contruir, soldar, furar as paradinha, ligar..

Autor Mensagem
mateus721
Veterano
# nov/04


aew galera

eh o seguinte:

eu tenho pesquisado e tenho aprendido mais sobre esse negocio de fazer pedais e tal. bom eu jah sei perfeitamente como faz a placa, graças a alguns sites q eu encontrei por ai nos topicos.
achou q eu nao ia colocar o link =)? ai tao eles:
http://www.geocities.com/jf_moreira/pcb.html
http://www.mkazan.cjb.net/ lah em tutoriais..(valew MKAZAN!!) qm nao tem nem nocao le esse aki q ajuda bastante. o outro eu acho mais completo, mais o MKazan eh pra o povo mais iniciante q nem eu.

Bom eu consegui entende tudo ateh esse ponto.
Depois da placa pronta eu nao sei o q fazer quer dizer, eu ainda nao comprei os componentes, e tal, eu tenho uma ideia de como eles sao pq eu jah mechi dentro do meu computador e as placas de computador parecem bastante com isso ai se nao sao do mesmo jeito certo?

ai vao as duvidas q sao muitas por sinal, entao relaxe =):

-Depois da placa pronta o q eu tenho q fazer?

-como vou introduzir as paradinha toda?

-eu coloco no lado nao cobreado?

-como faz essa proeza sem enxerga o pad q tah escrito do otro lado?

-afinal como vai funciona os butao de volume, drive e tal?

-o potenciometro gira por ele mesmo, tipo ele eh feito de um jeito pra vc girar e aumentar a potencia?

-tem q ligar um pad ao otro com os capacitor/resistores? -precisa de FIOS NA PLACA?
quer dizer alem dos fios q vao precisar pro JACKS (akela paradinha onde enfia o cabo da guitarra neh?) O FIO tem q c blindado? tem q ser FINO?

-ah pq um JACK tem q c STEREO o outro MONO?

-afinal qual vai pra OUTPUT e INPUT?

-----SEM A CHAVE DPDT/3PDT tem como faze o pedal funciona ?(no caso o gt2) tipo liguando os fios sei lah.. to perguntando isso no caso de nao achar a chave pq todo mundo parece ter dor de cabeca pra acha elas do jeito certo.

----OK eu sei o q eh TRANSISTOR mas o que eh ICs?
akelas paradinha lah TL072 q nao tenho nem ideia de como pergunta pro vendedor =|.

-----AH chave do gt2 q tem akelas 3 opcoes eh a 43PT??
ELA CUSTA CARO? ela eh dificil de acha?

----Li por ai q pra fura o PAD precisa de um furador de placas sei lah. esse negocio eh caro?

---afinal pra monta essa tralha todo precisa de um soldador neh. e pra soldar tem q tipo solda o PAD fundindo o PAD com a PERNINHA da paradinha??

----tambem ouvi fala q pra monta um gt2 por exemplo fica uns 70 conto.. mas toda mao eu vejo algumas pessoas falano de umas peças de 30reais, 50 reais cada. ai meu olho coitado. x_O

AH e eu queria sabe de qm monto o gt2 qnt q ficou tudo.

BOM DEPOIS DESSE CARRETAO DE DUVIDAS, ESPERO QUE ALGUEM SEJA BONZINHO, ME DE UMA LUZ. (AE MKZAN ESSA EH UMA INDIRETA DIRETA PRA VOCE =P. hehe brincano.. mas serio se voce puder postar ai seria mto bom ! valew !)

eu sei q minhas duvidas tb sao as duvidas de muitas pessoas (acho q todas nao neh =D soh algumas =PP) entao seria bom alguem ajudar ai, assim ajudaria a todos nos q carecemos de conhecimento =p. depois desse mini-poste vo ateh ranga viu cansei =P.

toda informacao eh bem vinda muito obrigado =D !!

valew galera !

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


minhas duvidas sao as suas e mais algumas eheh

mateus721
Veterano
# nov/04
· votar


pois eh hehe =)

LesPaulMan
Veterano
# nov/04 · Editado por: LesPaulMan
· votar


Kra, tbm sou novo nessa parada de montar pedais (só montei 2 até agora - O Baby distorion e MXR ditortion +) mas vou tentar ajudar um pouco...

-Depois da placa pronta o q eu tenho q fazer?
Furar!

-como vou introduzir as paradinha toda?
Vai seguindo o layout do pedal que vc tá fazendo. Uma dica que eu uso é imprimir ele em uma tranparência e ir conferindo com o q tu já soldou

-eu coloco no lado nao cobreado?
Não. os componentes ficam do outro lado. No lado cobreado vc solda.

