pedal boss cs3 com defeito no led fraco

Autor Mensagem
thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16


pessoal to com um boss cs3 aqui q acende o led mais fraco q o meu boss bd2. sera q é uma diferenca de modelo? ou um defeito?

ramon1O
Membro Novato
# jun/16
· votar


É no padrão dos outros pedais (OD3, DS1), a bateria ou fonte estão boas?

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


sim fonte ps 12 landscape

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


sera q é o zener do led?

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Tenho um Boss velho aqui que está com o mesmo problema. Já abri, limpei, mexi, mas nada simples resolveu.

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


thiagoahaeuro

Troque o Led.

Mas, vale aproveitar o tópico e salientar:

Esse papo, muito comum hoje em dia, sobre "a vida útil de lâmpadas leds" é uma tremenda bobagem empírica sem fundamento algum.

Ninguém ainda, de fato, definiu a vida útil de uma lâmpada LED até agora. Isso porque LEDs não queimam como uma lâmpada incandescente; em vez disto, o brilho deles, lentamente, vai se dissipando. Desta feita se a indústria afirma que a vida é 25 mil horas, à partir de quando ela começa a apagar e à partir de quando o olho humano percebe essa queda de eficiência?

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


sera o zener? jjj troca o led pra ver se resolve

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


thiagoahaeuro
troca o led pra ver se resolve

ah, não vale o risco... deixa fraco mesmo... hehehe

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


q pedal é o seu?

MauricioBahia
Moderador
# jun/16
· votar


Na boa, se o som tá bacana, "led" it be.. 8-)

Abs

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


thiagoahaeuro

DF-2

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


quando queimar dai nois troca kkkkk

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
no DF2 na placa do circuito perto da entrada do jack de 9v tem o diodo D1 ligado em R5 (330 ohms laranja laranja marrom), retire este resistor R5 e solde um pedaco de fio rigido no lugar, O led vai acender normal.
No CS3 o resistor e' o R32 (220 ohms) ligado no diodo 10. Se ao inves de um pedaco de fio trocar o resistor por um de valor mais baixo (menor que 27 ohms) e' melhor que ter um pedaco de fio, apesar que os pedais mais novos que usavam placas antigas a boss colocava um pedaco de fio mesmo.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


pq isso acontece?naoé o zener do led?ou o led com defeito?o pedal esta com defeito ou isso é normal?

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


macaco veio

Cara, muito obrigado pela dica, mas... se tinha que ter uma resistência ali de 330 ohms e eu tacar um curto na dura, não vou arriscar nada?

Que tal soldar uma outra resistenciazinha por cima dessa, em paralelo, pra reduzir a resistência geral entre os pontos, sem curtar e sem precisar dessoldar nada?

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
nao tem risco nenhum nao, pode soldar um resistor de bem baixo valor em paralelo se quizer ou pedaco de fio curto circuitando. Tem um diodo que ja oferece alguma resistencia (nos novos boss nao tem nem o diodo mais).
pq isso acontece?naoé o zener do led?ou o led com defeito?o pedal esta com defeito ou isso é normal?

nao tem defeito nenhum, a combinacao zenner e resistor de 3k3 faz o led ter uma boa luminosidade, se mudar o valor do zenner pode variar a luminosidade (o resistor e' so pro zenner nao esquentar muito), mas mudar o valor do zenner nao vai resolver se a fonte nao der o consumo suficiente (o led consome muito mais que o efeito) e aqueles resistores atrapalham. Isto foi um erro de projeto da boss porque antes nao contavam com as fontes estabilizadas.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


macaco veio vc ja fez isso em algum pedal? qual?

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


perdi a conta de tantos que ja fiz, eu ja fazia isso desde antes de existir internet (mesmo sem ter o esquemas pra olhar, tinha que seguir a trilha ate achar o resistor), nao lembro quais nao, muitos mesmo, muitos pedais mais antigos que nao tem esse problema e' porque provavelmente ja passaram na minha mao. Deve ter cuidado com o ferro de solda, a Boss usa uma solda muito dura (tem muito chumbo), tem que ter um ferro potente, em pedais que tem algum chip digital tem que esquentar bem o ferro e no momento de soldar desliga o ferro da tomada, assim nao corre risco se nao conhece bem o que tipo de ferro esta usando. O FD2 por exemplo tem uns chips meio sensiveis mas o CS3 e tranquilo. Pro resistor sair facil, voce resolda ele (poe solda macia por cima), a solda macia se mistura com a de chumbo e ai fica facil de dissoldar.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


meu ferro de soldar de 25 w com ponta fina derrete bem facil essas soldas boss pq mesmo tendo só 16 anos ja perdi a conta de quantos jacks boss troquei

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


o zener do led tem qual funcao? qual o sina ]l de quando ele queima?

