Configurar pedais para trabalhar em MIDI - TRETA - Ajuda!

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/16


    Fala pessoal ... tudo BLZ ???

    Então, o pessoal que conhece meu histórico com pedais e efeitos sabem que eu tenho um board grande com vários pedais e tudo mais ...

    Quanto aos efeitos, sem problemas ... Configuro, altero todos os parâmetros e sei trabalhar cada detalhe ...

    Nesse ano tenho um desafio novo (me desafiei) ... Para diminuir o sapateado, estou querendo trabalhar com MIDI , ou seja, quando eu mexer num pedal (que seja o Master no MIDI) eu altero outros pedais também (que sejam os Slaves no MIDI) ...

    O que eu tenho MIDI hoje: Wavebox ARGOS (esse será o Master MIDI os outros serão Slave), TC Nova Drive, Wavebox Triton, Eventide Pitchfactor e Strymon Mobius.

    O que eu já sei fazer : Vou ligar os cabos MIDI no MIDI out de um no MIDI in do outro ...

    O que eu acho que consigo fazer : Configurar o Master pra funcionar junto com um Slave do mesmo fabricante, pelo que li nos manuais, parece ser tranquilo ... Não que eu já esteja manjando mas creio que consiga me virar ..

    O que eu não faço a menor ideia do que fazer : Na minha sequencia MIDI, terei vários pedais Slaves de fabricantes diferentes ... Não faço a menor ideia de como começar a configurar ... Não faço a menor ideia de como mentar os Bancos de efeitos ...

    Pergunta:
    Existe algum padrão de configuração MIDI???
    Um tipo de manual que norteia como se trabalhar com MIDI (independente do fabricante)???
    Alguém aqui manja de configuração MIDI para pedais???

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/16
    · votar


    Fernando de almeida

    "Alguém aqui manja de configuração MIDI para pedais???"

    Infelizmente, meu conhecimento de MIDI se limita ao uso de arquivos e VSTs, e teclado MIDI ligado ao PC.

    Acompanhando e esperando aparecerem os experts no assunto...

    JJJ
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Também nunca me aventurei muito a mexer com isso...

    Mas você quer ligar os pedais a uma DAW, pra que ela controle os parâmetros, via MIDI? É isso ou nada a ver?

    Se for, recentemente brinquei com meu controladorzinho e joguei a automação de um controle de plugin para um botão lá, só pra ver se funcionava. Funciona (como era de se esperar). Acho (ACHO, OK?) que com pedais é mais ou menos a mesma coisa: jogar com a automação da DAW.

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    Fernando de almeida
    nao acredito que o acesso a esse tipo de automação seja comum na vida dos pobres brasileiros......

    já vi algumas coisas a respeito mas nao me considero apto a te ajudar.....

    o flavio da soulshine monta gear pra turma em são paulo e tem um rapaz de um companhia chamada guitartech no rio que tambem é perito nesse tipo de coisa....

    e aqui no forum talvez o MMI porque ele tem bom acesso a equipamentos em geral...

    tenta trocar uma ideia com eles.....

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/16
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara, lembrei de um tópico aqui do FCC, que falava sobre os controladores do Vangelis..........acho que você esta se enfiando em terreno de Nerd Jedi Master.....kkkk

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/314452/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Lelo Mig
    Infelizmente, meu conhecimento de MIDI se limita ao uso de arquivos e VSTs, e teclado MIDI ligado ao PC.
    MIDI de teclado é mais difundido entre o pessoal mesmo - esse lance de usar o som de um módulo ou plugin com o teclado em MIDI é relativamente comum... Agora controle MIDI para pedais, pedaleiras e racks nem tanto ...

    JJJ
    Mas você quer ligar os pedais a uma DAW, pra que ela controle os parâmetros, via MIDI? É isso ou nada a ver?
    Na verdade um dos meus pedais que tem MIDI vai atuar como controlador dos outros pedais MIDI ... Conforme eu mudar de banco de efeitos nesse pedal controlador, os bancos dos outros pedais que estão em MIDI mudam também conforme pré regulado ... a pergunta é, como pré regular????

