Dicas sobre como montar o seu pedal

Autor Mensagem
Thales Leite EF
Veterano
# jul/04


Ai galera , vamos usar este topico p/ postar dicas de como montar seus pedais.Dicas de por exemplo:

melhores materias
acabamento
caixas
quais componentes usar
duvidas de esquema


P/ começar , vou fazer uma pergunta sobre o GT-2
o esquema de ligar aquelas tres chaves de 2 polos e 3 posições seria assim?

_____
S3A0---|o o|---S3B0
S3A3---|o o|---S3B3
S3A2---|o o|---S3B2
S3A1---|o o|---S3B1
-----

obs:

o seria as "perninhas" da chave
--- seriam os fios
| _ - é o contorno da chave

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Naum deixe o ferro de solda perto do componente por muito tempo ou ira danificalo

Coloque os componentes no pads da placa e soldeos e só depois q estiver tudo certo corte o q sobrou de sua perninha

Ferro de solda naum serve para zaer furos em plastico (essa eu aprendi sozinho hehehe) o cheiro é horrivel e a fumaça é toxica

danubio_gpi
Veterano
# jul/04
· votar


1 - Percloreto de Ferro manja suas roupas.
2 - Percloreto de Ferro não deve entrar em contato com a pele, olhos, boca, etc.
3 - Ferro de solda qdo quente causa queimaduras
4 - Procure efetuar os trabalhos longe de crianças e animais domesticos.
5 - Excesso de "gambiarras". a maioria dos prblms ocorrem devido a isso.
6 - Leia bem o projeto antes de começar a montar
7 - primeiro passo é adquirir as ferramentas nescessarias
8 - Segundo passo é adquirir todas as peças necessarias para concluir o Projeto
9 - Terceiro passo é construir a placa de circuito
10- Quarto passo é soldar os componentes
11- Quinto passo é acomodar na "caixa" (caixa plastica não é recomendada)
12- Se vc entender todo o projeto, utilizar exatamente os componentes que estão no projeto, soldar corretamente, não errar na fiação, 99,99% de chance de vc o proprietario de um equipamento que vale um absurdo pelo custo de um jogo de cordas.

MSchmidt
Veterano
# jul/04
· votar


danubio_gpi
1 - Percloreto de Ferro manja suas roupas.
2 - Percloreto de Ferro não deve entrar em contato com a pele, olhos, boca, etc.
3 - Ferro de solda qdo quente causa queimaduras


É verdade.. Sei por experiência própria... hehehe

dragon
Veterano
# jul/04
· votar


Se possivel teste com um multímetro os componentes antes de solda-los na placa, pois caso algum componente esteja com problema , é mais dificíl de substituilo depois que ele já foi soldado.

dragon
Veterano
# jul/04 · Editado por: dragon
· votar


Coloque uma esponja ou um pano dobrado atrás da placa quando for sodar os componentes, assim você evita QUE os componentes caiam ou saiam do lugar.

lula_molusco
Veterano
# jul/04
· votar


Sempre solde na horizontal
De preferencia use caixa metalica

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# jul/04
· votar


NAUM escolha um projeto dificil como primeiro projeto.......sei por experiencia propia to com um gt2 parado aqui...

karazu
Veterano
# jul/04
· votar


use sockets nos componentes dificeis de soldar ou que modificam o som, tipo: CIs, Transistores e Diodos

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Pesquise os componentes antes de comprar , no meu caso , sou de Mogi das Cruzes , NÃO compre na Compel , ali perto tem uma loja q os preços são bem mais ; baixos um resistor comum la chega a custar 20 centavos

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


P/ descascar os fios , use um descascador q é bem mais facil e rapido e é facilmente emcontrado em lojas de 1,99 e casas de ferramentas

Antes de soldar lime as ponta do ferro , p/ sair um serviço mais limpo e p/ num ficar aquela fumacinha saindo enquanto ele ta esquentando

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Eu achei um kit p/ fazer placas que custa R$50,00 e gostaria de saber se vale a pena.
ele tem as seguintes ferramentas:
1 bacia p/ corrozão
1 cortador de placas
1 mini furadeira
Percloretode ferro
alcool isopropilico
verniz
suporte p/ ferro de solda
ferro de solda
solda

ThE_Fe4r_guitar
Veterano
# jul/04
· votar


Thales Leite EF
onde vc viu isso???
po gostaria dessa mini furadeira (c for eletrica)!!

MSchmidt
Veterano
# jul/04
· votar


Thales Leite EF

Na minha opinião, vale a pena sim... Onde encontrou esta barbada??? Na net??
Se a furadeira for elétrica, só ela custa uns R$40,00...

[]'s

Reinken_o Organista
Veterano
# jul/04
· votar


Naum deixe o ferro de solda perto do componente por muito tempo ou ira danificalo
é, mas "muito tempo" é quanto? 3 segundos? 5?

Thales Leite EF
onde q tem esse kit?

