Meu setup está alagado

Autor Mensagem
Coops
Veterano
# mar/17


Galera, preciso de ajuda. Hj eu tava aqui no meu quarto no RJ, e como de costume eu abri a janela pra não morrer de calor. Até ai tudo bem, só que por volta de umas 14hrs eu tinha ido dormir no outro quarto e deixei a janela escancarada, pq como tava fazendo 36°, não acreditei que fosse chover. Pois bem, acordei e parecia aqueles filmes de fim do mundo, tava desabando água, ai eu lembrei que tinha deixado a janela aberta e quando cheguei tava tudo alagado, sendo que minha Zoom G5 foi a que mais sofreu. Dos equips, tinham dois cabos Tiaflex, a pedaleira e o Casio CTK 4440 que molhou só de um lado. Qual é a melhor coisa a se fazer? Deixar parado esperando secar? Secador de cabelo?

The Man Who Sold The World
Veterano
# mar/17
· votar


Coops
jamais pense em ligar as coisas, o melhor a fazer mesmo é deixar secando por uns dias fora da tomada
o lance do secador é complicado, melhor não usar mesmo cara

Coops
Veterano
# mar/17
· votar


Ligar jamais. Só que eu deixo parado tudo mesmo? Ou tento secar? Estou com medo de tirar a pedaleira do lugar e a agua entrar mais ainda.

The Man Who Sold The World
Veterano
# mar/17
· votar


Coops
mas molhou tanto assim? passa um pano nela, se tiver água no chão no lugar que ela ta, tu ja demorou pra tirar ela de la

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/17
· votar


Coops
acho que ninguem tem uma resposta certa pra isso, mas eu no seu lugar deixaria secando por um mes, com varios coisinhas que absorvem humidade no quarto

Coops
Veterano
# mar/17
· votar


Sim, está tudo alagado. Pra melhorar, meu setup ainda ficava próx a janela. Minha sorte é que os outros instrumentos estavam em outro local.

JJJ
Veterano
# mar/17 · Editado por: JJJ
· votar


Bom... o que EU faria (se quiser fazer o mesmo, é por sua conta e risco):

Antes de mais nada, montanhas de papel toalha. Isso absorve pacas. Passava sem pensar em economizar (os equipos valem muito mais que um rolo de papel).

Depois de secar o "óbvio", tentaria virar com calma, de todos os ângulos possíveis pra ver se tem água dentro de algum buraco (não pode ficar água dentro...).

O que houvesse condição de abrir (buraco de bateria, cavidades simples presas com parafusos, etc.), abriria e secaria.

Agora, o secador. Eu sei que o pessoal ficou com receio. EU TAMBÉM TENHO RECEIO E NÃO GARANTO QUE NÃO DÊ MERDA. Dito isso... eu usaria... acho melhor o secador (no modo mais fraquinho) do que o risco de ficar com água dentro!!! Componentes elétricos costumam ter muito mais resistência a calor do que a água...

Outra coisa: se está molhado MESMO, encharcado, do jeito que você fala, EU abriria tudo. Mas não sei o seu nível de fuçar em eletrônicos... se não tiver jeito pra coisa é complicado.

Boa sorte aí!

renatocaster
Moderador
# mar/17
· votar


Caraca, me bateu um Dejà Vú agora quando vi esse tópico, hahahaha. Mas o meu caso foi bem menos traumático.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/17126/

Agora, respondendo ao tópico...bom, eu tentaria com o secador mesmo. Mas em baixa potência, pois alguns componentes são sensíveis e podem se soltar com o vento se tiver muito forte.

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/17
· votar


me lembrou quando eu confundi o meu celular com o celular novo da minha namorada, levei pro banheiro e deixei cair na privada :/

Coops
Veterano
# mar/17
· votar


Vlw ai galera, vou deixar secando por um tempo e depois vou abrir pra ver como que tá. Obrigado pelas dicas!

Lelo Mig
Membro
# mar/17
· votar


Coops

Você já deve ter feito o que a galera aí falou, no sentido de secar o grosso, absorver a água mesmo... o urgente.

Mas, agora, no decorrer dos dias... "SOL e ARROZ" meu amigo.... se você têm tempo de acompanhar seu equipo, mantenha sob calor controlado (não deixe torrar no sol), mas coloque-os para tomar sol... e o que for menor (pedais por exemplo) coloque num recipiente seco e cubra com arroz (cru), e coloque no sol.

Arroz absorve muita umidade. E o Sol, não é só o calor, têm o lance dos UV/Infra Vermelho e etc, que matam os fungos oportunistas que curtem umidade.

