NAM Plugin - Qualidade de kemper/tonex/quad, Grátis!

    Autor Mensagem
    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 27/mar/23 13:46 · Editado por: Rei Arthur Pendragon


    Fala, galera. Esbarrei em algo que achei incrível e resolvi compartilhar com vocês. O NAM - Neural Amp Modeler - é um plugin de código aberto e grátis, que funciona de duas formas: em modo VST na DAW e em Standalone. Apesar do nome "modeler", o software é na verdade um "profiler", como o Kemper, Tonex e Quadcortex. E pelo que tenho visto nos primeiros reviews do Y2b... ele empata e talvez possa até superar esses equipamentos na qualidade dos profiles, como mostram esses vídeos abaixo!!! E é de graça!!!!! Foi desenvolvido por um cara chamado Steven Atkinson e já conta com uma comunidade no Facebook e Github, onde são compartilhadas as atualizações de software e profiles de amps. O negócio tá crescendo na velocidade da luz. Já tem profiles de amps como JCMs, plexis, ceriatones, Friedmans, Mesas, etc... fora os que já estão sendo postados por conta própria fora da comunidade. Claro que há variações de qualidade, pois nem todos os usuários tem experiência na captura. De qq forma tenho testado e me impressionado com os sons. Pra fazer capturas dos seus amps você vai precisar de um reamp box (além do pc e interface), mas pra tocar só precisa do pc e interface, pois já tem tudo pronto pra brincar. Ainda não testei o modo standalone, mas tenho usado na DAW. Pra tocar, a interface do plugin é bem simples. Tem uns controles básicos de EQ e vem tb com um noise gate. Lembrando que esse EQ funciona da mesma forma que outros profilers - Ajuste fino do timbre capturado, não tenta se comportar como modeladores que tentam imitar todo o comportamento do amp. Embaixo do painel entram os botões para escolher quais AMP profiles e IRs que você vai usar. Link de download: https://github.com/sdatkinson/NeuralAmpModelerPlugin/ releases Link pra comunidade onde já se podem baixar profiles na seção de arquivos: https://www.facebook.com/groups/5669559883092788/?ref =sha re&mibextid=NSMWBT Encontrei um vídeo em português de instruções, para ajudar quem não sabe inglês:

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 27/mar/23 13:57
    · votar


    PS: Não sei o que está acontecendo com a interface de postagem do fórum. Agradeço se algum moderador puder editar e corrigir links e parágrafos. Por algum motivo está ficando tudo colado sem separação e não consigo corrigir na edição.

    makumbator
    Moderador
    # 27/mar/23 13:59
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Está com esse problema agora. Vou editar seu texto.

    Delson
    Veterano
    # 27/mar/23 16:24
    · votar


    Marcando aqui. Será que desbanca o Quad Cortex de 25 mil barão?

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 27/mar/23 20:36
    · votar


    Delson Boa pergunta.... negócio tá começando a bombar na net. Em breve saberemos.

    makumbator
    Moderador
    # 28/mar/23 00:41
    · votar


    Muito maneiro. Amanhã mesmo vou testar.

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 11:40 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Esse troço aí é complicado. Baixei e instalei o NAM abri o modo standalone e até aí tudo ok. Mas, quando entro no site que tem a Amp Collection vejo lá uma enorme lista de amplificadores e quando clico num deles aparece um texto gigantesco com trocentos mil caracteres e nada mais. Então, como se faz pra baixar esses amps para o NAM??

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 13:05 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Ramsay Pelo Github vai bater nos códigos dos arquivos e tem q converter, por isso que eu recomendei acima baixar da comunidade do facebook: Link pra comunidade onde já se podem baixar profiles na seção de arquivos: https://www.facebook.com/groups/5669559883092788/?ref =sha re&mibextid=NSMWBT Agora eu peguei muitos profiles meio ruins, pois nem todo usuário sabe fazer bem a captura (vêm com os níveis de input errados, estourando) ou até timbrar mesmo. Tem q garimpar. Peguei uns desse cara aqui e tô achando bons. Estou testando os dele. Já consegui timbrar legal o Plexi dele. Tem na descrição do vídeo dele a pasta do drive com os arquivos .nam (profiles). Ele tem outros videos com profiles, com sons do petrucci , mark Iv, etc. O bom de baixar do y2b ou da comunidade é que geralmente os caras põe vídeos de referência pra gente poder o sacar o timbre capturado e qual guitarra foi usada. Alguns compartilham o IR também. Depois que testar bem vou ver se coloco alguns favoritos aqui no drive com um sample de audio e IR usado.

