Por que brasileiro não usa pedaleiras/efeitos em rack invés dos em "floor foots"?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# abr/16


Estava conversando com alguns amigos lá da gringolândia, e começamos a falar de pedaleiras, racks etc... Comentei que por aqui não se usava quase racks, e eu mesmo não soube explicar porque. Nem entre baixistas... Qual o problema nosso que os racks não se popularizam?

Pedaleiras como a POD HD custam valores absurdos, e ainda não tem a qualidade tão superior a um Boss GX700 ou GT-Pro (ambos na faixa de 1k2, 1k5).



Dissertemos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
Muitos amigos meus, músicos profissionais usavam ou usam racks sim, mas eles são caros, sensíveis e tão chatos de programar quanto essas pedaleiras mais sofisticadas. Só é adequado para quem tem esquemão. Aqui não é a Gringolândia...
Abç

Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


Mauricio Luiz Bertola
são caros, sensíveis e tão chatos de programar quanto essas pedaleiras mais sofisticadas

Citei exemplos mais em conta que as pedaleiras mais aclamadas G3x, G5, ME70, ME80, GT10, GT100, ME25(!), HD500, HD500X, X3 Live, XT Live...

Mais que as floor não, já que geralmente o rack (deveria) viajar num rack fixo, diferente da pedaleira que acaba sendo jogada e pisada o tempo todo...

Chato de programar tudo bem, qualquer sistema complexo é e será. Pra começar quem tiver um rack, um set de pedais (ok esse não tem muito o que virar de botão), uma pedaleira, não pode ser preguiçoso se busca o profissional, ou põe a mão no bolso e paga pra quem sabe...

Poderíamos perguntar porque lá fora se criou tradição de guitar tech's criando patchs, automações, fazendo manutenções etc, mesmo em bandas pequenas, que nem roadies tem.
O único contra de alguns rack's antigos, é a falta de interatividade com computador e os patch's para download, que já dão um norte...

é adequado para quem tem esquemão

Cara, mas tem nego em banda pequena tocando com POD HD, com GT100, com diversas latinhas de 300, 400, 500 (!) cada uma... Na minha mente não faz sentido...

Lelo Mig
Membro
# abr/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Na década de 80 foram comuns, a grande novidade do mercado, a maravilha que iria desbancar os pedais!... Cheguei a ter e usar.

Meu grande problema, e da maioria dos amigos, com eles: (na época, hoje estou totalmente por fora).

Atravessei noites e noites, em meu quarto, buscando, regulando e programando pressets com sons maravilhosos (como diria DeRos "meu amigo que beleza!").

Mas quando chegava ao vivo... tudo mudava. E aí? Aí fudeu! ninguém regula isso ao vivo.

Nada como uma latinha no pé, em que você, ao primeiro problema de timbre, soca a mão no grave/agudo, distortion, saturation, escambation... e salva a bagaça.

Mesmo na "gringolandia", a maioria dos guitarristas que usam possuem um "guitar tech" à disposição.

Obs: Em studio os racks são maravilhosos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
não pode ser preguiçoso se busca o profissional, ou põe a mão no bolso e paga pra quem sabe...
Cara, 95% das bandas não podem pagar....
já que geralmente o rack (deveria) viajar num rack fixo, diferente da pedaleira que acaba sendo jogada e pisada o tempo todo...
Espaço.... A Fronteira final....
O rack precisa de um case, e, geralmente é associado à outras unidades (prés, powers, etc...), ou seja, bem mais incômodo de carregar que uma pedaleira ou um bag ou case com alguns pedais, que geralmente o músico leva com ele...
Um amigo meu tinha um POD Live XT e levava de um canto pro outro... Vendeu...
Poderíamos perguntar porque lá fora se criou tradição de guitar tech's criando patchs, automações, fazendo manutenções etc, mesmo em bandas pequenas, que nem roadies tem.
Economia de escala filho... No ramo da música aqui, não tem isso...
Lelo Mig
Atravessei noites e noites, em meu quarto, buscando, regulando e programando pressets com sons maravilhosos (como diria DeRos "meu amigo que beleza!").
Mas quando chegava ao vivo... tudo mudava. E aí? Aí fudeu, ninguém regula isso ao vivo.

