Já ouviram falar em RECASE ("re-enlatar" ou re-encaixotar) o pedal? Compensa?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jul/16


Já ouviram falar em RECASE ("re-enlatar" ou re-encaixotar ou "re-encarcaçar") o pedal? Vi alguns já ...

Seria tirar o pedal da sua caixa de fábrica e remontá-lo em uma nova caixa ... Alguns chamam de Rehousing.


Vejam um recase do DD20 :
Original: >>> Link do CASE ou CAIXA original<<<

Recase: >>> Link do RECASE <<<


A JHS (fabricante TOP de pedais) faz Recase dos pedais dela e também de outras marcas, chegando, se for solicitado, juntar 2 ou mais pedais em um único Case, veja:
>>>Link RECASE da JHS


Achei também essa FXdoctor:
Link RECASE da FXdoctor


Esse LINE6 DL-4 não passou por recase, mas a quantidade de modificações na carcaça foi muuuita ... com as MODs deve ter virado o pedal de delay com mais recursos do planeta (rs)
Super MOD Line6 DL-4


Agora vamos às perguntas:

1 - Já viram???
2 - Sabem quem faz no Brasil???
3 - Será que tem alguma vantagem de qualquer natureza?
4 - Desvantagens???
5 - Será que todos os RECASES fazem alguma MODificação na parte eletrônica???

Abraços.

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Fernando de almeida

Cara, eu nunca ouvi falar, mas há um tempo eu venho pensando numa alteração no meu pedal, que pela natureza da modificação talvez eu também tenha que mudar a carcaça.

Eu tenho um pedal Hobbertt Simulamp antigo, que gosto muito e tem muita serventia nas minhas apresentações e ensaios, quando não quero levar muita coisa (busão, metrô, etc.).

Eu vou montar dentro desta carcaça um circuito básico de AB e acrescentarei outro potenciômetro de volume, sendo que o original será o A e o outro será o B. Dessa forma eu não terei um boost no pedal, mas poderei configurá-lo de modo que eu tenha um volume no A e outro volume no B, alternando este canal por uma chave. Pretendo colocar um led indicador também.

Como se trata de um pedal que é um clone do GT2, farei essa modificação sem nenhum remorso. Penso em dobrar uma chapa de inox com uma espessura entre 1,0mm e 1,5mm, polido. Depois levo a carcaça num desses boxes de shopping center que faz gravações no metal, a laser. Quem sabe eu jogue um desenho pra enfeitar o negócio rsrsrs

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


LeandroP
Como se trata de um pedal que é um clone do GT2, farei essa modificação sem nenhum remorso.
Então ... um pedal assim eu tb faria um Recase sem remorso ... E como vc citou, até providenciaria um MOD e tudo mais ...


Mas vc faria isso em pedais mais caros da Xotic, TC Electronics, EarthQuaker Devices e os melhores efeitos da Boss ????

Veja alguns exemplos:
DD5

Dois DD5 em uma carcaça

RV-5

Boss OC

Ibanez DE-7

Chorus CE-3

Proco Rat

DD5 - Recase+MOD

SD-1

MXR octave deluxe

DD-7

BIG MUFF

Digitech RP 360


Seymour Tweak Fuzz


POG


Holy Grail


Boss LS-2 Recase em RACK 1

Boss LS-2 Recase em RACK 2

Boss LS2 REcase em RACK 3

Boss LS2 Recase em rack 4


No link da JHS (foi onde eu encontrei a maior quantidade de Recases - mas existem outros), tem outras marcas/modelos mais caros feito o Recase.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Fernando de almeida
Esse Line 6 branco ficou lindo!!!

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Fernando de almeida
LeandroP

Meu pai fez isso uma vez. Pegou dois pedais Danelectro FAB se não me engano e colocou tudo dentro de uma caixa feita com chapa dobrada igual o Leandro falou.

Ficou bem bacana, mas a qualidade dos pedais não era muito legal. Não durou muito. Eu peguei um Booster da Victoria Ampliflier e coloquei dentro de uma lata de catupiry.

Mas tive uma série de problemas, fios curtos, falta de tempo e de paciência (quiçá conhecimento) para fazer. Não rolou.

Com uma empresa top dessas, eu faria em qualquer pedal de qualquer marca, se achasse o modelo novo proposto mais bonito ou mais prático.

Lelo Mig
Membro
# jul/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Fernando de almeida

Já vi recase muito mais bonito que o original... Mas a pergunta é: Prá que você compra um pedal? Pelo efeito e qualidade ou porque é bonito?

