Pedaleira pequena com som de grande?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ


Minha pedaleirona, completa, mais "nova" já tem mais de uma década. Tá de boa, supre minhas necessidades e tudo mais. Não preciso de uma GT10000, Pod HD-4K-ultra-plus, etc. Não quero nada disso.

Porém... mais de uma década de avanços tecnológicos podem ter deixado alguma coisa de interessante nesses aparelhinhos e eu não quero ficar tão por fora.

Assim sendo... lá vai a pergunta:

Tem alguma pedaleirinha (dessas de poucos efeitos de cada vez, poucos botões, sem pedal de expressão, preço relativamente barato) mas que tenha O MESMO som de uma das tops ultra atuais?

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17 · Editado por: gabriel_lecchi
· votar


Depende do que é pedaleirinha. Mas você compra uma Zoom G3xn no mercado livre por uns mil reais e faz um puta som, bem próximo ao da G5n.

Qual sua atual, só por curiosidade?

Tem a BOSS GT-1, nessa faixa, mas acredito que tenha um timbre inferior.

Mais barato que isso, acho difícil ter um timbre comparável com as tops.

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Cara, eu também to por fora, não vi nada lançado recentemente no estilo das G1, por exemplo, só coisas grandes e complexas na linha Line 6 ou Fractal.

O que saiu de mais simples e compacto, é da chinesada, e nada original, tudo clone.

Pelo menos que eu tenha visto... Mas to meio por fora.

jaboticaba
Membro Novato
# nov/17
· votar


JJJ

Tem a TC Electronic Nova System. Ela tem 8 botões, não tem pedal expressão é razoavelmente menor do que GTs e PODs HD e tem uma qualidade de efeitos excepcional e é de 2008-2009.

Sou dono de uma e cada vez que eu vejo alguém tocando com uma GT-10, GT100 ou POD HD eu fico ainda mais satisfeito com a minha.

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


gabriel_lecchi

Depende do que é pedaleirinha.

Eu explicitei: dessas de poucos efeitos de cada vez, poucos botões, sem pedal de expressão, preço relativamente barato, mas que tenha O MESMO som de uma das tops ultra atuais. É isso.

Qual sua atual, só por curiosidade?

A pedaleirona é uma Korg AX3000g. Tenho outras menores, mas essa é a oficial.

Tem a BOSS GT-1, nessa faixa, mas acredito que tenha um timbre inferior.

Será? Se for o mesmo som da top, só com menos recursos, é EXATAMENTE o que eu procuro.

Lelo Mig

Mas to meio por fora.

Pois é... o meu caso. Estou querendo me inteirar das novidades. Mas não quero gastar uma pequena fortuna num trambolho que não preciso.

jaboticaba

e é de 2008-2009.

Estamos quase em 2018... Aí eu fico no 0x0... Eu também estou "satisfeito" com a minha. O problema é justamente saber o que decorreu nessa década.

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Pois é... Confesso que nao respondi nada e só "enchi linguiça", pra manter marcado, acompanhar o tópico e me informar de possiveis novidades que a galera possa vir informar.

Tua curiosidade me interessou também.

renatocaster
Moderador
# nov/17
· votar


JJJ

Mais ou menos isso?

https://digitech.com/en/products/digitech-element
https://digitech.com/en/products/rp360

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Eu explicitei: dessas de poucos efeitos de cada vez, poucos botões, sem pedal de expressão, preço relativamente barato, mas que tenha O MESMO som de uma das tops ultra atuais. É isso.


Então não tem muito pra onde fugir. Zoom G3xn ou BOSS GT-1 são bem recomendadas. Mas como eu disse, acredito que os timbres da Zoom, principalmente de amps e distorções superiores ao da BOSS. Essa nova linha realmente está muito foda. Dá uma olhada nos Reviews da Zoom no youtube.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/17
· votar


Eu até pensei em pegar uma pedaleirazinha também, pra ter vários efeitos sem ter um pedal para cada. Pensei em umas da Vox, achei legalzinha quando testei a Stomplab 1g.
http://www.voxamps.com.br/index.php?link=produtos&linha=C0729

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Tem a Zoom G3n que não possui pedal de expressão, mas na prática ta saindo praticamente o mesmo preço da G3xn que tem o pedal.

