o que cada efeito faz?

    Autor Mensagem
    freethinker_pe
    Veterano
    # mar/03


    conheço pouco sobre os efeitos entao queria saber...

    qual a diferença entre DRIVE, OVERDRIVE, DISTORÇAO E FUZZ?

    o que e OCTAVE?

    pra que serve o EQUALIZER?

    valeu galera, tem mais uma coisa eu vo tocar new metal entao me indiquem os efeitos que eu vou precisar (pra nao gastar muita grana com coisa que nao vou usar)

    Load
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Overdrive - parece mto com uma dist bem leve, mas naum eh uma dist
    Distorção - + pesado q um overdrive, distorce mesmo o som, como o nome já diz
    Fuzz - nem to mto ligado em fuzz, mas acho q eh bem parecido com o som do black sabbath
    Octave - Oitava, eh tocar a mesma nota mais grave ou mais aguda, uma oitava acima ou abaixo, tipo Dó na casa 53 e a oitava axima dele eh a casa 35
    Equalizer - serve pra vc escolher a freuência de graves e agudos, eh melhor q regular pelo amp, já q ele faz as saídas ficarem iguais

    freethinker_pe
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    valeu load

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Overdrive - Dizem q é a mesma coisa q distorção mas eu acho q é só um monte de ruído misturado com o som e q fica massinha.

    Distorção - Dá peso pro som, é mais pesado q o overdrive.

    Chorus, Reverb e Delay - São basicamente tipos de ecos, reverb é um éco meio de igreja, delay é aquele eco de um penhasco em que o som se repete e chorus é um outro tipo de eco aee.

    Flanger - Parece o som de um órgão na minha opinião

    Wah - É como se alguém estivesse mexendo na chaves de troca de captadores, nos graves e agudos e no volume do som ao mesmo tempo.

    Whamy - Simula o efeito de uma Alavanca Floyd - Rose.

    Volume - Diminue o volume da músik, a vantagem é q você pode diminuir o volume sem perder o poder da distorção.

    Cristina
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Na coluna Lutheria ( http://www.cifraclub.com.br/colunas/lutheria/index.php ) e Botequim 6 cordas ( http://www.cifraclub.com.br/colunas/botequim/index.php ) do CifraClub tem uma parte que fala de Pedais...

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    freethinker_pe
    Comercialmente os fabricantes usam Distorção e Overdrive para designar os mesmos tipos de circuito.
    Antigamente Distorção era aquela feita com dois diodos colocados em paralelo de modo contrário ou na saída de um mini amplificador (como no MXR+) ou no "feed back" do mini amplificador (Tube Screamer). e Overdrive era qdo vc usava um pré amp para saturar as válvulas de entrada de um amp valvuulado.
    Hj os fabricantes chamam qqer coisa de Distorção ou Overdrive.
    O Fuzz é algo parecido com oq o Hendrix usava para gerar distorção, são basicamente dois transistores onde um tem o Bias errado e o ganho mal calculado saturando o segundo (foi inventado por acidente).
    Octave é um efeito q faz (de modo analógico) que o seu som toque uma oitava acima. Ele pega parte inferior da onda q sai do instrumento e junta com a superior, assim o som sai com o dobro da frequência.
    O Equalizer serve para que vc corte as frequências q vc acha q estão em excesso. Desse modo vc pode, por exemplo fazer ajustes no timbre da distorção, pode escolher que frequencias serão mais distorcidas que outras, tirar frequências em excesso qdo vc quer tocar com som limpo, etc.

    Anônimo
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    pense em Fuzz como uma distorção + sujona..

    e sim, hj em dia tem o problema entre Distortion e Overdrive q a galera falou ae..

    Overdrive < Distortion < Fuzz

    Errol
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    O q é o metal Zone então Anônimo?

    secret
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Metal Zone é um p u t a pedal de distorção da BOSS

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Errol
    o metal zone, não é fuzz (não tem aquele esquema dos transistores e tal) e não é Overdrive (não é um pré amp saturando uma válvula) então é Distorção.
    quase todos os pedais comerciais são distorção. (OBS: eu disse "quase")

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Correção: Não sei se o Metal Zone tem um nível de saída bem alto.
    se tiver, dá para usá-lo para saturar a entrada de um amp valvulado conseguindo assim um efeito de Overdrive.

    freethinker_pe
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    aew mkazan... eu vou construir meus proprios pedais eu num sei pn de eletronica mas um amigo meu que ta fazendo mestrado nessa area vai me ensinar!! mas tipo assim como eu conheço muito pouco das marcas (ou seja quais sao os melhores circuitos) dava pra vc me dizer os melhores (esquemas)...

    CHORUS, DELAY, OCTAVE, TREMOLO, FUZZ, PHASER, EQUALIZER, OVERDRIVE, DISTORÇAO, WHA-WHA E FLANGER.

    eu sei que vo gastar uma grana mas quem disse que ser guitarrista e facil hehehe!! eu tocava com uma zoom 505, depois que vi um amigo meu com um rack com os pedais dele me senti humilhado heheh, muito da hora, valeu a ajuda!!

    xande
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    eu sei um site q fala de cada um separado, mais é concorrente aí vai sair censurado

    ThE_WhO
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    escreve com pontinhos entre as letras..
    EX: P.O.R.R.A

    xande
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    M.V.H.P ponto com ponto br
    tipo, admin qualquer coisa deleta aí vei, mas num preucupa naum, o cifraclub da d 10

    ThE_WhO
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    ah tah.... esse eu jah sabia mas valeu ae

    xande
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    explica bem a materia q tem nele

    MKazan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    freethinker_pe
    olha: CHORUS precisa de uns circuitos integrados q não acho em lugar nenhum.
    Dalay tb.
    Phaser e Flanger são circuitos relativamente grandes mais da pra fazer. Equalizer tb.
    Wha-Wha, o circuito é estúpidamente fácil, a parte mecanica é incrivelmente dificil. o ideal é q vc arrume um velho pra fazer.
    de resto, são tranquilos. como os circuitos são absurdamente baratos, vale a pena sair fazendo vários pra ver quais vc mais gosta, os que não gostar vc da pro seu amigo, joga na parede, passa com o carro por cima, faz oq quiser.
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o que cada efeito faz?