MKzan ou quem puder me ajudar...

Autor Mensagem
InquisitoR
Veterano
# fev/04


Cara eu tava tentando fazer o seu Mini Mixer simples, comprei todas as peças, fiz a placa soldei todos os componentes... Porém me surgiram algumas duvidas:

1- Ao invés do TL071 eu posso usar o TL072?

2- Pedi 5 jacks mono pro cara, ele colocou na sacola eu nem cheguei a olhar, bom vou descrever o jack pois infelizmente não tenho como tirar foto deles. Ele possui 4 pernas, sendo que quando coloco o cabo 2 se auto-desligam... Bom se eu ligar as 2 pernas que ficam ligadas nas 2 pernas ligadas de outro jack o som sai perfeito...
Agora eu queria saber, ja que na placa tem apenas um furo pros jacks, como eu ligo eles?
Eu soldo um fio ligando as 2 pernas e saindo um fio pra ligar na placa?

Bom vou tentar desenhar abaixo o jack:

0========
! | ! |

Ele seria assim visto de lado, onde os representados por ( ! ) se desligam quando coloco o cabo.

Agradeço desde já

Um abraço

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


vixe...o cara deve ter lhe vendido jack stereo...c tem q usar jack mono...

Monstéra
Veterano
# fev/04
· votar


InquisitoR
Quanto a pergunta 1, eu ñ sei, só olhando no datasheet...

Na 2, nunca dei uma olhada nesse mixer dele, mas se tem só um furo p/ jack na placa, é pq ali vai o fio que faz a ligação com a ponta do plug, e o fio que faz a ligação com a parte de traz do plug vc liga no terra. Se o jack for stereo, deixa a parte do meio sem ligar.

kaskudo
Veterano
# fev/04
· votar


a ci tl071 contem 1 amplificador operacional, enquanto o tl072 contem 2, a pinagem é totalmente diferente. se não achar o tl071 de jeito nenhum pode usar o lm741, só que este é bem inferior, muito mais ruidoso.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


InquisitoR
1- Ao invés do TL071 eu posso usar o TL072?
com aquele layout não.

Agora eu queria saber, ja que na placa tem apenas um furo pros jacks, como eu ligo eles?
todos os anéis vc solda juntos e liga no GND. Os contatos q conectam na ponta dos pinos, são os contatos de sinal.

_BLACKMORE_

da pra usar o stereo sim, basta desencanar dos conectores em excesso.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


é, eu devia ter feito o layout para o TL072 e descartar um dos amps. desculpem ae.

InquisitoR
Veterano
# fev/04
· votar


Cara obrigado pela ajuda mas eu não entendi muito bem...


Bom meus Jacks possuem 4 pinos, O anel eh de plastico, creio eu que duas das pernas sejam o "terra"...

Sendo 2 o Terra me sobram ainda 2 pernas, essas 2 pernas seriam a de sinal? Eu soldo as 2 e as ligo no furo pro jack?
Soldo as 2 pernas terra e ligo no GND?

Bom vou explicar uma experiencia que fiz, espero que seja de facil compreensao :D

Eu liguei o cabo A no amplificador, e a outra ponta no JACK1
Liguei o cabo B na guitarra e a outra ponta no JACK2

Quando encosto os 2 pinos que não sao o terra do JACK1 nos 2 pinos do JACK2, a guitarra funciona. Quando eu Junto AS 2 pernas do JACK1 e puxo um terceiro fio, fazendo a mesma coisa no JACK2 e juntando os fios a guitarra não funciona...
Resumindo: Caso os pinos estejam interligados não funciona, quando encosto cada pino em seu respectivo pino do outro jack este funciona.

Tentei ligar apenas uma perna no outro jack e também não funcionou.

Outra pergunta, o clip da bateria eu ligo o fio vermelho no indicado como +9v na placa, e o fio preto, ligo aonde?

Desculpe se as perguntas forem muito cretinas, agradeço desde já a cooperação de voces.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


InquisitoR
eu não me referi ao anél de plástico. eu me referi a parte do pino q fica mais para longe da ponta. próximo a aquela parte em q agente segura.

apenas uma é o terra, o terra é justamente essa parte q eu me referi acima, próximo de onde seguramos o pino.
provavelmente vc deve ter comprado Jacks do tipo "aberto" ou "fechado", eles possuem contatos que se abrem e se fecham qdo vc insere o pino. esses contatos não serão usados. usaremos apenas o q faz contato na pontinha do pino e pa parte mais próxima de onde vc segura o pino.

ligando apenas uma perna do jack, realmente não funciona. precisa da ponta e do terra.

quanto ao o clipe da bateria, você vai usar só bateria ou vai usar fonte junto?

