Já ouviram falar em RECASE ("re-enlatar" ou re-encaixotar) o pedal? Compensa?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ismah
· votar


Exatamente... Eu usava bastante esse recurso para dar efeitos em fim de frases/riffs com a pedaleira. A saída geralmente é ligada permanentemente, mas isolada.

LeandroP
Moderador
# ago/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Esta é uma imagem do pedal original Hobbertt Simulamp que capturei na Internet:

http://oi67.tinypic.com/2ufc4ky.jpg

E essa é a minha ideia de recase no pedal, com algumas modificações:

http://oi66.tinypic.com/339ksav.jpg

A modificação seria inserir um circuito "AB com Led" no pedal e mais um potenciômetro de "Volume". O pedal direcionaria dentro do circuito pro "Potenciômetro de Volume 1" ou pro "Potenciômetro de Volume 2", conforme eu piso na chave específica. Um led deve indicar qual potenciômetro está ativo. Desta forma eu posso ter dois níveis de volume diferente pro mesmo efeito. A ideia é manter o mesmo perfil da caixa original, apenas prolongando o comprimento pra adicionar mais um potenciômetro à linha.

Pretendo fazer a carcaça em aço inox 304 polido, de chapa #18 (espessura de 1,25mm), ou de alumínio de chapa #14 (espessura de 1,95mm). O alumínio eu até pintaria, mas seria um pecado com o inox. Não sei como fazer a parte gráfica (textos) no inox.

Rua Torta
Membro Novato
# ago/16
· votar


Mas, mudando de assunto.
E recase de amplificadores? Já ouviram falar? Alguém faz? Fotos?
Valeu!

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


LeandroP

Jato de areia é muito agressivo?

Rua Torta

Chamam de reforma rs
É mais comum que se pensa. Eu to quase trocando o amp do Vox Pathfinder 10, pra caixa 1x12".

boblau
Veterano
# ago/16
· votar


LeandroP

O inox pode receber qualquer material normal em sua superfície. Vc pode pintar as letras ou adesivar, por exemplo. A "caixinha" de inox polido já está pronta ou será feita? Estou perguntando porque o inox polido arranha com bastante facilidade quando se faz cortes e dobras e muda de cor com solda. Não é um material fácil de trabalhar.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/16
· votar


LeandroP
A modificação seria inserir um circuito "AB com Led" no pedal e mais um potenciômetro de "Volume". O pedal direcionaria dentro do circuito pro "Potenciômetro de Volume 1" ou pro "Potenciômetro de Volume 2", conforme eu piso na chave específica.
Cara, muito legal o seu recase ... vai ficar top ... Mas já que está com a mão na massa, eu gostaria de fazer uma sugestão (se vc permitir) ... Já pensou em inserir um controle "BLEND" para misturar o som do pedal + o som da guitarra limpa?
Tenho feito diversas reflexões a respeito de diversos efeitos com o recurso "BLEND" adicionado ... Você pode fazer uma regulagem extravagante no pedal (seja qual efeito for - a distorção no seu caso) e com o BLEND deixar aparecer o som da guitarra e, com a devida dosagem, o som com o efeito.

Acha legal? Tá afim de fazer? Se sim e precisar de ajuda é só chamar que te passo o esquema.


Rua Torta
Mas, mudando de assunto.
E recase de amplificadores? Já ouviram falar? Alguém faz? Fotos?

Na verdade não mudou de assunto ...

Recase ou rehousing de amplificadores é relativamente comum ...
O pessoal pega um bom ampli com falante de 10" e depois coloca numa caixa com um falante de 12" ou ainda transforma o combo em head para usar com a caixa de sua preferencia ...
Algo do tipo: http://i21.photobucket.com/albums/b279/Basswombat/P7220001.jpg

Rua Torta
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Rua Torta
· votar


Fernando de almeida
Na verdade não mudou de assunto ...
Mudamos sim, de pedais fomos a amplificadores jovem!

