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      coloquei meu pedal no osciloscópio e olha no que deu

      Autor Mensagem
      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 16/jun/17 18:25 · Editado por: Luiz_RibeiroSP


      Há um bom tempo eu fico analisando pedais mas nunca pensei em publicar minhas analises. Em algumas postagens e um tópico que fiz, percebi que tem certo interesse o assunto. Vou publicando na medida em que eu puder coletar mais imagens. Quem puder contribuir com fotos sera bem vindo.

      O primeiro pedal é um BOSS DS-2 que comprei a pouco tempo, pedal simples com volume, tone e ganho. Ha uma opção de turbo que quando esta na posição 1 liga uma etapa com uma filtragem de certas frequências, quando eu tiver tempo vejo se calculo, quando o pedal esta na posição 2 ele desliga este filtro e envia o sinal direto para a etapa seguinte responsável pela distorção.
      O curioso neste pedal é a ausência de circuitos integrados, ele é feito apenas com transistores discretos! eu achava que esse pedal continha um circuito com o DS-1 e um "turbo" na distorção, pelos esquemas que encontrei na verdade são dois projetos diferentes.

      Vamos as fotos, eu tirei fotos dos botões de controle e em seguida da imagem do osciloscópio com o sinal correspondente.

      foto1
      sinal1

      foto2
      sinal2

      foto3
      sinal3

      JJJ
      Veterano
      # 16/jun/17 18:28
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      O sinal de entrada é essa senoidal verde? Como está sendo gerada e passada pro pedal?

      ogner
      Veterano
      # 16/jun/17 18:33
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      E ai? Oq significa essa porra??? hauheuahuehuha!!!

      é digital ou analogico???

      ahuehauheuhau

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 16/jun/17 21:28 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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      JJJ

      O sinal verde é injetado na entrada do pedal. A saída esta em amarelo.
      Foi gerado em um gerador de sinais, usei apenas a frequência de 1khz para ter um padrão.
      Eu deveria ter descrito, foi mal.


      ogner
      O negocio pode ser complicado, e muito, em certa profundidade de estudo. Mas da pra entender algumas coisas. Na foto 1 vemos que o sinal amarelo parece um dente de serra, e o tone esta na metade. Na foto 2 vemos uma onda quadrada e um pico de sinal, aquela pontinha. Isso significa que o tone retira agudos, quando tem umas "pontas no sinal" é alta frequência, ou seja agudos.
      Outra coisa que podemos constatar é que o pedal distorce acrescentando harmônicos, que são varias senoides somadas. A somatória de varias senoides resulta em uma onda quadrada.
      Mas resumindo, essas formas de onda é o que vai sair do alto falante. Quando você escutar um distorton ou um overdrive forte, vai estar escutando isso.
      essa animação eu acho legal https://media2.giphy.com/media/kTLZ4yQvnlLyw/giphy.gif

      Ramsay
      Veterano
      # 16/jun/17 21:32
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      Luiz_RibeiroSP
      Eu já fiz isso há uns 10 anos atrás com diversos pedais de overdrive e distorção e tudo o que se vê é sempre uma onda quadrada deformada gerada pelo achatamento do sinal, quando se aumenta o ganho dos pedais.
      Agora, sabe o que isso significa na prática??
      Nada!!!
      De toda forma, valeu por postar.

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 16/jun/17 21:38 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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      Ramsay
      Sim,não tem aplicação pratica e não vai diferir muito a forma de onda de um rat distortion, para um DS-2 ou qualquer pedal da categoria. O ideal seria um analisador de espectro, e com isso entender a resposta em frequência, mas como não tenho um vou brincando com esse.
      Futuramente vou coletar modulações como chorus e tremolo que possuo, sera mais interessante. E o SD-1 e um ts9 que vou montar esta na lista. Nestes pedais vai ser possível discutir mais sobre corte simétrico e assimétrico na distorção.

      JJJ
      Veterano
      # 16/jun/17 22:50 · Editado por: JJJ
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      Ramsay
      Agora, sabe o que isso significa na prática??
      Nada!!!


      Se você quiser modelar digitalmente o comportamento de um pedal, esse poderia ser um ponto de partida: analisar o que ele faz com as ondas... só não sei se é preciso o suficiente pra diferenciar um fuzz face de um big muff, por exemplo.

      Ramsay
      Veterano
      # 16/jun/17 23:08
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      JJJ
      No caso, o modelamento feito pelo Luiz Ribeiro não foi digital e sim analógico, uma vez que foram usados apenas pedais analógicos.
      O modelamento digital é muito mais complicado, nunca testei e nem sei como apareceriam pedais digitais ligados em osciloscópios.

      ogner
      Veterano
      # 16/jun/17 23:21
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      Luiz_RibeiroSP
      Uhmmm, ja melhorou bastante!! Valeu!
      Bacana analizar o comportamento e posterior resultado!

