Como são feito os pedais e pedaleiras ?

    Autor Mensagem
    valdemarneto_09
    Membro Novato
    # ago/18


    Galera, eu sei que é uma pergunta que parece básica, mas é o seguinte: Estou para desenvolver um projeto no meu campus o qual curso mecatrônica onde iremos construir esquipamentos de som principalmente para instrumentos musicais. O intuito por trás é dessa forma conseguirmos verba para investir em música dentro do campus, mas enfim. Um dos professores que irão me ajudar no projeto, pediu para que eu pesquisasse como estão sendo feito os pedais hoje em dia, assim como pedaleiras... Etc. Porém, eu não estou conseguindo achar nada a fundo, só básico e superficial "Um dispositivo que através de circuitos eletrônicos, muda a onda sonora...", Sendo que preciso de informações mais completas, se é com DSP, antes era feito de tal forma etc. Então abri esse tópico no intuito de quem tiver informações, livros, links, vídeos e etc. Me ajudassem nessa ! Desde já, gratidão

    JJJ
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Resumindo a ópera...

    No início eram só componentes eletrônicos comuns (resistores, capacitores, transistores/válvulas, diodos, etc) e as chaves, jacks e tal. Dá pra fazer uma distorção simples com uns 5 componentes mais os periféricos pra ligação. Esses são os pedais analógicos.

    Podem-se usar circuitos integrados pra diminuir o tamanho dos bichinhos e agregar algumas funcionalidades interessantes (tipo o 555, por exemplo). Mas isso não é um pedal digital ainda, é um pedal que usa chips, mas o efeito e a cadeia do sinal continuam sendo analógicos.

    Depois, sim, chegaram os pedais ditos digitais, que efetivamente convertem o sinal analógico para digital (conversor AD), processam esse sinal para chegar ao efeito desejado através de algoritmos computacionais embutidos em algum dispositivo interno e, depois, reconvertem o resultado para analógico (conversor DA), pra você ligar no amplificador e ouvir.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    como estão sendo feito os pedais hoje em dia, assim como pedaleiras...

    já vi projetos de pedal para comprar o kit e montar em casa, deve ser bem o básico de eletrônica

    pedaleira acho que você já entra no conceito de digital e programar software

    macaco veio
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Acho que o que voce quer é o que está guardado a 7 chaves nos cofres de pouquíssimos engenheiros eletronicos no mundo que se dedicam a essa parte da eletronica. Ok, converte de A para D e de D para A mas o que acontece no meio disso ai (entre D e D) é o que cada engenheiro desse guarda é cobiçado por algumas marcas. O engenheiro da Alesis (teclados, mixers, pedais) o cara era cobiçado, passou por varias fábricas nos anos 90 porque estava um pouco a frente dos outros. Agora tem muitos mas no Brasil não tem nenhum que tem este conhecimento por não haver interesse nessa area. Andaram esquecendo até como se faz amplificadores a válvula. Me lembro de participar de um grupo no yahoo chamado valvulados no ano 2000 e ninguem sabia como fabricar um transformador de saida de audio. Eu fui atras de um velho em BH que tinha algum conhecimento pra passar informação para os caras pois a maioria dos antigos que viveram aquela época estavam morrendo e não deixaram nada pra frente (nem um livro escrito). Hoje estão todos fazendo amplificadorezinhos a válvulas (a maioria cometendo uma porção de erros) e pedalzinhos com 2 ou 3 transistores e LM471. Ou seja, voltaram aos nos 60 e 70, quem sabe a partir dai, dos anos 70 outra vez, não avançam um pouco mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como são feito os pedais e pedaleiras ?