Mas, como no caso do Frontman 15, o qual você mostrou na foto, é trocado o power não?

Abçs.

Edit: Essa caixinha preta é o novo power ou é algo do ampli original?

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Ismah

O acabamento jateado pode ficar muito bonito. É tentador, mas eu não disponho deste recurso.

boblau

Será que rola transferir utilizando aqueles papéis de transfer de camiseta, por exemplo? Eu não gostaria de adesivar. Até pensei em levar num desses stands de shopping center onde se faz gravação a laser no metal. O que mata é isso que você falou: não é um material fácil de trabalhar. É ruim de limar, de usinar, de soldar rsrsrs O fato de ser polido é tranquilo, porque eu tenho como polir depois se riscar durante o processo. Também tenho como deixar com o acabamento escovado. Nesses aspecto ainda estou pensando na melhor forma de deixar legível os caracteres (melhor contraste). Agora, se eu fizer em alumínio, aí eu posso pintar, adesivar, mandar uma arte, viajar rsrsrs.

Fernando de almeida

Eu ainda não iniciei o processo. Nesse caso eu teria que prolongar mais o pedal pra adicionar mais um potenciômetro, ou então desenvolver um novo layout (ou quem sabe um knob super discreto?!). O que atrapalha é que o circuito já está pronto e eu não sei ainda como vou fazer internamente essa organização. Se eu realmente fizer isso que você me sugeriu terá que ser logo de imediato, pra não ter que ficar mudando depois. E se eu ver que não tem utilidade pra mim, é só desprezar o recurso. Mas a ideia é ótima! Valeu a dica!

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Ismah

Eu me recordo de uma experiência química, não lembro se era com vinagre e bicarbonato... Vou ver... O lance é que você prepara essa solução e faz uma espécie de grafite. Onde esta solução pegar no inox fica sem brilho, opaco, parecido com o jato de areia, porém, com a superfície limpa. Vou pesquisar essa solução química.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Só conheço anodização de Al

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Ismah

É um processo caseiro. Eu vi isso numa porta de aço inox, com uma decoração nas bordas. O processo consiste em adesivar a porta nos lugares que você quer preservar, e depois passa esta "solução misteriora" (rsrsrs) com o auxílio de uma esponja. Eu só preciso me recordar desta fórmula, porque é bem simples de fazer, e o inox reage a esta solução causando o efeito que eu descrevi acima. Lembrando eu posto aqui ;)

boblau
Veterano
# ago/16
· votar


LeandroP

o cloro corrói o inox. Mas não sei o que poderia ajudar, uma vez que a corrrosão não ficará nítida. Usar um decapante poderia resolver, mas vc teria que tentar primeiro "azular" o inox com temperatura, proteger as partes que vão ficar azuis, e usar um decapante gel para dar o brilho. Acho muito complicado.

Não entendo porque não pintar o inox, assim como vc faria no caso do alumínio. Qual é o problema na sua opinião?

Adesivar com papel transfer de camisetas não vai funcionar. Aquela tinta só gruda bem em poliéster. Nem em algodão funciona.

Já que a chapa é tão grossa (1,25 mm), faz um baixo relevo com uma micro retífica e preenche de tinta.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Outra ideia é marca alumínio anodizado, ou usar marcadores diretamente, como o Lisciel Franco faz, pessoalmente o modo rústico me agrada.

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Ismah

Se for pra pintar eu prefiro trabalhar com aço comum em vez do inox. Até porque é mais fácil dobrar, furar, limar, soldar o aço comum do que o inox. É um pecado pintar inox. Semelhante a tentar pintar uma peça cromada. Essa solução química que me referi é muito simples e dispensaria um pré aquecimento ou coisa do tipo. Estou bastante inclinado a fazer em alumínio, dada a facilidade de trabalhar este material.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/16 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


LeandroP
Eu não gostaria de adesivar.
Cara, tem fabricante que os pedais são somente adesivados (adesivo de alta qualidade, é claro) ... É só tem uma arte top e usar adesivo de qualidade...


