Como fechar uma Lata de Sardinha (DIY Pedal)?

Autor Mensagem
NeoRamza
Veterano
# jun/17


Pessoal, já construi 8 pedais e tenho mais uns 20 pela metade esperando alguns componentes chegarem. Todos que estão prontos eu já coloquei em latas de sardinha, o que ficou bem legal. Porém ainda não consegui ter nenhuma ideia boa e barata para fechar o fundo do pedal, pois a tampa da lata não encaixa de volta. Como vocês fazem? Alguma sugestão?

Delson
Veterano
# jun/17
· votar


Pode ser em EVA, MDF, ou mesmo um pedaço de metal dobrado nas bordas soldado com estanho mesmo.
Pelo menos é o que eu imaginei por agora.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/17
· votar


NeoRamza
Porque não usa outro tipo de caixa? Você acha no ML caixinhas próprias para pedais, ou pode procurar por Conduletes (em lojas de elétrica) que ficam melhores que a lata de sardinha.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/17
· votar


sandroguiraldo
Porque não usa outro tipo de caixa? Você acha no ML caixinhas próprias para pedais, ou pode procurar por Conduletes (em lojas de elétrica) que ficam melhores que a lata de sardinha.
2
Acrescento que a idéia de metal dobrado que o Delson, com uma borracha colada em baixo ou pézinhos é o ideal.
Abç

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


sandroguiraldo
As latas de alumínio são bem mais caras, cerca de 30 reais. Mas o pior é o trabalho que dá para furar essas caixas de boa qualidade. Eu nem tenho ferramenta pra isso. É algo que eu pretendo fazer no futuro, mas por hora estou procurando uma solução que seja tão simples quanto usar lata de sardinha

Delson e Mauricio Luiz Bertola
Se eu for ter todo o trabalho e o gasto de dobrar e cortar metal compensaria mais comprar as caixas de alumínio mesmo. No momento quero uma solução fácil, à altura do que é a gambiarra de usar latas de sardinha.

Estou pensando em usar uma cartolina bem grossa (3mm) e revestir com papel alumínio, mas ainda não sei se dá certo. O papel alumínio é suficiente para blindar o pedal contra interferências?

sandroguiraldo
Veterano
# jun/17 · Editado por: sandroguiraldo
· votar


NeoRamza
Acho que a opção mais barata e melhor seja isso

Condulete Tramontina 3/4 tipo E - acha em qualquer loja de elétrica, deve custar entre R$ 3,00 e R$ 5,00
Ou então o Múltiplo L 3/4 - ele vem com as tampinhas pra fechar os buracos e você pode colocar os jacks nelas.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/17
· votar


NeoRamza
Mas o pior é o trabalho que dá para furar essas caixas de boa qualidade. Eu nem tenho ferramenta pra isso.
Para furar a tampa desse condulete, pega um prego e faz uma punção onde será furado, bate ele com cuidado pra fazer um "furinho" uma marca, depois abre com a broca menor e depois a maior. Não tem segredo.

Se tiver uma furadeira de bancada é melhor, mas com a de mão dá pra fazer também.

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


sandroguiraldo isso é feito de metal ou plástico?

sandroguiraldo
Veterano
# jun/17
· votar


NeoRamza
metal

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


sandroguiraldo aí entra na questão do trabalho que dá pra fazer as furações. Se for pra ter esse trabalho é melhor já ter com as caixinhas de alumínio próprias pra isso, apesar de mais caras.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/17
· votar


NeoRamza
Se você acha trabalhoso fazer 4 furos numa caixa...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jun/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


NeoRamza

Recomendo uma caixa de plastico patola, pode fazer os furos com chave de fenda e a blindagem com papel alumínio e cola ou uma folha aluminizada que ja vem com cola. Claro que não é o ideal mas funciona bem. tenho dois pedais assim desde 2010 e funcionam bem.

acho que esta serve, veja outras opções no site.
http://www.patola.com.br/index.php?route=product/product&product_id=46

papel contact aluminizado na época que montei comprei barato e pode fazer um monte de pedal.
http://www.sualistaescolar.com.br/Produto/contact-metalizado-prata-vul can-2?utm_source=googleshopping&gclid=CPSdqM3aqdQCFYSBkQodURkHJg
Em loja de eletrônica costuma vender sacos com parafusos e porcas para montagem, pode usar para fechar a caixa pois o diâmetro é o mesmo que a patola deixa disponível nos furos de encaixe da tampa.

esses são alguns dos pedais que montei, na foto tem a montagem do MXR distortion com a caixa de plastico

foto

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


sandroguiraldo
Se você acha trabalhoso fazer 4 furos numa caixa...
Pois é, isso envolve ter furadeira, brocas variadas, desmontar o que eu já fiz e colocar em outras caixas. Tenho 8 pedais já montados, funcionando. Só quero fechar o fundo das latas, mais nada. Mas sua ideia é boa, vou pensar nisso para os próximos pedais que não estão pronto. Valeu.