SkyHawk
Membro
# nov/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Peguei uma G1on (sem pedal de expressão) usada meio que na sacanagem, 200,00 irreais. Achei que era um brinquedo, mas por preço de brinquedo tá valendo.

Amigo, quando pluguei o treco e comecei a fuçar de verdade no "brinquedo" fiquei de boca aberta !

Tem pontos fracos ? Sim, principalmente os efeitos de pich... Em todos o tracking é lento e ruim, contudo..... No resto é muito competente !!!! Brinquedo que nada, o DSP é muito moderno e a performance assusta qualquer um. Excelente pedaleira, e só custou o preço de um cinema e uma pizza.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Lelo Mig
tenha O MESMO som de uma das tops ultra atuais

Isso não, tiraria o sentido e mercado das " tops ". Nem a 505 e G1 eram assim, sempre usavam um algoritmo mais enxuto, um processador mais lento etc...

Mais perto disso, só consigo pensar nas Line 6 M5 e M9. A nova
Talvez a parada toda em rack? Pod Pro pra milão e pouco...
Nos milão tem a Floor Pod Plus também... É uma grande, mas meio antiga, predecessora de HD500, HD500X e Helix...

A Mooer GE100 tem jeito de usar o SO da Boss, mas o design da Zoom G1... A GE200 nem se fala!

A Nux tem umas coisas legais tipo a MG200. É realmente, meio mosca branca por aqui, mas como tem mercado forte e uma importadora boa, capaz de conseguir qualquer uma sob encomenda...

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


PESSOAL

Obrigado pelas respostas, até aqui. Mas me permitam sintetizar alguns pensamentos...

Vamos contrapor o que o Ismah disse:

"Isso não, tiraria o sentido e mercado das " tops ". Nem a 505 e G1 eram assim, sempre usavam um algoritmo mais enxuto, um processador mais lento"

... com o que o SkyHawk escreveu:

"Brinquedo que nada, o DSP é muito moderno e a performance assusta qualquer um. Excelente pedaleira, e só custou o preço de um cinema e uma pizza."

...

Com todo respeito à primeira, eu gosto mais da segunda visão. Acho muito possível (e tenho 99% de certeza que já aconteceu antes) que a empresa (Boss, Digitech, Zoom, Line 6, TC, etc) tenha um mesmo processador "base" pra toda a linha e não o deixe capado, em termos de som, nas menores.

A diferença de preço seria baseada não no som (que seria "o mesmo"), não nas simulações, não na resolução, não nos efeitos, mas nas características adicionais (porta usb, visor maior, gabinete mais bonito, quantidade de efeitos ao mesmo tempo, pedal de expressão, perfumarias em geral...).

É disso que esse tópico trata: pedaleiras pequenas com o mesmo som das tops, ATUAIS.

Vamos a algumas das mencionadas por vocês, que talvez entrem nessa classificação (a confirmar) e eu pesquisei algumas specs básicas (falta muito detalhe ainda) e um preço lá fora (o primeiro que achei - pode variar um pouco):

Boss GT-1 (~200 dólares)
Number of Effects: 108
Amp Modeling: Yes
Looper: Up to 32 seconds
USB: 1 x Type B
Expression Control: Yes
Computer Connectivity: USB
Compatibility: Boss Tone Central (download patches), Boss Tone Studio (editor/librarian)

Digitech Element (~80 dólares)
A/D Converter 24-bit High Performance Audio
Sampling Rate 44.1 kHz
DSP Section Audio DNA2™ DSP Processor
Simultaneous Effects 9
Preset Memory 100 User Presets / 100 Factory Presets
Drum Machine 45 Patterns

Vox Stomplab 1g (~70 dólares)
(particularmente não me interessa, porque deve ser muito parecida com os efeitos do meu ampli Vox, mas vou deixar na lista, caso alguém se interesse)
The number of Program: 120 (User = 20 / Preset = 100)
Signal processing: A/D conversion: 24-bit / D/A conversion: 24-bit

Zoom G1on (~60 dólares)
Number of effects: 75
Number of simultaneous effects: 5
Number of patches: 100
Sampling frequency: 44.1kHz
A/D conversion: 24-bit, 128 times over-sampling
D/A conversion: 24-bit, 128 times over-sampling
Signal processing: 32-bit floating point and 32-bit fixed point

Line 6 M5 (~130 dólares)
100+ effects models, one at a time
1 FX units
1 models per effects unit
1 simultaneous effect
Universal tap tempo
1x Expression, Pedal Input, Mono/Stereo Inputs, Mono Stereo Outputs
Midi in/out
True analog bypass/DSP bypass

...