Na minha opinião, (por favor que ninguém se sinta pessoalmente ofendido)...isso nada mais é que mais um meio de explorar quem sofre de GAS e arrancar uma grana de otários.

Só vejo sentido se você tiver um pedal incrível, que adora e o case original estiver sem condições.

Fora isso.... aconselho gastarem suas granas em coisas mais úteis para música. Agora, se o negócio é ostentar, então comprem um Rolex!

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


Lelo Mig
Só vejo sentido se você tiver um pedal incrível, que adora e o case original estiver sem condições.

Lelo, acho que é viável também num caso por exemplo: a Landscape tinha uma versão do Triefx que vinha com uns switches muitos ruins e os botões de regulagem eram muito apertados (como no meu Danelectro Daddy O). Nesses casos, creio ser bem válido.

Além do mais, é certo que compramos pedais pelo timbre que nos ajudam a construir, mas se eles puderem ser bonitos também, qual o problema?

Eu tinha um pedal delay dentro de um condulete da Tramontina kkkkkk mas sempre quis coloca-lo numa caixinha mais bonita. Só me faltou oportunidade na época.

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/16
· votar


O sandroguiraldo citou os Danelectro. Um tempo atrás eu vi um cara num forum americano que estava se especializando em recases e mods do Danelectro Chicken Salad. É um vibrato (mais pra univibe) que muita gente curte, mas vem numa carcaça de plástico. O cara fazia uns recases mais resistentes e bonitos, e botava uns mods.

Sobre os que apareceram no tópico: em vários deles o recase tem mais knobs e switches que o original, então imagino que seja pra facilitar mods. Em outros, o recase é menor que o original (veja o Big Muff, que é um pedal gigante e dá uma dor de cabeça na hora de montar pedalboard).

Ou pode ser só estética.

EduJazz
Veterano
# jul/16
· votar


Há também outra (e, a meu ver, mais importante) visão: a questão do tamanho! Na foto que o Fernando de almeida colocou no post inicial, o cara reduziu o DD20 de forma impressionante!

Hoje em dia salvar espaço no board é importante, e não pode ser negligenciado!

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


sandroguiraldo
Esse Line 6 branco ficou lindo!!!
Muito lindo mesmo ...

E esse Boss LS-2 line selector com Recase para rack ... Achei muuuito legal ...



Lelo Mig
Já vi recase muito mais bonito que o original...
Sim ... Se não for mais bonito, com certeza é mais style ...

Mas a pergunta é: Prá que você compra um pedal? Pelo efeito e qualidade ou porque é bonito?
A princípio, com certeza pela qualidade ... isso não pode ser deixado de lado ... Recase em pedal ruim ou que não te atenda, com certeza é jogar dinheiro fora!!!
Mas após vc ter o set do jeito que vc quer, com os pedais que vc sempre quis ter e tudo te atendendo plenamente, não vejo problemas em customizar um ou mais pedais (ou todos), seja uma MOD no circuito, ou até mesmo um Recase ...

BrotherCrow
O sandroguiraldo citou os Danelectro. Um tempo atrás eu vi um cara num forum americano que estava se especializando em recases e mods do Danelectro Chicken Salad. É um vibrato (mais pra univibe) que muita gente curte, mas vem numa carcaça de plástico. O cara fazia uns recases mais resistentes e bonitos, e botava uns mods.
Sim ... é verdade .. são esses/:
http://i151.photobucket.com/albums/s145/guitarjoem/RoboChickenSalad/1. jpg
http://i151.photobucket.com/albums/s145/guitarjoem/RoboChickenSalad/CS Top.jpg


EduJazz
o cara reduziu o DD20 de forma impressionante!
Hoje em dia salvar espaço no board é importante, e não pode ser negligenciado!

Sim, depois da qualidade, creio que muitos querem ocupar menos espaço no case ...

Olha isso > Boss T-wah + Danelectro Sitar + handmade + mod tudo num Case só:
http://www.cubisteffects.com/images/NoiseBox2.jpg

Lelo Mig
Membro
# jul/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandroguiraldo
BrotherCrow

Caras, na maioria dos casos, por exemplo, uma das características históricas dos Danelectro, além de efeitos muito legais, é o baixo preço.

Se for prá triplicar o preço de um Danelectro com um mod ou recase......existem opções melhores nas "boutiques" por aí.