      JJJ
      Veterano
      # 16/jun/17 23:27
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      Ramsay

      Sim, são analógicos. O que eu sugeri foi analisar as alterações nas ondas e tentar reproduzir isso digitalmente. Nem sei se faz muito sentido, na verdade... rs

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 16/jun/17 23:33 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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      JJJ
      Eu acho que é feito parecido. Injeta no amplificador sinais diversos e desta forma se faz um modelo matemático do sistema. Assim as respostas do amplificador serão as mesmas do processamento digital.
      Mas o que eu fiz foi só uma coleta de dados, e em uma frequência especifica. se eu colocar 50hz, 500hz ou 5khz vai mudar bem, por isso posto mais como uma curiosidade. Tem gente que nunca viu.

      Ramsay
      Veterano
      # 16/jun/17 23:45
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      Luiz_RibeiroSP
      Realmente, a iniciativa é legal, só não sei até que ponto isso seria útil na prática, sendo mais uma curiosidade do que outra coisa.

      LeandroP
      Moderador
      # 17/jun/17 02:35
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      Luiz_RibeiroSP

      Curti essa gif

      JJJ
      Veterano
      # 17/jun/17 10:11
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      Realmente o gif é bem interessante. Mas acho que é bem onde os modelos digitais costumam pecar. Nenhum pedal analógico é tão preciso assim. Tudo varia conforme a força do sinal de entrada, a posição dos knobs, a palhetada e tal. Por isso sempre vai ter gente dizendo que pedal digital é ruim... Na verdade, não é ruim, é "certinho" demais... rs

      Ismah
      Veterano
      # 17/jun/17 10:26
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      A palavra certa é que ele é linear...

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 17/jun/17 11:26
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      JJJ

      Não é igual porque perde informação, na verdade acho que nunca sera.
      Um exemplo, o disco de vinil é 100% analogio, contem todos os harmônicos de um sinal. A compressão digital corta uma boa parte desses harmônicos, para diminuir a quantidade de informação, enquanto que o vinil as mantem. E no universo digital tudo é assim, quanto mais bits mais próximo esta do sinal original, mas teoricamente nunca se alcança porque o analógico contem infinitos harmônicos.
      Por isso que um vinil tem uma quantidade de informação armazenada muito menor do que um antigo ipod. Imagina 30 discos empilhados ao lado de um cartão SD.

      Ismah
      Veterano
      # 19/jun/17 04:18
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      A compressão digital, talvez não exista da forma que se pensa... Nunca comparei, mas dentro do que é sabido, o CD aceita tudo chapado ou não... O vinil, não aceita um sinal chapado, nem extremamente dinâmico. São limitações físicas da mídia...

      Claro, as perdas de informação existem em QUALQUER conversão, e isso inclui a master tape para vinil também, como a conversão do som de um instrumento sendo gravado...

      No ADDA realmente existem certas perdas, e algumas coisas são preservadas, que no analógico seriam perdidas...

      Discordo que o analógico tenha infinitos harmônicos, o uso de HPF e LPF é bem usual em mixagens, e não de agora... Uma das justificativas é que não faz sentido gravar material não audível, que poderia vir a trazer problemas, por exemplo um "pup" por causa de um transiente de alta frequência.

      Mas bem na real, as perdas existem no A vs D, agora isso é praticamente só na teoria. Há quem diga ouvir diferença, e até eu ouço, mas porque há diferenças na mix, num teste cego com conteúdo igual, ninguém passa... Se tratando de efeitos, é mais complicado, porque o pedal SS não consegue sair da linearidade real, de acabar buscando sempre imitar os valvulados...

      Luiz_RibeiroSP
      Veterano
      # 19/jun/17 22:00
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      Hoje comprei em uma boa oportunidade um BOSS SD-1. Fiz a coleta de dados meio rápido mas acho que da pra ilustrar bem. Esse pedal pelo que vi é muito parecido com o TS-9 da Ibanez, muda um diodo a mais na etapa de distorção e alguns componentes.
      Pensei que ele fosse soar parecido com o meu SD-2 mas foi bem diferente, das regulagens que fiz notei pouca alteração no osciloscópio, por isso peguei apenas 3 imagens. Mas com aguitarra ligada deu pra notar diferenças.
      O tone neste pedal achei que influencia mais no som do que o ganho. Reparei que mesmo com o ganho no zero o pedal distorce o som, que por sina lé bem agradável.

      foto 1
      sinal 1

      foto 2
      sinal 2

      foto 3
      sinal 3

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