Sempre solde na horizontal
tem q deixar o ferro deitado?

danubio_gpi
Veterano
# jul/04
· votar


Reinken_o Organista
é, mas "muito tempo" é quanto? 3 segundos? 5?
ferro de solda de 30watts no maximo 3seg
tem q deixar o ferro deitado?
a placa e o componente devem ficar "deitados", mas não é obrigado, mas fica mais facil

danubio_gpi
Veterano
# jul/04
· votar


Thales Leite EF
Eu achei um kit p/ fazer placas que custa R$50,00 e gostaria de saber se vale a pena.
ele tem as seguintes ferramentas:
1 bacia p/ corrozão
1 cortador de placas
1 mini furadeira
Percloretode ferro
alcool isopropilico
verniz
suporte p/ ferro de solda
ferro de solda
solda


Ta quase de graça!!! fala pra nois onde é.

Fernando Bello
Veterano
# jul/04
· votar


Uma dica que eu achei do caralho, (e acho que é autoria minha, pois não li em lugar nenhum :), é usar um soquete de CI nos pedais que tem clip por diodos. Assim você vai alternando entre tipos de diodos, transistores como diodos, número de diodos, etc., e pode chegar a sua distorção ideal.

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


ThE_Fe4r_guitar
MSchmidt
Reinken_o Organista

Eu achei aqui em mogi das cruzes onde eu moro.
esta furadeira não é la essas coisas , se eu naum me engano o preço dela era uns 20 reais mais ou menos. naum é nenhuma micro retifica , mas deve dar p/ gasto

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Verifique corretamente se a placa esta certa antes de sair soldando tudo

no meu caso , fui fazer um projeto numa plcade linhas paralelas e naum olhei direito , quando percebi , vi q tinha soldado tudo ao contrario.
Ou seja preste muita atenção antes de soldar.
isso vale para qualquer tipo de placa . as prontas e as feitas por vc

Reverbman
Veterano
# jul/04
· votar


Leia bastante tutorias, analise MUITO BEM o projeto, naun substitua componente algum sem ter certeza absoluta de q isto naun ira inteferir no resultado final e o mais importante: NÃO ACREDITE NO QUE O VENDEDOR DA LOJA DE ELETRONICA DIZ!!! Eles querem te empurrar qualquer coisa. Quando começam a usar uma linguagem muito tecnica, pode saber que eh silada

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Se vc soldar algum componente errado e naum tiver sugador de solda , prenda a placa em uma morsa (se vc naum tiver uma em casa , pede para alguem segurar p/ vc) e com o ferro de solda esquente a solda e com um alicade de bico puxe o componente ao mesmo tempo. Tente colocar o ferro de modo que ele esquente os dois terminais do componete ao mesmo tempo (se no caso for um resistor , por exemplo) , desse jeito , vc vai polpar tempo.

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Quando for ligar os jacks , potenciometros e chaves , procure usar fios de varias vias e do tamanho sufuciente p/ q eles naum fiquem nem muito esticados nem sobrando muito , isso vai fazer com q o seu pedal dure mais e tenha um desempenho melhor

inthelight
Veterano
# jul/04
· votar


NÃO ACREDITE NO QUE O VENDEDOR DA LOJA DE ELETRONICA DIZ!!! Eles querem te empurrar qualquer coisa.
com certeza! os caras só querem te passar a perna. Tem q saber o codigo de capacitores e resistores, ou então anotar na lista a leitura de cada resistor e capacitor pra conferir um por um

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Quando for manusear componentes senciveis como CIs , antes de mecher com eles toque em objetos metalicos p/ descarregar sua estatica. Vc tbm pode usar uma pinça q tenho o cabo de plastico , mas fazendo o processo anterior tbm por precausão

DeathSmile
Veterano
# jul/04
· votar


Bom, sou novo por aqui e tb nesse assunto de montagem de pedais e etc.
Mas tipo, estou muito interessado em ter um esquema de um pedal simplão de distorção mesmo, pois a grana tá curta.
Eu tenho uns amigos que mexem com eletrônica e se eu tiver um esquema de como montar um eles com certeza me darão uma ajuda, alguém aí tem um esquema?
se tiver por favor me evie: death_smile_eu@yahoo.com.br
Muito grato.

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


DeathSmile
se vc quer um bem facil , entra no site www.mkazan.cjb.net
e procura dois pedais , o baby distortion e pentelinho's overdrive

mas se vc quiser uma copia de pedais famosos , entre em www.tonepad.com

Bico
Veterano
# jul/04
· votar


Dá pra colocar um entrada pra plugar fonte, ao invés de adptador pra bateria nesses pedais construídos? É q tô pensando em fazer um...

Thales Leite EF
Veterano
# jul/04
· votar


Bico
da sim , da uma procurada la no tonepad , q mostra como vc vai ligar o plug

Bico
Veterano
# jul/04
· votar


Thales Leite EF
Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas sobre como montar o seu pedal