As perguntas básicas do tópico:

São recentes (tecnologia de 2, 3 anos no máximo)?
Tem o mesmo "som" das irmãs top?

Se "não" a alguma dessas questões iniciais, tá fora da ideia do tópico.

Alguma a acrescentar na lista?

...

A variação de preço é muito grande nessa lista inicial. De 60 a 200 dólares. Será que estamos falando de animais da mesma espécie?

'Bora continuar o papo que está interessante (mas talvez eu chegue à conclusão de que não houve grandes avanços na última década que justifiquem uma nova pedaleira...).

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Eu particularmente não sou muito fã de multiefeitos e talz, mas uma coisa que acharia desejável se eu fosse comprar uma, e que pode ser um fator que influencia no preço (posso estar enganado), é justamente esse negócio de conectar o dispositivo no PC pra poder baixar presets da internet, usar o que o fulano usa, e depois editar tudo como quiser no PC e só acionar e usar na pedaleira.
A GT1 eu to ligado que faz isso, mas como dito aí, é muito mais cara, 200 dólares, no outro lado temos a ZoomG1 que custa 60 dólares e promete não fazer nada feio.

Eu preferiria uma daquelas que faz de conta que são 4 pedais "normais" tudo em um gabinete só, sabe? Tipo essas Boss ME da vida. Eu acho muito mais bacana, intuitivo, sei lá, me agrada muito mais. Porém, pode ser um equipo mais limitado.

Só mais um adendo: eu ainda tenho pé a trás com as Line 6 por causa da falta de assistência técnica da marca no BR.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


Vou levantar outro ponto, acho que MS-50G e o MS-70CDR batem de frente com a M5 da Line 6 como pedal "multistomp", a diferença gritante é no preço mesmo.

The Man Who Sold The World
Veterano
# nov/17 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


JJJ
Mano, eu acho que o mais importante na hora de configurar uma pedaleira (se ela não for daquelas bem cachorra) é o próprio guitarrista
Mas tem um porém, você tem um bom amp? Vai usar simulação de amplificador ou só efeitos? Que tipo de efeitos? Eu acho as zoom mto boas pra efeitos, as POD pra simulações de amp, e as boss entregam basicamente os sons dos pedais dela e o Roland jazz Chorus (estou citando os pontos fortes, não que as outras funções das pedaleiras sejam ruins)
Quanto a comparar uma pedaleira "de entrada" com uma cabeça da marca é complicado, até por uma questão de mercado, mas da pra tirar resultados ótimos, a tecnologia evoluiu a esse ponto sim!!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


JJJ

Cara, vc toca pacarayo e manja muito de som, então quem sou eu pra recomendar algo pra vc, rsrsrs?

Mas cara, com toda humildade, se vc procura uma pedaleira barata e simples, vai de Zoom G1On

Sou suspeito pra falar, já comprei duas (a primeira eu quebrei num acidente), toco com ela há mais de 2 anos, e não troco por nada enquanto não tiver muita grana e um roadie pra carregar um Dual Rectifier e sua caixa por aí. Quando comprei a bichinha imediatamente aposentei todos meus pedais...

Meu professor, que também toca pra caralho, e é um daquelas jazzistas puristas que acha que guitarra é só um cabo e no máximo um pedal de drive ficou realmente surpreso com ela, e agora indica pra todo mundo.

A Zoom diz que o processador principal e os algoritmos é o mesmo da G5, parece que muda apenas o processador de saída.

Enfim, cara, entra no tópico da Zoom G1On aqui, assista os vídeos, dá uma fuçada, testa ela por aí, se o caso, e veja se curte.

Abç

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17 · Editado por: gabriel_lecchi
· votar


JJJ

Com todo respeito a todas as opiniões. A Zoom G1on não tem o mesmo som da G5n. Não mesmo.

E isso não é um defeito, apenas a proposta não é essa, afinal é uma pedaleira que custa 1/4 do valor.