    Drinho
    nao acredito que o acesso a esse tipo de automação seja comum na vida dos pobres brasileiros......
    Infelizmente ... Embora a maioria das pedaleiras tenham MIDI, não é comum isso entre os usuários ...

    o flavio da soulshine monta gear pra turma em são paulo e tem um rapaz de um companhia chamada guitartech no rio que tambem é perito nesse tipo de coisa....
    Então, estou até cogitando a contratação de mão de obra especializada ... mas não se acha ... vou ver esse quevc falou ...


    Galera, como eu disse no início - é TRETA

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    Embora a maioria das pedaleiras tenham MIDI, não é comum isso entre os usuários ...

    até porque quem compra pedaleira compra justamente porque nao pode comprar o resto das coisas....

    triste sina nascermos aqui....

    ou entra em contato com essa wavebox ai....

    se eles vendem pedal com midi thru eles com certeza sabem o que vai resolver seu problema.....

    JJJ
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Fernando de almeida
    Na verdade um dos meus pedais que tem MIDI vai atuar como controlador dos outros pedais MIDI ... Conforme eu mudar de banco de efeitos nesse pedal controlador, os bancos dos outros pedais que estão em MIDI mudam também

    E pode isso, Arnaldo??? kkkkkkkkk

    Soultunes
    Membro
    # jan/16
    · votar


    Fernando de almeida

    O camarada Curly manjava bem disto, ele sumiu ou continua usando o forum ?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Drinho
    ou entra em contato com essa wavebox ai....
    ENtão, já troquei ideia ... eles falam pelos equipos deles .. dos outros fabricantes não ...

    JJJ
    E pode isso, Arnaldo??? kkkkkkkkk
    Opa ... pode sim kkkkkk

    Drinho
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    mas eu nao entendi......

    voce quer montar presetes com os seus pedais e chamar eles via controlador midi ou voce quer fazer isso e chamar os presets por este pedal que voce definiu da wavebox

    porq ate onde sei quem controla o sistema é o controlador, o pedal que tenha o midi in só pode ser controlado e não controlar, por isso que muito me adimira eles nao saberem te solucionar

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Drinho
    porq ate onde sei quem controla o sistema é o controlador,
    Os wavebox (e várias pedaleiras) são controladores também ... Podem controlar outros pedais, pedaleiras e racks que tenham a função MIDI.
    Mas não sei configurar ... Pelo que notei a galera aqui também não domina muito ... Vou ter que ir na cara e coragem mesmo pelo que parece ... Tomara que apareça alguém aqui que me dê a luz ....


    o pedal que tenha o midi in só pode ser controlado e não controlar,
    Os Wavebox e várias pedaleiras possuem MIDI IN e MIDI OUT ... Vc só tem que "falar" (configurar) quem será MASTER (mestre ou o Controlador como vc disse) e quem será SLAVE (escravo ou Controlado como vc citou). Vc pode usar um Wavebox só como controlador (sem usar os efeitos) ou usar como controlador + efeitos.
    Mas isso é uma parte ... o que eu não sei é como fazer com que, por exemplo, o banco 11 do meu MASTER faça, via MIDI, acionar o banco 2 do TC NOva drive (Slave) e o banco 1 do Pitchfactor (Slave).

    FOTO MIDI IN MIDI OUT

    A cada banco do MASTER que vc acessar, caso os MIDIs estiver devidamente configurados, outros bancos dos SLAVES também serão acessados ou até mesmo Bypassados ...

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Minha teoria que vc precisa de alguma forma saber o endereçamento (como no DMX) dos parâmetros. Isso deve constar nos manuais, e já vi ser feito com controladoras (foot controlers e teclados) em racks de periféricos.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Minha teoria que vc precisa de alguma forma saber o endereçamento (como no DMX) dos parâmetros
    É sobre isso mesmo que estou pesquisando ... cada parâmetro tem endereçamento ...
    Tá treta

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Conexões assim:
    http://www.strymon.net/wp-content/uploads/2015/08/midi_chain-1.jpg

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Fernando de almeida

    Amigo, recomendo o livro MIDI Total do Miguel Ratton. É um livro bem completo e um dos poucos bem escritos em português.