Nesse caso eu teria que prolongar mais o pedal pra adicionar mais um potenciômetro, ou então desenvolver um novo layout
Não fera ... é só um potenciômetro (no final do circuito, antes de level1 e level2) e mais nada ...
Pode ser feito assim: http://ginocide.com/images/blend_knob.jpg
E também assim: http://i602.photobucket.com/albums/tt101/Peter-Rabbit/blendpotdifferen ces.jpg (nesse caso veja a figura da direita onde o SourceA é a entrada do sinal com efeito e o SourceB é a entrada do sinal clean e no pino do meio o sinal misturado "blended")
Tem a versão com placa também (mas não sei se interessa): http://3.bp.blogspot.com/-cJV_W8MdN78/Tz-eIilHNXI/AAAAAAAAAwc/UCj4R8QE QRo/s1600/Split+n+Blend.png

Fisicamente o potenciometro pode ficar alinhado com os leds (entre eles) ou até mesmo na lateral do pedal (com um modelo de knob que dá pra varir com o pé) ... pode usa até aqueles mini potenciômetros se o problema for espaço.







Rua Torta
Mudamos sim, de pedais fomos a amplificadores jovem!
Sim kkk eu disse que não mudou por ser recase ...

Mas, como no caso do Frontman 15, o qual você mostrou na foto, é trocado o power não?
O circuito é original, pré e power, mas nada impede de ser fazer uma modificação para aumento de potência - aí seria um Recase+Mod.

Edit: Essa caixinha preta é o novo power ou é algo do ampli original?
A caixa preta é o tanque de reverb ... o ampli é o frontman 15R (R de reverb).

Fernando de almeida
Veterano
# set/16
· votar


LeandroP
E aí fera ... alguma novidade em relação ao seu pedal?????

LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


Fernando de almeida
E aí fera ... alguma novidade em relação ao seu pedal?????

Sim. Fui tocar com ele e ele parou de funcionar no meio do show. Não só ele como o meu Tube Screamer... Fiquei na mão, porque eram os dois drives que tinha à disposição. Tive que saturar no ampli e limpar no pot da guitarra. Ainda não vi como ele está no momento. Espero que seja só um susto. Dois pedais deixar de funcionar do nada, sendo que os outros efeitos estão ok (menos mal).

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/16
· votar


LeandroP

Boa sorte neste projeto. Uma vez fui serrar uma chapa de aço inox mas a chapa que serrou a serra *_* Acabei deixando de lado e fui pro alumínio.
Eu tive problemas com a pintura de um pedal, comprei um adesivo cheio de letras, escrevi o nome FUZZ e pintei de preto por cima, depois retirei os adesivos e o nome ficou escrito em uma traja preta, mas ficou porco.

link->http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/246320/p93

no pior dos casos pode fazer com serigrafia ou esse acabamento que o MauricioBA fez com adesivo, explicado no link.
Quando a gente vai monter um pedalzinho, compra os componentes por 20$ e pensa "nossa! vai ficar baratinho" ai ve o preço de uma caixa de aluminio, tinta, jogo de brocas para furar e cai pra tras.

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Vale a pena importar as 1590B já pintadas... Tem várias a preço baixo.

Buja
Veterano
# fev/17
· votar


Voltando nessa ideia de re-case.

Existe re-case de amp? Alguem ja ouviu falar?
Num topico recente ai o Ismah falou sobre a vontade de pegar um amp Tone King Falcon. Bom, quando eu vi aquele amp em formato de TV vintage, nossa....achei massa demais.
So nao gostei dos precinhos com lance inicial batendo na casa do 2,5k (dolares).