Não vejo (devido ao preço destes recases) muita justificativa...... pelo menos não prá mim.

Acho legal? Acho bonito? Sim!

Mas não acho prioritário.......a não ser que seja um músico que tenha $$$ sobrando.

eternansiedade
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu fiz e faço alguns recases.

Na minha opinião, compensa em alguns. Por exemplo, uso um tremolo danelectro que gosto muito. Com os anos ele foi apresentando uma série de problemas devido a sua fragilidade. O jack de plástico quebrou, a chave que altera o tipo de onda estava com mal contato, o acionamento não era legal.

É um pedal que vejo pedirem 150/200, mas gosto dele e não acho que valesse a pena vender ele por esse preço. Fiz um recase, transformei em true bypass, coloquei jacks bons, troquei as chaves, os knobs e já dei uma geral no circuito. Para mim valeu a pena.

Esse é o caso que acho recase mais interessante, quando quer transformar um pedal bufferizado em true bypass. Já vi muita gente colocando a chave 3pdt sobre a chave original em Boss, Ibanez, etc. Eu não curto o visual. Questão minha.

Eu gosto do recase do DD20 também porque adiciona um switch a mais separando on/off, tap e presets. Além de diminuir o tamanho absurdamente e as chaves no formato de botão serem mais confiáveis.

Outro recase é juntar dois pedais em um só. O que é interessante para economia de espaço e ligações de fonte.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jul/16
· votar


acho q o recase compensa quando é um pedal frágil, que o dono goste muito e nao pretenda se desfazer tao cedo. pq muitas pessoas ainda enxem o saco de que o pedal nao é original só pq nao esta no gabinete de fábrica

Cup Noodles
Veterano
# jul/16
· votar


acho que recase de pedal é fácil demais de fazer...
eu nunca tinha ouvido falar... mas achei bacana e simples a idéia..

Pedaleira e Wah wah podem ser mais complicados..
mas pedal parece ser bem simples e bem prático
pensa.. vc juntar 3... 4 pedais em um só... nem precisa de pedalboard..
eu nao conhecia mas curti!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


1 - Já viram???

Já, e é importante pra quem usa sets analógicos como se fosse um patch de pedaleira.

2 - Sabem quem faz no Brasil???

Eu fiz alguns... Mas não com grandes modificações.

3 - Será que tem alguma vantagem de qualquer natureza?

Perfeitamente, se tu quiser um set personalizado e melhorado é ideal. Uma combinação que compensa muito, são chavear entre clean e drive com delay e reverb, com tap independente, chave para half tap.

A/B box >

Canal A > clean > compressor (w/ switch on/off) > reverb
Canal B > drive > compressor (w/ switch on/off) > delay

Ou

Drive 2 channel foots, Se pressionar F1 ou F3, se liga individualmente, se pressionar F2 ambos ligam ou se alterna entre drive e boost.

F1 = Drive
F2 = Drive+Boost
F3 = Boost

Chorus + delay + reverb

F1 Tap chorus/flanger
F2 Tap delay | ---> Próximos o suficiente do reverb para se pisar sobre ambos
F3 Tap reverb/
F4 Chorus on/pff
F5 Delay on/off
F6 Reverb on/off
F7 Chorus + Delay/Reverb
F8 Select Delay/Reverb
F9 Select Chorus/Flanger
F10 By pass

Ou

Chaveador de boost (ou drive/overdrive) e drive de amp valvulado

F1 = Clean
F2 = Boost
F3 = Clean + drive amp
F4 = Boost + clean amp
F5 = Boost + drive amp

4 - Desvantagens???

Como toda personalização, ela reflete uma personalidade. Dificilmente o gosto d'um, será igual ao gosto pessoal alheio, o que dificulta uma possível venda - se estende a guitarras. O que foi gasto no recase, raramente tem uma volta significativa.

5 - Será que todos os RECASES fazem alguma MODificação na parte eletrônica???

Não nescessariamente, mas compensa. Recebi um Behringer com case de plástico, para recase pois havia quebrado o original. Transferi a PCB para uma 1590BGB (versão já pintada, no caso em verde) e só.

Quem é inspirador pra isso, é o Pete Cornish.