Agora, como eu disse, a G3n ou G3xn sim, possuem um som muito parecido, procure os vídeos do Ozielzinho que compara as duas, a diferença é mínima realmente.

E você acha ela por pouco mais de mil reais no mercado livre. Acho o custo/benefício imbatível. Idem para a G5n (que é maior e foge da sua proposta).

Vejo muita gente saindo de POD HD500x para a G5n e ficando de cara com a qualidade das simulações.

Espero ter ajudado!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/17
· votar


gabriel_lecchi

Então véi, mas até onde sei a G5n é mais nova (quase um lançamento) que a G1On (esta última tem o mesmo processador e algoritmos da G5 "antiga"), e até onde entendi a proposta dela (G5n) é diferente: ela tem bem menos pedais de efeito (distorção, p. ex.) que a G1On, e procura caprichar mais nas simulações de gabinete.

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ e restante da turma.

Excelente tópico. Deixa só eu entender um conceito: o que vocês entendem pelas tops atuais? Pra mim são três: Kemper, Helix e Fractal (podem falar em Amplifire, Eleven, HeadRush... mas são essas três que eu considero as referências)..

E, no som dessas, com todo o respeito, não acho que tenha pequena que chegue não. Eu tiro um som maravilhoso da minha GR55 (que tem o core de uma GT10, até onde eu sei), e fazia bonito com uma HD500. Pra essas aí vale a comparação.

Mas, naquelas que eu citei acima, eu acho que não dá pra chegar com "pouco" não.

PS.: se falar que rack não vale, ainda assim ficam acima, no meu entendimento, a Helix Floor e o Fractal AX8.

demian e eduardo
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ao meu ver, dentro do que ele pediu as opções são Boss GT1 (só tem com pedal de expressão) e Zoom G3n ou G3xn (é pouca diferença no preço com e sem pedal de exp).

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


The Man Who Sold The World
comparar uma pedaleira "de entrada" com uma cabeça da marca é complicado

Esse é o ponto, mas apenas no quesito qualidade do som (todas as perfumarias de fora). Se chegarmos à conclusão de que isso não existe (como argumentou o Ismah e agora você), então o tópico deixa de fazer sentido, realmente.

Felipe Stathopoulos

Sim, entendo de guitarra, de pedais e toco direitinho (não "pacarayo" como gentilmente você colocou... rs), mas estou desatualizado uns 10 anos em termos de pedaleira. Queria me inteirar, caso houvesse uma versão "menor" de uma top das marcas tradicionais.

EduJazz

Tá certo. Vamos conceituar "top", então.

Me referi às marcas já tradicionais em pedaleiras, a saber:

Vox/Korg, Roland/Boss, Digitech, Line 6 e Zoom.

Não acredito que as chinesas e genéricas estejam no mesmo nível. E essas talvez ultra top que você citou, eu não faço a mínima ideia de que galáxia vieram. Já ouvi falar, mas não sei nada a respeito.

Então, quando digo "top", são as atuais tops das marcas que me referi acima. Mas é claro que se houver algo de melhor e dentro da ideia do tópico, fique à vontade pra sugerir!

***

Uma dúvida quanto à Zoom.

Essa nomenclatura "G"n, onde "n" varia de 1 a 9 é bem confusa, né?

G1, G1on, G3, G5, G7, G9... gerações diferentes, com mesma nomenclatura... ou é tudo igual? Se for, posso tirar da lista, porque tenho uma G1xn aqui... mas não creio, porque já é bem velhinha!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Mano, como voce mesmo diz, ouvido nao sofre upgrade.
Na verdade, só downgrade rsrs.

Nao vejo muito o que uma pedaleira (os pedais) podem melhorar no quesito dos timbres basicos de guitarra. Acho que a 10 anos atras, as pedaleiras, mesmo as mais simples, ja eram excelentes em drive, eq, delays, reverbs, e o resto que ja sabemos.

Nao vejo muito o que melhorar nisso.
Nao acho que uma GT-100000 poderia fazer melhor que uma GT-8, GT-10 e o que for, nem acho que uma HD90000 poderia ser melhorar em quesito drive, e modulacoes normais que uma HD300.

Inclusive acho que o que minha Zoombido G1, antiga, fica devendo as mais novas, é apenas mais efeitos simultaneos, um eq mais preciso, umas opcoes a mais de delay.