Obs: Antes que me esqueça.... Se tiverem, retire tudo quanto for bateria dos equipos.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Eu desmontaria os pedais para por ao sol... Isso acelera a secagem interna e evita oxidações...

Ramsay
Veterano
# mar/17
· votar


Coops

O lance do arroz é o melhor.
Se vc deixar secar por um tempo vai favorecer a corrosão dos componentes.
Por isso, abra a Zoom G5 e jogue dentro 1 Kg de arroz, ou mais se precisar até preencher todo o espaço ocupado pelos circuitos.
Espere por uns 2 dias, retire o arroz e se tudo der certo a Zoom G5 voltará a funcionar, pq o arroz terá absorvido toda a umidade que havia dentro.

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


Acho que só deixar secar pode não ser uma boa. Pode ocorrer oxidação.

Posso estar errado, mas se isso acontecesse comigo eu enxarcaria o pedal/pedaleira com álcool isopropílico, limpando qualquer resíduo de água, com o álcool evaporando rapidamente.

Melhor verificar com quem manja de circuito eletrônico pra confirmar se o que estou dizendo é correto.

Ismah
Veterano
# mar/17 · Editado por: Ismah
· votar


Só não há garantia que o álcool retire toda a água, nem que seja menos corrosivo, ou que não danifique algum componente. Eu não faço ideia de como funcionam alguns componentes e o que pode/não pode com eles.

HotLicks
Membro Novato
# mar/17
· votar


Coops
Que tristeza, cara! Torço pro seu equipo ficar de boa. Vá postando novidades!

Ismah
"Eu desmontaria os pedais para por ao sol... Isso acelera a secagem interna e evita oxidações..."
A princípio seria minha opção também, mas, será que não devemos levar em consideração o fato de que o Coops mora no RJ? Se for perto da praia então... O tempo de exposição ao sol traria junto o salitre, que é um agente oxidante. Rapaz, tá difícil... Vamos ficar na torcida!

HL

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Se servir de consolo, descobri meu "equipamento" molhado também... Foi só um cabo, pois choveu e os furos da veneziana não deram conta. Vi agora a pouco, várias horas depois...

HotLicks

Pois eu penso mais longe... E o ácido contido na chuva devido a poluição?
Se for procurar sarna pra se coçar tem bastante. Não querendo ser um mau agouro, mas o que ainda funcionar é lucro aí...

Adler3x3
Veterano
# mar/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Hotlicks

Fiquei triste com o que aconteceu você precisa de ajuda técnica com urgência.

O ideal seria alguém com conhecimento e técnica para te ajudar.

Vá numa assistência técnica especializada em reparos de instrumentos musicais, se não der para contratar pelo menos obtenha algumas dicas seguras, principalmente do que não fazer.

rafael_cpu
Veterano
# mar/17
· votar


Tô com o Ramsay, Lelo Mig e renatocaster.

É tentar isso aí que eles disseram e torcer.
Boa sorte!

T+

HotLicks
Membro Novato
# mar/17
· votar


Adler3x3
Você me confundiu com o Coops, mas o que vale é a intenção! ;)

HL

SkyHawk
Membro
# mar/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Coops
É o seguinte: não tem problema algum, a chance de algo estragar é quase zero.

1. Quando secar tá novo.
2. Esquece todas as besteiras que te falaram.
3. Tira tudo da tomada, se tiver pilha ou bateria, retira.
4. Retira toda a água aparente com pano e toalha de papel,
5. Coloca em um lugar arejado para secar, não tem tempo certo. Mas uns 2 ou 3 dias é mais do que suficiente.
6. Não use qualquer soprador térmico ou secador de cabelo, isso sim vai estragar muita coisa.
7. Se tiver alcool isopropílico joga por fora e dentro de tudo (hidro-repelente). Um spray de limpa contato tem o mesmo efeito. Pode usar fluido de Zippo que é nafta e também faz a mesma coisa.
8. Por fim WD-40 com moderação (hidro-repelente e anti-corrosivo). Bate por fora e dentro dos jacks, se quiser abrir os gabinetes da um spray direto nos circuitos, mas nem isso é preciso, e só deve abrir se souber o que está fazendo.
9. Retire o excesso de WD-40, deixe agir e depois outro spray de limpa contado dentro dos jacks e fendas que irá retirar o excesso de WD-40 por dentro.

Simples assim. Lavou tá novo !

No mais relaxa, pois nada vai estragar. Já passei por isso algumas vezes. Pedais e pedaleiras são 9 volts de baixa amperagem, a probabilidade de queimar é quase zero. Amplificador é um pouco mais sensível mas truco se tiver algum problema.

