Transistores Equivalentes. Possibilidades.

    Autor Mensagem
    Fernando Bello
    Veterano
    # ago/04


    Pensei num topico que pode ser interessante. Muitos projetos (a maioria) sao feitos com transistores cuja denominação só existe na Gringolândia. Então seria interessante o pessoal que usou equivalentes postarem para expandirmos nossas possibilidades.
    Por exemplo, eu substitui o 2s5088 por um BC169. Prestando atenção a pinagem que é diferente. Mas o resultado sonoro foi satisfatorio.
    E tmb substitui o AC128 pelos 2sb234. No FF não deu muito certo, mas no Range Master ficou ducaralho.
    Postem suas experiencias e estarão ajudando muita gente.
    Abraço.

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    o rangemaster usa mosfets? como ficou o som dele?

    Fernando Bello
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    ZakkWyldeEMG
    Não é mosfet. É um transistor de germânio.

    Reverbman
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    No site http://www.eletricazine.hpg.com.br tem um tutorial interessante sobre como ler os codigos de resistores, transistores e capacitores, vale a pena dar uma leida, afinal de contas, conhecimento nunca eh demais

    MICHAELLC
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Reverbman
    afinal de contas, conhecimento nunca eh demais

    concordo plenamente to indo lá heheheh

    Reverbman
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Descupe-me o erro. o site certo eh http://www.eletricazine.hpg.ig.com.br
    ou
    http://www.eletricazine.kit.net

    MICHAELLC
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Reverbman
    tanto faz aqui abriu normal véio,...

    Reverbman
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Eh que estes sites hpg eh danado pra dar Error 404, mas eh interessante as apostilas que tem neste site... Tem uma apostila de eletronica de um colegio tecnico ae, em .pdf que vale a pena baixar. São mais de 90 paginas abordando topicos como, utilização de um led, transistores, valores de resistores, emfim, uma gama de assuntos que, uma vez compreendido, lhe auxiliarar pro resto de sua vida a compreender o funcionamento daquele Pentelhino overdrive, ou até msm o MXR Distortion + que vc esta montando

    Fernando Bello
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Reverbman
    Ótima idéia. É que eu sempre parto do principio que tem que ter uma base de eletronica para montar um pedal.
    Eu pensei exatamente é que os iniciantes tem até a teoria na ponta da lingua. Mas na pratica penam um pouco. E se vc vai na Sta Efigenia por exemplo sem saber exatamente o que quer, passa raiva, por que os ignorantes sabem menos que a galera que lê esses tópicos.

    Fernando Bello
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Antes que gere desentendimento, ignorantes que eu falo são os vendedores.

    MICHAELLC
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Reverbman
    po cara não achei mew.. em que seção está??

    andyeffect
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Fernando Bello
    leagl a idéia meu imrão, eu aconselho a todos pegar um livro de equivalência de transistores (emprestado) e anotar todos o que vc usa, e bem pr´´atico e em qualquer eletrônica tem. pede emprestado vai com um rascunho e anote tudo fiz isto.

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    andyeffect

    vc é aquele andy da gaita blues ????

    andyeffect
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    não.... sou guitarrista de blues....

    Semyto
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Ae Fiz uns teste aki em casa .

    No meu GT2 Testei os Seguintes Transistorets.

    2n3904 Equivalente BC546
    2n5088 Equivalente BC549 ou BC550
    E Todos se sairam Bem!!!
    Pra quem ta Prucurando equivalentes pra Transistores e CI Procurem na Web um Programa Chamado IC-DATABASE Foi com ele que peguei estes Transistores equivalentes

    andyeffect
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Fernando Bello
    outra dica legal e baixar na www.mouser.com o prospécto da transistor para ver tipo este http://www.fairchildsemi.com/ds/2N/2N5088.pdf
    lá tem tudo....

    randy51
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    2n3904 Equivalente BC546
    2n5088 Equivalente BC549 ou BC550


    Achei o 2n3904 e o BC549....

    qual dos dois ficam melhor???
    dizem q o 2n3904 fica bom........mais agora vendo isso ae, vi q o bc549 é equivalente ao original..........ae fiquei na duvida

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    randy51
    Fala André! Tenho em casa uns 4 AC127(NPN)de Ge que achei aqui no RJ. Vc gostaría de trocá-los por algum compenente que eu não tenho?
    Abç

    oak
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    randy51

    esses transistores em pedais com amplificaçao de ampop e clipagem por diodos sao usados somente pra buffer, nao faz diferença nenhum no som usar um ou outro
    quanto eh pedal de transistor mesmo (tipo fuzz face, big muff) dai a diferença eh sensivel

    Zett
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    caro mauricio, qual foi a loja que vc encontrou o AC127?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Zett
    No centro do Rio, mas como agora estou no trabalho eu não tenho aqui o endereço. Te mando depois. Lá tem também AC188, que fica legal em FFaces.
    Abç

    AL DEEJAY
    Veterano
    # out/05
    · votar


    nesse site vc pode encontrar os equivalentes e depois é só analisar no Datasheet de cada componente qual o melhor.
    só tem que se cadastrar no site...mas é free

    http://www.digchip.com/datasheets/cross_reference.php

    cao fofo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    eu tenho umas tabela que fala da equivalencia, vou ver se escaneio, e se alguem quiser pegar pra digitar e publicar no topico ia ser legal, sao +/- umas 15 folhas envolvendo transistor diodos e outros, era da minha apostila do curso tecnico, vou ver ate se encontro ela em cd rom, ai fica mais facil

    AL DEEJAY
    Veterano
    # out/05
    · votar


    cao fofo
    disponibiliza ae pra nós ia ser uma grande ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transistores Equivalentes. Possibilidades.