Testando erro em circuitos de aúdio - Pedais

Autor Mensagem
A11anF1y
Veterano
# mai/04


Testando erros em um circuito de aúdio

Faça o seguinte:

- Arrume um cabo com dois fios;

- Em uma extremidade do cabo, coloque um plug phillips, destes de walkman, fone de ouvido, etc...;

- Na outra extremidade do cabo, solde uma das pernas de um capacitor no fio que leva ao "+" do plug, e outro fio livre (que leva ao fio "-" do plug), conecte ao "-" do circuito (GND);

- Ligue o plug em um walkman ou na caixinha de som de se computador,rádio, qq coisa que produza um sinal de audio;

- Ligue a saída do pedal no amplificador;

- Com a perna livre do capacitor (chamarei de "prova"), toque na saida do pedal, um som vai aparecer no amplificador;

- Vá colocando a prova em um ponto anterior ao último que vc testou, se sair som no amplificador ( verifique o efeito desejado), não está errado este ponto, se não sair, aí está o problema;

- Vá testando do sentido inverso: "saída para entrada";

- Uma hora vai aparecer, quando aparecer um ponto mudo, verifique soldas frias (movendo o componente) e polarização de transistores, trilhas, erros, etc...;


Aproveite a dica e Boa Sorte.

SuperGeo
Veterano
# mai/04
· votar


A11anF1y
em vez de usar o plug 'phillips' n posso bota um p10 e bota na guita?

bem a perna livre do capacitor eu encosto ali no out da placa?

A11anF1y
Veterano
# mai/04
· votar


SuperGeo
em vez de usar o plug 'phillips' n posso bota um p10 e bota na guita?

Sim, pode ser qualquer fonte sonora, só que na guitarra alguém vai ter que ficar tocando o tempo todo.

bem a perna livre do capacitor eu encosto ali no out da placa?

Sim, comece pelo out, e o som vai sair normalmente. Conforme vc for retrocedendo para a entrada, irá encontrar vários estágios e poderá verificar o erro.
Não é obrigatório esta sequência, vc pode colocar em outros pontos do circuito e verificar.

SuperGeo
Veterano
# mai/04
· votar


A11anF1y
ah ta

mas para que serve ali o capacitor?

A11anF1y
Veterano
# mai/04
· votar


Grosseiramente falando, em aúdio (mais especificamente para este caso) o capacitor vai filtrar (barrar) algumas frequências, e evitará que sejam inseridos ruídos indesejáveis nos pontos de contato para teste. O valor de capacitor razoável seria 0.1uF, mas eu uso qq um não polarizado.

MKazan
Veterano
# mai/04
· votar


neste caso, além do que o A11anF1y disse, o capacitor vai barrar a passagem de corrente contínua para a entrada do q vc estiver usando para amplificar o sinal. é para o caso de vc pegar alguma trilha q esteja com DC ou com AC em offset fora do nível de 0v.

A11anF1y
Veterano
# mai/04
· votar


MKazan

Correto. Pode ser que quem está testando, insira a prova em um ponto fora do caminho de aúdio.

MKazan, seria bom manter este post sempre em up, pois a maioria dos usuários não conhece este macete e ficam perguntando toda hora sobre como acertar suas montagens.

MKazan
Veterano
# mai/04
· votar


A11anF1y
meu, tinha um texto no GeoFex q tinha até figura ilustrando como faz isso. as figuras eram mó bem explicadas. só q eu não tô achando...

eu tenho quase certeza de que era no GeoFex. acho q eles chamavam de "Audio Probe".

A11anF1y
Veterano
# mai/04
· votar


MKazan

Este tópico me lembrou do tempo em que fazia montagens no lab. e não descobria pq um projeto em microondas não dava certo. Era a ponta de prova do ociloscópio que interferia no circuito. Tivemos que fazer um filtro para ela. Bons tempos.....

MKazan
Veterano
# mai/04
· votar


A11anF1y
rs... teve uma vez. eu não lebro o q caralhos q agente tava fazendo. mas a resistencia interna do voltômetro era baixa d+ para o circuito. qdo agente colocava, aquela merda parava de funcionar.

teve tb uma vez q meu amigo botou fogo na bancada. rs... começou a derreter um monte de coisas e o babaca ficou lá parado olhando.

bebm
Veterano
# mai/04 · Editado por: bebm
· votar


Tem uma ferramenta que faz isso vai na loja e compra é uma coisa que é uma especie de uma caneta com o ferrinho do lado que fica afastado da caneta e um fio que leva a um jacare que vc prende no terra... ai vc encosta a caneta no lugar e preciona o ferrinho na caneta e sai o apito... ela é barata... :) Se quiserem eu posto foto aki dps! :)

SuperGeo
Veterano
# mai/04
· votar


MKazan
axei

http://www.geofex.com/fxdebug/newfx.htm
http://www.geofex.com/FX_images/audioprb.gif

Fernando Bello
Veterano
# mai/04
· votar


A11anF1y
MKazan

Valeu pela dica. Eu tinha feito um sistema parecido mas não me toquei do lance do condensador. É que, como os efeitos tem sempre um condensador de entrada, nunca tinha pensado nisso.