Luiz_RibeiroSP
Valeu. Outra boa ideia. Vou pensar nisso para os próximos pedais. Mas o que eu tenho montadinho ainda quero simplesmente dar um jeito de fechar o fundo.

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


Acabei fazendo a ideia que eu tive e resolveu muito bem. Usei uma cartolina bem grossa e dura e colei papel alumínio em um dos lados. O resultado foi bem satisfatório.
https://www.dropbox.com/s/yrjutbnjqw94kfi/IMG_6821.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/hno1k035dp4ni91/IMG_6833.JPG?dl=0

LeandroP
Moderador
# jun/17
· votar


NeoRamza

É muito fácil furar essas caixas metálicas que o sandroguiraldo sugeriu.

Com uma furadeira manual e uma broca de aço você faz os furos em segundos. Pra broca não escorregar no metal, cole uma folha de papel com os furos traçados. Assim você posiciona os furos com precisão e a broca não escorrega no início do furo. Com a furadeira em posição perpendicular e um pouco de força é rapidinho de fazer. O material tem ótima usinabilidade, é fácil de dar acabamento e pintar, o que pode impressionar muita gente se fizer um trabalho caprichoso.

Luiz_RibeiroSP

Eu montei uma fonte usando essas caixas. Achei elas bem frágeis pra usar com pedal, mas foi uma impressão minha. Como é tocar com esses pedais? Aguenta o sapateado?

NeoRamza
Veterano
# jun/17
· votar


LeandroP
Eu montei uma fonte usando essas caixas. Achei elas bem frágeis pra usar com pedal, mas foi uma impressão minha. Como é tocar com esses pedais? Aguenta o sapateado?

Com certeza não. São realmente frágeis. Se fosse para levar para uma rotina de palco não duraria muitos meses não. Isso é pra usar em casa com tranquilidade, ou numa gravação, não é pra aguentar um uso intenso não.

No meu caso por exemplo eu montei um TS9 para empurrar o meu valvulado. Eu nem sequer sabia se o TS9 iria me atender, se eu iria gostar, se ia combinar com o resto do equipamento e etc... então achei melhor gastar menos de 100 reais e montar um do que gastar 900 em um original. Mas com certeza, se esse pedal se tornasse fundamental para mim, eu compraria um original e novo.

LeandroP
Moderador
# jun/17 · Editado por: LeandroP
· votar


NeoRamza
Mas com certeza, se esse pedal se tornasse fundamental para mim, eu compraria um original e novo.

Ah, então se prepare pra comprar um novo, porque esse pedal é bom demais rsrs

Eu tenho um pedal bem mais barato, que é o TS7, e o som do pedal é excelente.

SkyHawk
Membro
# jun/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


NeoRamza
Já tem um tempo que comprei um circuito de Mid Boost da GFS para instalar em uma strato, contudo desisti da idéia de colocar dentro da guitarra e ficou guardado.

Vi um video do JJJ montando algo muito parecido em um case de pedal e resolvi fazer igual com o meu, vou montar em uma lata de sardinha !!!!

Leandro_mobo
Veterano
# jul/17
· votar


Esse vídeo vai ajudar a fechar as latinas de sardinha:
https://www.youtube.com/watch?v=aZUvmLhFEdI

Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


Mano, compra as tradicionais caixinhas MXR 1590, também conhecidas como caixa Hammond 1590 b.

Custam 20 conto e são perfeitas para pedal handmade.

Lata de sardinha é o cúmulo do Hand Made Porco!

sandroguiraldo
Veterano
# jul/17
· votar


Leandro_mobo
Interessante! Mas se pra ele é complicado furar um condulete, que dirá "derreter" o PVC do tubo...

