    PVboromir
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Curly
    Schenker
    Moacir Guitti
    macaco veio
    KISS
    d onde cs saum veios?
    alguem eh d bh?

    macaco veio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    moro em BH

    Ruralzao
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Desculpa ae galera eu ta desenterrando esse topico mas eh q eu vo comeca faze meu pedal hj e tenho certeza q vo t problemas com a solda, intaum eu queria saber oq q eh essa tal de Ilha q o Moacir Guitti comento

    Ruralzao
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    up !!! tipo eu to com duvida, eu encosto a solda na ponta do soldador ou eu coloco o soldador na perna do componente e depois encosto a solda na perna? me ajudem plz eu to meio confuso

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ruralzao

    oq q eh essa tal de Ilha q o Moacir Guitti comento
    ilha eh o nome da volta de cobre, que tem na placa, com um furo no meio pra vc enfiar a perna do componente e depois soldar....

    tipo eu to com duvida, eu encosto a solda na ponta do soldador ou eu coloco o soldador na perna do componente e depois encosto a solda na perna?
    os dois, tipo primeiro vc molha a ponta do soldador soh um pouquinho bem poco msm e depois vc encosta o soldador na perna e na ilha ao msm tempo e vai empurrando a solda entre a ponta, a perna e a ilha, deixe a solda com a aparencia de um vulcão e depois corta a perna do componente.... e não é bom solda transistor e CI, usa soquete se não vc pode queima-lo na hora da solda... se vc não acha soquete transistor corta um de CI e coloca no lugar...
    flw T+

    Kim_servo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    macaco veio
    uma saida pra nao queimar o componente quando se encosta o ferro de solda nele por muito tempo, e pegar um alicate de bico fino e segurar a perninha do componente com ele, dai o calor se divide entre o componte e o alicate

    Renato gomes
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Kim_servo
    eu faço isso, mas ao inves de alicate eu prendo um fio com uma garrinha tipo jacaré.

    Kim_servo
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Renato gomes
    isso ai. o importante e colocar algo metalico para que o calor possa se dividir e nao ir totalmente pro componente

    Schenker
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    PVboromir

    eu sou da cidade maravilhosa . . .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas de solda! (urgente)