LeandroP
Moderador
# jul/16
· votar


Fernando de almeida
sandroguiraldo

Eu faria alterações em pedais mais caros se a carcaça estivesse sem condições, porque provavelmente perderia o valor da revenda (de qualquer forma perderia, mesmo com a carcaça original em péssimo estado). Como o meu é um clone, é sem medo. Mas eu só faria isso pra aproveitar a modificação do circuíto que tenho em mente. E a minha ideia é simples. Não manjo patavinas de eletrônica, mas algumas coisas são intuitivas. Não vejo maiores dificuldades em fazer isso. Fora isso eu não desperdiçaria o meu tempo.

Lelo Mig
Agora, se o negócio é ostentar, então comprem um Rolex!

Tá doido, véi?! Se eu usar um Rolex como as pessoas notarão o meu boné da Hollister? °,°

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Cup Noodles
Pedaleira e Wah wah podem ser mais complicados..

Na verdade é a mesma coisa. Sempre estou atrás de pedais queimados para isso. Principalmente chassis.

nem precisa de pedalboard

Pra quem quer revender pedais é uma boa. Deixe os cases originais guardados e usar um case "master". Para pedais like Boss (a maioria), chassis como série ME são convidativos a se usar assim.

sandroguiraldo
Veterano
# jul/16
· votar


porque provavelmente perderia o valor da revenda

Ah sim, só faria num pedal "fixo" do set, como meu Daddy O que já está há quase 6 anos no board.

Calime
Veterano
# jul/16
· votar


Interessante, nunca tinha ouvido falar. Achei legal, mas acredito que pra mim dificilmente faria ($$$), a menos que isso não fosse problema. De qualquer maneira, acho interessante que exista essa opção.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Nada te impediria de fazer o reenvase e guardar o original para na venda voltar ele, mas olhos mais atentos percebem facilmente marcas...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16
· votar


eternansiedade
Eu fiz e faço alguns recases.
OPA ... LEGAL ... Sobe as fotos aí ...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


CARACAAAAAAAAA - Fala sério ... Isso é RECASE!!!!

Olhem esse Compressor+Fuzz+Gate (não é wah nem volume e nem expressão):
>>> http://www.carterguitars.co.uk/images/P2180093%20copyf.jpg <<<


E esse RECASE de VFEs (Ela mesmo fez com os próprios pedais - algum pedido talvez):
>>> http://i1.ytimg.com/vi/7Y9FveyvtI0/hqdefault.jpg <<<


E esse TubeScreamer (REcase + MOD):
>>> http://img.photobucket.com/albums/v327/JTM45/Multi-Screamer.jpg <<<


E esse recase do Big MUFF:
>>> http://experimentalistsanonymous.com/stuff/images/nintendomufftop.jpg <<<


E esse Line6 MM4 (não é RECASE mas fora várias modificações no case):
>>> http://experimentalistsanonymous.com/stuff/images/line6supermm4.jpg <<<

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


O primeiro só ficou meio bad de acionar com o knob tão próximo... De resto é bem isso mesmo.

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/16
· votar




Fernando de almeida
Veterano
# jul/16
· votar


daimon blackfire
?????????


GALERA, olha o recase (+mod) desse DD-3:
RECASE + MOD BOSS DD-3

Vídeo desse mesmo:


Buja
Veterano
# jul/16 · Editado por: Buja
· votar


Camaradas,

Lendo o topico aki a as respostas de todo mundo achei muito bacana a ideia. Ja tive vontade de fazer esse tipo de coisa, principalmente porque tem pedais horripilantes esteticamente, e tambem a vontade de botar um pedal num case de madeira ou outra coisa assim.

Mas sempre me surgiu um porem: essa pratica nao seria ilegal? Digo comercialmente falando.

Porque, tipo assim, voce pegar pedal um boss, mudar a carcaça do treco e vender como Buja Pedals não seria uma pratica no minimo estranha?

Nao me imagino pegando motor de palios por ai, dando uma turbinada aqui e ali, metendo isso numa carcaça de gol, e vendendo como Buja Car 2.0

Estranho isso. Voce fazer por sua conta propria, na sua fabriqueta, oficineta, porãoneta, blz...mais refazer a caixa, botar uma logo nova, e revender a coisa é no minimo desleal.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Buja
Mas sempre me surgiu um porem: essa pratica nao seria ilegal? Digo comercialmente falando.
refazer a caixa, botar uma logo nova, e revender a coisa é no minimo desleal.

Não é ilegal se isso for feito com todos sabendo ...