-como faz essa proeza sem enxerga o pad q tah escrito do otro lado?
Usa o esquema da tranparência =)

-afinal como vai funciona os butao de volume, drive e tal?
-o potenciometro gira por ele mesmo, tipo ele eh feito de um jeito pra vc girar e aumentar a potencia?

Ele é feito pra isso. Possui um eixo que gira, aumentando ou diminuindo o volume, drive, etc. dependendo do layout.

precisa de FIOS NA PLACA?
O ideal é utilizar cabos blindados na ligação dos Jacks

-ah pq um JACK tem q c STEREO o outro MONO?
Vou tentar explicar + ou -. O input é Stereo pro pedal só ligar qnd vc plugar um cabo nele.

-----SEM A CHAVE DPDT/3PDT tem como faze o pedal funciona ?
Dá. No próprio site do Mkazan ensina ligar usando um interruptor de parede. Mas fica porco, pq é uma merda pra ativar o efeito com o pé.

----OK eu sei o q eh TRANSISTOR mas o que eh ICs?
akelas paradinha lah TL072 q nao tenho nem ideia de como pergunta pro vendedor =|.

Circuito Integrado. São aquelas paradinhas pretas com um monte de perninhas pros lados =)


----Li por ai q pra fura o PAD precisa de um furador de placas sei lah. esse negocio eh caro?
Umas 15 pratas.


Agora o mais importante! - Com todas essas suas dúvidas começa por um pedal + fácil. GT2 é muito dofícil pra quem nunca montou nada!

Espero ter ajudado um pouco... []'s

paulgilbert
Veterano
# nov/04
· votar


belo site, to entrando nessa, agora nas ferias soh vo sai com minha mina 3 vezes por semana, e o resto preciso arranja oq fazer
sera q faz mt sujera faze isso????

qt eu gasto pra comprar:
caneta + placa + furador + acido + soldador + stanho?

qt eu gasto pra comprar td do MRX DISTORTION PLUS?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


pra furar compre uma broca de dentista em casa de material dentario (uns 4 reais), peça as mais compridas (de rotação lenta) usadas por protéticos (cara que faz dentadura), tem uma infinidade de diametros e de formato de pontas (ponta redonda serve), coloque numa furadeira comum, fura muito melhor e dura anos. palavra de macaco veio.

mccready
Veterano
# nov/04
· votar


-Depois da placa pronta o q eu tenho q fazer?
fure, compre os componentes, coloque-os seguindo o layout do tonepad (ou o que voce pegou), depois solde..

como vou introduzir as paradinha toda?
é só encaixar as perninhas nos pads corretos

eu coloco no lado nao cobreado?
voce coloca os componentes pelo lado nao cobreado

como faz essa proeza sem enxerga o pad q tah escrito do otro lado?
segue o layout dps confere tudo..

-afinal como vai funciona os butao de volume, drive e tal?
o potenciometro é conectado na placa (por fios ou direto)..
ele tem a haste que gira ali vai regular a sua resistencia no circuito, qdo ele estiver 'no maximo', vai estar passando por ele o maximo de resistencia que ele suporta..

o potenciometro gira por ele mesmo, tipo ele eh feito de um jeito pra vc girar e aumentar a potencia?
isso

tem q ligar um pad ao otro com os capacitor/resistores? -precisa de FIOS NA PLACA?
quer dizer alem dos fios q vao precisar pro JACKS (akela paradinha onde enfia o cabo da guitarra neh?) O FIO tem q c blindado? tem q ser FINO?

a placa é só um meio de organizar o circuito.. só vai fio, qdo precisa de um jumper no circuito.. fora isso só nas ligaçoes off board..

ah pq um JACK tem q c STEREO o outro MONO?
o stereo eh pra fazer uma ligaçao com o clip de bateria e um DC jack, de modo que qdo voce usar a fonte, ele corta a bateria, evita o desgaste.. se nao usar o clip de bateria pode ser 2 monos

-afinal qual vai pra OUTPUT e INPUT?
input - stereo
output - mono

SEM A CHAVE DPDT/3PDT tem como faze o pedal funciona ?(no caso o gt2) tipo liguando os fios sei lah.. to perguntando isso no caso de nao achar a chave pq todo mundo parece ter dor de cabeca pra acha elas do jeito certo.
sim, faz ligação direta jack in -> efeito in -> efeito out -> jack out.