Esse é o "calcanhar de Aquiles" de todo rack e de toda a pedaleira... Com pedais, não tem isso...
Abçs

renatocaster
Moderador
# abr/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Praticidade, simples assim. Se hoje vc consegue ter pedaleiras e/ou pedais com a mesma qualidade ou até superior aos racks, para quê investir em racks?

já que geralmente o rack (deveria) viajar num rack fixo, diferente da pedaleira que acaba sendo jogada e pisada o tempo todo...
O único contra de alguns rack's antigos, é a falta de interatividade com computador e os patch's para download, que já dão um norte...
Chato de programar

Tá vendo, vc mesmo tem noção das dificuldades.

renatocaster
Moderador
# abr/16
· votar


Esquema de rack é coisa para guitarrista top...Steve Lukather, Petrucci, Steve Vai, etc...No set do Petrucci até o Wah-wah é em rack.

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


A praticidade é zero. Além disso, você tem que investir num controlador, se quiser mudar de programa "on the fly".

Essa história de guitar tech é linda e maravilhosa no texto. Mas, numa realidade em que o músico (que, necessariamente, é o profissional mais importante do negócio) ganha um cachê de 200tão por noite, pagar um cara pra isso é utopia.

Lelo Mig
Membro
# abr/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


EduJazz

"ganha um cachê de 200tão por noite, pagar um cara pra isso é utopia."

Duzentão você, que toca bagaray e é top de linha!...kkk. A maioria dos botecos paga 80 tão por noite e olha lá!...rs.

gricwb
Veterano
# abr/16
· votar


Questão de praticidade e custo, com certeza.
No Brasilzão véio o que vende é o que sai mais barato. Uma pedaleirinha acaba saindo mais barato e fácil de carregar.
Em 2002 ou 2003, quando estava escolhendo um POD 2.0, tinha a poção de pegar um POD PRO (rack), mas era o mesmo produto praticamente só que na forma de rack. Era meu sonho ter um frigobar montatinho com uns 2 racks + preamp. Mas pelo $ e praticidade peguei o POD 2.0 normal mesmo (forma de bunda). Depois nunca mais considerei ter racks.

Edson Caetano
Veterano
# abr/16
· votar


Eu acho que guitarrista, não vou generalizar kk, a maioria dos músicos da nova geração (leia-se os nascidos após os anos 90) vivem muito de "modinha"... eu acompanho o mundo virtual e ele é muito diferente do real

Na internet "latinhas"de 1000 reais são comuns, efeitos digitais que ultrapassam os 2000 aparecem aos montes... boards que custam 10k são comuns e rotineiros, então investir em racks não teria o $$ como problema

Mas em um mundo em que o cabra não sabe regular um pedal com 3 knobs apenas, não tem paciência para ler um manual, e principalmente só pensa em copiar sets e timbres dos outros... fica complicado, existe um abismo de perfil entre músicos brasucas e os da gringolandia

Um grande exemplo a GT100, dúvido que a maioria dos donos deste equipo saiba programar ela, mas baixar os timbres na net isso com certeza sabe... não se tem mais trabalho de montar seu som, e sim de onde chupar, os teclados sofrem com isso a bastante tempo, não se preocupa mais em criar e sim em copiar de alguem, estamos amarrando os sons

Por praticidade jogar uma pedaleira multi uso no chão vence, as latinhas quando o set cresce oferecem bastante dificuldades tambêm...

E para fechar, guitarrista não é acostumado a carregar muita coisa, eu como tecladista, levar dois cases de 30 kilos cada é rotina kkk

mas é isso ai...
no final a verdade é que existem muito poucas opções de facil acesso no Brasil, como não existe interesse não se importa e consequentemente não vende e não se cria o interesse , a não ser que vire uma modinha de faicebook, ai ...