    Pra começo de conversa é importante que você saiba o que realmente você quer controlar em seus pedais, bem como se os mesmos permitem que tais recursos sejam controlados via MIDI. Em hardwares como synths, racks e pedais, os recursos do equipamento já estão todos endereçados. Você precisa descobrir quais recursos estão disponíveis para serem controlados via MIDI, bem como os seus "endereços".

    A grande maioria é acessível via MIDI CC (Control Change Messages), que você pode conhecer através dessa lista (http://nickfever.com/music/midi-cc-list), que resume bem os 127 MIDI CC. Digamos que no manual do seu pedal consta que você pode controlar o volume de um patch através do MIDI CC 07... isso que dizer que toca vez que você conectar um controlador ao pedal e usar um controller (knob, fader, etc...) configurado para alterar o valor de CC 07, o valor em questão será enviado para seu pedal.

    Outra forma, mas não muito comum, de se comunicar com hardwares via MIDI é através de Sysex. Assim como o CC, o Sysex também envia mensagens MIDI, só que de uma foma "codificada". Diferente do CC que é mais universal, o Sysex varia de acordo com o equipamento/fabricante. É como se fosse uma linguagem própria de comunicação. Da mesma forma, você pode pesquisar no manual do seu equipamento e descobrir se ele se comunica por Sysex e qual o padrão de códigos para cada parâmetro.

    Quanto ao Sysex, existe uma biblioteca padrão, que algumas fabricantes usam, mas isso não pode ser generalizado.

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: freitas_silva
    · votar


    Depois de descobrir como seu hardware se comunica via MIDI e quais recursos você pode controlar, é hora de montar sua rede.

    A priore você precisa de um controlador principal. A lógica é simples: sai do controlador pelo MIDI OUT e chega no pedal a ser controlado pelo MIDI IN. Mas, como ligar uma rede de pedais? É aí que não fica mais tão simples assim.

    Se você tem 3 pedais conectados na seguinte sequencia, A->B->C, ao mandar um comando do pedal A para o B, a priore, o comando não se estende a C. Então não tem como controlar o C à partir de A, visto que o IN do C está ligado ao OUT do B, e o IN do B ao OUT do A. Mas e aí, como ter um controlador principal que possa se comunicar com todos ao mesmo tempo? Existe dois caminhos...

    Além do MIDI IN e OUT existe em alguns equipamentos o MIDI THRU (o primeiro caminho). O THRU é interessante quando se quer fazer essas extensões, pois ele pega o que chega em IN e joga automaticamente em OUT. Ou seja seja, se seu pedal B tiver MIDI THRU, ao enviar um comando de A para B, automaticamente o que B recebe vai também para C. O THRU é apenas um replicador.

    Mas se o pedal não tem THRU? Nem OUT? Apenas IN? Como eu monto essa rede? Você precisa de uma interface MIDI, que eu prefiro chamar de HUB MIDI. (https://www.google.com.br/search?q=hub+midi&espv=2&biw=1440&bih=799&s ource=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj7odqwpdfKAhUHIpAKHUg-CmsQ_AUIBigB #imgrc=EkjykvW8xvLSlM%3A)

    Com um HUB MIDI (segundo caminho) você pode enviar mensagens para mais de um equipamento a partir de um controlador principal. O limite no caso é determinado pelo número de portas MIDI que terá seu HUB.

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Agora, depois de saber o que pode ser controlado e como será a conexão dos equipamentos, é necessário escolher um controlador, que será o MASTER.

    Sinceramente eu não vejo outra opção a não ser o FCB 1010 da behringer. É barato em relação aos concorrentes, permite várias tipagens de configuração e montagem de presets, além de inúmeros controllers (10 foots, 2 pedais de expressão e duas entras para pedais controladores externos).

