Guitarra e baixo dividindo o mesmo set de pedais. É possível?

    Autor Mensagem
    lucaskruk
    Membro Novato
    # mai/17


    Boa noite! Tenho uma dúvida e espero que vocês me ajudem.

    Estou tentando montar um set de pedais que seja funcional tanto para o baixo quanto para a guitarra. Mas não sei se os sinais seriam prejudicados ou se é possível de fato fazer algo funcional.

    Meus pedais disponíveis são:

    Zoom Multistomp Ms 60: Pedaleira de contra-baixo, que seria responsável pelas funções de afinador e compressor, tanto no baixo quanto na guitarra

    Cry Baby Wha: Pedal de wha wha que seria usado apenas no baixo.

    Boss Loop Station: Pedal de Loop que uso pra estudos e queria colocar no board para ele servir tanto para guitarra quanto pro baixo

    TS9 Drive: Pedal de Drive que vai ser só pra guitarra

    DD7 Delay

    Mooer nano delay (Sim, uso dois delays no set)

    Reverb: Ainda não decidi qual comprar, mas ele vai ser peça fundamental pro timbre que procuro.


    ENFIM, me ajudem a concretizar essa ideia e, se ela for plausível, por qual ordem devo optar???

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    lucaskruk
    fuzz flanger e chorus são pedais que funcionam bem em ambos os instrumentos.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    lucaskruk

    Minha sugestão seria você utilizar um AB Box também para separar os sets.

    (Tanto faz a marca, no video é uma nacional)



    Eu tenho um segundo set que uso tanto pra baixo quanto pra violão: Afinador + Chorus + Delay + Behringer ADI21.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    lucaskruk
    Tenho um amigo, baixista que também toca guitarra. Ele usa um set só misto de pedais específicos pra baixo e outros de guitarra... consegue bons resultados...

    A questão seria mais ou menos, usa o que tem que usar na guitarra, usa o que tem que usar no baixo... ou seja, não use pedal de baixo pra guitarra. Ou use! Teste, veja o que consegue... só não caia na besteira de tentar usar o mesmo ampli pros dois.

    miguelspar
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: miguelspar
    · votar


    lucaskruk

    Ao meu ver, o maior problema seria achar um ampli que funcione e soe bem tanto pra guitarra quando para o baixo. Existe a possibilidade de vc até danificar o falante.

    lucaskruk
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Miguel, Os amplificadores são separados, não vai ser o mesmo.

    Sandro, o sinal dele não sai prejudicado?

    Gabe. Um amigo meu disse que eu preciso de um line selector. Será que é realmente necessário?

    lucaskruk
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Miguel, Os amplificadores são separados, não vai ser o mesmo.

    Sandro, o sinal dele não sai prejudicado?

    Gabe. Um amigo meu disse que eu preciso de um line selector. Será que é realmente necessário?

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/17 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    lucaskruk

    Line Selector seria um A/B box apenas para você trocar entre os amplificadores, aí você ligaria "Baixo ou Guitarra" > Pedais > Line Selector > "Amp1 + Amp2".

    Com isso você troca a guitarra pelo baixo usando o mesmo cabo e muda pra qual ampli envia o sinal com o line selector, mas isso é meio desnecessário eu acho, a não ser que precise trocar muito rápido da guita pro baixo como num show.

    De qualquer maneira, acho difícil ficar bom o mesmo set de pedais pros dois por causa das frequências. Inclusive existem mods que se fazem num Wah por exemplo para ficar com uma resposta melhor nos graves, mas é só testando pra saber se você gosta. Dos que você citou, acho que valeria testar o TS9, Reverb e Wah, acho que delay fica estranho. Uns efeitos que ficam muito bom em baixo é Fuzz e Chorus também.

    lucaskruk
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Iverson amigo, a ideia é na verdade não trocar de instrumento numa gig ou show.
    A ideia é ter um pedalboard pra eu tocar em um show com baixo e em outro show com a guitarra, sem ter que ficar desmontando tudo. Nesse caso, eu esqueço o line selector?
    Qual seria o layout ideal pra esses pedais que eu citei? Obrigado

    Iversonfr
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    lucaskruk
    Nesse caso, eu esqueço o line selector?

    Na minha opinião sim. Não consigo imaginar sentido algum para ele no seu set.

    Qual seria o layout ideal pra esses pedais que eu citei?

    Quer dizer a sequência que liga? Isso não tem certo ou errado, vai de gosto. Porém o mais comum seria: Wah > Drives > modulações > delays> Looper > Amp. Se tiver send/return, aí daria pra ligar as modulações e delays no fx loop.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Iversonfr
    lucaskruk

    Na minha concepção um Line Selector chaveia entre dois loops, ou seja:

    Guitarra -> ??? -> LS In¹ -> board in -> board out-> Out¹ -> ??? -> amp
    Baixo -> ??? -> LS In² -> board in -> board out -> Out² -> ??? -> amp

    E aqui o board pode ou não ser o mesmo. As interrogações indicam que pode haver coisas para cada caso em particular, digamos que use um DI no baixo (eu microfonaria no teu caso), mas não use-o na guitarra.
    E o LS é Line Selector.

    Seria meio que um AB box duplo. Assim numa pisada, troca-se de instrumento e de amp. ;)

    Veja o Boss LS2, o funcionamento lógico dele é o oposto do que tu precisa.
    Entraria com o sinal da guitarra no Send A, e do baixo pelo Send B, iria para o board pelo input, voltaria do board pelo output do pedal, e iria para o amp de guitarra pelo Return A e para o do baixo pelo Return B.

    Já o AB roteia o sinal apenas, na entrada ou saída.
    No começo ele alterna entre guitarra e baixo, ou no fim da cadeia decide para qual amp vai o sinal. Este acho pouco funcional NESTE caso.

    Músico trocando de instrumento plugando e desplugando cabo eu acho muito amadorismo. Obviamente, é uma opinião profissional minha, então cada um faça como achar que deve, mas é um dos mais baratos pedais do mercado... Uma simples chave resolve.

    lucaskruk

    O Marco Hietala toca várias músicas no Nightwish com um baixo-guitarra double neck. Não faço ideia da cadeia que ele usa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra e baixo dividindo o mesmo set de pedais. É possível?