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Lelo Mig
E quantas vezes ja tocamos por 2 cervejas pra cada um e um tira gosto. E tem que saber tocar de amado batista, roberto carlos, jorge e mateus, raul seixas, exaltasamba, legiao e skank.

JJJ
Veterano
# abr/16
· votar


Nunca me interessaram.

Particularmente, tocar guitarra, pra mim, é um cara com uma guitarra na mão, eventualmente uma ou duas caixinhas no chão e um ampli na ponta. E fim.

EduJazz
Veterano
# abr/16
· votar


Lelo Mig

kkkkkkkkkkkkk nada disso Lelo! Eu raramente toco ao vivo... 200 mangos é (pelo menos eu acho) o cachê de quem tem grana pra ter um rack de responsa! hauihaiuahaiuhaiuhaiuaha

Eu até toco por menos (bem menos). Mas não tiro de casa os equipamentos mais caros que tenho por cachê miserento não viu.. Esses dias um batera daqui tomou um tiro saindo de uma gig... não está fácil.

Triste sina!

Iversonfr
Veterano
# abr/16
· votar


Como já disseram chega na hora tudo muda, cada casa é diferente e ter os knobs ali no chão é muito mais prático.

Imagino que o pessoal lá fora tenha tempo pra passar som e etc. Com um guitar tech disponível que pode chegar com antecedência e regular tudo pro ambiente. Aqui nos butecos da região é osso.

Semana passada fui num lugar que o cara abriu a casa pra gente entrar as 20:50. Até conseguirmos descarregar e montar toda a batera, mics etc era 21:35 pois olhei no relógio. Foi dar uma geral bem de leve individualmente e passar o som rapidamente pra ver se tava bala, pois a casa abria as 22:00. Alguns pedais que não deu tempo de mexer, eu regulei no pé durante a música. Eu adoraria a praticidade de pegar um rack, mas pra mim sem chance atualmente, quem sabe no futuro...

Lelo Mig
Membro
# abr/16
· votar


EduJazz

É, a coisa sempre foi feia... e tá ficando pior.

Toquei muito em bares e na noite, mas, não toco mais profissionalmente há muito tempo... hoje sou um relés hobbista.

MMI
Veterano
# abr/16 · Editado por: MMI
· votar


Ismah

Eu até conheço bastante gente que usa racks aqui, pelo menos eventualmente (quando se justifica, por várias razões...).

O problema é o seguinte... Nada justifica o sujeito sair com um Boss GX700 por exemplo. Isso aí precisa de um controlador, então o cara sairia para tocar com uma guitarra, um case com o GX700 e um controlador, isso se for tocar em linha num PA, equipamento mínimo. Para isso é muito mais fácil meter numa mochila uma pedaleira. Não justifica sair assim para os botecos...

Quando um rack se justifica? Pelo menos na minha visão e pelo que vejo os caras que usam... Quando se busca um sistema bem mais complexo. O cara vai botar um pré programável junto, como o Mesa Triaxis, Marshall JMP1 (eu sei, fora de linha), talvez um Rocktron ou um Fryette, tudo junto com um power... Mas se o simulador não faz sentido, então um G-Force ou G-major funcione bem melhor. Claro que tudo isso com um controlador e um switch. E já que meteu um switch, pode aproveitar para colocar um ou outro pedal preferido dentro do case, protegido, ou um wah system, que é muito legal... Ou seja, dentro da capacidade de um controlador MIDI comum, o cara tem que programar e usar 128 programas que combinam canais de pré e efeitos dos mais variados. Ótimo para quem não toca como o JJJ falou ali em cima: uma guitarra, uma ou 2 latinhas e ampli. É para o cara que leva 10 guitarras, precisa de alguns wahs diferentes, sons limpos, crunchs e distorcidos diferentes, delays variados, reverbs, chorus, harmonizers, compressores, envelope filters e o escambau. O cara que programou 128 presets, te garanto que acerta rapidamente alguma diferença no meio do palco. O duro é ter saco para fazer tudo isso (e ter necessidade disso também). Daí o cara o olha para o preço e as horas para programar e acertar tudo isso e fala: vou tocar de GT100, afinal isso aqui é Brasil e vou receber 50tão nesta noite, com a guitarra mais barata que tenho. Ok.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Lelo Mig
Nessa 6ª minha banda toca aqui em Nikity City.
Felizmente a casa tem um amp de baixo (que não é bom, mas "quebra o galho"), assim, só vou levar baixo e pedais...
Abç

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Felizmente a casa tem um amp de baixo (que não é bom, mas "quebra o galho"), assim, só vou levar baixo e pedais...