    Bem, espero ter dado uma luz aí pra você. Tenho que te alertar que não é algo comum o que você pretende fazer. Isso deve-se ao fato de a implementação MIDI em pedais ser muito modesta e pouco usual. Até hoje, o máximo que eu vi de uso do MIDI em pedais físicos foi para sync do tempo.

    Se o problema for o "sapateado" na hora de ligar/desligar nos pedais, quem sabe não seja interessante você investir num chaveador inteligente, como o Penta Switch.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    freitas_silva
    TOP TOP TOP - obrigado ... É o que eu li de mais claro até o momento sobre MIDI.

    Pretendo controlar meus pedais atravéz de um Wavebox Argos (que é um simulador de amplis mas tem MIDI in e MIDI out). Será que é possível se eu fazer um encadeamento MIDI ("out" de um no "in" do outro) entre uns 5 pedais?

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Fernando de almeida

    Bem amigo, essa pergunta já foi respondida aí no meu "texto 2"...rs...

    Quero primeiramente que você me diga o que você de fato quer controlar. Navegar entre presets? Controlar a intensidade de um efeito ou volume?

    Depois me diga quais os 5 pedais que você quer controlar.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    freitas_silva
    Quero primeiramente que você me diga o que você de fato quer controlar. Navegar entre presets? Controlar a intensidade de um efeito ou volume?
    PRESETS ...

    Depois me diga quais os 5 pedais que você quer controlar.
    Todos simultaneamente ... Acesso um banco do controlador (ARGOS) e, contando que tudo já esteja ajustado e configurado, os outros pedais também entram em um determinado banco pré-ajustado e pré-definido ...
    Exemplo: Acesso o banco 11 do ARGOS e entra o banco A2 do Nova Drive, o banco B1 do Pitchfactor. Mas quando acessar o banco 12 do ARGOS, Bypassa o Nova Drive, Pitchfactor vai para o canal B2, M9 (que estava bypassado) entra no banco de delays .

    É algo tipo assim que procuro ... Patches com acessos/bypass dos bancos dos pedais conforme regulagem,

    freitas_silva
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Li os manuais rapidamente ontem. Nova Drive, Pichtfactor, M9, Mobius, Argos e Triton: todos eles tem MIDI, mas o Pichfactor é o único que tem MIDI Thru, ou seja, é o único que pode ser usado como extensão.

    Pelo que vi você pode não só alterar entre bancos e programações, mas também pode controlar intensidade e on/off dos efeitos, sync, etc... A implementação MIDI nesses pedais é bem além do que eu imaginava. Agora quando a saída de dados MIDI, não li muita coisa a respeito (pra não dizer quase nada), então não sei que tipo de informações eles podem mandar e como.

    Os pedais da wavebox se comunicam bem entre si, mas ainda não sei como eles funcionam conectados a pedais de outras marcas. Enfim, o lance é testar. Vou dar mais uma estudada na implementação MIDI desses pedais e te dou um toque.

    Pensando nas conexões que cada um tem, vejo uma possível ligação dessa maneira:

    M9 > Argus > Triton > Pichtfactor > Nova Drive/Mobius

    Ismah
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    E o que o freitas_silva se refere não é cadeia de sinal, é a cadeia MIDI.

    Se entendi tudo, sua ideia são presets, como numa pedaleira, onde vai alterar os parâmetros e não só apenas ativar/desativar o efeito.

    Bem, não entendo tão afundo MIDI, mas o que sei é que vc não pode usar qualquer controladora para isso.

    O que já vi usar foi a da G-Lab...
    http://www.glab.com.pl/mgc-6_en

    Mas prepara para por a mão no bolso, sai por 2mil sem taxas de importação, nem transporte. Pode chegar tranquilamente custando a partir de 4~5mil aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configurar pedais para trabalhar em MIDI - TRETA - Ajuda!