Quando se trata de luthierias fazendo, próprio dono leva o pedal e pede pra fazer o Recase/Rehousing ...
Se esse pedal for revendido deve ter seu anuncio descrito com " Pedal marca XX modelo YY com Recase/Rehousing + MOD realizado pelo luthier ZZ (ou de forma handmade). Tudo às claras, nenhum detalhe omitido ou mentido.


Agora, se eu fazer uma carcaça igual ao do Keeley(por exemplo) e colocar nele um circuito feito em casa (ou de um pedal mais barato) e vendê-lo como Keeley original, aí é ilegal.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Buja
Nao me imagino pegando motor de palios por ai, dando uma turbinada aqui e ali, metendo isso numa carcaça de gol, e vendendo como Buja Car 2.0

Mas é assim que funciona o mercado de artesanais, e boa parte de carros seriais, produzidos depois de 1930, simplesmente pelo custo e facilitação da manutenção, uma prática que soma valores ao pós-venda.

voce pegar pedal um boss, mudar a carcaça do treco e vender como Buja Pedals não seria uma pratica no minimo estranha?

Mesmo nos carros, essa prática não é de todo ilegal, já que estaria personalizando o seu veículo a gosto... É o mesmo que pegar uma guitarra da marca X, modelo Y, e trocar as cordas por um modelo de outra espessura.

O que é protegido por direitos autorais são a marca Boss e nomes/siglas como DS1, DD1, mas não é eterna, elas são renovadas a cada período de tempo. Também alguns circuitos são protegidos por patente, mas estes normalmente tem patente mais breve, e não é renovável. E quando vence a patente, são copiados, muitas vezes abertamente.
O que não posso é re-vender como um trabalho meu, ou com a marca, enquanto estiver sob patente, o resto pode.

Nada impede de eu fazer um circuito 99,9% igual (deve haver um limite pré-estabelecido para a similaridade), e vender como um produto meu. A Behringela é um grande marca que ficou boa nisso...

E não creio que precisa de toda a pompa de informar o que foi mudado... Cada um dá o nome que lhe agrada para seus bois... Por exemplo posso compor um pedal único, unindo circuitos de pedais A, B, C e D, mas não posso vender o circuito dos pedais como meus, apenas a associação de partes destes como meu trabalho...

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Fernando de almeida
Agora, se eu fazer uma carcaça igual ao do Keeley(por exemplo) e colocar nele um circuito feito em casa (ou de um pedal mais barato) e vendê-lo como Keeley original, aí é ilegal.

E se não vender, está ok, afinal tu não está lucrando sobre o trabalho alheio.

Buja
Veterano
# jul/16
· votar


Fernando de almeida
Ismah

Até entendi o ponto. No caso, voce pegar um circuito, fazer uma mod, reenlatar, e vender como boss ds-1 buja mod, tudo bem, você nao está vendendo um boss ds-1 puro, e sim vendendo um boss ds-1 com uma chave a mais, com ganho a mais, etc, algo que o boss de fabrica nao tem.

Mas e se eu pegar um pedal boss original, tirar da carcaça, re-enlatar num case escrito buja pedals, e revender o treco como buja pedals, nao estaria errado?

Concordo que recase + mod, ok, foi mudado, melhorado, é diferente. Pode vender. Mas isso que eu to vendo em alguns pedais desse topico, recase puro, na minha cabeça nao poderia.

Imagina um exemplo mais proximo de nos. O Bertola criou um circuito da cabeça dele, o mini-fuzz, e resolveu vender o circuito dentro de um case com o nome bertola's mini-fuzz, patenteado e licenciado.
Eu, Buja, resolvo comprar um pedal desse, abrir ele, nao modificar nada , reencaixotar num case escrito buja tiny-fuzz e revender o treco como sendo minha obra. Ilegal ao meu ver.

Se eu pegasse o bertola mini-fuzz, alterasse uns diodos no circuito, acrescentasse uma saida usb, reenlatasse e vendesse dentro de um case novo, escrito bertolas mini-fuzz USB mod, blz, daria pra engolir. Mas reenlatar o pedal so poderia se fosse pra uso pessoal, que ai sim, caracterizaria customizacao propria.
Posso pegar um palio, tunar ele todo, pintar de roxo e andar pro ai o quanto eu quiser.
Mas nao posso comprar um palio, tirar o motor, botar num case de gol, e vender abertamente como buja car.

Estou vendo varios desses nesse post, recase sem nenhuma mod e com outra marca na carcaça.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/327771/#9189107

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Já ouviram falar em RECASE ("re-enlatar" ou re-encaixotar) o pedal? Compensa?