Setup para estudo com looper e instrumentos acústicos, como fazer?

    Autor Mensagem
    RevanNLD
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: RevanNLD


    Boa tarde à todos!
    Estou avançando um pouco nos estudos de alguns instrumentos aqui em casa (principalmente no violão, mas também gosto muito de tocar uma escaleta que tenho aqui e uma rabeca - um violino popular - estou começando à aprender nesses. Também tenho uma Telecaster e um Amp de guitarra da Yamaha*) e ouvi falar que um pedal de loop seria bom para treinar improvisação, eu poderia gravar uma base e treinar vários desses instrumentos com o aparelho, porém eu confesso que sou um completo noob nesse tipo de coisa e por isso vim pedir ajuda aqui pra vocês:

    Qual seria o setup ideal para eu poder gravar e treinar com instrumentos acústicos, para fins de estudo? Um microfone ligado à um looper ligado à um amp de guitarra daria certo? (kkkkkkkk, provavelmente não, mas vamos ver né...) Ou seria melhor gravar no computador - sendo assim, do que eu precisaria? Um microfone e uma interface de áudio? Quais equipamentos vocês me recomendariam? (de preferência bem baratos kk).

    Eu juro que procurei bastante outros tópicos que pudessem me ajudar mas não achei nenhum tópico que explicasse tintim por tintim o que eu deveria fazer nesse caso específico, gravar instrumentos acústicos para fins de treino, e eu não quero ser o bobão de ligar o mic direto num looper e num amp sem procurar saber primeiro e acabar pagando mais caro depois.

    Obrigado desde já a atenção e a resposta!

    (edit: eu tenho alguns pedais chineses, AliExpress mesmo, da marca Ammoon e acabei até que gostando bastante. No caso de um pedal looper, uma interface de áudio, um mic ou outros equipamentos necessários, seria muito desaconselhável comprar produtos chineses? Existe alguma alternativa de melhor qualidade porém com um preço mais ou menos acessível que dê pra comprar aqui no Brasil? Obrigado!)
    *(edit: fora a guitarra nenhum dos instrumentos tem captação ou piezo próprios. Eu comprei alguns gravadores piezo chineses por uns 20 reais só para testar neles, não posso dizer que não gostei do resultado mas creio que usar um microfone traz uma qualidade melhor, não traz?)

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O ideal é gravar as músicas de acompanhamento usando uma DAW (Digital Audio Worskstation).
    E por para tocar e com o seu instrumento real tocar junto, seja fazendo solos seja complementando a harmonia, ou seja dá para gravar e praticar (ensaiar).

    Aqui neste tópico tem mais detalhes sobre DAW:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/332557/

    Interface de áudio
    Quanto a interface de áudio esqueça esta de mais barato, o mais barato normalmente custa mais caro.
    Digamos substituir a frase mais barato com "a de melhor custo benefício".
    As vezes quando não se tem todo o dinheiro para comprar uma interface o melhor é poupar e esperar o momento certo para comprar.
    Esta esta de placas e interfaces baratinhas é fria, depois vai se arrepender profundamente.
    O importante é saber se a interface atende os requisitos para o que se quer fazer, quais tipos de gravação, conexões possíveis (microfones, instrumentos etc..), ter detalhes de todas entradas e saídas possíveis.
    E ler cuidadosamente as especificações do produto, tem muita interface de baixa qualidade vendida por aí que vendem como gato por lebre.
    Nas especificações de produto colocam a palavra ASIO, que é um drive de áudio desenvolvido pela Steinberg, simplesmente usam um emulador que também chamam de ASIO, mas de ASIO não tem nada.
    Drive bom de ASIO usa esta tecnologia, e sempre faz referência a Steinberg.

    O negócio é começar com o que tem até sem interface externa, pois aí se conhece os limites, e com conhecimento vai planejar melhor a compra.

    Quanto aos processos de gravação em si existem inúmeros tutorais.
    Então tem que estudar e principalmente ler os manuais dos produtos.
    E sempre buscar um equilíbrio entre os componentes, pois tudo tem custo:
    Computador, processador, memória ram e acessórios entre os quais a interface de áudio externa, softwares de produção musical, monitores de áudio, microfones, fones de ouvido, teclados , pedais, cabos de boa qualidade, tratamento acústico do ambiente do estúdio e muito muito mais.