Só isso. Inclusive tirei sons de drive beeem bons de uma zoom 505. Na boa mesmo. Nao vejo muito o que upgradear numa pedaleira.

---

Como voce mesmo disse, o que poderia nos levar a pegar uma pedaleira nova é ter usb, 2 canais, bluetooth, comando de voz, mais piscas piscas, pedais em cadeia, 42 amps novos, 94 sons psicodelicos novos, etc etc etc...

Fora isso, sei nao.
O que era a 10 anos atras é hoje tambem.

Fato isso tanto que é, que é so pegar um GT-10 e botar num preset marshall default e uma zoom g1 num preset marshall default, e comparar os sons.
Vai achar a zoom um pouquito mais aguda ou mais aspera.
É so virar pra ca e pra la o EQ e o botao de ganho e ta feito.

Isso nao teve muito upgrade nao.

gabriel_lecchi
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

A Zoom fez uma zona completa na nomenclatura, realmente.

G1, G1xn, G3, G5, G7, G9 são todas de gerações passadas.

Atualmente a linha é composta por 3 opções.

G1on, que é a linha de entrada, com opção ou não de pedal de expressão.
G3n, que é a intermediária, com opção ou não de pedal de expressão.
G5n, que é a top, apenas com opção de pedal de expressão.

A G5n e a G3n possuem a mesma qualidade de simulações, a diferença fica por conta do n° de foot swiches, áudio via usb, n° de efeitos simultâneos e os botões analógicos de boost e tone. Por isso imagino que a G3n seja muito indicada para você.

Abs!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Acredito que essa nomemclatura tem mais a ver com o numero de switch pra pisar, do que com a serie ou ano.

G1 (1 switch)
G2 (dois switchs)
G3 (3 switchs)
G5 (5 switch)
G7.1 (7 switchs + 1 pedal de expressao)
G9.2 (9 swtichs + 2 pedais de expressao)

Os "n", "x", "on" que vem acompanhando, nao tenho certeza, mas tem a ver com a serie de upgrades

G1 (antiga), G1on (nova), G1xon (nova com extras),
G1x (antiga com extras/expressao), G1next (extras)

O "u" significa USB, ao que eu sei

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


Creio que a melhor pedaleira de entrada, com a melhor relação de preço x timbre que temos hoje é a Zoom G1on.

Edit: aquela que parece um mini-game.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


sandroguiraldo
Acho ela feia pra disgrama, mas estou entre ela e um chinoca.
Pelo menos a chinoca é marbonita.
Mas a zoom tem usb ne.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


JJJ

Meu xará gabriel_lecchi sintetizou tudo sobre as novas Zoom, assim como ele, eu te indicaria a G3n, porém, o preço está inacessível no Br devido a baixa procura, a irmã G3xn se acha a rodo e foi a solução que encontrei.

Deixo a ressalva pra dar uma olhada na MS-50G e MS70CDR.

Creio que a melhor pedaleira de entrada, com a melhor relação de preço x timbre que temos hoje é a Zoom G1on.

Edit: aquela que parece um mini-game.



You Nailed It!


PS: Estou num impasse entre a B1on (mini game de feira) e o MS-60b pro meu set de baixo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/17
· votar


Gabezorx

"PS: Estou num impasse entre a B1on (mini game de feira) e o MS-60b pro meu set de baixo."

Cara, numa de minhas gravinas caseiras usei a B1XOn do baixista da minha banda e achei ducaralho, consegui tirar um som destruidor do baixo. Mas confesso que não fucei nem em 5% do que ela tem (aliás pra mim tem coisa demais pra um baixo).

Abç

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Pergunta...


Hoje, sou hobbista, amador, quase nem toco...

Mas, se tivesse minha rotina antiga, quando eu tocava profissionalmente, posso afirmar com certeza a vocês, que hoje eu teria um pedalboard convencional para shows e etc. e uma pedaleira simples para os ensaios.

Mas, o que pesaria muito (tirando a qualidade dos timbres/efeitos) é a possibilidade de interação com PC. Acho esta possibilidade de alterar e regular presets via software uma beleza.

Estas pedaleiras que vcs estão falando tem essa interface com PC?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedaleira pequena com som de grande?