Principal Diferença entre as Roland GR33/GR55 e pedais EHX tipo o Synth 9

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Ramsay


    Estou criando este tópico não para perguntar sobre, mas, sim para esclarecer a diferença principal que existe entre as pedaleiras sintetizadoras GR33/GR55 da Roland que utilizam captador sextuplo (GK2/Gk3) e os pedais recentemente lançados pela Electro Harmonix, como os B9, C9 e Synth 9 que captam o som a partir dos captadores normais de uma guitarra.

    Pois bem, eu tenho uma Roland GR33 comprada há mais de 10 anos atrás e que só agora comecei a usar e devidamente configurada, ela me dá sons até melhores que a sua sucessora GR55.
    E recentemente comprei um pedal EHX Synth 9.

    Em termos de som obtido (não tem a ver com os timbres e nem com a qualidade sonora), qual seria a principal diferença audível entre as Roland GR33/GR55 e os pedais da EHX??

    Só quem tem os dois tipos sabe, mas, não vou revelar agora e aguardo os chutes de vcs.

    Buja
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Nao sei, nunca tive nenhum desses equipos.

    mas acredito que o captador gk3 nao deva pegar bends....quer dizer, essa é uma forma muito grosseira de falar...
    mas acredito que na roland g33/55, os presets nao respeitem muito a dinamica do guitarrista.
    Acho que ele so capta a nota, e o som que voce ouve, é do sinal processado, som midi mesmo, porem, mais real possivel.

    Agora no caso das EHX, acredito que é tentado uma conversao mais fiel....acho como uyma guitarra syntetizada mesmo.
    Voce ouve uma guitarra, voce ouve a dinamica aplicada como se ouve numa guitarra....porem, com timbres psicodelicos.

    Se me perguntassem o que eu preferiria....roland com certeza.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Putz, eu criei esse tópico e como não deu ibope eu me esqueci completamente.
    Não vou nem falar sobre a diferença de qualidade sonora entre as Roland GR33/55 e os pedais EHX tipo o Synth 9 (que é o que eu possuo) porque tratam-se de tecnologias diferentes.

    Então, indo ao cerne da questão, a principal diferença entre as duas tecnologias é justamente na captação do bend das cordas.
    Enquanto que nas Roland GR33/55 quaisquer bends que vc faça com os dedos nas cordas aparecem imediatamente no som, nos pedais EHX, tipo Synth 9, B9, C9, etc, isso não acontece.
    Ou seja, com os pedais da EHX vc pode sacudir os dedos a vontade pra cima e pra baixo e tudo o que vai conseguir é um som contínuo como vc não tivesse feito um bend.

    Oasis
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: Oasis
    · votar


    Ramsay, vc fala que o som(tom) não altera nos bends? Comprei um Mel9 não faz muito tempo e achei ele bem sensível nesse ponto, qualquer balançada indesejada nas cordas e o som já sai fora do tom original(já q no teclado não tem bend), soa até meio desagradável. Outro ponto q interfere bastante é a dinâmica da palhetada e a altura das cordas, da 12º casa pra frente o som dá uma boa "morrida", pra quem toca com ação baixa. Usando um compressor consegui corrigir bastante esse problema, nivelou os volumes. Nesse video https://www.youtube.com/watch?v=27CJMo0Gyf4 , lá pelos 12:50 ele fala exatamente sobre bends.

    Ramsay
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Oasis
    O Mel 9 é diferente do Synth 9 que usa circuitos mais recentes e que ao invés de controles de Attack e Sustain, tem Ctrl1 e Ctrl2 (que controlam 2 osciladores).
    De qualquer forma eu estava tomando por base o efeito mini mood (som de mini-moog) e nesse por mais que se puxe a corda não tem bend nenhum.

    Agora em outras posições da chave seletora já se consegue fazer bends, embora sem a mesma perfeição dos obtidos com as Roland GR33/55 nas quais os bends soam bem naturais e fieis ao que se toca.

    Oasis
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Ah sim, eu estava atrás de um pedal para quebrar o galho e tocar The Cure/anos 80, pesquisando muito achei o Mel9 a melhor escolha. Olhei bastante essas pedaleiras simuladores da Roland/Boss, mas além de serem bem mais caras tem o lance de ter que usar o captador extra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Principal Diferença entre as Roland GR33/GR55 e pedais EHX tipo o Synth 9