    Na linha de softwares por exemplo tem muitas DAWs e plugins que custam mais caro até que uma interface de áudio.
    Assim tem que se buscar o equilíbrio entre todos os componentes e os recursos financeiros disponíveis para manter tudo isto, pois existem também a manutenção do sistema.

    Mas tem que buscar produtos que possibilitem uma gravação decente, dentro do custo benefício que cada produto pode oferecer.
    Assim tem microfones, interfaces e outros produtos mais baratos até os que custam milhares de dólares, mas querer milagres com produtos muito baratos não é uma boa opção.
    O fato é que a China se transformou na fábrica do mundo, muitas marcas famosas tem fábrica lá.
    Muita coisa progrediu, mas tem que ficar atento a tradição da marca.
    Então é relativo comentar sobre os produtos chineses.
    Mas um gravador por U$ 20,00 não é uma boa opção.

    Tem que ir por partes, por isto repito sempre deve-se começar com o que tem, e depois planejar que tudo seja adquirido dentro de um orçamento de acordo com a situação financeira de cada um.

    Agora quanto a estes pedais de loops que você citou não sei dizer.
    Mas se você que um mínimo de qualidade, ou seja um som decente fuja destes produtos muito baratos e também evite usar softwares piratas.

    RevanNLD
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: RevanNLD
    · votar


    Opa, obrigado pela resposta! Andei pensando bem e dei uma lida em alguns tópicos do fórum e acho que vou tentar economizar um dinheiro e comprar uma interface de áudio, vai me ser muito útil. Mas mais duas perguntas: pensando que eu tenho poucos recursos, seria mais ideal, para gravar os instrumentos citados (e, possivelmente, também voz) seria melhor investir em um microfone dinâmico ou em um condensador? Dá para gravar voz tranquilamente em um condensador*?

    Mas, ainda no caso de eu comprar um pedal looper algum dia, por sua praticidade, facilidade de uso e portabilidade, o que eu acho essencial para meus estudos, como eu deveria fazer um setup para poder captar o som dos instrumentos, jogar nele e reproduzir? Um mic condensador pode ir direto no pedal e ir direto para um amplificador ou precisa de algum tratamento? (o mesmo vale para dinâmico?) Para a frequência desses instrumentos (escaleta, violão, "violino"), eles poderiam ser reproduzidos em um amp de guitarra mesmo? (pensando em recursos limitados, eu não teria condições imediatas de comprar um monitor de áudio nem nada do tipo. Caso seja possível que fazer isso possa trazer danos ao amplificador, você teria recomendações de equipamentos relativamente baratos para tal? Claro, eu não estou pensando em fazer uma edição de áudio avançada, precisa ser o suficiente para plugar um looper e para estudo, somente - por exemplo, essas caixas de som que se vê por aí com um preço em torno de 100, 200 reais, mais dedicadas à reprodução de músicas mas que possuem uma entrada P10, dão conta do recado? Como disse, elas não seriam definitivas, é até minha situação melhorar)

    Obrigado e tenha uma ótima noite!!

    *(Quanto à isolamento acústico, o lugar que pretendo fazer minhas gravações é bem cheinho, e, caso eu achar que está com muito reverb nada que eu não possa dar um jeito de melhorar depois. )

    RevanNLD
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: RevanNLD
    · votar


    Mas, ainda no caso de eu comprar um pedal looper algum dia, por sua praticidade, facilidade de uso e portabilidade, o que eu acho essencial para meus estudos, como eu deveria fazer um setup para poder captar o som dos instrumentos, jogar nele e reproduzir? Um mic condensador pode ir direto no pedal e ir direto para um amplificador ou precisa de algum tratamento? (o mesmo vale para dinâmico?) Para a frequência desses instrumentos (escaleta, violão, "violino"), eles poderiam ser reproduzidos em um amp de guitarra mesmo?
    Alguém saberia me ajudar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Setup para estudo com looper e instrumentos acústicos, como fazer?