----OK eu sei o q eh TRANSISTOR mas o que eh ICs?
akelas paradinha lah TL072 q nao tenho nem ideia de como pergunta pro vendedor =|.

são akeles chips pretinhos com 4 pernas de cada lado (no caso do tl072)

-----AH chave do gt2 q tem akelas 3 opcoes eh a 43PT??
ELA CUSTA CARO? ela eh dificil de acha?

chave de onda, 3 posições e oito terminais, sendo 2 polos.. tem uns caras aki do forum que vendem elas..

----Li por ai q pra fura o PAD precisa de um furador de placas sei lah. esse negocio eh caro?
uns 10 ou 15 reais, em lojas de eletronica..

afinal pra monta essa tralha todo precisa de um soldador neh. e pra soldar tem q tipo solda o PAD fundindo o PAD com a PERNINHA da paradinha??
isso, solde o estanho no pad onde esta a perninha do componente.. com a intenção de fixa-la ali..

como ja anteciparam... se é teu primeiro efeito cara, faz um pedal mais simples... no proprio tonepad tem umas opçoes mais lights.. e saiba que dar errado os primeiros projetos, é algo muito comum..nao desista..
boa sorte!

Metal Milk Shake
Veterano
# nov/04
· votar


mateus721
cara c vc quiser ta ai meu msn gabhey@hotmail.com

FeRnAnDo_Z
Veterano
# nov/04
· votar


Quanto sai +- o MRX DISTORTION PLUS??????

e o Orange Squeezer, pode ser usado no baixo tmb?

LesPaulMan
Veterano
# nov/04
· votar


FeRnAnDo_Z
Quanto sai +- o MRX DISTORTION PLUS??????
No máximo uns 30 reais. Contando com a DPDT.

mateus721
Veterano
# nov/04
· votar


po valew ai galera, esclareceu bastante =), valew mesmo

eu taeh pensei em comeca com algum esquema mais facil mais tipo eu to limitado em termos de tempo e dinhero um pouco. eu nao to tentano faze o gt2 sozinho nao. mas comeca a chance de da errado eh MUITO grande? de qualquer forma eu pensei faze o MXR dist+.. ele eh uma boa distorcao?

LesPaulMan
Veterano
# nov/04
· votar


mateus721
O Dist+ não é o tipo de dist que eu curto naum. Fiz pq é bem simples mesmo.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


macaco veio

4 pila a broca???? Putz..... eu paguei 40 na minha....... q bosta........ mas comprei numa loja de eletrônica mesmo........

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


cara, 40 reais quase compra uma furadeira, a broca é pequena mas a haste e grossa (da grossura de uma carga de caneta bic), ai ela afina na ponta, a de dentista tem a haste muito curta pois aqueles motores são vacuo e o encaixe e pequeno, as que os proteticos usam são aqueles motores antigos de dentista, a haste da broca é mais comprida e encaixa melhor numa furadeira comum, não é mais que 5 prata uma. dentista usam aos montes, se voce pedir um dentista é capaz dele te dar uma. mesmo a haste sendo curta dá pra usar.

paulgilbert
Veterano
# nov/04
· votar


mas nem tenho furadeira, queria compra akele q eh manual, queria gasta no maximo 20 conto nesse negocio de fura

paulgilbert
Veterano
# nov/04
· votar


amanha vo compra o negocio de solda, 4 conto o de madeira no camelo
dai terça vo compra acido + caneta + placa pra faze a placa
dai eu vo ve de axa o negocio pra fazer buraco barato, ate 20 conto, e vo compra semana q vem,
dai já faço a plaquinha, se der certo compro os circuitinhos e faço um MXR DISTORTION PLUS,
foda é axa o DPDT e a caixa de aluminio em santo andré, mas funcionando já ta otimo, dai já tento vende e ganha uns 20 conto pra i pagando oq eu gastei

mateus721
Veterano
# nov/04
· votar


ow tipo pra faze a placa vcs colocam o ferro direto no glossy ou fazem isso:

F E R R O
--------papel-------------
--------papel-------------
--------glossy------------
--------placa-------------
--------papel-------------
--------papel-------------

e qnt tempo tem q dexa pq jah ouvi fala desde 20 segundos ateh 10 minutos.

vcs q fizeram como fizeram e qnt tempo dexaram o ferro em cima do negocio?

ksms
Veterano
# nov/04
· votar


existe algum site com o diagrama eskematico desses pedais??