Mesmo estando tudo ligado, uma molhada não estraga nada. O roodie do Doug Aldrich no Rock in Rio, virou o pedalboard dele e retirou um aguaceiro de dentro e ele nem parou de tocar. O risco aí, se estiver usando cabo, é choque por estar plugado em uma parede de Marshall.

boblau
Veterano
# mar/17
· votar


SkyHawk

+1!

o mais radical destes acidentes que presenciei foi no show do Whitesnake no RJ onde um tempestade caiu no meio do show e uma cachoeira caiu bem na pedaleira do Doug Aldrich que estava bem na minha frente. Literalmete inundou tudo, pedais viraram submarinos. Nada do cara parar de tocar. O técnico dele ficou maluco Numa pausinha mínima o técnico pegou a pedaleira do chão e despejou a água de dentro! E colocou a pedaleira num lugar mais abrigado.

Depois ele fez isso de novo.... Incrível, nada parou de funcionar.

JJJ
Veterano
# mar/17
· votar


SkyHawk
Esquece todas as besteiras que te falaram.

Pô, o cara já chega chutando o balde e chamando todo mundo de besta... Que atrevido!... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# mar/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


SkyHawk

Abrir um aparelho eletrônico e colocar arroz não é besteira, nem inventei o procedimento.

Aconselho se informar um pouco melhor antes de dizer que falei besteira. Você pode até confrontar o procedimento e teorizar prós, contras ou ineficácia... se tiver dados técnicos.


Obs: Operei e lidei com sistemas de sonorização, ambiente e ao vivo por mais de 20 anos, não passei por apenas uma chuva em palco...

SkyHawk
Membro
# mar/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


JJJ
Não foi essa a intenção, desculpa. Mas lí o tópico todo e vi muita informação equivocada. Como os nossos equipos são amados e mesmo os mais baratos sempre são comprados com algum sacrifício, me preocupei com o caso do nosso colega e fui direto para que ele não fizesse nada que fosse piorar a situação.

Algumas sugestões que deram foram muito ruins de fato.

Esse procedimento: elemento de alta volatilidade (alcool isopropílico, limpa contato ou nafta) retira toda a humidade, WD-40 anti-corrosivo e tmb hidro-repelente e elemento da alta volatilidade para retirar todo o excesso de WD-40 é o roteiro correto para água em circuito eletrônico.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


SkyHawk

A curto prazo... A longo não sabemos, e oxidação e corrosão são danos a longo prazo! O Doug vai lá e compra 10 outros pedais sem avisar ninguém, se fosse o caso do colega ele nem teria feito o post.

Eu concordaria contigo, falando de um set analógico, já fiz lavagens bem mais complicadas e sequei em forno. Isso sou eu, com equipo analógico. O que não é o caso do colega.
A G5 e o CTK são digitais, cheio de processadores etc... Se só lavou a pasta térmica (vale pro amp também), pode ser que queime quando ligar ou um tempo depois, devido a dificuldades de dissipação e consequente sobre aquecimento...

Choque por causa do Marshall? Isso sim é bobagem... Só se já houvesse defeito prévio no aparelho, e não seria um aviso, seria O CHOQUE. Se o chassis estiver devidamente aterrado, precisaria ter tensão vinda de outro ponto... Do board? Talvez, mas não os 9VDC das fontes... Aliás, resta saber se ele não usa um switcher a distância e wireless (90% certo)...

O amplificador é tão sensível quanto os pedais, mas é o menos provável de ser atingido, já o AF... Se pegou chuva os danos são severos, porque geralmente é papel...

SkyHawk
Membro
# mar/17
· votar


Ismah

Frase de um economista: "No longo prazo todos estaremos mortos" ...... Rssssssssss

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Um pedal bem pode durar 20, 30 anos... A oxidação aparece em 6 meses, mais tardar 1 ano...

Coops
Veterano
# mar/17
· votar


Galera, boas notícias. O teclado ta vivo. Acabei de ligá-lo. Deixei os dois dentro de um quarto aqui que fica muito quente de tarde. Não tive coragem de deixar torrando no sol. A pedaleira que ainda não tive coragem de ligar, o maior problema é que não sei como funciona, pq não entrou água nas entradas, visto que todos os cabos estavam conectados. A unica passagem que tem é a parte da válvula. Provável que eu abra ela antes de testar.

brucesantos
Membro Novato
# mar/17
· votar


Coops
Compra uma caixa de giz escolar branco, abre a tampa traseira da pedaleira e deixa uns dias dentro... vão absorver toda a umidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu setup está alagado