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 16:18 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Fui nesse endereço do Facebook que vc passou e não encontrei nenhum arquivo pra baixar. Então dei um refresh na página e agora apareceram uns poucos arquivos de alguns usuários, cliquei no tal de Caline Fuzzy Bear e nada acontece. Uma ajudinha seria bem-vinda.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 16:36 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Tem que clicar na opção de entrar/participar no grupo do facebook. Depois de a equipe do NAM liberar o seu acesso, você vai na aba arquivos lá do grupo. Enquanto isso pode ir baixando esses que baixei do google drive do cara do vídeo que mandei acima: <a href="https://drive.google.com/drive/folders/1XKM-nc11pLIcqrGFqqyIPHRr 7DWByJWV Se" target="_blank" rel="nofollow">https://drive.google.com/drive/folders/1XKM-nc11pLIcqrG FqqyIPHRr7DWByJ WV Se</a> ainda precisar de ajuda me manda teu whatsapp em privado aqui q eu entro em contato pra ajudar você. * Se o amigo Makumbator puder ir arrumando os posts q saem com erro eu agradeço ehehhe! O link tá saindo com erros

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 16:50 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Pois é, eu já tinha feito a solicitação antes e a liberação estava pendente. Após alguns minutos dei um refresh na página e apareceu a discussão de usuários e os poucos arquivos que eles dispunham. Mas, quando clico num arquivo não acontece nada. Vou tentar esses que vc colocou no Google drive. Obrigado. Tentei, mas esse link do Google drive que vc passou só abre uma página do Google pedindo pra fazer login no Google Drive

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 28/mar/23 16:54
    · votar


    Vejo bastante gente falando desse NAM, parece bom mesmo. Mas acho que vou acabar comprando o ToneX da Ik Multimedia, porque quase nunca toco no computador. Em todo caso acho ótimo ver que a tecnologia de captura está popularizando.

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 17:02
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Aliás, fui no link do próprio vídeo no Youtube e consegui baixar do Google Drive os dois que tem lá, o plexi e o Jake E. Lee. Agora vou testar.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 17:06
    · votar


    Ramsay Está dando erro aqui na postagem no fórum. O Moderador vai editar e ajustar os links. Precisa copiar, colar no navegador e apagar os espaços que o cifraclub está inserindo. BrotherCrow Quem precisa de solução ao vivo aí o ideal é usar um desses. Agora captura é outro mundo comparado a modelagem.... Tem que ir garimpando até chegar em uma coleção utilizável para os seus sons ou fazer as suas próprias capturas. Que nem esse negócio de IR....quase fico doido mergulhando nesse negócio até achar uns que eu deixei como padrão.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 17:15
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Aliás, fui no link do próprio vídeo no Youtube e consegui baixar do Google Drive os dois que tem lá, o plexi e o Jake E. Lee. Agora vou testar. Legal! Não esquece que tem que abrir o arquivo (.nam) do profie e precisa também abrir um IMPULSE RESPONSE pra simular o gabinete (senão fica horrível o som kkkk)

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 17:18
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Eu abri aqui mas, a latência tá desagradável. Baixei o buffer de 512 para 256 e de pouco adiantou. E quanto ao Impulse Response não sei de onde baixar.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 17:24 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Ramsay Amigo Ramsay, sinto que você é um guitarrista velha guarda do analógico hehe Meu set atual é só valvula e analógico (fora plugins), mas tenho já bastante experiência digital. Tranquilo, já estamos quase lá heheh vou procurar aqui um impulse response freela pra você baixar. Se puder mandar seu e-mail via recado ou por aqui posso enviar um arquivo pra usar com esses marshalls.

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 17:49 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Engano seu amigo, fora os 2 amps valvulados físicos que tenho aqui, através de uma interface Scarlett 2i2, eu uso no PC o Amplitube 5, Neural DSP Gojira e outros como Amplex que uso dentro do Reaper e todos soam muito bem, Só esse Nam é que tá tendo problemas de latência e dificuldade de se achar arquivos de amps e IRs pra baixar.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 17:53
    · votar


    Então já tá melhor que eu hahaha. Você não usa impulse response com esses outros plugins? Usa o simulador dos modelos mesmo? Se puder mandar seu e-mail via recado ou por aqui posso enviar um arquivo IR de Greenback Celestion pra usar com esses marshalls.

