Efeito dos Beatles

    Autor Mensagem
    Beatlemaniac
    Veterano
    # out/04


    acabei de comprar uma shelter les paul e queria saber quais os efeitos q os beatles usavam nas guitarras vlw ae.

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nenhum

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu só aconselho um pouco de reverb

    Agente Smith
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Ae, o george costumava a usar "eco", não reverb. Um chorus pode ajudar vc a chegar perto do tibre das guitarras e violÕes de 12 cordas.

    MacCa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mas o reverb, dá um timbre legal também, pra músicas como I saw her standing there, All my loving

    gustavo macaco
    Veterano
    # out/04
    · votar


    o efeito que eles mais usavam era o do thc

    KISS
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Beatlemaniac

    O perfeito de Beatles é pegar o potencial das músicas e transformar ... ouça Helter Skelter do Motley Crue um belo exemplo disso.


    Mas respondendo sua pergunta ... o som deles foi mudando um pouco com o decorrer da trajetoria da banda, também por causa do desenvolvimento de novas tecnologias.
    Mas o básico seria um ovedrive com pouco ganho (principalmente p/ os solos), um pouco de reverb ... guitarra bem limpa é quase fundamental em todas as músicas

    Tuarelli
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu queria saber o q faziam pra obter aquele som típico da década de 60, como aparece no Day Tripper. Aquela guitarra grave sei lá... que faz tipo "ton" (barulho).
    vlws

    paulgilbert
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tuarelli
    fuzz?

    mariolennon
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Beatlemaniac

    Depende de qual época... no início dos beatles eles usaram muito reverb do próprio ampli Vox e o trêmulo em poucas músicas (que eu me lembre agora só Don't Bother Me). Usaram também um pedal de volume desenvolvido pela Vox na época. Já a partir de 1965 eles começaram a usar bastante Fuzz (George tinha um pedal Fuzz Face, aquele redondo) e Drive do próprio ampli também (na segunda fase eles meio que "abandonaram" os Vox e começaram a usar outras marcas, principalmente amplis Fender).

    Quanto ao reverb, o próprio Paul dizia que o primeiro disco onde tocaram sem reverb foi o Revolver.


    Tuarelli e paulgilbert

    Não era fuzz. Day Triper é puramente uma guitarra limpa. Claro que tem tudo aquilo da guitarra e do ampli que foi usado, mas independente disso, é possível alcançar o timbre regulando o ampli direitinho.

    Rock Season
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Moderador
    · votar


    - EDITADO PELA MODERAÇÃO -

    3. É proibido!

    3.4. Fazer propaganda de outros sites.

    Greggio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    esse site ja foi postado varias vezes no FCC, mas acho que cabe na discussão

    http://www.tucunare.bio.br/beatles/Instrumentos2.asp

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Beatlemaniac
    Cara, os efeitos são: Fuzz, trêmolo, phaser (em velocidade mais alta), delay analógico (por exemplo Danelectro BLT Echo).
    Abç

    Lennon33
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Boa tarde, sou novo aqui. Queria ressuscitar esse topico pq quis criar um parecido mas o moderador não permitiu. É que na verdade queria ter timbres parecidos com os Beatles, sou fã e bastante conhecedor da banda, um típico beatlemaníaco rs. Toco guitarra medianamente e comprei uma pedaleira Zoom G1xon, e o tópico justamente era pra saber o que dá pra fazer com ela pra tirar um som parecido com as musicas do inicio de carreira, do disco Please Please me, a Hard Days night, etc..E tambem outras como do Lp Revolver, Sgt peppers, ou seja, tudo rs. Procurei na internet mas não encontrei nada. Tem site que tem configuracao pra musicas especificas, mas geralmente é de rock pesado, metal etc.. . Sei que deve ser simples para os guitarristas profisisionais aí, mas eu não entendo muito de efeitos não. Peço que me ajudem.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Lennon33

    Primeiro, você fez uma ótima compra adquirindo essa "pequena notável".

    Prefira postar seus pedidos de patches e outras dúvidas aqui.

    Cara, no geral os Beatles usavam pouquíssimos efeitos nos instrumentos. Leve sempre em conta que quando os caras estavam juntos a indústria de pedais de efeito ainda engatinhava.

    O difícil é acertar o timbre deles, porque eles usavam amplificadores que ou não existem mais, ou são muito, muito raros de se encontrar.

    Alguma coisa mais "british": "VX Combo" e "VX JMI" são dois simuladores de amplificadores que você pode tentar usar. Um AcoSim, um Fuzz ou um Overdrive bem levinho também. Talvez um delay ou reverb de mola. Varia conforme a música.

    O resto vai depender de seu instrumento (as guitarras que eles usavam hoje são muito muito raras de se achar) e, principalmente, da "pecinha atrás da guitarra".

    Abç e boa sorte.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Lennon33
    Basta você ter uma boa guitarra (semi-sólida, de preferência), um bom amplificador, uns poucos efeitos (que, aliás, citei acima), e tocar....
    Abç

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Se for gravar em DAW, e se isto for gerar renda, vale apena comprar o pacote de efeitos da Abbey Road da Waves.

    Tem praticamente tudo que os Beatles e outros que gravaram na Abbey Roads. Reverbs, ecos, delays, compressores, equalizadores, mesas de som amplificadas, microfones.

    Eu comecei a ler uma reportagem em um tempo passado, mas não terminei e depois a perdi na internet, mas parece que o estudio Abbey Roads, mandava desenvolver as próprias aparelhagens.

    Talvez por isto o som seja tão característico.

    http://www.abbeyroad.com/audio-products




    No mais eu seguiria esta dica aqui:


    Mauricio Luiz Bertola

    Cara, os efeitos são: Fuzz, trêmolo, phaser (em velocidade mais alta), delay analógico (por exemplo Danelectro BLT Echo).
    Abç


    Você já comprou a pedaleira, agora é ir criando os pacths, e regulando estes efeitos, até ficarem parecidos com os dos beatles. Não esqueça do plate reverb, mas não exagere.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeito dos Beatles