Função do loop num set de pedais (dúvida).

    Autor Mensagem
    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # mai/04


    Eu sempre fiquei pensando em como que os guitarristas profissionais que utilizam um vasto set de pedais fazem pra conseguir mudar, automaticamente, de uma determinada combinação de efeitos de vários pedais pra outra.

    Bem, estava dando uma olhada no site da GuitarTech e algo me chamou a atenção: teoricamente a função do LOOP é que possibilita o que eu coloquei acima. Agora, no meu caso,fiquei pensando em como eu poderia aplicar isso num possível setzinho simples de pedais, que eu possa vir a fazer num futuro distante - hehehe, bem aos poucos mesmo. Eu me interesso apenas por distorção, chorus, delay e wah wah. Distorção eu já tenho (GT-2) e o que eu sempre fico pensando é: com um loop eu posso trocar instantaneamente pra uma combinação de chorus e delay sem ter que sair pisando neles 3? Ou seja, POSSO FAZER ISSO ATRAVÉS DE UM LOOP?

    Essa foi uma dúvida. Agora, tenho uma 505 e um GT-2. Quem já deve ter tentado ligar um pedal de distorção com uma 505 já deve ter visto que o barulho é grande. Aí vai a outra dúvida: no momento atual um loop me ajudaria a passar duma programação da 505 - por exemplo, uma combinação que eu gosto com chorus, delay e reverb - diretamente pro GT-2 sem ter que pisar nos 2? Aliás, pra você dar o bypass na 505 tem que pisar nos dois pedaizinhos, acionando o afinador.

    Espero não ter sido muito prolixo, mas tive que explicar bem. É uma dúvida, posso até estar errado no que coloquei. Só mais uma perguntinha: esse loop é aquele seletor de canais chamado a/b box?

    Espero que algum santo possa desvendar minhas questões, hehehehe. Valeu!!!

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Escrevi uma redação à toa... ahuhuauhauhhuahua :~)

    Marcelo Vitor Paiva
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino

    Calma amigo.......vc naum escreveu nada a toa.....mtos ja devem ter lido seu "texto", mais poucos sabem responder....por isso eh melhor ter calma ¦)

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    cara, acho q vc ta falano de um swith de canal A/B

    Por exemplo.

    Vc liga o cabo no switch, e ele distribui pro canal A ou B
    se vc pisa ele manda pro A e desabilita o B. Pisa denovo, manda pro B, e desabilita o A...

    Dai no A vc tem wah, distorcao, chorus, etc
    no B vc tem distorcao, delay, reverb, etc (um pedal em cada canal)

    dai ao pisar no swtich, ele muda de canal onde os pedais ja tao ativados. nao existe sistema pra ativar varios pedais de uma vez...se for em LINHA, ai vc tem q ativar ou desativar 1 por um, mudar as configs etc...esse eh o ruim dos pedais

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Olha esse:

    http://www.guitartechbrasil.com/p5.htm

    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    GuitarHouse

    Pô, valeu cara! Agora deixa eu ver se eu entendi. Tomemos um exemplo simples: tenho o meu pedal de distorção e a minha Zoom 505... posso ativar a minha distorção, ao mesmo tempo em que desativo a 505, apenas pisando no a/b box? Seria essa a função dele então? Por que eu pensava que esse a/b box servia apenas pra amps...

    Outra coisa: há pedaleiras, tipo a Zoom GFX-8, que vêm com loop; então a função desse loop seria a de ativar um pedal ligado nele ao mesmo tempo em que você desativa a pedaleira???

    Desculpe estar sendo chato, mas me dá só mais essa forcinha. Valeu!

    GuitarHouse
    Veterano
    # mai/04
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino

    LOOP nao eh pra ativar, e sim pra saltar, ou seja, de certo modo desativa o CANAL, mas nao o pedal(a grosso modo)

    posso ativar a minha distorção, ao mesmo tempo em que desativo a 505, apenas pisando no a/b box

    Sim. na verdade estarao ambos ativados, mas vc simplesmete vai usar um ou outro. mas logo à frente teria que haver um mixer, pois seriam 2 canais Por exemplo:

    O cabo sai da guitarra ate o AB Box. Dai o ABBOX divide em 2 canais(A e B, sendo acionado 1 por vez).

    No A esta a ZOOM(ativada), no B esta o pedal(ATIVADO). Na frente há um mixer que junta os sinais dos 2 e faz virar um denovo pro ampli, por exemplo.

    Ai seria o seguinte: Seleciona o canal A, dai vaio da guitarra pro amp, sem passar pelo pedal de dist(fica com canal fechado). Ao pisar denovo, vai pro B e desativa agora o A(entao passa agora pelo pedal de Dist, e a zoom fica com canal fechado)

    Na minha cabeça seria esse um sistema simples. Talvez haja alguma outra dica.


    Sobre as pedaleiras, eh o seguintre
    Sabe os loops de amplificadores, nos quais vc PULA o pre-amp e liga o equipamente antes do POWER? Bem, a ideia eh essa.(pular). Por exemplo, vc liga um chorus entre a distocao do ampli e o power(entre o pre-amp e o power)

    Se sabe, por exemplo, que é melhor usar o compressor antes da distorcao. Vou exemplificar embasando na minha pedaleira, Boss Me-8. Ela tem loop que é pra vc ligar um pedal de distorcao entre o compressor e os efeitos. Se vc ligasse a distorcao no input da pedaleira, ficaria assim:

    Pedal externo, compressor, efeitos

    COm o loop vc faz assim:

    Compressor, pedal externo, efeitos.

    Sacou? Na me-8 eh assim. Na gfx deve ser assim tb. Pode haver loop pra efeitos nas pedaleiras tb(poder por um externo de chorus, delay, etc, apos a distorcao)

    g_fonseca
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu sempre fiquei pensando em como que os guitarristas profissionais que utilizam um vasto set de pedais fazem pra conseguir mudar, automaticamente, de uma determinada combinação de efeitos de vários pedais pra outra.

    com um loop eu posso trocar instantaneamente pra uma combinação de chorus e delay sem ter que sair pisando neles 3? Ou seja, POSSO FAZER ISSO ATRAVÉS DE UM LOOP?

    O tópico tá meio ultrapassado, mas se alguém puder responder ae, um controlador tipo o Voodoo Lab faria essa função??? É isso que a maioria dos famosos usam afinal????

    cappelli
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    g_fonseca

    exato!
    o controlador da voodoo labs, em conjunto com o rack GCX, permite que vc faça combinações de até oito efeitos analógicos acionando a combinação que quiser pisando somente num foot, acho que basicamente é isso... alguem me corrija se tiver falado merda hehe

    Schenker
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bozo_O_Palhaco_Traquino

    Na verdade pra vc, o que pode teajudar é isto aki, que é um solução para pedaleiras com menor nr. de componentes:

    http://www.hobbertt.com.br/loop_selector.htm


    g_fonseca
    cappelli

    sim e não, os prós mesmo não utilizam nada destas coisas de prateleira elas mandam customizar tudo para as necessidades dele. Vejam este site que é o papa destas coisas:

    http://www.customaudioelectronics.com/foot_controllers.htm

    abs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Função do loop num set de pedais (dúvida).