Fernando Bello
Veterano
# mai/04
· votar


Ah, e o esquema do Geofex, faz ao contrario. Ele pega da entrada, com um jack como saída para o ampli. Também dá certo mas vc precisa ficar batendo nas cordas e pode derrubar a guitarra (como eu já fiz....).

danielgood
Veterano
# jun/04
· votar


A11anF1y
desculpe mais eu num entendi muito bem... como eu faço para achar o erro no pedal... pq oque eu montei um, so sai o som limpo, o distorcido naum... da pra eu descobrir o erro no meu pedal com isso como faço? e dá pra testa o sinal até nos fios do dpdt?

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


danielgood

Eu faço da seguinte maneira:
-Plugue uma fonte de som na entrada do pedal.
-Pegue um cabo normal de guitarra, descasque uma ponta.
-O P10 que ficou inteiro vc coloca na entrada de um ampli(volume baixo, por favor)..
O decascado vc faz o seguinte:
-A malha, atravez de um conector jacaré, ou semelhante, conecte no terra, Gnd do circuito;
- o cabo do meio, ou positivo, como algum chamam, en fim, o cabo do sinal, solde uma perna de um capacitor de 100nF ou semelhante;
-com a outra perna do capacitor vai seguindo o esquema, desde a entrada do sinal ate o fim. Onde o sinal falhar é o componente que foi pro saco.

danielgood
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
qual fonte de som pode ser?

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


danielgood
Um disk-man, saida de aparelhode som, qualquer coisa que produza sinal. Como já disse antes, até a guitarra, mas aí vc tem que, com uma mão ficar batendo nas cordas e com a outra, ficar procurando o sinal.

SuperGeo
Veterano
# jun/04
· votar


Fernando Bello
é so usar o ebow hehehhee ;P

Fernando Bello
Veterano
# jun/04
· votar


SuperGeo
Não que eu lembro daquele porra do Louro Jones no acústico do Capital Inicial que não faz porra nenhuma, só fica com o E-Bow fazendo uns barulhinhos... :)

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# jun/04 · Editado por: Marcelo Vitor Paiva
· votar


Ahhhh que legal!!!! passei o "teste" no meu gt2 e só 3 trilhas funcionam....era tudo oq eu precisava...:(

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# jun/04
· votar


Ei pessoal!!!! no gt2, tem que funcionar todas as trilhas de uma vez mesmo?? quando passa o teste? ou isso depende de quais circuitos estão "ativados" (o mic mod e amp)???!!!!! pq no meu pedal naum obtenho sinal em quaze TODAS as trilhas e estou suspeitando que isso depende das chaves..........quem souber aiii responda por favor...

Marcelo Vitor Paiva
Veterano
# jun/04
· votar


Pessoal eu passei o teste de novo.......mais dessa vez eu aumentei o volume do ampli no talo.........e percebi que nas trilhas que eu achava que naum passava sinal nenhum, na verdade passa um sinal extremamente baixo....porem em algumas naum passa NEM esse sinal baixo.....sera que num ampli MAIS potente eu posso escutar o sinal?? ou isso ja mostra automaticamente que o sinal naquele ponto esta mais doque baixo, e, portanto.....a trilha esta errada? se tiver alguem ai que possa responder eu agradeço...

Lucas_r2
Veterano
# jun/04
· votar


alguem nme ajuda meu v-amp naum funfa no jack!

stop_fender
Veterano
# mar/05
· votar


ae tem com fazer um ao invez de ter q usar um amplificador usar um q quando está tudo certo acende um led?

inthelight
Veterano
# mar/05
· votar


stop_fender
naum ia adiantar mto, pq o led ia acender sempre q tivesse um sinal, e o q vc quer é verificar as caracteristicas do sinal, tipo volume, dist, equalização, etc

stop_fender
Veterano
# mar/05
· votar


inthelight
tá acho q me expressei mal além da luz um som expresso num fone de ouvido tipo um sonar

Un Perro
Veterano
# mar/05
· votar


ahh se eu soubesse disso antes eu tava testando pra ver onde era o passarim do meu pedal =/

agora que saiu nem precisa heheh.. mais vlw o up da dica ai =]

Gabriel Hendrix
Veterano
# mar/05
· votar


Blz!
Aê moderador. Coloca este topico como fixo... vai ajudar bastante..

baruch_kata
Veterano
# mar/05
· votar


Acabei de fazer um circuitinho que toca uma onda senoidal intesidade constante para ajudar a debugar o pedal. Está sintonizada em Mi uma oitava acima da Mizona uns 160Hz, funciona com 9V vou melhorar para fucionar com 3V.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Testando erro em circuitos de aúdio - Pedais