Pra nos baixistas é um pouquinho mais facil. Eu ja toquei usando somente o baixo e uma v-amp. La tinha amp, um staner 200. E toquei o show todo numa boa.

Eu jamais vi frente a frente um rack ligado, nem mesmo aquele afinador behringer de rack. Mas imagino que essas coisas sirvam mesmo pra ambiente de studio, ou no caso de shows, show do tipo do petrucci, que tem varias pessoas trabalhando nisso. É bonito é, mas a maioria de nos, mesmo com a GAS ativada e muita grana no bolso, prefere comprar uma Line 6 Helix ou um amp poderoso, do que um rack desses.

JulianoF.
Membro Novato
# abr/16
· votar


Porque a grande maioria dos guitarristas brasileiros, tem que "resolver" com o que tiver ali.

Se você já tocou na noite, já deve ter pego lugares para tocar, em que se você chegar com um amplificador, o "técnico" de som já te olha feio, e já começa: "po, vai usar teu amplificar, o meu já tá microfonado, tá pronto, não usa o teu". Mesmo que o teu seja um Mesa/Boogie, e o dele um Wattsom.
Já peguei casos que sofri "bullying" de técnico, até por querer ligar em linha (no caso uma POD XT), o cara brigou comigo, e garantiu que o som ia ficar uma merda, que o ideal era eu usar o amp do bar (que era um Meteoro Nitrous, senão me engano).

Então, imagina a birra que o cara sofrerá se chegar com rack.
E muitas vezes, não tem passagem de som, o tempo para montar/desmontar o equipamento é minimo.

Então, acabamos montando sets que sejam o mais versáteis e portáteis possível.

Mas que dá vontade montar um rack triaxis + 2:90, ah isso dá. :)

De Ros
Veterano
# abr/16
· votar


Eu já usei alguma coisa nesse sentido, sendo que o mais legal de todos, na minha experiência, foi o JMP1. Bom demais.
Mas a praticidade dos pedais fala muito mais alto pra mim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Buja
La tinha amp, um staner 200. E toquei o show todo numa boa.
Lugar que tem Staner BS ou BX é top!
Quando minha banda tocou no evento de 65 anos dos Hell's Angels, tinha um BS120 velho de guerra que deu a maior sonzera!
O maior problema é quando a amp não tem potência ou qualidade suficiente. Num evento de motos em que tocamos o amp de baixo era um Crate de 100WRMS, e eu tive que tocar com ele no talo, clipando tudo e o som ficou uma m....!
De Ros
Mas a praticidade dos pedais fala muito mais alto pra mim.
Cara, tu faz som até com Tonante e pedal Bautner! Kkkkkk......
Abçs

alan.bassplayer
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ismah
Entrando no assunto aqui, penso que além do custo o que acaba falando alto também é o que o De Ros disse aí acima:
Mas a praticidade dos pedais fala muito mais alto pra mim.

Lelo Mig
Membro
# abr/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros
MMI
Mauricio Luiz Bertola

Sem contar, (que quem já tocou muito na noite sabe bem), que chegar com um rack de 5 mil dólares prá ligar num ampli fuleiro de buteco ou numa mesa nojenta é osso!

A situação de uma banda estável, com shows em bons lugares, equipamento de primeira, técnicos e roadies á disposição é outra.

Por isso The Edge, David Gilmour, Alex Lifeson, Steve Vai, Petrucci entre outros adoram estes racks.

MMI

O cara que programou 128 presets, te garanto que acerta rapidamente alguma diferença no meio do palco.

Não é tão simples assim não, amigo... e olha que eu sou daqueles chatos que lê manual de cabo à rabo e depois ficava dias programando cada clima de cada canção.