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


pq meu bues drive nao ligava automtico quando alimentado , dai troquei o zener por um do mesmo valor e resolveu o problema ,porem ele so liga automatico com 9.2 volts nao com 8.9 q minha landscape dava

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


a funcao de zenner e' estabilizar, o zenner e' 5v1 menos 9 e pouco da fonte, vai passar uns 4 e pouco pro led (menos um pouco por causa do resistor). Quando um led queima da pra ver uma linha preta no meio dele. A menos que voce exagere na tensao em cima do led, ele nao queima facil nao. Experimente jogar uns 6 volts num led, um vermelho vai acender ate branco de tao forte e nao queima. Agora se voce for soldar e deixar ferro muito tempo nos terminais dele ele queima mais facil do que excesso de tensao..
Seu problema do blues drive nao sei te dizer, so sei que menos de 9V e' pouco pra esses pedais, 9,6 e' o minimo, ate uns 10,5v alimenta numa boa.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


entao uma fonte de 9.6 nao vai queimar o pedal?

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


claro que nao. A razao deste 0,6v a mais 'e que 0,6v e a tensao de queda em todos diodos e juncoes de transistores, entao pra compensar possiveis queda dependendo do desenhos dos circuitos inventaram esses 0,6v a mais. Se voce pegar uma bateria de 9v antiga das boas elas davam 10,5v e eram vendidas como 9v, elas tinham uma celula mais. Uma bateria sao 6 pequenas pilhas de 1,5v cada, algumas de marca boa vinham com 7 pilhas. (ja abri uma porcao por isso eu sei disso). Agora a maioria e' alcalina e nao descarrega tao facil e vem com 9v. Fonte boa tem que dar entre 9,6v a 10v mas esses chips 7809 todos sai 9,6. Pra fazer uma fonte dando 10v tem que usar transistor e zenner.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


ou um diodo no pino controlador do 7809 , como eram as boss psa antigas, dai aumenta mais 0.6

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


olha só

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720938374-esquema-eletrnico-ori ginal-da-fonte-boss-psa-120t-_JM

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


essa mesma, o circuito e' igual a todos os outros pois nao tem como ser diferente (so tem esse diodo a mais de protencao), esta barato, tem que comprar uma caixinha plastica e adptar dentro. Mas esse transformador que a boss usa esquenta um pouco (botaram poucas espiras por volt) eu ja desmontei uma dessas. Nos anos 80 eu usava a board da boss (a maleta bcb6) e esse apenas 200mA alimentava 5 pedais analogicos e um delay digital.dsd2.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


entao é so usar um 7809 com um diodo q faz a saida aumentar de 9.0 pra 9.6v

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jun/16
· votar


creio q de para fazer essa fonte handmade

macaco veio
Veterano
# jun/16
· votar


https://www.google.com/search?q=boss+fonte&espv=2&biw=1360&bih=643&sou rce=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwienL3v4tDNAhXMLB4KHd4gCMQQ_AUIBygC#t bm=isch&q=boss+fonte+esquema&imgrc=8D65pEQxHDAQmM%3A
nao sei se vai aparecer a imagem ai nao. E' essa fonte ai, o diodo eu acho que e' simplesmente uma protecao extra, (nao sei como e' o 7809 por dentro), com ele ou sem ele (direto) sai 9,6v. Repare que esta escrito 16v na saida do trafo. O trafo tem que ser de 12v AC e na hora que medir depois dos diodos tem que ter no minimo 12v e no maximo 16v, menos que 12 nao estabiliza bem e mais que 16 esquenta muito o 7809. Se o trafo nao for bem feito com bastante nucleo e espiras, esquece, nao tem fonte que fica boa. Mas e' muito facil de fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pedal boss cs3 com defeito no led fraco