Dai pensei, seja que eu nao conseguiria uma empresa pra pegar um fender frontman 15g, ou um roland microcube, sei la, e re-casear ele numa tv de tubo dasantiga?
Deve que ficaria nota 10 hein! Ja ouviram falar?

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


Buja
Existe re-case de amp? Alguem ja ouviu falar?
Opa já vi sim ... Já vi caras que gostam de um timbre de um amp, porém esse amp tem falantes 1x8" ou 1x10" e os caras fazem um recase para um combo 1x12" ou 2x12" ...

Já vi recase de Head para combo e também de combo para Head ...

No link abaixo tem uns exemplos de recase de amp Vox e caixa Fender:
https://www.talkbass.com/threads/recasing-a-head.451806/

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


Olha o recase desse Marshall
http://www.trmguitarcabs.com/marshall_head_cab_009.jpg

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


E recase desse Fender
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/32/c3/dc/32c3dc89c7cb2cd479a 5c69f23861ff9.jpg

Buja
Veterano
# mar/17
· votar


Fernando de almeida
Muito interessante. Deve dar um trabalho do cao. Estava pensando mesmo (na hipotese) em re-casear um amp em algo mais retro. Digamos, pegar um amp normal e comum e jogar eme num case tweeed antigo, bem legal.

Mas nao faço ideia da complexidade do negocio rsrs. É trabalho pra gente grande.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


http://s820.photobucket.com/user/OlDirtyBabbey/media/newspider1.jpg.ht ml

Buja
Veterano
# jun/18
· votar


Marcando!
Assim que chegar em casa quero perguntar algo aos amigos.

LeandroP
Moderador
# jun/18
· votar


Comprei uma caixinha de alumínio pra fazer um recase. Chegou rápido e a qualidade é excelente.

Comprei no tamanho errado :/

Buja
Veterano
# jun/18 · Editado por: Buja
· votar


LeandroP

Comprei no tamanho errado

:/


Então, fiz um little projeto de recase de uma caixinha rsrs.
Como nao sei nada de eltronica, e nunca fiz recase de nada, serve de ponto de partida.

Bom, como funciona a caixinha:
Ela so tem controle de volume (nao tem equalizer, logico)
Tem uma saida de fone normal, e um led.
Ela é alimentada por usb, e possui falante de 6 (eu acho).
A entrada de audio nao é por USB. É por cabinho p2 macho.
O botao liga-desliga é do tipo
pressiona|afunda|liga / pressiona de novo|sobe|desliga.

Duvidas:
1 - Consigo abrir esse cabo usb e soldar a uma fonte de celular com facilidade? Ou é brabo?

2 - Consigo converter a saida de fone comum em uma saida p10, com facilidade? Ou é brabo?

3 - Consigo colocar uma entrada aux p2, pra botar o celular tocando uma BT? Ou fazer essa conexão a mais é brabo?

4 - Consigo converter esse botaozinho em um switch on-off tipo desses.
Nao precisa do led integrado dentro do switch.
O led eu boto ao lado mesmo.

LeandroP
Moderador
# jun/18 · Editado por: LeandroP
· votar


Buja

Como eu comprei no tamanho errado, vou aproveitar e fazer um AB com loop.

Eu tenho um wah-wah, mas não estou utilizando porque mesmo desligado eu tenho uma perda. Tô pensando em fazer esta caixinha de modo a tirar o wah-wah da cadeia quando não estiver usando.

Ou montar um buffer com patch bay. Só pra não perder a caixinha rsrs

http://loja.multcomercial.com.br/caixa-de-aluminio-original-hammond-15 90bb.html

E tô afim de fazer eu mesmo a caixinha de alumínio fundido em molde de areia.

Buja
Veterano
# jun/18
· votar


E tô afim de fazer eu mesmo a caixinha de alumínio fundido em molde de areia.


Ae? E como é que é isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Já ouviram falar em RECASE ("re-enlatar" ou re-encaixotar) o pedal? Compensa?