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 18:08
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Eu só uso Impulse Response nos amps dentro do Reaper através de um tal de Nadir. Usando ele o som fica diferente mais encorpado, mas, me soa mais como um equalizador. E confesso que não sei como mandar mensagem privada aqui pelo fórum. De qualquer forma agradeço o oferecimento.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 28/mar/23 18:20 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Ramsay Então é só saber a pasta aonde estão os arquivos de IR que você usa no NADIR. O Impulse Response é um arquivo tipo .WAV, uma "fotografia sonora" de um falante microfonado. Ele não é muito diferente de uma curva de EQ, por isso a sua impressão. A captura dos plugins "profilers" pegam o preamp+power do amplificador (igual a um line out de atenuador de valvulado), aí tem que adicionar um falante ou simulacao. Aí que entra o IR. Gerei um link do google drive pra baixar um IR meu que exportei pra você. Lá tb tem um ex sonoro de eu testando esse profile plexi lá q vc baixou usando este IR. Vou colar aqui... copie e cole no navegador, apagando o espaço em branco q o forum cifraclub tá deixando nos links e já era. https://drive.google.com/drive/folders/1JnJqBvAJRDL1yp-aEFkeB0 1eWiXG6eCl?usp=sharing

    Ramsay
    Veterano
    # 28/mar/23 18:40 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Ah, agora sim eu peguei os arquivos e o som da les paul no plexi de fato tá muito bom. E, obrigado pelo IR do Greenback. Vou testá-lo amanhã pq já guardei a guitarra e desliguei a interface. E quanto a latência eu notei que a Scarlett tá em 192. Então, se eu baixar o NAM de 512 para 192 talvez resolva o problema da latência. E como esse plug-in é novo, com o passar do tempo com certeza surgirão muitos novos arquivos prontos para serem baixados. Valeu!!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 29/mar/23 08:12
    · votar


    Ramsay Excelente, parceiro. Tmj. Depois compartilha a experiência. Abraço. Ps: sobre a questão da latência, eu percebi que esse plugin é bem mais exigente com a cpu. Outros que tenho aqui não exigem tanto. Minhas Cfgs de latência são bem baixas, aí ocorrem umas cortadas no som quando uso outros softs simultaneamente ao nam.

    Fernando
    Veterano
    # 14/abr/23 11:23 · Editado por: Fernando
    · votar


    O NAM é muito massa. Garimpando bem os captures, tem um som incrível (no geral, gostei mais do que os profiles do Kemper, que tive por um ano). Porém, acho o NAM ainda meio pesado demais e com potencial para recursos extras. To curioso para ver a evolução, só tende a ficar melhor por ser open source. Ah, eu fiz um vídeo com minha Strato usando meu capture favorito:

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 15/abr/23 10:44
    · votar


    Fernando Bem na hora que eu ia procurar uns novos pra baixar!! Sonzeira, cara. Vou baixar tb e testar! Valeu.

    Fernando
    Veterano
    # 20/abr/23 11:03
    · votar


    Rei Arthur Pendragon Valeu, cara! Fiz outro vídeo, agora com a Les Paul e vários amps diferentes.

    DJ Bozó
    Membro Novato
    # 16/jan/24 08:58
    · votar


    Eu tenho o tonex aqui e gosto dele por causa da facilidade de procurar novos timbres e tal, em termos de praticidade de uso ele é incrível. Mas o pouco que eu mexi com o NAM também achei excelente. Em termos do quão "realista" a captura fica, não sei dizer, e sinceramente também não ligo, se o timbre tá bom, tá bom

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 21/fev/24 13:23
    · votar


    Fernando
    Muito bom, cara. Já viu o GENOME, da 2notes? Integra o NAM nele. Atualmente em casa eu uso o NAM direto. Só que quando eu preciso montar timbres, aí eu tenho q recorrer a plugins diversos de fabricantes diferentes, pq n é completo como amplitube ou helix.

    Esse GENOME permite trabalhar tudo dentro dele,com o NAM incluso. Ainda não tem muita coisa em termos de efeitos (só 2 delays e reverbs), mas de amps e cabs tá suficiente p mim, pois sou simplista nisso. Eles prometeram fazer updates com novos efeitos. Vou testar. Caso aprove, talvez até compre, pq com ele eu poderia resolver tudo dentro dele usando solução favorita pra amp sim, que é o NAM.




    DJ Bozó
    Verdade, cara. Já tem o TONEX, mais fácil fazer tudo por lá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a NAM Plugin - Qualidade de kemper/tonex/quad, Grátis!