Plantão 17
Veterano
# nov/04
· votar


eu jah tentei com papel poliester e não consegui... alguém tem alguma dica?

mateus721
Veterano
# nov/04
· votar


surgiu mais uma duvida.
eu vi pelos topicos ai q as vezes certa peça nao tem valor comercial aki no brasil.. quer dizer q ela nao vende aki no brasil certo?
olha isso aki
Pra fazer o 510(que é um valor n comercial no brasil) vc tem que comprar um de 47 e um de 470 e ligar os dois em serie... devido ao erro(o valor nunca é oq deveria ser) da 510k ou muito proximo de 510k! E pra fazer o 51k mesmo raciocinio 4,7k + 47k...

O capacitor de 51pf que tem no pedal tb é um valor n comercial eu coloquei o de 47pf que de acordo com o erro(como já expliquei os valores não exatamente os ditos, podem chegar a conter um erro de até 10% no brasil) deve tar por volta de 51pf...

O pot de 25k do tone n tb n é um valor comercial aki no brasil, ai comprei um de 22k que por causa do erro na verdade da tanto 24.6k! :P


como assim vc pega 2 capacitores e liga eles em serie? nao tem um buraco soh pra liga um capacitor? como vai liga 2?

e como q o povo mede a potencia? como q sabe 22k dah 24.6k por causa do tal erro q eu tb nao entendi..
se tem q te uma maquininha pra medi a potencia das parada, qual eh essa maquininha e qnt custa?

O ERRO eh de 10% pra MAIS ou pra MENOS? os dois?

pq tem esse erro?

e os componentes do gt2, da pra acha todos aki no brasil ou nao tem todos?

macaco veio
Veterano
# nov/04
· votar


o erro é pra mais e pra menos, uma peça que vale 10 pode valer 8 ou 12 .
a maquininha é o multiprovador, multiteste, multimetro, e mais uma meia duzia nome. o mais barato custa de 10 a 15 pau.
neste circuitos simples não precisa fazer associações de peças não podem usar um valor proximo acima ou abaixo que funciona.

mateus721
Veterano
# nov/04 · Editado por: mateus721
· votar


e esse negocio de liga em serie?

qnt tempo eu dexo o ferro em cima do papel pra faze a placa? precisa coloca papel entre o ferro e o papel da placa?
vlw

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


mateus721

pode deixar o ferro direto no glossy.... por uns dois min., só q não se esquece de prender bem a placa e o papel com fita crepe pro papel não dançar em cima da placa enhquanto vc estiver colocando o ferro quente no conjunto, senão as trilhas ficam todas borradas....

ZakkWyldeEMG
Veterano
# nov/04
· votar


ksms

www.tonepad.com
www.runoffgroove.com
www.generalguitargadgets.com

Plantão 17

tenta com papel glossy....
onde vc conseguiu papel poliéster?

ivoga
Veterano
# abr/05
· votar


FLa galera to tentando CORTAR a placa antes d corroe ela e nuan to conseguindo....como q eu faço isso jah tentei com akelas serrinhas amarelas mas naun dah........me flaram d usa uma caneta com ponta d diamante mas ela deve c cara ...........como q eu faço isso VLEW meu msn c alguem kiseh eh ivoga@hotmail.com

kun
Veterano
# abr/05
· votar


ivoga
eu uso caneta com uma ponta de ferro afiadissima, vc pode cortar tambem com estilete.

alinha a regua na placa, da umas passadas leves pra fazer a linha do corte. depois coloca a regua so de referencia e passa umas 5 vezes com forca, no lado e no topo, ja que sao dois cortes.

faz isso dos dois lados depois é so da umas dobradas DE LEVE que ele destaca

ivoga
Veterano
# mai/05
· votar


VLEWWWWW kra consegui..........soh q surgiu otro problema uhauhauhaahu qndo eu tava furando a borca escapo e danifico um pedaço da pista soh q saun dois burakinhos um do lado do otro mais ou menus assim oh// 0---0 //depois q estrago fiko assim// 0 0 //o q eu keria sabe eh c posso junta as duas com solda jah q iam fika ligadas pela pista msm ....VLW.......ah otra oicsa no eskema q eu peguei tem uma abreviaçaun em um terminal q eu naun sei o q eh... GND alguem sabe????
VLEWWWW MAIS UMA VEIZ ESSE FORUM AJUDA MTOOOOO

Rifferman
Veterano
# mai/05
· votar


GND é ground, terra......

ivoga
Veterano
# mai/05
· votar


GALERA otro problema uhauhauha esses cabos blindados tem alguma especificaçaun?????eh q eu fui compra e o kra me flo q tem varios tipos!!!!!!!!vlewwwwww

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# mai/05
· votar


não sei se fizeram essa pergunta, mais onde eu acho os modelos das placas, pedais, amp ...?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a contruir, soldar, furar as paradinha, ligar..