Ismah
Veterano
# jul/17 · Editado por: Ismah
· votar


Lelo Mig

MXR não, são da Hammond, mais precisamente da canadense Hammond Manufacturing Co. Ltd, ou Hammfg para os chegados.
E existe uma pá de modelos, mas por aqui raramente se acha as 1590B comuns, imagina uma 1590BOR (ORange / laranja) ou 1590BYL (YeLlow / amarela), ou 1590BRD (ReD / Vermelha). Aliás, a MXR é tão esperta que usa as cores STANDARD das caixinhas, as OR são do Phaser90, as YW do Distortion+, a RD ACHO que é do DynaComp...

Os lil' pedals, são feitos nas 1590A, alguns duplos são feitos nas 1590BB... E existem claro outros tamanhos, materiais (plástico, acrílico, diecast...)

https://www.hammfg.com/electronics/small-case/diecast

Lelo Mig
Membro
# jul/17
· votar


Ismah

Eu sei. Eles não são da MXR, mas são assim conhecidos, também, porque a MXR os popularizou. (digite Box MXR 1590 no Google Imagens e vc irá entender).

Uso estas caixinhas desde Mil Novecentos e Guaraná com Rolha!....kkk

NeoRamza
Veterano
# jul/17
· votar


LeandroP
Eu já fiz 7 pedais de distorção, e apesar de terem ficado muito bons eu ainda prefiro o drive do meu amp puro. Mas o que ficou fenomenal foi o DS1 ligado no Amplitube.

Leandro_mobo
Muito boa ideia, valeu.

Lelo Mig
Essa é minha ideia para o futuro, as latas de sardinha são um quebra galho temporário fácil de fazer. Quando for mudar para caixa de alumínio quero fazer certinho, pintado cada um de uma cor, escrevendo bem escrito e furando precisamente com uma furadeira de bancada. Mas infelizmente elas estão mais caras que 20 reais, as maiores então nem se fala.

LeandroP
Moderador
# jul/17
· votar


NeoRamza

Eu também tenho algumas preferências. O drive do meu ampli é maravilhoso, mas pra me divertir em casa mesmo. Não é muito prático porque é apenas um canal, daí preciso saturar o ampli pra ter a distorção que gosto tanto. Então pra tocar na noite tenho que me render aos pedais mesmo. No momento estou usando um TS9, um DOD e eventualmente um clone do GT2. Com relação a drives estou bastante satifeito. Como efeitos eu uso a Boss Me-8 e em cada presset eu monto um timbre limpo com adição de efeitos. Isso me facilita o sapateado rsrs No entanto, quero me aprofundar nos fuzz. Nunca foi muito a minha praia este tipo de distorção e to bastante curioso. A medida que o tempo vai passando, algumas coisas vão perdendo a graça, e e outras vão ganhando mais atenção... Ih, virou chat rsrs

NeoRamza
Veterano
# jul/17
· votar


LeandroP

Eu fiz 3 Fuzz:
- O BlueBox do Tonepad que é Fuzz com octave juntos.
- O SuperFuzz do GGG.
- O FuzzFace do Tonepad.

O SuperFuzz é meu preferido.

Distorções/overdrives fiz TS808, TS9, DS1, SD1, ProcoRat, BluesBraker e BigMuff. E ainda tenho o Guvnor e o GT2 pela metade.

Eu nunca levaria meus pedais lata de sardinha para tocar na noite. Pra aguentar o batidão de show é bom ter algo resistente que não vai te deixar na mão caso você pise de mal jeito ou deixe cair alguma coisa pesada em cima. Todos esses pedais estou fazendo como experimento mesmo. Primeiro que posso comparar vários pedais a um preço 10x menor do que o preço de um original, e segundo que quero fazer algumas modificações.

Ih, virou chat rsrs
Ah, esse tópico já desvirtuou há muito tempo kkkk

-Saved
Membro Novato
# jul/17
· votar


Minha dica, troque as latinhas por latas de cera automotiva, ja vem com tampa e fica no estilo fuzz face...

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTNsKyNrjuUjgsjv qd7bNH6rZkMsltBI0WJsZ7aMVZTuPwyzwy1PZTyTzo

NeoRamza
Veterano
# jul/17
· votar


-Saved
Sim, eu fiz isso com o meu pedal de delay. Fecha perfeitamente. Mas fiz isso só com uma porque era a cera que eu tinha. Mas comprar um monte de lata de cera só pra usar como pedal não rola.

-Saved
Membro Novato
# jul/17
· votar


NeoRamza

Pede pra um cara que tem lava rapido... alguns usam essas ceras de fuzz face, outros tambores...

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Olha a gambiarra aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fechar uma Lata de Sardinha (DIY Pedal)?