InquisitoR
Veterano
# fev/04
· votar


Cara o Jack eh exatamente esse, "aaberto/fechado"

Apenas recapitulando então, o terra sendo o mais proximo de onde seguramos o pino seria o primeiro no caso, soldo ele no GND ( Todos os 5 )

Os que ficam mais longe, soldo cada um em seu respectivo espaço.

Pretendo usar soh bateria MKZan

Brigadão pela ajuda.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


InquisitoR
se vai usar só bateria, ligue o vermelho no 9V e o preto no GND tb.

InquisitoR
Veterano
# fev/04
· votar


Cara brigadão pela força...

Parabens pelo trabalho que voce faz aqui no auxilio ao pessoal.

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


InquisitoR
valew garoto. depois volta ae pra avisar se funcionou.

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
ah sim..com certeza, mas para quem naum conhece qdo v aquele monte de pontos pra solda...fica meio perdido neh?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


_BLACKMORE_
ah, é só um terminal a mais.
nesse caso vc tem 3 opções:
1 - desencanar dele
2 - usar o do meio como GND e o "anél" deixa vazio. isso serve como isolamento. As vezes não queremos que o anél seja conectado ao GND da carcaça (caso raro mas existe)
3 - usa o terminal do meio como chave "liga/desliga" (sempre faço isso no jack de entrada)

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
vdd
:D

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


jah q c tah online agora...c pode me ajudar numa coisa??acho q fiz caca com o GT2 q montei...comprei as chaves 2x3 montei no pedal, funcionou legal, coloquei um led para mostrar qdo ligado e depois q prendi na caixa lascou...virou sirene de bombeiro...vc pode me ajudar??

MKazan
Veterano
# fev/04 · Editado por: MKazan
· votar


_BLACKMORE_
VDD não, GND mesmo.

Bom, primeiro de tudo. não deixe a porra da parte cobreada encostar na merda da caixa metálica (ou blindagem q vc eventualmente tenha feito em uma caixa de plástico). é Foda, da curto mesmo.

outra coisa. como vc fixou a placa? se usou aquela espuminha de cola da 3M, parabéms, vc se fudeu! eu ja fiz isso umas vezes. descobri q se vc pressionar d+, da curto tb.

como vc fixou a placa?

(desculpe o palavreado, mas é q assim agente fixa melhor na cabeça. hehehe)

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
vdd = verdade!! ahahaha

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
com parafuso na tampa inferior da caixa...sem encostar no cobreado...

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


_BLACKMORE_
puta, que susto!!!! achei q vc tava falando de VDD mesmo, tipo... no nosso caso, 9V. hahahaha...

com parafuso na tampa inferior da caixa...sem encostar no cobreado...

hum... vc está certo disso?!
cara, tem certeza de que não ta encostando?

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


opa...caso a durante a montagem eu tenha encostado uma chave de fenda no circuito do pedal ele estando nergizado será q queimou algum ci?como sao baratos acho q vou trocar tdos 4, eh soh o q resta..pois os cap de poliester num vao queimar com 9V nem os eletroliticos...todos os resistores estao ok e o transistor tb pois jah testei ele...

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


_BLACKMORE_
não tem nenhuma trilha e nenhuma solda "encostando" ?

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


jah verificquei...ate lupa usei...tah aparentemente tudo ok

InquisitoR
Veterano
# fev/04
· votar


Pow brigadão pra todos que me ajudara, consegui montar :D

Coloquei numa caixinha preta que comprei na loja de eletrônicos, ficou bonitão.

MKazan, qual seria a finalidade da bateria nesse Mixer, já que com ou sem a bateria eu consigo utilizar o Mixer normalmente...
Será que fiz algo errado?

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


InquisitoR
MKazan, qual seria a finalidade da bateria nesse Mixer, já que com ou sem a bateria eu consigo utilizar o Mixer normalmente...
Será que fiz algo errado?


tem certeza de que ele está ligando?

não ta funcionando a um volume bem mais baixo q o normal?

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
cara se eu te falar o q era no pedal vc num acredita....
tava faltando ligar o gnd no jack de entrada....q bosta!!

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


_BLACKMORE_
eeeeeee... caralho viu!

hahahahahahahaha... ja fiz pior, acredite ;-)

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04
· votar


MKazan
acredito...isso me fez lembrar os tempos de cabaçadas seriadas!!! hahaha

MKazan
Veterano
# fev/04
· votar


_BLACKMORE_
hehe... ta ligado no bypass simples? então, tem aquele fio no DPDT q passa por cima. Ele é o bypass propriamente dito.
um dia, o babaca do MKazan não esqueceu ele?!?!?!?!

a distorção funcionava q era uma beleza, mas tb... só a distorção.

_BLACKMORE_
Veterano
# fev/04 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


MKazan
...hahahaha...
boa...ae...encontrei uma loja na rua dos gusmões q tem tudo q eh chave....
soh naum lembro o nome...eh perto do num 400...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MKzan ou quem puder me ajudar...