O problema é que a grande maioria, corretamente, não usa os efeitos (distorção, delay, flanger e etc), como os pedais tradicionais, porque isso seria meio que subutilizar a bagaça.

O grande lance é a possibilidade de pressetar/programar "conjuntos" especiais para cada canção.

Assim eu não aciono o "distortion" eu aciono o "segundo solo da música X".

Programar todas as passagens, licks, solos, climas de cada canção... The Edge faz muito isso, dá até prá ver as fitas crepes com os nomes das músicas no controlador dele.

Por isso fica complicado se ao vivo a coisa mela.

Buja
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Num evento de motos em que tocamos o amp de baixo era um Crate de 100WRMS, e eu tive que tocar com ele no talo, clipando tudo e o som ficou uma m....!

Imagino so aquele drive irritante de amp no talo esganado. Nem da pra fingir que é um fuzz de leve. É ruim é pronto.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


Buja
Pois é cara, baixo novinho, recém construído, reguladinho, capts poderosos, pedaleira com vários pedais, e.... som de m....!
Abç

MMI
Veterano
# abr/16
· votar


Lelo Mig

Não é tão simples assim não, amigo... e olha que eu sou daqueles chatos que lê manual de cabo à rabo e depois ficava dias programando cada clima de cada canção.

Sei lá... Eu tenho um montado aqui e não acho complicado fazer acertos instantâneos. Mas posso assegurar que é impossível alguém programar um sistema GCX/Ground Control como o meu sem ler o manual algumas vezes, uma só não rola. Mas uma vez programado, e são horas para fazer isso (ou dias e semanas), um acerto "on the fly" num palco dá o mesmo trabalho que um amp ou pedal, não vejo esta dificuldade. O difícil é programar os presets, uma pequena correção é brincadeira. Pode ser que outros sistemas sejam mais complicados (não conheço muitos outros), mas o que tenho em rack posso assegurar que não, é uma dificuldade para programar, mas é fácil de usar.

O grande lance é a possibilidade de pressetar/programar "conjuntos" especiais para cada canção.
Assim eu não aciono o "distortion" eu aciono o "segundo solo da música X".


Não é bem assim. Como são 128 presets, uso uma "página" da Ground Control para cada guitarra (o rack é Mesa Boogie, então é só para sons um pouco mais "agressivos", o que limita o número de guitarras). Numa página, por exemplo, tem para uma PRS, som limpo, crunch, distorção para cada pré, mais efeitos, que pode ser 8 presets. Então todas as "páginas" para guitarras posso programar o 1 para limpo, 2 para crunch, 3 para distorção, 4 para solo e assim por diante, sendo uma página para strato, outra para tele, outra para Les Paul e assim por diante. Depois de algumas páginas, posso usar a programação para músicas específicas, o 1 para a intro, 2 para refrão, 3 para o primeiro solo e assim por diante. Ou seja, nada impede que eu tenha na manga um básico onde eu tenha na manga um simples botão de "distortion", assim como tenha também uma programação específica para uma música com um som totalmente louco para usar por 10 segundos numa determinada música. Pode tudo desde que se respeite as limitações do próprio equipamento - por exemplo, o Triaxis e o Marshall JMP1 tem 128 presets programáveis neles, mas o cara tem que ser xarope demais para sentir falta de mais...

De Ros
Veterano
# abr/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pedal Bautner - Caramba, nem lembrava mais disso, uhauhauhauha!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/16
· votar


De Ros
Era vagabundo demais!!! Kkkkkk...
Outro dessas "priscas eras" é o Vetron!
Ahauaaehauahaah..

Jubstelda
Veterano
# abr/16
· votar


Não sei porque mais gosto do equipamento mais simples o possível porém de boa qualidade.Um ampli valvulado ou pelo menos um que tenha bom som limpo e uma boa guitarra já é o suficiente e de pedais no máximo um overdrive, delay, Wah e afinador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que brasileiro não usa pedaleiras/efeitos em rack invés dos em "floor foots"?